M27 – A vinda de Cristo e as Nações

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em São Paulo – São Paulo, em 08/05/2022. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Estamos no meio do livro de Mateus, chegando no capítulo 25. O título da mensagem de hoje é “A Vinda de Cristo e as Nações”. Na semana passada, nós abordamos a parábola dos talentos, mas não terminamos, então hoje iremos terminar. Deus tem um negócio, a economia de Deus. A palavra “oikonomía” aparece em 1Tm 1:4, onde foi traduzido em algumas versões como “serviço de Deus na fé”. Deus tem uma casa aqui na Terra, a Igreja! A administração da casa visa levar a cabo o negócio de Deus. Todo o trabalho que Jesus fez aqui na Terra visava a missão de gerar e edificar a igreja. Hoje, estamos no processo de edificação!

Graças a Deus, Jesus rogou ao Pai para enviar outro consolador após a sua morte, esse consolador é o Espírito, que é o próprio Jesus. Cristo vive em nós como o Espírito! No dia de Pentecostes, o batismo com o Espírito deu poder para a igreja para pregar o evangelho. O processo da edificação da igreja agora fica a cargo do Espírito.

Até o século 19, a igreja não havia sido edificada. Queridos irmãos, nós estamos no final dos tempos. A edificação da igreja tem que ser feita! Deus não quer perder tempo, Ele quer nos usar como trabalhadores que pensam fora da caixa, que seguem o Espírito e dão liberdade para o Espírito agir, longe da nossa limitação humana. Ele tem nos guiado pela palavra profética. É importante identificar o canal por onde flui a palavra de Deus, daí pra frente permanecer simples e obedientes à palavra. Nós precisamos penetrar na palavra, não podemos ficar apenas na superfície. Nós vemos no povo de Israel e em toda a história da igreja que a decadência vem quando o povo não há quem ouça a palavra.

Graças a Deus, chegou o nosso tempo! No livro “A história da Igreja” de Andrew Miller, escrito por volta de 1800, ele predizia que surgiria a igreja em Filadelfia, onde seriam destrancados os tesouros da palavra profética. Essa igreja será encarregada de concluir a obra de Deus. Mas essa igreja é um pequenino rebanho, tem pouca força, então como conseguirá concluir a obra de Deus? Pela palavra profética! Isso faz toda a diferença nos nossos dias. Se nós ouvimos atentamente, como Deus disse para o povo quando os separou do Egito: “Se atentardes diligentemente a minha voz e guardardes a minha aliança, vocês serão propriedade peculiar minha, reino de sacerdotes, nação santa.” Se nós dermos atenção e apreço adequado, o amor reverente a palavra, Deus vai fazer sua obra no espírito. E isso tem acontecido.

Nós precisamos entender o poder que tem na palavra de Deus. Em Gênesis 1 não havia luz, Deus falou e a luz se fez! Em Sl 33:9 Deus fala e tudo passa a existir. A palavra de Deus é uma ordem para as coisas se fazerem. Se nós recebemos a palavra com esse espírito, como os tessalonicenses receberam, essa palavra tem poder para trabalhar eficazmente em quem a receber! É dessa forma que a igreja em Filadelfia vai concluir a tarefa da edificação da igreja.

Essa tarefa passou para nós, e pelo poder do Espírito nós estamos trabalhando para concluí-la. Estamos envolvidos em um negócio. A partir do século 2 até o século 19, o povo tem levado a palavra apenas como doutrina, somente o clero podia servir ao Senhor, só os que estudavam sistematicamente a palavra. Todo negócio visa o fruto. Deus mandou buscar fruto na sua vinha, mas aqueles a quem ele mandou no antigo testamento não deram fruto nenhum. No novo testamento Ele quer o fruto da vinha, esse é o negócio.

Por isso, Jesus precisou se tornar homem para executar a tarefa, chamou os servos e confiou seus bens, os talentos. Quando saímos as ruas, nós estamos procurando e encontrando os dons que Deus tem na rua. O talento, aproximadamente 45 quilos de prata, equivalem em torno de 170 mil reais. Não é pouca coisa receber um talento. Mas o negócio de Deus não é dinheiro. O negócio de Deus é a edificação do corpo de Cristo!

Quero completar aqui com Rm 12:4-6. Os talentos são dados para cada membro do corpo, tendo cada um a sua função. Nós temos que entender que nenhum de nós é grande o suficiente para ser um corpo, nós somos apenas membros. Os talentos são dados para que cada membro funcione adequadamente em sua função. No versículo 6, nós vemos que é de acordo com a capacidade que Deus dá os dons, para que cada um de nós funcione em prol do Corpo. Por isso precisamos ampliar nossa capacidade, seja através dos estudos, do trabalho, na vida social. Temos que procurar sempre progredir. Não podemos ser como aquela música popular: Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou assim. Nós temos que ser aperfeiçoados! Nós podemos ser aperfeiçoados no CEAPE, nas redes de cuidado, no Bookafé, no Expolivro, nos diversos serviços da igreja.

Nós também temos que entender que a obra de Deus não é feita com a nossa capacidade, mas pelo poder de Deus. Então por que devemos nos capacitar? Quanto maior a sarça, mais poder pode ser transmitido. Deus é como uma caixa enorme de água e você é o condutor dessa água. Para que a água possa fluir bem, a tubulação deve ter uma boa capacidade. Às vezes, as pessoas muito capazes acham que o poder vem delas, e Deus não pode mais fluir através delas. Precisamos buscar sempre aperfeiçoamento e ter humildade para aprender. O nosso negócio é a edificação da igreja. Quando saímos às ruas, vamos procurar os materiais, os bens do Senhor.

Mt 25:2

Vemos que o Senhor fala a mesma palavra para o que recebeu 5 talentos e para o que recebeu 2 talentos. Basta você ser fiel com o que recebeu, não precisa se comparar com os outros. Quando o irmão Dong compartilhou sobre isso, ele nos explicou que ninguém começou a servir com 5 talentos, mas sim com 1 talento. Se formos fiéis, o Senhor nos dá mais talentos. Desenvolva seu talento! Essa é a nossa tarefa.

Nós devemos ter a atitude de sair imediatamente a negociar. Quando os servos receberam os talentos, essa foi a atitude que tomaram. Quando Deus fala, nós não podemos ficar nos questionando: “Ah, será que isso vai funcionar? Será que somos a igreja em Filadelfia? Será que temos condição de concluir essa obra?” Se você ficar se questionando, você vai perder o trem dos vencedores. Quem é vencedor sai imediatamente a negociar.

Jo 15:11 (Versão KJA)

Hoje, na vida da igreja, nós podemos viver essa alegria do Senhor. Nós estamos servindo, suando, mas podemos trabalhar tudo isso na alegria e no descanso do Senhor. O objetivo de Deus é levar você cada vez mais para dentro da Sua alegria. Quando chegar o Reino, nós vamos desfrutar da plena alegria. O homem corre atras da felicidade o tempo todo, através de muitas coisas. A felicidade está em Deus! Nós já podemos trabalhar desfrutando dessa alegria (Jo 17:13 Versões RA e KJA). Naquele dia o nosso galardão será essa alegria. Em Pv 8 nós vemos que o Pai e o Filho desfrutavam desse prazer. Deus é a fonte da felicidade, Ele quer dividir essa felicidade com o homem. Ele quer nos introduzir na sua felicidade plena. Quando chegar o Reino milenar, nós seremos galardoados com essa plena felicidade. Os vencedores anteciparão essa felicidade.

Mt 25:24-25

O servo não falou errado. Realmente para o homem fazer a obra de Deus, é impossível. Nós mal cuidamos de nós mesmos. Mas graças a Deus, a obra é feita por Ele, pelo Espírito de Deus! O de 5 e o de 2 talentos se basearam na palavra e foram negociar. Se você não usa a palavra para executar a obra, você não terá poder. Realmente o Senhor é severo. Hoje, nada é feito por nós, somos apenas canais. Se você ficar razoando como homem, não vai conseguir mesmo. Se um membro não funciona adequadamente, acaba prejudicando todo o Corpo.

Quem são os banqueiros do Senhor? Primeiro, a obra de Deus é a palavra quem faz. Os banqueiros podem ser os profetas que falam a palavra. Em Efésios 4:11-12 vemos os banqueiros, que vão ajudar os membros a funcionar. Nós, como membros do Corpo de Cristo, temos a necessidade de sermos aperfeiçoados para fazer a obra, que é a edificação do Corpo de Cristo. Temos que aprender como usar os dons que o Senhor nos deu. Tem muitos irmãos, assim como eu, que tem dificuldade em pregar o evangelho. Nós temos que acompanhar quem faz, esses irmãos podem nos aperfeiçoar. Graças ao Senhor, nós temos pessoas que nos aperfeiçoam em todos os sentidos. Quanto mais você tem, mais vai receber. Se você não se sente capaz de fazer algo, peça ajuda! Não fique parado. Assim vai sendo aperfeiçoado.

Muitos interpretam o choro e ranger de dentes como a perda da salvação. A salvação não se perde, apenas se perde o galardão. Se você for esse que escondeu os dons, ficara se lamentando por não ser obediente a palavra de Deus. Não se preocupe só com as suas coisas. Nós ainda temos tempo! Vamos viver vigiando.

Agora vamos entrar na mensagem de hoje. A partir de Mt 25:31 até o final, é a última seção. Estamos no contexto dos discípulos perguntando pra Jesus: Quando sucederão essas coisas que o Senhor está falando e qual o sinal da sua vinda? Então Jesus respondeu em 3 seções. A primeira foi o final dos tempos para os judeus, e até agora a pouco foi a segunda seção, que o Senhor falou quanto a igreja. A igreja precisa olhar para a parábola da figueira e saber quão próximo está o fim. A chegada do fim é a grande tribulação. A igreja precisa estar apercebida, e a igreja é que define o ritmo do avanço para o fim.

Graças ao Senhor, desde 2018 nós começamos a colportagem dinâmica. Muitos colportores têm sido aperfeiçoados. Temos entre 300 a 400 colportores nas ruas, mas queremos chegar a mil! Temos milhões de sementes do Reino espelhados por aí, qualquer hora podem brotar. Muitos filhos de Deus virão para a América do Sul para fugir da Grande Tribulação e vão encontrar muitos livros aqui! Poderão ser alimentados. Então vamos semear, irmãos! O Senhor também está usando grandemente o Expolivro. É benção atras de benção. O Senhor está ganhando as pessoas. Ele quer andar rápido. Hoje temos as mulheres conectadas e os homens de oração. As igrejas perceberam que podem sair pra pregar o evangelho. Temos a rede de acolhimento! O Senhor nos preparou muito. A palavra profética tem avançado, ela que desata o nó dos acontecimentos.

Quando começamos a entrar em Mateus 24, as coisas em Israel começaram a ferver. A pressão para a edificação do terceiro templo está pegando fogo. Logo o templo será construído. Com essa pressão toda surgirá um homem, que se tornará o Anticristo. Ele estabelecerá uma aliança de 7 anos, e o mundo dirá: Paz e segurança! Irmãos, quando essa aliança for firmada, não sejam como os outros. Nós teremos poucos anos para sermos arrebatados. No meio dos 7 anos ele vai quebrar a aliança e se tornará um outro homem e vai colocar a imagem da besta no templo. Pela primeira vez um ídolo vai falar, com fôlego, e terá poder para matar quem não o adorar.

Mt 25:31

Quando será isso? Já será a segunda vinda de Cristo, a vinda pública. Nós aguardamos a vinda secreta do Senhor Jesus, em algum momento antes da Grande Tribulação. O Senhor virá como ladrão na noite. Ele levará o que tem mais valor na casa, os vencedores. Então, aguarde a vinda secreta do Senhor. No primeiro aspecto, a Sua vinda será secreta para os cristãos prudentes que já dormiram, como as virgens sábias (Mt 25:4) e cristãos vigilantes como aqueles que serão arrebatados antes da grande tribulação (Mt 24:40-41). Nós estaremos vivendo nossa vida normal, trabalhando, estudando, mas teremos um coração diferente, vigilante, que vive apercebido, praticando a palavra profética e cuidando dos irmãos. De repente, quando na vinda secreta do Senhor, Ele te achar vigilante, você será arrebatado! A vinda do Senhor será como ladrão (Mt 24:43-44).

No segundo aspecto, a Sua vinda será pública, no final da grande tribulação, para os judeus e gentios incrédulos. A Sua vinda pública será como relâmpago (Mt 24:27). O relâmpago é a luz que surge quando acontece o raio, diferente do trovão, que é o som. A luz chega muito antes do som. Por isso a vinda do Senhor será como o relâmpago. O globo terrestre é divido em fusos horários, por isso será como relâmpago. Ele virá para todos, de uma só vez.

No intervalo entre a sexta trombeta e a sétima, Cristo estará a caminho da terra (Ap 10:1). A vinda do Senhor é Parousia, isto é, não é uma vinda rápida, durará aproximadamente 3 anos e meio. Nesse momento Cristo estará envolto numa nuvem. Depois disso, o exército dos dez reis, que serão comandados pelo Anticristo, virá contra o povo de Israel para o exterminar de vez. Jerusalém sofrerá muito com esse cerco. Na hora certa, com o povo quase sendo exterminado, eles verão o Senhor chegando com poder e muita glória (Mt 24:30). Todos os povos da Terra poderão ver. Da mesma forma como Cristo ascendeu aos céus do monte das Oliveiras envolto por uma nuvem (At 1:9-12), Ele voltará no mesmo monte, vindo sobre uma nuvem (Zc 14:4). Jesus pisará com um pé no norte do monte e outro no sul. Esse monte vai abrir um vale, do ocidente para o oriente. Ele vai salvar o remanescente de Israel!

Mt 25:32

“Todas as nações” se refere aos gentios que sobreviveram a Grande Tribulação. Os seguidores do Anticristo foram derrotados na batalha do Armagedom (Ap 16:14,16; 19:19-21). Todos os que se juntaram para lutar contra o povo de Israel serão mortos. Os gentios, que ficaram vivos, serão julgados (Lc 1:31-33). Nesse momento, Ele vai se assentar no trono de Davi, em Jerusalém. Os judeus remanescentes serão salvos para formar o reino messiânico, na parte terrena do reino milenar. Eles serão sacerdotes, para ajudar as nações. Jesus vai sentar-se no trono e julgar em Jerusalém para os gentios se acostumarem a viver de baixo do governo do Messias, sob os serviços dos judeus.

Nós estaremos na parte celestial! Receberemos um corpo de ressurreição, um corpo da glória! Incorruptível. Nós entraremos na esfera da eternidade do Senhor. Poderemos ir e vir sem necessidade de transporte.

Ele vai colocar as ovelhas à Sua direita e os cabritos à Sua esquerda. A direita significa lugar de honra (Mt 25:32-40). Durante a Grande Tribulação, o Anticristo terá controle de todos os habitantes da terra (Ap 13:14- 15). Todos que não adorarem a besta, não receberão a marca com o nome da besta, que pode ser um chip ou algo parecido, e sem a marca não poderão comprar, vender, trabalhar. Deus então preparou uma situação (Ap 14:6). Esse anjo não pregará o evangelho da graça, pois a era da graça terá acabado. Não terá mais a possibilidade de alguém ser regenerado pelo Espírito. Entre as pessoas do mundo, alguns ouvirão o evangelho pregado pelos anjos e temerão a Deus. Eles darão abrigo aos cristãos, que não tem a marca da besta.

As ovelhas serão transferidas para a esfera da vida eterna, aqui na terra. Estarão sob o cuidado sacerdotal dos judeus e sob o governo de Cristo e dos vencedores (Zc 8:20-23). A nação de Israel será em Canaã, desde o Nilo até o Eufrates, de onde os judeus salvos governarão toda a terra (Is 60:10-12; Zc 14:16-18). A parte celestial será a manifestação do Reino dos Céus, onde os crentes vencedores desfrutarão o galardão do Reino.

Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno. Aqui fala do lago de fogo (Ap 20:14-15). Os “cabritos” perecerão no lago de fogo, depois do Anticristo e do falso profeta e antes do diabo e dos pecadores ressuscitados. A última a ser lançada para o lago de fogo será a morte.

Só aí Cristo terá terminado a sua missão. Então Deus será tudo em todos! (1Co 15:28)

Irmãos, meu objetivo aqui não é passar curiosidades ou estudo de escatologia. Não! Eu quero encorajar vocês! Vamos colaborar com Cristo na missão de edificar a igreja! Vamos cuidar dos bens do Senhor. Vamos, com Cristo, vencer a batalha de Armagedom. Vamos participar desse julgamento das nações. Vamos reinar com Cristo e nos sujeitar a Deus Pai na eternidade futura! Amém!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *