O jovem rico e o jovem liso – Ezra Ma – Comunhão com os jovens ministros de riquezas materiais da igreja em Fortaleza

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na manhã de 26/05/2018.

O jovem rico e o jovem liso
Leitura Bíblica: Mt 19:16-22; Jo 6:1-13; 1Cr 29:1-17; Ex 36:2-7

O que vocês estão fazendo é digno de nota. Esperamos que todos vocês sejam bons gerentes de Deus, jovens em cujas mãos Deus faz passar muito dinheiro. Deus dá pão e dá semente. O princípio de Deus está em 1Co 9, onde mostra que quem semeia com escassez, com escassez ceifará, mas aquele que semear com abundância, com abundância ceifará. Tenho essa experiência. Quando Deus nos abençoa financeiramente ele na verdade está nos testando para ver o que faremos com a semente que Ele nos deu. Se a comemos, perderemos a oportunidade de receber a bênção de Deus. se semeamos, Deus continua a abençoar. O que passa em minhas mãos hoje é muito mais do que eu preciso e Deus tem me dado cada ve mais de várias fontes. Larguei tudo nos EUA, deixei meu amercian dream e vim para o Brasil servir ao Senhor. Por duas vezes a fonte que me supria secou e eu pensei que teria de voltar a trabalhar, mas o Senhor sempre foi abrindo as fontes. Hoje eu oferto bastante, embora não tenha trabalho secular. Deus me encontrou fiel. Tenho ajudado muitos irmãos e cooperado em muitas frentes de obra.

Sobre empréstimo de dinheiro a irmãos quero passar um princípio: se você emprestar, considere o dinheiro perdido. Se o dinheiro voltar, será lucro.

Hoje há três coisas que os jovens precisam aprender para todas as áreas de sua vida e principalmente, na igreja: comunicação, articulação e o grande problema, que é a execução. Todos ganham o encargo nas Conferências, mas não executam o que viram. É por isso que estamos renovando a liderança das igrejas, incluindo jovens e incluindo as irmãs. A irmãs são detalhistas e cuidam muito bem das coisas. os jovens têm energia e iniciativa. Estão no auge de seu potencial. Estamos comprometidos diante do Senhor a introduzir os jovens como a parte executiva.

Em uma reunião da igreja precisa haver articulação entre os serviços de som, música, projeção e palavra. é preciso haver um articulador para que a reunião transcorra bem. Isso é articulação.

No passado vimos irmãos que entraram em empreendimentos para ofertar para a igreja, mas desapareceram após iniciar isso, porque não tinham foco nem lastro. Muitas vezes conflitos são gerados quando há empreendimentos tocados por irmãos. essa ideia de vocês é tremenda, que é preparar vocês para quando tiverem sucesso tenham um coração adequado e permaneçam na igreja. Os irmãos estão fazendo corretamente aqui, estão passando o bastão para outra geração com irmãos que estão sendo preparados desde já para assumir o suprimento da obra do Senhor e a liderança da igreja. Josué foi preparado por Moisés.  O bastão foi passado em bom tempo a ele. Este é o momento para passarmos o bastão para a geração mais jovem. Não sairemos de cena, ainda permaneceremos orientando e dando direção, mas esta geração mais nova precisa assumir a execução. Somente com a energia dos jovens o comboio de 100 vagões da vida da igreja terá força para andar. se precisar frear, frearemos. Vocês estão dispostos a assumir a responsabilidade espiritual e financeira da igreja?

Enquanto Josué viveu todo o povo serviu ao Senhor. o problema foi que a geração de Josué não preparou a próxima geração e o tempo dos Juízes veio. Até que Deus levantou outro jovem – Samuel, que mudou a era. Os discípulos de Jesus mudaram uma era, e eram todos jovens. Hoje nos falta poder na parte executiva. Nesse ponto somos falhos e são vocês, os jovens que irão nos ajudar a crescer. Nos anos 80 e 90 crescemos muito. nos anos 70 e 80 éramos mais jovens do que vocês são hoje. Pensamos que os jovens hoje são muito novos. Precisamos mudar e dar um voto de confiança aos jovens. Todos cometemos erros, mas não podemos desistir ao cometê-los. Ao perguntarem por O segredo do sucesso é errar mais do que todos, mas aprender com eles.

Honrem os mais velhos, não os desprezem. Roboão desprezou o conselho dos mais velhos e o resultado foi a maior tragédia da nação de Israel (1Rs 12). Os jovens são muito mais capazes na tecnologia, nas técnicas de gestão, administração de recursos financeiros e humanos, etc. são mais capazes que os irmãos responsáveis de muitas igrejas. Como resultado, desprezam os mais velhos. O irmão Dong nos ajudou: se você não sabe se submeter, não sabe obedecer, você será inútil ao Senhor e Deus não o usará. Precisamos aprender a lição da obediência. O irmão Pedro tem compartilhado recentemente que o Senhor

Os mais velhos também precisam aprender a lição de que quando os jovens fazem coisas melhores do que nós fazemos não significa que são ambiciosos e querem tomar nosso lugar. Temos de dar apoio aos irmãos.

A igreja não é uma empresa, mas um organismo. No entanto, na administração da igreja temos de aprender como administrar com as empresas modernas. Temos de fazer análise SWOT, fazer gestão de tempo e de pessoas. um dos melhores presidentes americanos foi Ronald Reagan. Ele não era político, mas ator. Ele teve muito sucesso porque se assessorou dos melhores ministros. Juntos vocês são invencíveis e terão sucesso. Esse é o princípio do Corpo de Cristo. um membro completa o outro.

Muitas vezes não damos atenção às irmãs. Mas temos visto que elas são cooperadoras. No momento da queda Deus elevou a mulher à posição de cooperadora. Ela foi criada com muitas funcionalidades; muito mais que o homem. o homem é o IPhone 6, a mulher, o IPhone 10. São as mulheres que dominam o mundo. Atrás de um grande homem está uma grande mulher. Também quem oferta mais são as irmãs. Eu oferto bastante hoje por causa da minha esposa.

Rm 16:1 A palavra protetora, nesse versículo significa bem-feitora, financiadora, patrocinadora. Todos sabem que a igreja em Filipos ofertava para Paulo, mas poucos sabiam que havia uma irmã que patrocinava a obra do Senhor por meio de Paulo. essa irmã ganhará um grande prêmio no julgamento. Ela encorajava espiritualmente, mas também ofertava. Susana, Salomé, Joana aquelas irmãs todas supriram o ministério do Senhor Jesus. Isso é ter ministério de riquezas materiais. É patrocinar as necessidades da obra do Senhor e da igreja.

Então, a igreja não é uma empresa, mas precisa ser administrada bem. Paulo falou que a igreja tem um procedimento (1Tm 3:15). Paulo falava os detalhes sobre a maneira como queria que as coisas fossem feitas. Ele ordenava em todas as igrejas determinado padrão. Existe um procedimento.

Vocês estão começando suas empresas. É preciso cuidar administrativamente. Nas coisas da igreja, como o escritório, precisa ser feita de forma profissional. Deve haver recibos, registros de entrada e saída, etc.

Também precisamos saber que uma vez que ofertamos algo para a igreja, não podemos duvidar de como os irmãos administrarão aquilo que ofertamos. Se um irmão não está administrando bem o que ofertamos, Deus o julgará, mas àquele que oferta, Deus abençoa.

Na Bíblia temos a história de um jovem rico e de um jovem liso.

Mt 19:16-22 Herdar a vida eterna é diferente de ter a vida eterna. Ele era um jovem muito bom. Era extraordinário, na verdade. Ele estava na vida da igreja e buscava o reino. O teste final para ele foi o seu bolso. O que prende uma pessoa é o dinheiro. Libertar-se do álcool, das drogas, sem dúvida é uma libertação, mas a verdadeira libertação é a libertação do dinheiro. Minha esposa e eu sentimos uma grande liberdade, porque não estamos mais presos ao dinheiro. Quando você se der conta de que o dinheiro não é seu, mas do Senhor e você apenas está administrando o Seu dinheiro, terá liberdade. Enquanto considerar o dinheiro seu, estará preso. Tudo o que tenho é do Senhor. Não só meu dinheiro, mas também meu carro, minha casa e meus filhos. Essa visão me ajudou a superar a perda de minha filha mais nova. Ela era de Deus e Ele a levou.

Jesus fez o último teste com este jovem. Primeiramente, ele precisava ofertar o que tinha para depois ser perfeito. Se você ganha 1.000,00, ofertar 100,00 não é tão difícil, mas quando você passa a ganhar 10.000,00 é mais difícil ofertar 1.000,00. O verdadeiro teste da espiritualidade é o nosso desprendimento na questão financeira.

Deus me supriu muito todas as vezes que ofertei. Hoje não só oferto para as necessidades da obra, mas também ajudo irmãos particularmente conforme a necessidade deles e não está faltando, porque creio no princípio da Bíblia: quem semeia com fartura, com abundância ceifará.

Aquele jovem rico saiu triste, porque não experimentou a libertação das riquezas materiais. Ele era um jovem rico na igreja, mas não era um MRM.

Vejamos agora o caso do menino liso.

Jo 6:1-13  Jesus estava testando os discípulos. A palavra grega para rapaz é um menino jovem. Esse menino tinha uma mãe proativa que preparou uma marmita para ele. Dentre toda a multidão somente ele possuía aquela marmita. Ele não tinha muita coisa. Não tinha muito dinheiro. Era um jovem liso. Um jovem liso também oferta. O segredo é que o que você tiver, coloque nas mãos de Jesus para ele multiplicar. Jamais você saberá o alcance da sua oferta. Deus multiplicará a sua oferta. Hoje você oferta pouco, mas um dia, você ofertará 50, 100, 200 mil. Estamos vendo algo que talvez vocês não estejam vendo ainda. Provem o Senhor.

Vejamos agora a oferta de um povo rico e depois de um povo liso.

O povo rico é o povo na época de Davi, após ter saqueado as nações. O povo liso era o povo ainda no deserto, quando ofertaram para o tabernáculo. Eles ainda não haviam produzido riqueza nenhuma além do que receberam dos egípcios. Deus quer usar vocês para produzir riquezas. Oro ao Senhor para que o modelo de vocês seja inspirador para todo o Brasil. O Senhor vai multiplicar as riquezas de vocês.

1Cr 29:1-2  A obra em que estamos envolvidos é grande. Precisamos ter essa percepção. Não estamos envolvidos em algo pequeno. Em segundo lugar, o que ofertamos não é para homens, mas para Deus. se vamos fazer algo, façamos com todas as nossas forças. Temos de preparar-nos para fazer. temos de preparar em nosso coração o que vamos ofertar. As ofertas são de vários valores e para várias necessidades. Ofertamos porque amamos a casa do nosso Deus, amamos a igreja. essa é a nossa motivação. Nossa motivação não é a multiplicação da nossa sementeira, mas é o amor pela igreja.

  1. 3 Quando somos MRM teremos dois tipos de dinheiro em nossas mãos: o dinheiro pessoal e os fundos que Deus dará a vocês para administrar. Aqui tinha o outro e a prata particular de Davi que ele ofertou. Ele preparou ofertas do povo e ofertou particularmente.
  2. 4-9 Tudo tem de ser de livre e espontânea vontade. Ninguém é obrigado a ofertar nada.
  3. 10 Na oração de Davi também aprendemos muitos princípios. O primeiro deles é reconhecer a autoridade e a soberania do Senhor. Tudo está em Suas mãos. É ele quem cuida da economia. Se ele quiser, pode blindar seus negócios e cuidar de você. Basta a mão do Senhor estar com você. Mesmo nos negócios precisamos aprender a orar, consultar o Senhor e seguir a unção. Tudo é do Senhor.
  4. 11-13 Temos de agradecer ao Senhor a oportunidade de ofertar. Se Deus fechar a porta, nem que peçamos de joelhos, Deus permitirá que ofertemos. Temos de pedir ao Senhor que nos permita ofertar a Ele.
  5. 14 Tomamos as coisas das mãos do Senhor e das Suas mãos ofertamos a Ele.
  6. 15 Isso mostra como somos voláteis. No momento em que Deus não abençoar, tudo irá embora. Somos peregrinos e tudo pode ir embora um dia. aproveitaremos para ofertar enquanto temos o dinheiro para ofertar. Se Deus permitir uma crise e nosso dinheiro desvalorizar, não poderemos mais ofertar.
  7. 16 Nosso foco é ofertar para as necessidades de Deus.
  8. 17 Deus provará o nosso coração todo o tempo. O Senhor conserve em nosso coração essa disposição e pensamentos quanto a ofertar ao Senhor.

Vejamos agora a oferta do povo liso. É o mesmo povo, mas em outra situação, quando ainda estavam no deserto.

Esse povo era escravo. Um escravo não tem nada.

Ex 25:1-9 O coração precisa mover a ofertar, ou seja, não é uma imposição, mas algo voluntário. Todas essas coisas mostram que não importa o valor do que é ofertado. Diversos tipos de coisas são úteis para Deus e a Sua necessidade, ainda que pareça não ter muito valor.

Ex 35:4-19 Aqui há outra categoria de ofertas que não é ouro ou prata, mas serviços. Podemos ofertar também nossos serviços para a igreja. Às vezes há uma necessidade e ao invés de contratar alguém de fora, ofertamos nosso serviço ao Senhor.

  1. 20-29 Havia quantidade porque eram em grande quantidade de pessoas, mas não tinham muitos recursos. Tudo era feito conforme o coração dispôs. Isso foi falado na Conferência na EAV pelo irmão Pedro Dong. Nossas ofertas não podem ser improvisadas. Precisamos preparar as ofertas já em casa (1Co 16). Diante do Senhor precisamos considerar e ofertar o que for proposto em nosso coração (2Co 9). Quem tem empresa oferta a partir de seu lucro e não de seu faturamento. Cada um precisa estabelecer voluntariamente diante do Senhor qual a porcentagem vai ofertar ao Senhor.

Ex 36:2-7 Essa foi a grande benção do Senhor para o povo na época em que não tinham muito recurso. Hoje não temos muito, mas estamos aprendendo a ofertar e receberemos a benção de Deus.

Ex 11:1-3; Ex 12:35-36  Deus fez o povo ter o favor perante seus vizinhos. Essa deve ser a nossa atitude. Não somos deste mundo, mas Deus permite que trabalhemos neste mundo para que sejamos os agentes da transferência dos recursos do mundo para Deus. os recursos são santificados pelas mãos de vocês.

1Tm 6:17-19 Quando ficarem ricos, não se orgulhem nem depositem sua esperança na instabilidade da riqueza, porque da noite para o dia tudo pode mudar. Quando Deus conceder a vocês, não tenham medo de desfrutar. Podem comprar um bom colchão se precisarem. Não precisam continuar dormindo no colchão de pregos. É importante investir naquilo que é para o reino, mas precisamos saber administrar bem nossos bens e dosar bem os gastos.

  1. 6-10 A filosofia básica para o nosso viver é estar contente com o que temos. Não ostentemos com coisas que temos. Podemos viver com conforto, mas não ostentemos, porque isso não agrada a Deus.

Ml 3:10-12 Deus usa a cada um de nós para suprir Sua casa. Ele sempre encontra os canais. Ele quer nos usar, mas se não formos nós, serão outros. Queremos ser usados por Deus. Se não tivermos um coração correto, Deus deixará o devorador solto. Esta semana, por causa da greve dos caminhoneiros, estávamos para perder 26 mil litros de leite na fazenda. Mas nossa família orou e Deus repreendeu o devorador, de modo que os caminhões chegaram e levaram o leite para o processamento. São experiencias que temos.

2Co 5:7 Não andem pelo que vocês vêm. Aprendam a ver o invisível. Todos andamos pela lógica, mas aprendamos a viver pela fé, vendo o invisível. Todos seguem pelo que veem, mas nós temos discernimento e intuição. Os homens de sucesso enxergam o que ninguém vê.

Ef 3:20  Pense grande. Não pense em valor pequeno. Não apenas peça isso, mas pense nisso. Um MRM precisa ter um coração alargado, porque a obra de Deus é grande. Temos de perguntar aos irmãos quais são as necessidades da obra e pensar em ganharmos o suficiente para ofertar e sustentar a Sua obra. Deus pode fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos. Vocês já estão suprindo o compromisso de oferta para a África, mas se continuarem pensando e orando, Deus vai suprir muito mais e vai usá-los.

Louvado seja o Senhor!

Um comentário em “O jovem rico e o jovem liso – Ezra Ma – Comunhão com os jovens ministros de riquezas materiais da igreja em Fortaleza”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *