Conferência Internacional M4 – O reino de Deus: a desconexão da criação

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 04. O Reino de Deus Leitura Bíblica:Ez 28:15-16; Ap 12:9; Gn 3:23-24; Rm 8:20-23

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em São Paulo-SP, em 29/08/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica. 

Na mensagem 02 vimos que o autor do livro de Mateus tem também um outro nome, Levi. Ele era um coletor de impostos e sua reputação não era muito boa. As pessoas não o viam com bons olhos, pois sendo alguém do povo, cobrava impostos em nome do império romano. Por causa de sua arrogância, os cobradores de impostos eram equiparados aos pecadores. Quando o Senhor o chamou, Mateus atendeu imediatamente. O nosso Senhor tem um magnetismo muito grande.  

O principal objetivo do Evangelho de Mateus é relatar seu testemunho pessoal sobre o fato de Jesus Cristo ser o Messias prometido no Antigo Testamento, cuja missão messiânica era trazer o Reino de Deus até a humanidade [KJA]. Seu esboço geral que Cristo é Jeová Deus encarnado para ser o Salvador-Rei que veio para estabelecer o reino dos céus (o governo celestial), salvando o Seu povo do pecado (da rebelião) por meio da Sua morte e ressurreição. 

Deus sabe usar cada pessoa da maneira correta. Mateus conhecia como funcionava o governo humano por sua profissão. Portanto, ele tinha noção de como seria um reino. Por isso, Deus o usou para mostrar o reino dos céus. 

Cl 1:16-17 
Todo o período compreendido de eternidade a eternidade, o domínio de Deus sobre todas as coisas subsiste. O tempo iniciou em Gênesis 1:1 e hoje não estamos longe de Deus encerrar essa era. Quando vier novo céu, nova terra e a Nova Jerusalém, o tempo terminará. Nesse período do tempo Deus está realizando algo que perdurará por toda a eternidade futura.  

Antes de iniciar o tempo, havia somente Deus. O Pai, o Filho e o Espírito vivia em harmonia. O livro de Provérbios 8 mostra como Ele vivia em perfeita felicidade na trindade. Ele é o Deus Criador e somente havia Ele no universo. Tudo que foi criado partiu Dele e Ele não precisou buscar nenhuma matéria-prima. O mundo inteiro veio a existir pela Palavra de Deus. O verbo hebraico para “criar” é “bara”, que significa criar do nada. Um dia, quando Ele terminar de fazer a Sua vontade no tempo, tudo será para Ele. Tudo sai Dele e volta para ele (Cl 1:16). 

Antes de criar, Deus colocou Cristo como o centro de toda a criação. Subsistir, no original é sunistao¸ que significa um ponto que une todas as partes em um todo. Cristo é a origem de todas as coisas e é também um ponto de conexão e união de todas as coisas. Desta forma entendemos que quando toda a criação está conectada a Cristo, tudo está debaixo da autoridade de Deus. Nessa condição, tudo funciona perfeitamente. Este é o reino de Deus. A criação tem justiça e paz. É importante enxergar o reino de Deus pelo foco e ângulo da conexão. O reino de Deus é o ponto de conexão de toda criatura para que Deus exerça Sua autoridade e Seu domínio. Uma vez que Ele esteja tudo sob seu domínio, tudo estará em ordem (Cl 1:17). 

Is 14:1, 12-14; Ez 28:14; Jd 9
Houve uma rebelião no universo. É preciso extrair mais deste assunto para sermos guardados do que o inimigo quer fazer. O nome desse anjo não foi explícito, mas a Bíblia o chama de estrela da manhã e filho da alva. Na versão latina Vulgata este termo é Lúcifer. Isso significa que ele foi criado por Deus no alvorecer, no início do universo. Os anjos foram as primeiras criaturas que Deus fez quando o tempo se iniciou. Isso indica que Ele é o cabeça sobre todos os anjos. Esse anjo tinha uma posição muito elevada. Até o arcanjo Miguel estava abaixo dele, não se atrevendo a proferir qualquer juízo infamatório contra ele (Ez 28:14; Jd 9).  

Ele estava em uma posição de destaque, porque estava nas extremidades do Norte, indicando o lugar onde está o trono de Deus. Ele foi criado como um rei – talvez o principal rei sobre toda a criação. Por ser criado de forma tão elevada, em sua arrogância, declarou abertamente sua intenção de subir, subir e subir.  

Cuidemos de nosso coração. Estejamos contentes com o lugar onde o Senhor nos colocou para servi-Lo. Buscar subir na obra do Senhor é diabólico. Devemos ser fiéis no lugar em que o Senhor nos colocar. Se tivermos ambição, um dia cairemos na armadilha de Satanás. Ele queria a posição de Deus e ser igual ao Altíssimo. Ele queria ser um co-rei, no mesmo nível de Deus. Não é possível que uma criatura chegue ao nível do Deus Criador.  

Ele então foi lançado por terra. Esse lugar não é o planeta Terra. O céu onde está o trono de Deus não é a atmosfera que vemos, mas é uma dimensão não limitada ao tempo e espaço. A criação que Deus colocou no tempo e espaço está limitada, mas Deus está em outra dimensão. Portanto, Satanás não foi lançado para a Terra onde estamos, mas para a dimensão de tempo e espaço. Se ele estivesse no céu físico que podemos ver, ao tomar um foguete para o espaço estaríamos livre de sua ação, o que não ocorre. 

Esse arcanjo quis mostrar para Deus que era uma peça importante. Ele era o máximo, o selo da perfeição. Era o mais capaz, o mais belo e perfeito. Talvez ele pensasse que Deus dependia dele para compreender as criaturas. Ele pensava que Deus precisava dele como o ponto de conexão com as criaturas. 

Jó 1:6-8, 20-22; 2:1-6; Jó 38:1-2; 10:4-6; 40:10-15; 41:1, 25-34 
Esse arcanjo tem acesso ao lugar onde Deus está. Deus não o impediu de estar ali enquanto não chega o momento da execução de seu juízo. Ele deveria retirar-se, uma vez que exerce uma autoridade paralela à autoridade de Deus. Embora Deus não tenha o impedido de estar ali, Satanás não consegue fazer sua vontade ali, porque está na esfera do reino de Deus. Quando Satanás vem para a terra é para nos acusar diante de Deus.  

Ao falar sobre Jó com Satanás, Deus o provocou. Ele, então, quis falar a Deus que Ele não conhecia a criatura de verdade. Ele pensava que Deus precisava dele. Muitas vezes Satanás nos acusa para tentar provar a Deus que Deus não conhece o homem. 

No entanto, anos depois Jesus Cristo, o Filho de Deus se tornou um homem, viveu uma vida obediente a Deus até a morte de cruz. Com o Seu sangue precioso redimiu o homem e em Sua ressurreição, Deus o gerou, como homem Filho Primogênito de Deus. Cristo, então, ofereceu-Se a Deus pelo Espírito eterno tudo que Ele fez na terra, sua encarnação, viver humano, morte, ressurreição e ascensão, foi lançado para a eternidade. Quando isso aconteceu, mesmo na eternidade passada Deus já conhecia o homem. Satanás se enganava ao pensar que Deus não conhecia o homem. Deus vive na eternidade, onde não há tempo, e já conhecia o homem por Sua obra realizada no tempo. 

Jó foi atacado por Satanás em seus bens e saúde. Por ser justo e reto, não blasfemou contra Deus. Satanás pensava que Deus precisava dele para governar sobre a criação, mas Deus quis mostrar-lhe que não só conhecia o homem em seu exterior, mas também em seu interior. 

Quando seus amigos manifestaram sentir pena de Jó, este foi tocado em sua alma. É no interior dele que Deus queria tocar. Ele então passou a se justificar. 

Nossa análise sobre nossa vida com Deus é, muitas vezes, superficial. Vemos se observamos padrão moral e ético, se fazemos o que é correto, se servirmos a Deus na igreja, etc. Nossa análise é muito superficial. O que Deus realmente quer é mexer em nosso interior.  

O desabafo de Jó contra Deus em 10:4-6 é, na verdade, o desabafo de Satanás contra Deus. Ele acusa Deus de não saber como a criatura sente. 

No entanto, após Deus mexer no interior de Jó, Eliú falou do espírito humano. Nesse momento houve condição para Deus falar com Jó.  

No capítulo 40, Deus convidou Jó para sair da mediocridade e subir o nível de sua compreensão. Ele chamou Jó para que ele visse algo mais íntimo. Deus mostrou a ele que o ódio de Jó devia ser direcionado ao todo soberbo para abatê-lo. O alvo que Jó deveria mirar não era Deus, mas o todo-soberbo (Jó 40:10-12). 
Onde está esse todo soberbo? Na verdade, está no próprio Jó. 

 

hipopótamo, que é o beemote, é o lado bom da alma. Ele parece muito dócil na água, mas é forte. Quem reconhece que sua vida da alma é forte? Temos um livro muito importante: Os perigos do lado bom da alma. Muitos, após lerem esse livro, passam a ver como serviram a Deus muito tempo no lado bom de sua alma (Jó 40:15) e passam a reconhecer esse beemote.  

Contudo, nossa alma não tem apenas um lado bom. Ela também tem um lado mal, que é como o leviatã (41:25-34). Ele olha com desprezo até mesmo a Deus. Ele é o próprio orgulho.
Deus quer ir mais fundo em nós. Quando alguém comete um pecado de injustiça, mentira ou algo mais grave, ficamos logo alvoroçados. Temos uma sensibilidade muito grande contra essa injustiça, mas quando o nosso lado bom da alma deixa o beemote e o leviatã soltos na obra de Deus, na vida da igreja, não vemos a sua gravidade.
Portanto, no reino de Deus, abordado no livro de Mateus, é para tratar isso em nosso coração. Deus quer fazer uma limpeza em nosso interior
Não somente devemos nos arrepender no pó e na cinza quando cometemos uma injustiça grave ética ou moralmente. Mas quando estamos servindo na igreja deixando o beemote e o leviatã atuarem livremente, precisamos ser iluminados. Precisamos ter essa sensibilidade e nos arrepender. Só Deus conhece o interior do homem (Jó 42:1-6) 

 

Ez 28:12-19
Enquanto esse anjo criado de maneira tão especial esteve debaixo da autoridade de Deus, sob o reino de Deus, tudo era perfeito. Seus caminhos nessa condição eram perfeitos. Nossa vida é perfeita quando estamos encabeçados em Deus. Deus é a sua autoridade e você está ligado a Ele. Então, tudo está bem. Quando o casamento ou a vida profissional não vão bem há algum problema com a conexão, com autoridade. Precisamos ver que no universo há um só rei e que estar sob Sua autoridade traz harmonia e benção. 

Quando o orgulho entrou em seu coração, ele se desconectou de Deus, levando um terço dos anjos também à desconexão. Ele foi, então, lançado para terra. Por isso, o problema da vontade de Deus hoje está na terra e não no céu. 

Ele se desconectou de Deus porque se ensoberbeceu. Por sua grande formosura, se corrompeu. Por seu esplendor e fama se corrompeu. A beleza física, capacidade, ou qualquer coisa que faça com que você se destaque e as pessoas o admirem, trará um grande perigo de nos orgulharmos.  

Ele queria esplendor e fama. Ele queria aplauso e reconhecimento. Precisamos tomar cuidado. Estamos próximo ao encerramento dessa era e Deus está intensificando as ferramentas que Ele nos deu. Um pequenino rebanho está assustando os principados e potestades. Estamos entrando no território do inimigo. O Senhor está fazendo grandes coisas por nós. Por isso, não podemos descuidar da pureza de nosso coração. Beemote e leviatã farão um estrago entre nós se buscarmos holofote, fama, reconhecimento seguidores ou alguém que nos apoie politicamente na liderança da igreja. Precisamos nos arrepender, ir diante do Senhor e nos humilhar.  

Estejamos contentes no que Deus nos colocou para servi-Lo. Quando Satanás se desligou do reino de Deus, ele negociou com as criaturas para que compusessem seu reino clandestino. Não se venda por uma oferta de cargo na obra do Senhor. No passado, um irmão me dizia sempre que deveríamos usar irmãos prata da casa. Ele queria, na verdade, ganhar uma posição de destaque. Disse a ele: quem sou eu para dar cargo? Quem põe alguém em uma função é o Senhor. Nós apenas confirmamos o que o Espírito indicou. Precisamos de muita pureza. Devemos seguir o caminho de Deus com pureza de coração. É o Espírito quem deve fazer as coisas. Não podemos usar cargos para conseguir adeptos ou apoio político para nós. Não podemos também fazer como Absalão, que arregimentou os insatisfeitos para tomar o reino. Isso é algo que não dura. Deus devolveu o reino para Davi. Não caiamos na negociata na obra do Senhor. Muitos vendem sua integridade para apoiar quem o indicou. O Senhor limpe toda impureza de nosso meio. 

Ap 12:4, 9; Mt 16:24
A terça parte dos anjos seguiram Satanás em sua rebelião, fruto de sua negociação. Ele é o sedutor de todo o mundo. Ele tem a capacidade enganar o mundo inteiro. Não o subestime. Enquanto você deixar ainda vivo seu beemote e seu leviatã, Satanás terá terreno para usar e fazer estragoSomos nós que precisamos abatê-los. Precisamos tomar a ação de negar a nós mesmos.   

Se queremos seguir o Senhor, sem conservar o todo soberbo em nós, precisamos negar a nós mesmos. Esses dois animais são nossa vida da alma. De que adianta ganharmos o mundo inteiro e perdermos a alma? Estejamos contentes onde o Senhor nos colocou em Sua igreja e obra. 

Ef 3:3-11
Esse mistério não foi revelado aos anjos. O que Deus está realizando não está mais no nível da criação. Satnaás pensava que Deus precisava dele para cuidar das criaturas. Mas Deus abriu o espaço do tempo para algo muito maior: a nova criação. Esse é o plano de Deus. Nessa nova criação Satanás não tem nenhuma competência. Ele não pode dispensar a vida e natureza de Deus. Apenas Cristo pode fazê-lo. Isso os anjos não conheciam. O evangelho que pregamos está gerando a nova criação para Deus. Não é mais no nível da criação, mas da nova criação. Este é o efeito do evangelho das insondáveis riquezas de Cristo. 

Os principados e potestades são os anjos caídos que se rebelaram com Satanás e conhecerão o eterno propósito de Deus.  

O reino de Deus existe de eternidade a eternidade. Deus, então, criou o tempo com o objetivo de extrair da velha criação a nova criação. Seu plano eterno é muito mais nobre do que Lúcifer podia pensar. A partir da criação, ainda corrompida pela queda de Satanás, Deus pode restaurar Seu reino pela igreja e formando por ela uma nova criação.  

Jo 17:20-23
Essa nova criação terá um relacionamento totalmente diferente da criação com o Criador. Essa é a vontade de Deus.
Pela fé na palavra de Deus a Sua obra será feita, ou seja, a nova criação será produzida. A partir da velha criação Deus irá extrair a nova criação. Satanás não consegue fazer isso, mas Cristo o fez. Ele não só nos redimiu como criação, como nos levou a uma nova criação. Por Sua redenção Ele nos livrou da queda e nos deu uma nova vida pela regeneração. Por essa vida, nos fez um novo homem. Assim, está trabalhando em nós para que sejamos inseridos em Deus. O inimigo de Deus nunca conseguiria fazer isso.
Seremos um com Deus. A nova criação será um com Deus e parte Dele. Lúcifer queria estar ao lado de Deus, mas nós seremos um com Ele. Essa unidade não é factível humanamente. As impurezas de nossa alma precisam ser removidas. Somos puros e transparentes. Não guardamos outra intenção no coração além de agradar ao Senhor. Estamos contentes com o que o Senhor nos deu e não buscamos o que não vem Dele. Essa unidade nos levará a ser um com Deus. Assim, seremos aperfeiçoados na unidade. O Pai nos amou e nos criou para fazermos parte Dele como a Nova Criação.  

Ap 21:1-3 

Nessa porção começa a eternidade futura. A igreja será a esposa ataviada para o esposo. Nossa união matrimonial hoje é uma sombra da igreja com Cristo. O objetivo final de Deus é que a nova criação seja a esposa de Cristo, unida a Ele. Essa unidade será inseparável. O Pai e o Filho habitam juntos, nós habitamos no Filho e Ele nos colocou no Pai. Este é o tabernáculo de Deus. Por isso, o final do versículo 3, na Bíblia de Jerusalém diz: “Eis a tenda de Deus com os homens. Ele habitará com eles; e eles serão o seu povo, e ele, Deus-com-eles, será o seu Deus”. 

O nosso Deus na eternidade futura será “diferente” da eternidade passada, no sentido de que o homem estará unido a Ele. Deus-com-eles será o seu Deus. Lúcifer pensava que entendia Deus, mas Ele é muito superior. Ele é magnífico.  

Por um lado, vemos a queda de Satanás, mas também vemos que os elementos dele estão no homem caído e temos essas mesmas tendências. Se não cuidarmos, esses elementos naturais trarão dano à igreja e à obra do Senhor. Diante do Senhor, vamos lidar com as coisas de nossa alma. Precisamos obter luz para considerar a gravidade dessas coisas e nos arrepender cabalmente no pó e na cinza. Que o Senhor tenha liberdade na igreja e, contando com a pureza dela, possa nos usar cada vez mais!  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *