Esforcemo-nos por entrar naquele descanso – Pedro Dong

CONFERÊNCIA DAS IGREJAS DE MG E ES – CATAGUASES-MG

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na noite de 22/11/19. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 01 – Esforcemo-nos por entrar naquele descanso
Leitura Bíblica: Hb 4:11-13

 

É uma benção estar aqui. Confesso que sequer conhecia Cataguases por nome. Graças ao impedimento do Expolivro estar em Juiz de Fora, veio para aqui. Aqui estou na Zona da Mata. Percebi a igreja cheia de entusiasmo, cheia de encargo, com simplicidade e obediência à palavra profética. Aqui começaremos as mensagens dessa Conferência, passando depois por João Monlevade, Belo Horizonte e Itaúna.

Talvez os filhos de Deus tenham ficado também na antiga aliança como no Antigo Testamento a primeira geração do povo de Israel não creu no que o Senhor havia falado para eles sobre entrar na boa terra. Os espias que foram ver a terra prometida trouxeram as boas notícias era que

Ano após anos parece que não crescemos. Assim era a situação do cristianismo e também era essa situação entre nós. Há 2 anos estive no Chile e os irmãos de lá confessaram que o irmão Dong amava muito aquele país e foi até lá dar conferências por 39 anos e a situação dos irmãos daquele lugar deram testemunho de que não mudaram, mas continuavam os mesmos. Aquele ano já seria o quadragésimo. Naquela Conferência, juntamente com o irmão Ezra, o Senhor nos deu a palavra e a situação, graças ao Senhor, começou a mudar.

Isso me deu luz, porque podemos estar dando voltas todo esse tempo pelo deserto sendo infantis. O Senhor mudou a nossa sorte. A palavra do Senhor tem nos mudado. O Expolivro tem sido uma ferramenta maravilhosa e temos visto os frutos. Desde sua inauguração em Campinas, onde a igreja foi passando por Campos do Jordão, Taubaté, com impacto entre os policiais militares. Depois, com problemas de licença em Sertãozinho, fomos para São Carlos, lugar onde a mídia aumentou nossa visibilidade com entrevistas na Globo, Record e outras. Dali, concedida a licença em Sertãozinho, ficou naquela cidade indo para Serra, no ES, depois. Hoje, está aqui em Cataguazes. O Senhor tem abençoado esse projeto.

Temos distribuído 1,5 milhão de livros, uma marca impensável há pouco tempo. O Alimento Diário em kits está saindo também em grande escala. A Editora está produzindo em muito maior escala

A prática de Posso Orar por Você? está revolucionando as igrejas. Se você ainda não está praticando, faça como eu no começo: decida deixar escapar a frase Posso Orar por Você? de sua boca. Você terá experiencias com Deus.

Em Cuiabá semana passada ouvi o testemunho de um irmão que abordou um motorista que estava vendo celular dentro de seu carro, perguntando se podia orar por ele. Surpreso, o homem respondeu: “Você veio enviado por Deus. Por favor, ore por mim. Essas marcas em meu pescoço são da corda que usei para tentar me enforcar essa manhã. A corda não aguentou meu peso e eu não consegui morrer. Estava aqui pensando o que faria de minha vida.” A vida daquele homem foi salva por essa prática.

Estamos na reta final. Não mais estamos estacionados na mesma condição. Estamos indo em direção de entrar na boa terra. Por isso, estamos na reta final.

Por isso, o Senhor começou a abrir para nós João 14 a 17. Em 1 Coríntios vimos como somos naturais e carnais.

1 Co 3:1-3 Quando há ciúmes e contendas entre nós é sinal de que estamos dando voltas no deserto. Competições, preferencias, opiniões diferentes, são todos sintomas de que somos infantis e carnais.

1 Co 3:4-8 Nosso foco deve ser o foco de Deus, conforme a mensagem 4 desta série do Alimento Diário, ministrada na Conferência na Estância Árvore da Vida. Vamos edificar com ouro, prata e pedras preciosas, que são capazes de passar pela prova do fogo e são permanentes.

Para Deus o que importa é que a Sua obra seja feita. Não foquemos nos homens, mas em realizar a obra de Deus.

1 Co 4:6 Quando você escolhe um, fala mal do outro. Não queremos assim como os coríntios e

Embora não comparemos homens com homens, precisamos identificar aquele que está comissionado por Deus para dar direção. Aí está a chave para a benção.

1 Ts 2:13 Se você crer naquele profeta que Deus enviou para trazer uma palavra de direção para nós, essa mesma palavra faz a obra de Deus. Essa mesma palavra opera eficazmente em nós. Esse é o segredo de nossa benção.

O povo de Israel no Antigo Testamento caiu no mesmo erro de questionar o profeta de Deus. Deus havia dado a eles Moisés. Tudo o que queria falar ao povo, falava primeiro a Moisés. Quando Deus o chamou, ele disse que era pesado de boca e que não queria ser enviado. Mas Deus lhe disse que Arão seria boca para Moisés e, enquanto este seria para Arão como Deus. Moisés era o profeta e Arão falava ao povo.

Os homens têm dificuldade de crer em um homem. Por isso, Miriã e Arão, que eram mais velhos que Moisés, aparentemente por causa de um erro dele, de ter tomado uma mulher cuxita como esposa, levantaram-se para questionar por que apenas ele falava pro Deus ao povo.

Essa é a dificuldade dos homens – receberem a palavra de Deus por meio de um homem.

Nm 12:1-11 Essa é a origem de todo o mal da primeira geração que caiu no deserto. As igrejas descobriram que o segredo é ser simples e obedecer a palavra que o Senhor está dando por meio dos Seus profetas.

Esse foi o contexto do envio dos espias para ver a boa terra.

Nm 13:1-3, 30-31 Quem somos nós? Nosso número é pequeno diante das grandes massas de tantos grupos? Mas nós temos influenciado a sociedade. Nós, os poucos, estamos saindo às ruas para orar pelas pessoas e influenciando as pessoas! podemos ser poucos e fracos em termos financeiros, mas Deus colocou Sua mão de bênção sobre nós.

Nm 13:32-14:1-12, 20-24 O povo queria voltar para o Egito. A questão é crer no Senhor. Hoje estamos com outro espírito e o Senhor está nos abençoando. As igrejas estão muito alegres porque estão recebendo o benefício de crer no Senhor e em Seus profetas (1 Cr 20:20). Isso me deu coragem de dizer que estamos deixando de dar voltas no deserto.

Estamos indo para a era do reino. Essa era é o descanso, que será o galardão para os “Calebes” e “Josués” de hoje, o galardão para os vencedores. Muitos são chamados, mas poucos serão escolhidos. Devemos trabalhar para que a maior parte dos escolhidos, ou seja, os vencedores, estejam na vida da igreja. Precisamos trabalhar para que aqueles que foram chamados e estão conosco, não deem voltas no deserto, mas naquele dia também possa entrar no descanso.

Essa é a reta final. Isso exigirá mais de nós. Mesmo com a fé que temos vindo, e a vida da igreja que estamos tendo, ainda precisamos avançar mais.

Hb 3:7-19 Quando cremos no Senhor e em Seus profetas, nos aproximamos do Deus vivo e passamos a conhecer os Seus caminhos e Seus pensamentos. Jamais devemos ter coração de incredulidade, mas ser simples e crer na palavra do Senhor.

Hb 4:1-3, 8 -10 Não queremos que nenhum de nós falhe, mas todos possamos entrar no descanso. Deus tem reservado um descanso espiritual muito maior e melhor do que experimentou o povo de Israel.

N´so que servimos ao Senhor e queremos entrar na boa terra precisamos aprender a trabalhar no descanso de Deus. Em Ex 33 vemos o momento em que Deus queria exterminar o povo e Moisés intercedeu por eles. Deus atendeu o seu pedido, mas disse que já não iria com o povo. Moisés, nesse momento, disse que se o Senhor não fosse com ele, ele não iria com o povo. SE a presença do Senhor não estiver conosco, podemos lutar com nosso talento de pastor, de gerente, etc, mas não sairemos do lugar. A presença do Senhor tem de ser conosco e quando isso acontece, não somos nós os que fazemos a obra. Nós somos apenas canais, ferramentas, como a sarça foi para o fogo que apareceu a Moisés quando Deus o chamou no deserto. Assim, trabalhamos no descanso de Deus.

No final dos anos 70, início dos anos 80, surgiu o primeiro problema nas igrejas. Muitos jovens foram afetados e começaram a sair da igreja. Eu fui tentando ajudar e convencer muitos deles a não desistir desse caminho. O telefone de minha casa não parava de tocar. Após um tempo, meu coração disparava toda vez que o telefone tocava. Cheguei ao ponto em que eu estava em um ônibus em São Paulo que a ansiedade tomou conta de mim e me sufocou a ponto de me enlouquecer. Quem sabe eu estava entrando em síndrome do pânico. Naquele momento, orei ao Senhor: tenha misericórdia de mim. Pedi ao Senhor que me salvasse. Falei com o Senhor: se servir ao Senhor é assim, Paulo teria morrido de ansiedade e angústia. O irmão Dong não teria suportado. O Senhor foi pouco a pouco me livrando de entrar nesse estado perigoso. Graças ao Senhor, pouco a pouco fui salvo e aprendi com aquela e outras experiencias a trabalhar no descanso de Deus. Aprendi que essa obra é do Senhor e não do homem. A palavra deve ser Dele. Aqueles que aprendem a viver no descanso de Deus, serão galardoados com o descanso na volta do Senhor.

Quero mencionar João 14 a 17 um pouco. Precisamos ouvir muitas vezes sobrea revelação contida nesse capítulo, porque é algo muito profundo.

Primeiramente, Deus quer receber os vencedores no descanso, que é o milênio. Após esse período, Deus irá receber todos os filhos de Deus no novo céu e nova terra, na Nova Jerusalém, que será um descanso eterno.

A partir de João 14, estavam presentes apenas os 11 discípulos, com exceção de Judas Iscariotes. Quando ele saiu para traí-lo, Jesus passou a falar essas palavras, que são as mais profundas da Bíblia.

Jo 14:1-3 No capítulo 13, o Senhor Jesus falou aos discípulos que morreria. Isso deixou os discípulos tristes. Mas ele mostrou que estava indo preparar lugar. Em algumas versões, as moradas mencionadas nesses versículos são traduzidas por mansões. No entanto, Jesus não se referia a preparar um lugar

Jo 14:16-17 Consolador é parakleto, que significa advogado ou aquele que fala por você, que intercede por você. Esse é o Espírito da verdade. Somente Deus é a verdade no universo. Antes de existir o mundo somente existia Deus. Ele era a única verdade e foi Ele quem criou todas as coisas. A realidade de toras as coisas vêm de Deus. Somente Deus é a realidade. O oposto à verdade e realidade, é vaidade, falsidade e mentira. Quando caímos, nossa mente estava cheia dessas coisas. Mas quando cremos no Senhor, o Espírito começou a nos encher de verdade e realidade. Por isso, nossa vida começou a ter consistência. O Espírito da realidade era o próprio Jesus que seria enviado pelo Pai após ir por meio de sua morte e voltar por Sua ressurreição. É o Espírito que nos dá realidade.

Jesus estava todo o tempo no Pai (Jo 14:10) e revelou que quer colocar todos nós no próprio Pai. O Pai tem miríades de miríades de anjos que o seguem, mas nem todos servem próximos de Deus. Os querubins, como aquele que caiu era um dos poucos que podiam estar bem próximos de Deus. No entanto, Deus quer nos levar não apenas para próximos, mas para dentro Dele!

Jo 14:4-12 Isso é maravilhoso. Quero dizer a vocês que toda ora de Cristo, desde Sua obra na cruz por causa de nossos pecados até o final é para nos levar para o Pai. Sua obra na cruz também é para terminar com nosso velho homem, nosso ego, com a parede de separação, etc. Todo esse processo visa nos inserir em Deus. A partir daí Deus está trabalhando em Seu processo de santificação. Se isso não ocorrer, não há como nos levar para o Pai. Sem o processo de santificação, ninguém será levado para dentro de Deus.

Podemos falar com alegria que estamos sendo levados para dentro do Pai, mas o processo para isso é difícil.

Jo 17 define o que é o processo de glorificação. Ele vem depois da santificação, que visa nos tornar santos como Deus é santo. A glorificação, na verdade, é nos inserir em Deus. 2 Co 3:18, ao falar de glória em glória, de um nível da glória para outro nível da glória, significa que a cada nível da glória, estamos sendo inseridos um pouco mais em Deus. Se estamos progredindo na presença do Senhor, estamos sendo inseridos pouco a pouco mais para dentro de Deus. Gradualmente podemos estar sendo inserindo em Deus. Então, poderemos ser cada vez mais um com Deus.

Deus quer nos fazer cada vez mais um com Ele. Nas próximas mensagens falarei sobre João 17. Que o Senhor abençoe vocês. Que todos hoje deixemos de viver rodando no deserto, mas experimentemos viver cada vez mais nesse processo de santificação e glorificação para que naquele dia sejamos esses vencedores que entrarão no descanso quando o Senhor voltar.

Senhor Jesus! Abençoe as igrejas da Zona da Mata, que começou de forma humilde, mas têm avançado cada vez mais. O Senhor tem trazido o Expolivro e muitas experiências. Eles creem nas palavras dos profetas. Creem que a Tua presença os levará no descanso até o sétimo milênio. Abençoe-os! E entregamos todas as suas necessidades sem Suas mãos. Que Tu possas operar milagres entre eles. Abençoe a construção do local novo deles, cada irmão, irmã, criança, jovem, pessoas de meia idade e idosos. Abençoa as igrejas. Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *