Os ministros da nova aliança no ministério de João – Pedro Dong

CONFERÊNCIA EUROPEIA – ABRIL/2020

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 01 – Os ministros da nova aliança no ministério de João
Leitura Bíblica: Jo 15:16

Bem-vindos à Central de Transmissão do Instituto Vida para Todos, na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, Brasil. Para quem nos assiste pelo YouTube já estávamos em conexão com a Europa via Zoom. Há várias pessoas nos assistindo na Europa, nesta primeira mensagem da Conferência em Baden Baden Alemanha. Este ano não pretendia ir, por falta de agenda, mas o Senhor nos proporcionou essa oportunidade para nos encontrarmos ainda que virtualmente com todos os irmãos da Europa e todos que acompanham por internet.

No início deste ano fui à Europa para conhecer o terreno que o Senhor nos deu para o centro de obra em Portugal. Vimos que a entrada para a Europa seria via Portugal e o Senhor nos deu uma base muito boa em Portugal, com várias igrejas bastante fortes e constituídas. Em 2018 sentimos que deveríamos ter um quartel general na Europa. O Senhor nos abençoou com ofertas para comprar o terreno antes de o encontrarmos.

Graças a Deus, em 2019 o Senhor nos deu sentimento de construir no bom terreno que encontramos. Oremos para que o Senhor abençoe essa construção. O Senhor quer esse centro de obra para avançar nesse continente mais fortemente. A Europa está no epicentro dos acontecimentos do final dos tempos. Precisamos fortalecer as igrejas na Europa. O irmão Dong sempre nos disse que todos os que fossem levados para o santo dos santos na Europa, seriam guardados da grande tribulação. Esse é o nosso encargo.

Tive um sentimento muito forte nesses dias de isolamento de que de fato estamos entrando na fase preliminar do final dos tempos. Sempre olhávamos para Mateus 24:3-8, quando o Senhor explicou aos seus discípulos sobre o final dos séculos, nos parecia ainda muito longe, mas essa pandemia nos trouxe um alerta de que não estamos longe do fim. O Senhor nos tem preparado para enfrentar essa situação nos últimos três anos. Pela palavra profética que temos praticado, com as ferramentas que o Senhor nos deu em Sua obra, desde Colportagem Dinâmica, os irmãos nas igrejas praticando Posso Orar por Você pelas pessoas, Expolivro atuando nas cidades e a Editora produzindo eficientemente os produtos. A Editora levou meses para contar uma plataforma para levar os livros de forma digital. Várias dessas coisas ficaram prontas praticamente junto com o início dessa pandemia. O Senhor nos preparou para isso. Tudo isso nos confirma que os dias que estamos vivendo precederão o final dos tempos.

Lc 21:9-11
Não devemos ficar assustados. Terremotos já havia acontecido, mas em nossa geração não havíamos experimentado epidemias. Um pequeno vírus está afetando toda ordem mundial. Muitas mortes estão ocorrendo em muitos países, especialmente no continente europeu e nos EUA. Estamos orando para que o Senhor guarde o Brasil e a América do Sul da melhor forma. Essa passagem fala de coisas espantosas. Ninguém tem experiencia de ter passado por isso e tudo está muito incerto e inseguro no mundo.

Lc 21:25; Pv 8:29; Jó 38:11; Jr 5:22
Em vários lugares fala sobre a força do mar, mas Deus estabeleceu em Sua sabedoria grãos de areia na praia para dissipar a energia das ondas. No final dos tempos haverá bramido do mar e das ondas que assustará as pessoas. tudo isso porque os poderes do céu serão abalados. Isso se refere aos principados e potestades em hierarquia. Esses poderes serão abalados porque Deus irá restabelecer o reino de Deus na terra. Abalar esses poderes do céu provocará coisas surpreendentes. Essas forças são gigantescas e não há como deter. Mas somos esses grãos de areia que possuem a oração e a Palavra do Senhor. Temos o relógio de oração para orar ao Senhor. Vamos somar essas orações para que a mão do Senhor possa se mover em benefício do reino de Deus.

Lc 21:27
Quando chegar o momento mais terrível, o Senhor voltará pela segunda vez para o Seu povo. Portanto, não se assuste. Tenho um pedido ao Senhor: Senhor, quero Te encontrar em vida. Não quero ser despido deste corpo mortal para depois ser revestido novamente com o corpo em glória. Quero ser simplesmente revestido deste corpo de glória. O senhor já estava trabalhando em nós para nos levar adiante com isso. Se queremos que o Senhor venha logo, é isso que estamos começando a presenciar.

Lc 21:28; Mc 13:4-8; Mt 24:3-8
Essas coisas já estão começando a suceder. Não fique cabisbaixo, triste ou preocupado com o futuro. O Senhor quer voltar e precisamos trazê-Lo de volta. Quando essas coisas começarem a acontecer, devemos nos alegrar. Essas eram as palavras iniciais. Essas coisas estavam preditas na Bíblia. Marcos 13:4-8 e Mateus 24:3-8 O Senhor não escondeu tudo isso de nós. Alegremo-nos em tudo. O Senhor vai cuidar de nós, se estivermos cuidando das coisas e da vontade do Senhor. Ele cuidará de nós.

O título dessa palavra é para nos mostrar que Deus precisa dos ministros da nova aliança. o tema geral da série de mensagens é “Os ministros da nova aliança”. Estes ministros não surgiram de outro lugar, senão do ministério da nova aliança, que foi iniciado com o próprio Senhor Jesus. Ele veio à terra e começou uma nova dispensação – da graça e da fé. Essa dispensação visa cumprir o que Deus colocou em Seu coração. Este ministério foi encarregado ao Senhor Jesus. Aos 30 anos ele saiu para pregar o evangelho do reino e sua missão era estabelecer o reino de Deus na terra. Esse ministério começou com o próprio Senhor Jesus como o primeiro ministro.

O Senhor Jesus cumpriu Seu ministério vivendo totalmente pelo Pai, sem falar suas próprias palavras, sem julgar as coisas à sua maneira, mas da forma como ouvia do Pai fazia as coisas e julgava. Ele se ofereceu como sacrifício a nosso favor. Por esse sacrifício Ele pôde cumprir a redenção por nós. Por meio do sacrifício do Senhor na cruz fomos redimidos de volta para Deus. Em ressurreição Jesus foi glorificado pelo pai, ou seja, foi recebido como filho primogênito de Deus na glória. O homem Jesus, pela primeira vez na história foi introduzido na glória no momento da ressurreição. Em Jo 7:39 mostra esse Espírito que tem todas as características necessárias para ajudar o homem.

No dia de Pentecostes o Senhor soprou Seu Espírito nos discípulos e a igreja deu continuidade ao ministério do novo testamento. Primeiramente, Pedro e João lideraram e o Senhor confirmava a obra deles com muitos sinais. Depois, Deus levantou o apóstolo Paulo, que recebeu muita revelação do plano de Deus. Após a partida de Paulo, Deus levantou ministério de João, que nos levou não apenas a vislumbrar o céu, mas abriu-nos totalmente.

Com a mente racional, com nossas referencias terrenas jamais conseguiríamos entrar no ministério de João. Ele nos ajudou a não usar nosso entendimento físico para entender as coisas do ministério de João, mas pela fé. Em Cl 3:1-1-2 Paulo disse: buscai as coisas lá do alto e pensai nas coisas lá do alto. Buscamos as coisas invisíveis e celestiais. Esse ministério permanece até hoje (Jo 21:22-23) Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? João morreu, todavia o seu ministério permanecerá até a vinda do Senhor.

Esse ministério da nova aliança é do espírito e da vida, das coisas celestiais e espirituais. Por isso, não são todos os que estão nele. Somente estão nele os poucos escolhidos. Este é o meu encargo hoje.

Graças a Deus temos recebido a visão da igreja e estamos estabelecidos na prática da base da unidade. A única base que não divide nenhum grupo cristão é a base da unidade. Todos os que forma regenerados pelo Espírito Santo, que são os genuínos filhos de Deus, estão nessa base. Ainda que os próprios filhos de Deus se fechem em dogmas ou práticas, eles vivem em uma cidade e nossa base de comunhão com eles é essa cidade. Estamos na base correta e, por isso, temos legitimidade de representar todos os filhos de Deus.

Todos nós fomos muito ajudados pelo servo do Senhor, o irmão Dong Yu Lan. Ele estabeleceu uma base a partir da América do Sul e o fundamento que o Senhor lançou por meio dele, está sendo usado pelo Senhor. Essa revelação toda é para nos dar mais responsabilidade.

Esse é o momento de o Senhor começar a usar-nos com todo investimento que Ele fez em nossa vida. Todos os anos de investimentos com a Palavra, com a experiencia de invocar o nome do Senhor, de edificar a igreja, de servir na igreja, em um ambiente que não disputamos quem fala melhor ou é maior ou menor. Não temos ciúmes uns dos outros e não temos contendas, porque tudo deve ser encabeçado por Deus por meio de Cristo. Tudo isso foi Deus nos preparando para esse momento. Estamos recebendo essa revelação porque estamos nessa base correta da igreja.

Mt 20:1-16
Os trabalhadores da vinha, contratados na última hora, os quais somos nós, terão de passar por tudo o que estamos passando hoje. No final daquela parábola o Senhor disse que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Todos foram chamados para a salvação eterna. Todos receberão a salvação eterna, mas quem são os escolhidos?

Em Romanos 11 vemos os eleitos de Israel. Esses são os que lutam pela vontade do Senhor. Eles não vivem para si mesmo. Quando o Senhor passou pelo mar, perto de Pedro e André, os chamou para segui-Lo. Eles deixaram tudo para seguir Jesus. De uma maneira simples, deixaram tudo e O seguiram. Depois, Tiago e João estavam com seu pai consertando as redes, ouviram e atenderam ao chamado do Senhor. Eles deixaram seu pai e o negócio para seguir o Senhor. Esse é o princípio dos escolhidos: deixar tudo. Não significa que não vamos mais trabalhar ou deixar nosso cônjuge, mas significa que nossa prioridade é o Senhor. Tudo deixamos para segui-lo.

Mt 22:1-14
A parábola do banquete nos mostra que para participarmos do reino milenar precisamos ser um dos escolhidos de Deus hoje. Precisamos ter essa veste nupcial para termos o reino milenar como galardão. No final dessa parábola o Senhor fala: muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Quero convidar vocês a serem esses escolhidos. Se você ainda dividia as coisas do Senhor com seu negócio, com sua família, com ganhar dinheiro, a partir de hoje coloque o reino de Deus em primeiro lugar. Nosso coração deve ser desesperado por fazer a vontade de deus e trazer Seu reino. Especialmente nesse momento da crise, insegurança e instabilidade. É nessa hora que precisamos nos mostrar como um dos escolhidos do Senhor.

O ministério do Senhor é para os Seus escolhidos. Quero crer que estes estão entre os que vivem a vida da igreja de fato. Muitos têm aparência do reino dos céus. Em Mateus 13 o Senhor mostrou muitos que estão na aparência do reino dos céus. Mas em Mateus 5-7 está a realidade do reino dos céus. Os que vivem isso são os escolhidos de Deus. Deus está nos convidando a ser esses escolhidos.

Jo 13:21-31
Esses escolhidos entendem o ministério de João. Isso me veio à luz quando eu estava lendo João 13. Jesus estava na última ceia e era um momento de muita tristeza, pela despedida. No momento da ceia Jesus disse que um dos discípulos o trairia. Pedro fez um sinal para João perguntar a Jesus quem era. Jesus mostrou quem era para João por meio de um código (ver com quem ele metia a mão no prato). Mesmo entre os escolhidos do Senhor, um deles traiu o Senhor Jesus. Mesmo entre os escolhidos, alguém pode vender o seu direito de primogenitura. Em João 15:16 o Senhor disse que havia escolhido aqueles discípulos. Judas traiu o Senhor e vendeu seu direito de primogenitura. Ele saiu e naquela sala ficaram apenas os 11 discípulos mais íntimos, aos quais o Senhor revelou seu coração.

Deus mostrou que deseja nos salvar completamente. Salvar nosso espírito quando cremos em Jesus. Ele, então, quer salvar a nossa alma, que vai desde a justificação pela fé até o processo de santificação para substituir os muitos elementos do velho homem e da velha criação que temos em nós. Deus está nos santificando, ou seja, os elementos daquele que é o único que é santo (Deus), estação sendo absorvidos por nós por meio da Sua palavra. Essa palavra faz com que os elementos santos sejam acrescentados a nós e os elementos do velho homem sejam eliminados. Esse processo levará toda a nossa vida. Isso fará com que sejamos santificados e justificados. O final desse processo vem com a glorificação. Deus não quer nos fazer pessoas bem comportadas, mas a santificação é para nos tornar santos como Ele é para que Ele possa nos receber nele mesmo. para isso, ele preparou o homem Jesus para sermos um com Deus na santidade em glória.

Jo 14:5-7
Nenhum homem tem acesso ao Pai senão pelo caminho que Jesus abriu. Esse caminho foi aberto pelo viver humano de Jesus, pelo seu viver humano, morte e ressurreição. Isso nos abriu um caminho para o Pai, para a glorificação.

Jo 17:1-5
A diferença do Filho ante da fundação do mundo para o Filho nesse momento era a encarnação. Agora, ele estava pedindo ao Pai que o admitisse em Sua glória. Em Sua ressurreição essa oração de Jesus se completou. Hoje estamos sendo conduzidos à glória do Pai. Por isso, não se assuste com tudo isso. É muito melhor viver na glória do Pai. Isso vai culminar com o nosso processo de maturidade.

Deus espera que Seus escolhidos experimentem essa transformação completa para que eles sejam os que Ele possa contar nessa guerra contra o reino das trevas. Deus conta com você que é um escolhido de Deus. Ele abriu esse caminho da glória para nos glorificar primeiro.

Em Apocalipse 12 os escolhidos são representados pelo filho varão. Antes do início da grande tribulação, estes serão arrebatados para o terceiro céu.

É algo tão difícil imaginar que seremos levados à perfeição como Jesus. Ele vivia totalmente pelo Pai e não fazia nada por si mesmo. ele foi perfeito. Como nós, cheios de nossas opiniões naturais nosso velho homem, podemos chegar lá? Como será isso possível? Ao começar a pensar como Deus nos levaria até lá, comecei a perceber que o livro de Hebreus nos dá o caminho passo a passo.

Hb 1-2
Ele começa mostrando que o Filho é tudo para o Pai. Ele fez tudo por meio do Filho e deseja que tudo o que foi criado e toda a salvação completa resultará no homem habitando com Deus, será a herança do Filho. O Filho é o herdeiro de todas as coisas. Em sua encarnação, o Filho foi feito um pouco menor que os anjos, mas em sua ressurreição, foi gerado o Filho Primogênito de Deus para sujeitar todas as coisas. Deus começou com Jesus. Ao ser glorificado, se tornou o que está acima de todo principado, poder e domínio que se possa referir. Hoje ele está como o autor de nossa salvação, conduzindo os muitos filhos de Deus à glória. Então, no capítulo 2 vemos esse Cristo superior aos anjos.

Hb 3
No capítulo 3 de Hebreus vemos a nossa condição. Éramos aculturados no Egito, no mundo. Ficamos escravizados e nossa maneira de pensar é igual às pessoas que estão no mundo. Deus nos adverte com essa ilustração de Êxodo. Temos um espelho em nossa frente. Temos alguém que, por desobediência, por incredulidade na palavra de Deus, era uma geração desobediente. Por qualquer dificuldade, murmuravam e se rebelavam contra Moisés. Mas Deus quer nos dar esse espelho para nos mostrar que se queremos entrar na boa terra de Canaã precisamos crer na Palavra do Senhor e obedecer, ou seja, pratiquemos essas palavras.

Graças ao Senhor que as igrejas têm praticado a palavra profética. Ele está nos dando o caminho. Não precisamos perecer no deserto. Não precisamos ficar dando voltas no deserto como o povo de Israel ficou. Há três anos nos demos conta de que precisávamos sair das críticas mútuas, dos ciúmes, das muitas opiniões. O Senhor nos mostrou em Filipenses 2:1 o splagchnonde Cristo e o ambiente mudou totalmente entre nós. Aquele foi o momento de virada para passarmos a funcionar como um só exército. A entrada na boa terra de Canaã significa guerra. Deus preparou tudo par anos. Ele precisa de escolhidos.

Além disso, no dia em que Cristo foi recebido para dentro do Pai, ou seja, foi glorificado, não só o homem Jesus foi admitido para a glória de Deus.

Hb 6:5-6
Na ressurreição Jesus foi admitido na glória pelo Pai. Mas também foi constituído sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. Hoje ele é um sacerdote que não está limitado ao tempo e ao espaço. É um sumo sacerdote constituído para sempre na eternidade, na ordem de Melquisedeque.

Para ser sacerdote segundo o mandamento carnal, ou seja, sacerdote na terra, teria de ser descendente de Levi, mas Jesus era descendente de Judá. Deus estabeleceu a lei da vida indestrutível. Quando Jesus ganhou a vida de ressurreição, por essa vida indestrutível, que não pode ser derrotada pela morte, Deus estabeleceu a Jesus um sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque na eternidade. Isso significa que há alguém por nós à direita da majestade.

Hb 8:1-2
Ele está servindo nos céus, no verdadeiro tabernáculo. O verdadeiro santuário está no céu. O Santo dos Santos é onde Deus está. Deus colocou o Santo dos santos em nosso espírito hoje, que é o penhor que Deus nos deu, mas Ele deseja, como o sumo sacerdote, nos levar à perfeição na eternidade, para os céus. Não é impossível para Deus. Ele fará esse trabalho em nós. Mesmo diante de toda a situação mundial, temos essa esperança.

Hb 6:13-20
Podemos lançar nossa esperança nesta promessa de Deus. Ele irá nos glorificar e nos levará para o verdadeiro tabernáculo celestial. Portanto, nosso destino não é pouca coisa.

Ap 21:3
Após o reino milenar, que será o galardão para os escolhidos, os santos que não se tornaram escolhidos, já terão amadurecido e todos os santos formarão o tabernáculo de Deus com os homens. Existe uma tradução muito boa para esse versículo da Bíblia de Jerusalém que conclui esse versículo com: “Ele, Deus-com-eles, será o seu Deus”. Na eternidade futura, o nosso Deus será Deus-com-eles, porque já terá admitido o homem em Sua glória, na convivência maravilhosa de Deus, na unidade intrínseca do Pai com o Filho e no amor ágape, que é a coisa mais perfeita que existe. Jamais você terá sentido o que experimentará naquele momento. É como se mergulhássemos no amor e perfeição de Deus. Essa será a maior alegria, paz, harmonia, santidade, verdade e unidade. Deus será a nossa morada e nós seremos a morada de Deus.

Meu tempo acabou e não posso prolongar mais. Fiquem encorajados. Você é especial. Não só foi chamado por Deus, mas pode ser Seu escolhido. Ele investiu em você por muitos anos. Ainda que você tenha falhas e defeitos. Pedro engou o Senhor três vezes, João era intolerante como filho do trovão, Paulo era perseguidor da igreja. Todos temos falhas, mas agora podemos ser os escolhidos de Deus. Podemos dizer: eis-me aqui, Senhor. Ainda que eu tenha tido um passado ruim, hoje podemos dizer ao Senhor: conta comigo, Senhor. Ele pode nos transformar. Aquele que perseverara até o fim, esse será salvo. Os escolhidos são os que perseveram até o fim. Enquanto uns caem de um lado pela pandemia, outros pelos fatores econômicos, nós permanecemos fiéis ao Senhor, em perseverança. O Senhor abençoe toda a Europa e use as igrejas para ganhar mais escolhidos. Deus abençoe a todos.

Terminaremos com uma oração:

Senhor Jesus, obrigado por todas as revelações. Não merecemos nem nos consideramos dignos, mas te agradecemos por nos ter entregado essa palavra. Certamente temos a responsabilidade de praticá-las. Abençoe a Europa. Guarde os irmãos em sua saúde mental, física e espiritual. Precisamos ser fortes e perseverantes, combatendo o reino das trevas com nossas orações. Também podemos espalhar a palavra pelas redes sociais aos nossos contatos. A palavra do reino será levada a toda a terra. Não fiquemos passivos esperando as coisas acontecerem. Abençoe a todos! Jesus é o nosso Senhor!

7 comentários em “Os ministros da nova aliança no ministério de João – Pedro Dong”

  1. ALELUIA, Deus selou sua promessa com um juramento e como não tinha por quem jurar, jurou por Ele mesmo, e deixou isto escrito, registrado, se tornando a Sua palavra para o nosso encorajamento…

  2. Ó Senhor Jesus!! Assim como o Senhor pode usar apóstolos: Pedro, João e Paulo! Foram aperfeiçoados!! Aleluia!! Senhor eis me aqui! Faça Sua vontade em mim!!😅😅

  3. “Você é especial. Não só foi chamado por Deus, mas pode ser Seu escolhido”. Pedro Dong
    Aleluia pela esperança da Glória!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *