Conferência Internacional M5 – Seguindo a estrela da vinda do Senhor

Conferência Internacional – Set. 2021

Tema geral: E SERÁ PREGADO ESTE EVANGELHO DO REINO

Mensagem 05. Seguindo a estrela da vinda do Senhor | Leitura Bíblica:Mt 2:2, 9-10

 

 

Palavra ministrada pelo irmão André Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida, Sumaré-SP, em 03/09/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica

O nosso encargo não é estudar novamente o livro de Mateus. Pelo contrário, nós temos um foco. Deus criou os céus e a terra. Todas as coisas foram criadas por Ele, por meio Dele e para Ele. Se tudo foi criado por Ele, todas as coisas voltam para Ele. Todas as coisas estavam conectadas em Deus e Ele era o centro de tudo. Contudo, ao lermos Gênesis 1:1, vemos que Deus criou o fator tempo. O reino de Deus é da eternidade passada até a eternidade futura.  

Entretanto, entre o versículo 1 e 2 de Gênesis, houve a rebelião de um arcanjo que era o sinete da perfeição (Is 14 e Ez 28). Ele se orgulhou por causa da sua formosura. Ele queria ser mais alto que os demais arcanjos. Ele não ficou satisfeito e queria ser igual ao Deus altíssimo. Nesta, Deus o arrojou para a terra, mas Deus não entregou a terra para ele. Contudo, o inimigo usurpou o domínio de todos os reinos da terra. Ele é um grande impostor, enganador e mentiroso.  

Deus julgou a terra e esta se tornou sem forma e vazia. Deus não criaria uma terra sem forma e vazia, caótica e sem forma. Na verdade, isso é consequência da rebelião do arcanjo. O tempo que estamos vivendo começa em Gn1:1 e termina em Ap 21:1. Aqui termina um ciclo para dar início à Nova Jerusalém, a eternidade futura. 

O primeiro círculo representa a era dos patriarcas, o segundo é a era do povo de Israel, depois a era da igreja e em seguida a era do reino. O que precisa nos chamar atenção é o reino dos céus que é o assunto dessa conferência: E será pregado este evangelho do reino. Esse reino é o dos céus. Mateus relata desde o nascimento do Rei do reino dos céus. Deus criou todas as coisas, mas após a rebelião de Satanás, este conseguiu convencer um terço dos anjos e as criaturas pré-adâmicas a segui-lo. Por isso, tudo o que estava conectado com Deus, por causa da rebelião de Satanás, sofreu uma desconexão. O resultado foi confusão e desordem. Satanás aproveitou para dividir o poder com Deus criando um governo paralelo, contrário a Deus.  
 
Cl 1:13 
Este versículo nos deixa claro que existe um império, um governo das trevas. O Senhor nos transportou para o reino do Filho do Seu amor. Deus criou o reino dos céus para reaver o Seu governo total e estabelecer Sua autoridade. Nesse reino dos céus, Deus não usa apenas um homem. Antes da era dos patriarcas, Deus criou Adão e Eva que tinha a função de trazer de volta as coisas a Deus. Contudo, esse homem falhou. Deus não podia usar novamente um homem. Isso custou a Deus mandar o Seu Filho para ser homem aqui na terra. O Filho atendeu esse pedido do Pai. Eles estavam descritos em Provérbios capítulo 8. Eles desfrutavam juntos e o Filho era a delícia do Pai. Ele teve que nascer de uma mulher. Para enviar Jesus, quantas gerações Deus preparou? Deus levou 80 anos para preparar Moisés. Mas para preparar o Seu Filho, Deus trabalhou várias gerações. Tudo é um arranjo de Deus para que nascesse o Rei do reino dos céus.  
 
Mt6:9 
O reino dos céus nos mostra que são os céus que mandam e não a terra. O primeiro item é santificar o nome. Isso significa que o nome de Deus não era mais santificado na terra. Tenha ela domínio se refere ao reino. Essa oração de Jesus deveria ser cumprida e a Sua missão era trazer o reino e fazer com que a Sua vontade fosse feita na terra como nos céus. O que sobrou na terra foi o mundo. Mundo chama-se “cosmos”, o sistema “bolado” por Satanás, um mundo tenebroso de trevas. Nosso Deus foi muito sábio. Para se fazer uma vacina, é preciso conhecer o vírus e conhecer seu modus operandi. Você isola o vírus e produz uma vacina que seja eficaz. O Senhor isolou a terra para poder tratar Satanás.  
 
Nesse mundo dominado por Satanás, Deus não tem domínio e a Sua vontade não é feita. Então deve-se criar, por meio da morte do filho, da ressurreição e do liberar da vida divina, a igreja. A vontade de Deus é feita na igreja. Veja a importância do reino dos céus. A igreja é uma ilha no meio do oceano. Nela, Deus tem o Seu domínio e ali é feito a vontade de Deus.  
 
Ef 1:9 
Esse convergir é encabeçar. Todas as coisas terão Cristo como cabeça. A igreja estará encabeçada por Cristo. Todas as coisas voltam a se conectar em Deus. A missão principal da igreja é pregar o evangelho. Quando você prega o evangelho, a pessoa pergunta: Posso Orar por Você? As pessoas ficam muito tocadas e, por vezes, choram. Quando oramos, conectamos as pessoas de volta a Deus. Veja a importância da pregação do evangelho. Satanás deixou tudo desorganizado. Contudo, quando as pessoas que não tem paz e tem a vida desorganizada creem em Deus, ela é reconectada a Ele e tudo volta à ordem. Precisamos conectar as pessoas a Deus. Esse é o nosso encargo no livro de Mateus.  
 
Mateus também se chama Levi e é um coletor de impostos, um publicano que extorquia as pessoas. Essa classe é comparada a pecadores de tal maneira que publicano e pecador se transformaram em sinônimos. O Senhor o escolheu para mostrar que era o Rei do reino dos céus. Os autores dos demais evangelhos não seriam capazes de descrever com mais precisão o nosso Rei. Mateus foi chamado de maneira impressionante. Nosso Senhor tem um magnetismo pessoal extraordinário. Ele atrai. Isso aconteceu com Pedro, André, Tiago e João. Mateus era rico e tinha alta posição na sociedade, mas o magnetismo do Senhor foi maior. Esse magnetismo atraiu a todos nós e ainda vai atrair mais gente. 
 
Mt 2:1-6 
Aqui mostra o nascimento do Senhor Jesus. Ele nasceu como um homem comum, apesar de ser Deus. Os magos que viram a estrela no oriente, quando chegaram em Jerusalém, a estrela desapareceu. Quando o rei Herodes ouviu isso, temeu perder o Seu lugar. O rei Herodes era idumeu. Contudo, o pai de Herodes fez um favor ao império romano e, em troca, recebeu o reinado sobre Israel. Ele não era rei legítimo, mas foi colocado ali. Isso irritava o povo de Israel. Quando ele ouviu que o Rei de Israel nasceu, ficou apavorado. Os religiosos, sacerdotes e escribas, sem titubear, falaram que nasceria em Israel. Isso está escrito em Miquéias 5:2. 
Mt 2:7-12 
Herodes era um grande mentiroso e desejava matar o Senhor. Os religiosos sabiam decorado onde Jesus nasceria. Belém não era tão longe de Jerusalém. Eles não tiveram atitude de ir ver o Senhor. Que não sejamos como esses que tem muito conhecimento, mas não tem ação. Dos presentes, o ouro representa a natureza divina, o incenso é a ressurreição e mirra representa a morte. José foi advertido em sonho para que fugisse dali e ficasse no Egito até que Herodes morresse. Após isso, voltaram do Egito e foram para as regiões da Galileia e passou a habitar em Nazaré. 
 
2 Pe1:19 
A estrela é um guia. Hoje, o Senhor também nos guia com estrela. A Palavra Profética é como um guia para nós. Estamos em um mundo tenebroso, mas Graças ao Senhor, temos Palavra Profética na igreja. Quando se acende uma candeia em um lugar bem escuro, essa brilha em todo o lugar. Precisamos atender essa Palavra Profética que está nos guiando. Fora do reino há uma treva tremenda. A Palavra Profética é uma candeia que brilha e essa função da Palavra Profética nos mostrará a direção até o dia clarear, ou seja, até a vinda do Senhor. Essa é a importância da Palavra Profética na vida da igreja. Louvamos ao Senhor, pois a estrela da alva nasce dentro de nós e não fora. 
 
Rm 13:11-14; 1 Ts 5:4-6 
Até que o dia clareie. Vai alta noite e vem chegando o Dia do Senhor. Obrigado pela Palavra Profética, pois por meio dela conhecemos o tempo. Esse versículo de Tessalonicenses trás uma novidade: o dia é como ladrão e devemos vigiar para que não nos apanhe de surpresa. Vamos vigiar. O ladrão não leva coisas que não tem valor. O ladrão leva joias de grande valor. Sejamos essas joias de grande valor que serão levadas pelo Senhor. Vamos pedir ao Senhor: me rouba, me lava. Por isso, Pedro nos mostra que nossa fé será provada através de muitas provações e será mais preciosa que o ouro perecível. Se nos esquivarmos das tribulações, que joias o Senhor levará? O valor da nossa fé tem que aumentar, para isso serve a Palavra Profética. A Palavra de Deus é muito enfática e nos mostra que não estamos em trevas, não estamos no mundo tenebroso, pois temos a Palavra.  
 
Lc 12:37 
Não é o nosso estágio, mas o nosso estado. Talvez pensemos: não sou como Paulo e não estou totalmente maduro. Vai demorar muito para amadurecer. Contudo, aqui tem uma dica para nós: é o nosso estado. Será que é muito difícil o Senhor te encontrar vigilante? Você estava distraído e de repente se volta ao Senhor e ama a Sua vinda. Não é somente amar o Senhor, mas amar a Sua vinda, pois fazemos de tudo para Ele voltar. É para pregar o evangelho? Vamos pregar. Todas as ferramentas são para reconectar as pessoas a Deus. As pessoas estão em frangalhos e elas estão feridas. Por isso, vamos pregar o evangelho e vamos reconecta-las com Deus. 
 
2 Pe 3:10 
Vamos estar bem espertos, pois o Senhor não avisa e vem como o ladrão. Com relação à aurora, há três tipos. A estrela da manhã aparece nesse momento da aurora, quando ainda está escuro. Quando conseguimos enxergar tudo, é porque já veio o sol da Justiça para estabelecer Seu tribunal para julgar. Se você quer ser arrebatado, será antes da hora comum a todos. Existe a aurora astronômica que está a 18° em relação ao horizonte, quando somente os astrônomos, com suas lentes potentes, conseguem decifrar a aurora chegando. Existe a aurora náutica que está a 12° em relação ao horizonte. Irmãos, o Senhor virá como ladrão entre a aurora astronômica e a náutica. Na aurora civil já estará tudo claro, o ladrão já terá vindo e arrebatado os vencedores. Nosso encargo é preparar a igreja para a vinda secreta de Cristo, não a pública, quando será tarde demais e o tribunal será estabelecido. É a nossa chance de participar da vinda secreta do Senhor. Não vamos perder essa chance. Sejamos vigilantes.  
 
Ap 2:24-29 
Quando fala da igreja em Tiatira, há muitos aspectos negativos. Entretanto, no versículo 24, uma frase é dita: Digo todavia a vós outros, os demais de Tiarira. Existem “os demais”, aqueles que não conheceram as coisas profundas de Satanás. Os valdenses, na época da igreja em Tiatira, tiveram uma atitude de vencedores e praticavam a Colportagem. Para esses, o Senhor fala: tão somente conservai o que tendes. Reger as nações é apascentar. Eu achava que era uma autoridade para matar. Contudo, reger é apascentar os outros. Aleluia! O Senhor recebeu uma estrela da manhã do Pai e ele dará a mesma estrela aos vencedores. Isso é uma indicação muito forte que a aurora já está acontecendo.  
 
1 Pr 1:19; Gl 4:19; Cl 1:27 
Será de dentro para fora. Não é uma coisa externa. A estrela da manhã está dentro de nós. Se buscarmos, essa estrela da manhã nascerá em nós. Cristo precisa ser formado em nós. Nossa esperança da glória é ser arrebatados e ver a estrela da manhã. Através de Mateus capítulo 2, vimos que a estrela da manhã tem bastante significado e precisamos estar vigilantes. Somos filhos da luz e temos a esperança da glória.  
 
Jo 17:20-22 
Jesus nos diz que finalmente Ele estará no Pai, o Pai Nele e nós estaremos Nele formando uma só entidade. Essa é a nossa glorificação. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *