Eu te darei descanso – Pedro Dong

CONFERÊNCIA DO CONE NORTE EM CASTANHAL-PA

 

Mensagem ministrada pelo irmão Pedro Dong na manhã de 02/12/2018. Texto não  revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação,  ortografia e semântica.

 

Mensagem 02 – Eu te darei descanso
Leitura Bíblica: Ex  33:14; Hb 4:10

Quando Moisés soube que Deus estava aborrecido com o povo  porque haviam feito um bezerro de ouro diante da demora de Moisés em descer do monte, ele orou a Deus, que então se arrependeu disso e prometeu finalmente levar o povo de Israel para a boa terra de Canaã conforme a sua vontade. Ele renovou a sua promessa

Ex 32:1-3, 12-14 Neste ponto Moisés ficou preocupado. Uma coisa é fazermos muitas atividades. Outra coisa é você ser usado por Deus para fazer a Sua vontade. Não é ficarmos cansados correndo de um lado para outro, mas é Deus fazer a Sua obra através de nós como Seus canais. Por isso, queremos fazer tudo na presença de Deus. se Deus não estiver no meio de algum item da obra, não queremos ir adiante. Deus nos escolheu aqui no Brasil. Ontem comecei a palavra dizendo que Deus é especial e escolhido por Deus. temos apenas 500 anos de história.  No resto do mundo há povos milenares. Nós, contudo, somos um povo novo. Aprouve a Deus escolher-nos para fazer a Sua vontade. Somos um Barzilai e estamos sendo preparados para preparar o deserto para o povo de Deus.

A primeira tarefa, a primeira missão é fazermos surgir o filho varão. É por isso que no ano 2000 o irmão Dong ao ver o mapa mundi ganhou o encargo de irmos para África. Sua visão era que se fossemos até á  para ajudar que o filho varão fosse formado lá, então nos outros continentes ele também estaria sendo formado. O Senhor nos escolheu aqui no Brasil não por sermos os melhores, os mais eloquentes ou os mais entendidos na Bíblia, mas simplesmente nos escolheu. Temos recebido a Sua palavra profética e nossa responsabilidade é fazê-la chegar a todo o povo de Deus, a todas as 12 tribos de Israel.

Não é à toa que os portugueses descobriram o Brasil. Fui visitar a Turquia e eles nos explicaram que não fossem eles, o Brasil não teria sido descoberto. Isso porque o império romano se dividiu e uma de suas partes se tornou o império bizantino, com sua capital em Constantinopla, nome que substituiu o anterior, Bizâncio, por causa do imperador Constantino, que tomou o cristianismo religião oficial. Mais tarde, os turcos, no império otomano tomou conta daquela terra e a capital se tornou Istambul. Ela era a porta para o continente europeu e o continente asiático. Como o império otomano tomou conta daquela região, por terra passou a ser impossível chegar à Ásia e à Índia. Como Espanha e Portugal já não podiam ir para Índia e Ásia por ali, começaram a procurar outras rotas para chegar à Índia. Em uma dessas expedições, Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil. O estrategista por trás de tudo isso era o próprio Deus.

Deus nos escolheu para amadurecer o filho varão, para preparar a terra para ser o deserto para alimentar o povo de Deus durante a grande tribulação.  Temos Alimento Diário, JAV, CEAPE, colportores, BooKafé, Sócios do Evangelho e agora o Senhor nos deu o Expolivro para levar a palavra de uma maneira mais intensa, em uma escala bem maior. Nos anos 90 não tínhamos CEAPE, colportores, BooKafé, nem sequer JAV, que ainda estava no início. Também não tínhamos as mídias sociais. Tudo isso é para trazer o reino de volta.

Não seja derrotado por qualquer dificuldade na vida, por qualquer dificuldade que encontre na obra do Senhor. as tribulações produzem perseverança. Para vencer nós precisamos das tribulações. O filho varão é a parte forte da igreja. É também um grupo de pessoas maduras.

Ap 14:3- Você segue o Cordeiro? Quando Ele fala em algum lugar, você O segue? Você segue o Alimento Diário?  Com a tecnologia de hoje o alcance é ao vivo em toda a parte. fico decepcionado quando percebo que os irmãos não estão acompanhando de perto essas palavras. Os que amadurecem antes da totalidade dos filhos de Deus serão as primícias. A colheita geral será feita no final da grande tribulação, mas haverá uma colheita inicial, antes da grande tribulação.  Para isso, precisamos deixar de viver na carne e viver no espírito e viver no Senhor.

Ap 14:5 Não temos mentira em nossa boca, ou seja, não falamos uma coisa e praticamos outra. Essa palavra de Deus é viva e eficaz. Ela é capaz de mostrar quando estamos vivendo no espírito e quando estamos na carne. Mesmo quando aparentemente estamos bem, podemos não estar bem. Fui a Los Angeles há algum tempo atrás. Encontrei-me com um irmão que foi líder importante de um grupo.  Ele me disse que agora que está mais próximo à morte, está preocupado se será aprovado para o reino e descobriu que não será aprovado pelo seu zelo por fazer a obra de Deus, mas é o quanto Deus trabalhou em nós em nosso viver. Você pode fazer muita coisa para Deus e não ter realidade nenhuma daquilo que estamos fazendo.  Se falamos algo, temos de viver aquilo.  O evangelho que pregamos tem de ser a nossa realidade. Ele disse: ainda em minha limitação por causa da doença, ainda faço algo na oba literária. Não consigo ficar muito tempo em frente ao computador. Então, descubro que quando estou fazendo a obra literária estou bem com o Senhor e quando estou lendo um jornal não estou bem com o Senhor. Alguns ainda tem o conceito de que precisam deixar o emprego para servir ao Senhor. você pode ter muito trabalho secular, mas se estiver ligado à raiz santa, seus frutos serão santos. A raiz santa fará você produzir frutos mesmo com você estar fazendo negócio. Se não estiver na raiz santa, mesmo fazendo as coisas do Senhor, não produzirá frutos. Isso é trabalhar no descanso.

Quando Deus apareceu para Moisés, este O viu na sarça que ardia em fogo, mas não se queimava. Ao se aproximar, Deus lhe disse para tirar as sandálias porque a terra era santa. Temos de aprender que somos apenas uma sarça. O poder para fazer a obra é o poder de Deus. deixe Deus fazer fluir as coisas. estejamos ligados ao Senhor e neste descanso as coisas aparecem. Está na hora de aprendermos a viver assim. Gostaria de ver vocês serem os primeiros a aprenderem a servir ao Senhor desta maneira. Temos um tesouro no vaso de barro para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. não é o barro que deve aparecer, mas é o poder que tem de trabalhar. Se estes princípios não ficarem claros para nós não compreenderemos o que o Senhor está nos falando.

Há 3 anos o Senhor nos deu três palavras: entusiasmo, excelência e inclusão. Estávamos sem brilho naquele momento e o serviço nas igrejas estava burocrático e nas mãos apenas dos mais velhos. Desde que recebemos essas três palavras as coisas começaram a mudar. O entusiasmo nas igrejas começou a voltar. Foi restaurado o brilho nos olhos. Os enlouquecidos por Deus passaram a se levantar. Os serviços também começaram a se renovar e passamos a fazer o melhor para o Senhor. já não fazemos para o Senhor com resto do tempo, de energia e de dinheiro que sobra do nosso trabalho secular. Com a inclusão começamos a ter pessoas mais novas servindo e sendo aperfeiçoados.

A melhor maneira de aprendermos a fazer algo que não sabemos fazer é fazendo. Precisamos ajudar alguns irmãos aprenderem alguns princípios fazendo e errando. Por isso, precisamos aperfeiçoar os mais novos como o Senhor Jesus aperfeiçoou os 12 discípulos. Ele falava algumas coisas, mas os levava a fazer as coisas. ele dava espaço para eles. Isso está acontecendo entre nós. Em São Paulo as irmãs falaram que tinham o encargo de fazer um Congresso das Mulheres. Eu fiquei preocupado porque se der errado hoje pode haver muito problema lá na frente. então eu as alinhei na maneira que Deus faz as coisas e nos princípios do encabeçamento e da comunhão. Esses dois pontos são muito importantes.  Elas começaram a trabalhar e de vez em quando me consultavam para saber se a linha estava adequado. Eu podia dar toda a palavra no dia do Congresso, mas não fiz isso. Eu as deixei trabalhar. Elas amadureceram muito nesse processo de construção do Congresso, dependendo do Senhor e tendo comunhão. Elas hoje são muito mais fáceis de coordenarem com outras. Esse deve ser o nosso princípio. Dê espaço para eles, deixe-os fazer e você cuide para que permaneçam na linha correta. Errar todos erramos e é assim que Deus vai nos aperfeiçoando. Desde que estejamos na linha da economia de Deus e no princípio do encabeçamento orgânico que vem da vida divina na igreja, então, teremos muitos grupos de vencedores. Precisamos liderar o crescimento dos grupos, fazê-los crescer. Este é o nosso caminho. falta-nos apenas praticar.

Agora podemos entrar em Mateus 20.

Mt 20:1- O Senhor é o dono dessa vinha e assalariou trabalhadores para a Sua vinha. Na hora zero ele contratou para trabalhar 12 horas, com salário de 1 denário por dia. depois, acertou com outros trabalhadores para trabalhar as horas restantes das 12 horas. Na hora terceira, faltavam nove horas para trabalhar. Na hora sexta também saiu para assalariar e estes deveriam trabalhar seis horas. Na hora nona também chamou e faltavam apenas três horas. De três em três horas o Senhor saiu para assalariar. Por que Ele fez exceção de chamar na hora undécima?  Ele fugiu à regra da periodicidade que estava observando.  Esses trabalhariam apenas uma hora. Quando acertou as contas, estes trabalharam apenas uma hora e receberam a mesma coisa que aqueles que trabalharam todo o dia, no calor. Há um significado para isso.

Para a hora zero, podemos tomar como referência Abraão. Deus foi chamar um homem sem ter nenhuma fonte objetiva de conhecimento de quem era Deus. Os homens seguiam os ídolos. Hoje há ídolos para todo tipo de causa. Talvez ele tenha pensado que não era possível que aqueles ídolos tivessem criado o universo e desejou buscar o Deus criador. Foi com esse coração puro que Deus foi busca-lo. O Deus da glória apareceu a ele e o chamou ainda na Mesopotâmia. Chamou-o novamente em Harã e recebeu a promessa e a bênção de Deus. assim começou sua jornada e passou a conhecer ao Senhor. ele morou em carvalhais de Manre. Falei sobre isso em Varginha. Ouçam essa palavra. Ele colocou sua tenta dentre Betel e Ai e invocou o nome do Senhor. os homens não queriam fazer a vontade de Deus, mas ali havia um homem que desejava fazer a vontade de Deus.

se queremos ser a parte forte e madura da igreja, passaremos por sofrimentos. Uma geração que cresce em uma redoma sem passar por qualquer sofrimento se torna imprestável para a sociedade. Os sofrimentos amadurecem. Ele permitiu que Abraão passasse por fome. Ele desceu para o Egito por causa disso. Ele passou por dificuldades ali, mas por fim Deus o abençoou e ele saiu escoltado do Egito. Ao sair dali, teve outro problema, com seu sobrinho. Ló tinha seu próprio rebanho e seus próprios pastores. Nós não temos outro rebanho. Nosso rebanho, nossa obra é a obra de Deus. Abraão não tinha ambição nessa terra. Isso foi sua benção. Ele deixou Ló escolher para onde iria e este escolheu as planícies. Por fim, chegou a Sodoma. Não lute para estar em uma campina. Deixe o Senhor escolher e você poderá herdar a terra como Abraão.

Abraão passou a considerar Eliezer como o seu descendente. Mas Deus disse que ele deveria nascer de Abraão. Nessa hora vem a maior provação. Você confia ou não no Senhor?  a pressão toda recaiu sobre Sara. Ela então indicou Hagar sua serva para que ela desse um filho a Abraão. Ismael foi gerado como um fruto da obra da carne. Isso fez com que Abraão perdesse a presença de Deus. após 13 anos, Deus apareceu novamente a ele como o Deus Todo-poderoso. Por todas essas experiencias Abraão foi conhecendo mais a Deus.

Rm 4:17 Se Abraão fosse escrever sobre o Deus que Ele conhecia, ele diria que cria no Deus que ressuscita os mortos e chama a existência as coisas que não existem. Que Deus você conhece?  Você é capaz de colocar em um papel?

Chegou ao meu conhecimento algo que uma jovem escreveu: O Deus que eu tenho é o Deus que me liberta da ansiedade, que me assola muitas vezes. Quando sinto solidão, ele e o Deus que é minha companhia. É o Deus que me leva a crer em mim quando eu mesmo não creio. É o Deus que cuida de mim quando eu quero desistir, o Deus que me faz continuar e o Deus que me faz feliz. É o Deus que cuida de mim. É o Deus que eu amo.

Abraão não tinha qualquer fonte de conhecimento de Deus. se a comunicação era difícil no tempo da Grécia antiga, em que as pessoas recebiam as notícias nas praças, chamadas ágoras, quanto mais em seu tempo.

Os da hora terceira podem ser os que viviam na época da lei.  naquela época haviam muitos deuses. Deus da fartura, deus da cura, etc. e os homens deviam agradar a todos esses deuses. Contudo, Deus chamou o povo de Israel. Eles conheceram a Deus pela lei.

Chegamos à hora sexta no tempo dos apóstolos. Na época de Paulo era muito difícil de se locomover. Tudo era difícil.

A hora nona talvez seja a época de John Darby, Whachman Nee. Lembro-me de que há apenas 40 anos tínhamos telefones que valiam uma fortuna. Hoje temos smartphone com tudo o que precisamos. É por isso que Deus abriu uma exceção para os trabalhadores de última hora. Para nós tudo é muito mais rápido e facilitado. Em 32 horas podemos chegar à China. Quando minha família veio de lá levamos 42 dias de navio. Estamos na era muitas vezes mais rápida. Por isso, Deus chamou esses trabalhadores da última hora. Ele sabe que esses trabalhadores irão trazer o Senhor de volta. Não podemos administrar a igreja como fazíamos há 30 anos, porque tudo mudou.

Expolivro,  colportagem, CEAPE, BooKafé, GFCM, JAV, Alimento Diário, são  itens que devemos fazer render muito mais cada minuto de antigamente. Estamos aproveitando esse avanço de tecnologia? O IVPT está disponibilizando todas as mensagens com áudio e imagem de primeira qualidade. Você está aproveitando isso?  você tem acessado?  É aquele que acompanha o Cordeiro por onde quer que vá? Você sabe para que direção está indo a igreja e a obra do Senhor?  Você lê apenas superficialmente o  Alimento Diário ou você  penetra em cada semana? Além disso, você ouve a mensagem da semana para ter uma visão completa do encargo daquela semana? Você aproveita as transmissões ao vivo do IVPT?  Onde quer que você esteja, sempre terá uma palavra atual.

Mt 20:8-16 Temos muitos chamados, mas poucos se dispõe para ser os vencedores, as primícias do dia de hoje. Temos todas as facilidades e as ferramentas. Temos tudo disponível para nós. tudo de que dispomos hoje pode nos fazer os primeiros. Devemos ter o encargo em nosso coração de encerrar essa era. Para isso, Deus precisa do Filho varão. Quem está disposto a pagar o preço e a amadurecer? Quem está disposto a pagar o preço e seguir o cordeiro onde quer que vá?  Quem serão os que amadurecerão primeiro? Faça parte dos que são escolhidos.

Logo depois de falar que nos gloriamos na esperança da glória de Deus, Paulo diz que nos gloriamos também em nossas tribulações. Não reclame por que sua vida é assim. Isso é para os que não têm esperança. Tudo que temos em nossa vida é para o nosso bem e nosso aperfeiçoamento. As tribulações são para produzir perseverança em nós e Deus quer nos aprovar.  Deus está mais ansioso do que nós para finalmente nos aprovar. A intenção de Deus com as provações não é nos reprovar, mas nos aprovar. Não murmure, mas faça parte dos escolhidos. Não murmure, não reclame, mas dê graças a Deus. Senhor, obrigado pelo meu cônjuge, obrigado pelas experiências que passamos, obrigado por tudo. Podemos ser aprovados.

Introduziremos o reino de Deus. Deus virá para tomar posse do Seu reino e acabará a tirania de Satanás. E nós seremos os que estarão com o Senhor. Jesus é o Senhor!

Um comentário em “Eu te darei descanso – Pedro Dong”

  1. Amém o Deus que conheço é o que me deu vida e sentido pra todas as coisas, é o Deus que me tolera, me limpa, me cura e não desiste de mim embora eu já tenha desistido! É o Deus que me ajuda e me faz ser testemunha dos seus milagres e maravilhas diários!
    Se fosse descrever, jamais teria fim mas em realidade desses 25 anos que recebi o Senhor, é que Ele me tirou da desonra e vergonha da minha mocidade, e por Ele serei eternamente grata! E mesmo estando ausente no corpo, me importo com seu mover tudo que envolve os Santos amados irmãos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *