Ministros do Espírito – Ezra Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM CAMPINAS – 15-16/02/2020

 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na manhã de 16/02/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 02 – Ministros do Espírito
Leitura Bíblica: 2 Co 3:6

 

Ontem fizemos uma conclusão desta série de mensagens deste tema que temos: o Ministério da Nova Aliança. É muito difícil de se resumir até mesmo em dez reuniões. Vimos em março do ano passado Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus e no semestre passado vimos o Ministério da Nova Aliança. Nós vimos ontem a sequência das duas cartas de Paulo aos coríntios. Vimos como ele expôs os problemas da igreja em Corinto. Em suas outras epístolas ele não expôs tantos problemas da igreja como o fez em 1 Coríntios. Desde divisão até comida sacrificada aos ídolos, uso do véu, a questão das verdades, a questão das práticas, etc. Paulo mostrou 11 problemas, mas mostrou-lhes também que a solução para todos eles não é coaching, administração humana, auto-ajuda, filosofia humana, mas é Cristo.

Na vida da igreja temos essa peculiaridade: estar focados em Cristo. não é com metodologia humana ou com show. Nosso louvor e adoração hoje foi muito genuína, mas simples. A ostentação atrai muitas pessoas e muitos gostam de ver aqueles shows. Queremos nos manter na simplicidade de Cristo. a nossa porta é estreita e nosso caminho apertado. Larga é a porta e espaçoso o caminho que nos leva para a perdição.

Prosperidade e cura é o que mais atrai as pessoas hoje. Não prometemos essas coisas, mas cremos que aquilo que semeamos, colhemos. As doenças atingem todas as pessoas. minha esposa também foi acometida de um câncer. Graças ao Senhor, provavelmente ela não precisará fazer quimioterapia, mas apenas radioterapia e hormonoterapia. Agradecemos as orações dos irmãos. Os servos de Deus não estão livres de sofrer essas coisas, além de outros sofrimentos, difamação, etc. O irmão Dong foi muito atacado, mas ainda conservou sua alegria no Senhor. Cristo é a solução para todos os nossos problemas.

Em 1 Coríntios também nos foi apresentada a cruz de Cristo. de um lado, desfrutamos Cristo para solucionar nossos problemas. Por outro, tomamos a Sua cruz para matar nosso velho homem, nossa carne, Satanás, tantos outros itens, além de nossa. Foram apresentados 11 itens de Cristo em 1 Coríntios.

Além disso, o irmão Pedro nos mostrou a glória. Resolver os problemas é apenas remover os obstáculos para chegarmos ao nosso destino. O nosso destino é 2 Coríntios, o ministério da nova aliança, que tem a meta de nos conduzir a entrar no reino. O ministério da nova aliança é uma visão, uma incumbência que Deus nos dá, mas sem os ministros, isso não pode ser levado a cabo. Deus precisa dos ministros da nova aliança. Não é algo rápido, mas os ministros precisam ser formados. Isso implica em conhecer mais Cristo. por um lado, os ministros são produzidos pelas experiencias de Cristo, mas por outro, pelos sofrimentos, pelas pressões. Isso é algo que ninguém quer.

Todos queremos entrar no reino, mas quantos querem sofrer?

At 14:22 Nos importa significa que é necessário passarmos por tribulações para entrarmos no reino.

Mt 7:13-14  O Senhor me deu um forte encargo sobre esses versículos nos últimos meses e o irmão Pedro Dong também tem compartilhado sobre ele. São muitos os que entram pela porta larga e andam pelo caminho espaçoso. Pela comissão que Deus nos deu, temos responsabilidade diante Dele de espalhar as verdades que recebemos e ganhar pessoas. há igrejas que tem crescido muito nos últimos meses. Mas também temos de reconhecer que não teremos milhões. A porta é apertada. Todos querem entrar no reino, mas quantos querem andar pelo caminho apertado e passar pela porta estreita? Não teremos milhões, porque nem todos estão dispostos.

Rm 8:17 Todos querem ser herdeiros, mas quantos querem sofrer? Se com Ele sofremos, também com ele seremos glorificados. O segredo é sofrer com o Senhor. Se sofrermos sozinhos, seremos reprovados, mas se sofrermos com o Senhor, passaremos para o próximo estágio, que é o reino.

Em 1 e 2 Coríntios, temos o conceito da glorificação. 1 Coríntios nos mostra Cristo e a Sua cruz, mas em 2 Coríntios nos mostra que o objetivo de Deus é nos levar a nos tornar a noiva de Cristo e nos introduzir na glória.

1 Co 2:7 Desde a eternidade passada Deus já preordenou o nosso destino: a glória.

1 Co 15:42 Paulo estava falando da vinda do Senhor. Em Sua vinda, nosso corpo será glorificado. Nós, os vivos, teremos nosso corpo transfigurado.

2 Co 3:8 Aqui temos o ministério da nova aliança, que tem o objetivo de conduzir o Seu povo ao reino, à glória. Este ministério do espírito é o ministério da glória.

2 Co 3:18 Temos uma transformação metabólica em que nosso elemento natural sai e o elemento divino é acrescentado em nós (3 Jo 3:2). Há um processo ocorrendo hoje que é o processo de glorificação. Ela não virá de repente. Isso ocorrerá com o nosso corpo de forma instantânea, mas isso será apenas o resultado do que já está ocorrendo em nosso interior hoje. A glorificação do nosso corpo é o resultado do que está acontecendo dentro do casulo há meses. Quando o que está dentro do casulo estiver pronto, o casulo será rompido e a borboleta sairá.

2 Co 4:17 Muitos podem fazer muitas coisas, mas nós não podemos. Isso nos faz sofrer. Há momentos em que não aguentamos mais. Paulo chegou a esse ponto e disse que isso era para que ganhemos eterno peso de glória. 100 kg é muito pesado se comparado a 1 Kg, mas é leve se comparado a 1 Ton. Nossa tribulação é leve e momentânea quando comparado ao eterno peso de glória. Esse eterno peso de glória é acima de toda comparação.

A definição de glória para nós ainda é muito exterior. Sem dúvida a glória é a expressão de Deus, mas o Senhor nos mostrou que a glória é a essência do ser e o caráter de Deus. É algo mais profundo. Ser glorificado é uma transformação que ocorrerá em nosso ser. Mas o que temos visto é que a glorificação é ser incluído e transferido para dentro de Deus. Hoje estamos em Cristo, mas em nossa realidade isso ainda não ocorreu completamente. Uma coisa é a verdade objetiva, outra é a realidade.

Jo 14:1-6  O irmão Pedro nos tem falado dessa revelação profunda. O Senhor disse que iria preparar lugar para que onde ele estava, os discípulos também estivessem. Esse lugar é o Pai. Essas moradas a que ele se referiu estão no Pai. Ele está no Pai e quer nos levar para dentro do Pai também. Esse é o conceito maravilhoso da união de Deus com o homem. Desde a criação, esta é a intenção de Deus. Este é o organismo universal. Deus com o homem e o homem com Deus. Claro que o homem jamais terá parte na divindade, mas a Bíblia nos revela que teremos a vida e a natureza de Deus.

Jo 14:7-11 Ele está no Pai e o Pai está nele. Isso é fora do conceito humano. Eu posso estar com você e você comigo. Mas não é possível estarmos um no outro. Quando uma mulher está gravida, o bebê está na mulher mas a mulher não está no bebe. O que o Pai e o Filho têm é coinerência. Deus está trabalhando isso em nós, para que sejamos introduzidos em Deus.

Jo 14:12-16 Temos de crer nisso. Ontem falamos de invocar o nome do Senhor. Podemos estar há muitos anos na vida da igreja. Faremos coisas maiores do que o Senhor mesmo faria. Isso porque hoje temos o espírito em nós. Por dependermos completamente do Senhor, invocando o Seu nome, nossos dons se transformarão em ministérios e estes em operações.

Jo 14:17-19 Este outro consolador é Ele mesmo, que já não estaria em forma física, mas seria O Espírito.

Jo 14:20 Este é o ápice. Este versículo dá um nó na cabeça do homem. Nós também estaremos no Pai.

Jo 14:21-23 O que Deus quer é que moremos dentro Dele e Ele more em nós. Jesus foi preparar moradas, cujo endereço é o próprio Deus. Ninguém vem ao Pai senão por Ele. O Pai é infinito e todos cabemos Nele. Ele foi para junto do Pai para levar-nos para dentro do Pai como Ele está. Mas não só isso, ele deseja vir e morar dentro de nós.

Jo 1:14 Tabernáculo é uma tenda, uma morada provisória. Ela foi usada como a ilustração da morada de Deus. Em Apocalipse ela foi usada para mostrar a morada permanente de Deus com o homem. Jesus tabernaculou entre nós. Este termo só existe como um termo teológico. Ele armou essa barraca, que era o seu corpo físico, para que o Filho pudesse estar dentro. No monte da transfiguração Jesus “abriu o zíper de sua barraca” e a sua glória foi vista.

Olhe para o seu corpo. Este corpo não é sua morada permanente. É apenas uma barraca temporária que fica velha.

2 Co 15:1-4 Paulo considerava seu corpo um tabernáculo terrestre. Quanto mais velho você fica, mais você geme neste tabernáculo. Quando o Senhor voltar recebermos um corpo glorificado. Neste corpo hoje nós gememos aguardando aquela glorificação, que será apenas o resultado do que Deus já está trabalhando em nós hoje. Deus precisa estar trabalhando hoje em nós. Devemos estar vestidos hoje, ou seja, o Senhor precisa estar trabalhando em nós. Este tabernáculo inclui nossa mente, emoção e vontade. Hoje a pressão que sofremos é principalmente a pressão emocional. As perseguições, maledicências, dúvidas, insegurança, temor, medo, aspecto financeiro, doenças, problemas no casamento. São crises, pressões que nos fazem ficar angustiados. A angústia não é no corpo, mas na mente e na emoção. É o mal deste século que gera ansiedades, síndrome do pânico, depressão. Não condenamos ninguém que se encontra nessa situação. O que precisamos é perseverar para que o mortal seja absorvido pela vida. Temos de prosseguir, deixar o deserto e entrar na boa terra de Canaã.

2 Pe 1:13 Pedro também tinha esse conceito de que estava em um tabernáculo temporário. Ele sabia que deixaria essa morada temporária.

Ap 21:3 Este é o tabernáculo eterno. Já não é mais temporário, mas é o tabernáculo de Deus com os homens. Homens com Deus e Deus com os homens. Ele habitará com os homens e os homens com Deus. Um manuscrito mais fiel e antigo levou os tradutores da Bíblia de Jerusalém a uma visão e eles traduziram desta maneira: “eis a tenda de Deus com os homens, ele habitará com eles, eles ser]ao o seu povo e ele, Deus-com-eles, será o Seu Deus.” Isso é Emanuel, é Deus conosco. Isso é glorificação. Deus e homem são inseparáveis. Quando olhamos para a Nova Jerusalém podemos ver Deus e o homem inseparáveis.

Quanto mais tempo permanecemos na presença do Senhor e contemplamos a beleza do Senhor, mais nos tornamos um com o Senhor e no final, seremos glorificados.

Senti que isso é o resumo deste semestre. Falamos também do ministério singular do Novo Testamento. Individualmente há muitos serviços, que são os ministérios. Há o serviço de jovens, o aconselhamento, o louvor, etc. Mas quando esse serviço é aplicado para servir o povo de Deus, é um ministério. o serviço é pessoal, mas quando aplicado na igreja, ele se torna um ministério.

Muitos ministérios individuais são exercidos na igreja para a obra do ministério, ou seja, para a edificação do Corpo de Cristo. O ministério tem somente uma meta: edificar o Corpo de Cristo, ou seja, servir o povo de Deus.

2 Co 3:3-5 Este versículo nos mostra que Paulo tinha um ministério. Por isso, precisamos estar comprometidos, focados e engajados, para que tenhamos o nosso ministério que pode cooperar para a edificação. Por meio de cada um de nós Deus começa a impactar as pessoas. para exercer nossos dons, ministérios e operações, precisamos exercitar nosso espírito e invocar o nome do Senhor. Podemos ter tocado vilão mil vezes, mas toda vez que pegamos este instrumento, invocamos o nome do Senhor e dependemos totalmente dele. Podemos ter pregado muitas vezes, mas toda vez que vou falar algo, sigo como da primeira vez, dependendo totalmente Dele para isso. A nossa suficiência vem de Deus e aqui está embutido invocar o nome do Senhor. Não somos capazes, mas dependemos do Senhor.

1 Co 12:1 Todos temos a nossa função. Quero encorajar a todos os irmãos e irmãs a descobrirem qual é o seu dom e na igreja ter comunhão para que seu dom se desenvolva para um dia se tornar um ministério. Então, teremos as operações.

Rm 12 nos mostra que não precisamos ser bons e fazer de tudo. Assim como em nosso corpo humano nem todos os membros têm a mesma função, assim também na igreja cada um deve ser respeitado como membro do Corpo de Cristo. nem todos os membros têm a mesma função, mas todos são membros do Corpo de Cristo. você precisa saber qual é a sua função.

Rm 12:3-4 Pensar acima do que convém é querer fazer tudo. Somos apenas mais um membro do Corpo de Cristo. talvez você seja uma mão direita com muitos dons, mas você não pode fazer tudo. Também não deve pensar aquém do que convém. Você é capaz de fazer muito mais do que está fazendo hoje. Nos satisfazemos com o nível em que estamos, mas podemos produzir muito mais.

Rm 12:5-6 Precisamos uns dos outros. Não conseguimos fazer o que os outros fazem e fazemos coisas que outros não conseguem fazer. Temos de respeitar uns aos outros e nos complementar uns nos outros.

Rm 12:7 Cada um tem o seu nicho. Todos devemos fazer tudo com excelência, com entusiasmo e paixão pelo que fazermos. Ao servir, precisa respirar este encargo e contagiar os outros. Somente seremos felizes quando encontrarmos o que Deus nos designou para fazer na igreja.

Por fim, quero falar sobre um assunto que não falei antes. Somos os ministros do Espírito. Nosso conceito é que ser ministro é fazer muitas ciosas.

Mt 7:21 Sim, precisamos invocar o nome do Senhor, mas temos de cuidar de não invocar da boca para fora. É preciso ter intimidade com o Senhor. O que nos qualifica a entrar no reino dos céus é fazer a vontade do Senhor. Um ministro da nova aliança faz a vontade do Pai. Podemos ser obreiros de Deus, mas ter a nossa própria agenda, o que nós mesmos queremos fazer. Até para pregar a mensagem, tenho temor diante de Deus.

Quando o Senhor voltar alguns dirão que fizeram muito para Ele. O critério é se tudo foi feito segundo a vontade do Pai ou de acordo com o seu próprio plano e vontade. Estes não serão aprovados por Deus. Paulo era alguém que andava no espírito. Não significa que ele não tinha uma agenda, mas que Ele dependia de Deus. Temos aprendido a planejar as coisas. A própria Bíblia nos mostra muitas vezes a questão de administração. Mas devemos fazer isso no espírito. precisamos seguir a vontade do Pai e ter intimidade com Deus. Se somente fazemos obra e não agradamos a Deus.

Lc 3:23 O ministério é para ser espalhado. Jesus espalho para 12 e desejava que esse ministério se espalhasse por toda a terra. Eles ganharam muitos e Deus levantou Paulo para levar este ministério para os gentios. Com o 12 havia Pedro, Tiago, João etc. Paulo tinha o ministério de passar adiante. Com ele vemos Áquila, Priscila, Epafrodito, Epafras, Casa de Estefanas, etc. Que nomes estão atrelados a você? para quem você está passando esse ministério adiante? Agora é a nossa vez. Deus habilitou a cada um de nós para levarmos este ministério a outros.

Devemos seguir a vontade do Senhor. Todos estamos debaixo do encabeçamento de Cristo. estamos em comunhão entre as igrejas e na obra do Senhor.

Hb 10:1-4 No ministério da Antiga Aliança havia todas aquelas ofertas que eram feitas ano após ano, mas não podiam tornar perfeitos os ofertantes. Se aquelas ofertas tivessem eficácia eterna, uma vez oferecidas, já não precisavam ser feitas. O que ocorria no Antigo Testamento era varrer a sujeira para debaixo do tapete. A verdadeira limpeza foi feita por cristo na cruz. O Antigo Testamento cobria pecados, a Nova Aliança apaga pecados.

Hb 10:5-7 O Senhor Jesus tinha consciência de que Deus não se agradava de que fizéssemos muitas coisas. Ele desejava fazer a vontade de Deus. Temos um corpo para fazer a vontade de Deus. As ofertas eram sacrifícios mortos, mas Deus quer nosso corpo como um sacrifício vivo (Rm 12:1-2).

Hb 10:8 Ele repete porque é muito importante. O importante é fazer a vontade de Deus. Vamos nos consagrar hoje, como ministros da Nova Aliança.

Queremos fazer a vontade de Deus com excelência, obediência e simplicidade. Queremos fazer a vontade de Deus. O ministério da nova aliança, precisa de ministros que estão aqui para fazer a vontade de Deus. Todos os dias devemos perguntar ao Senhor qual é a Sua vontade para nós.

Vamos encerrar com uma oração:

Senhor, com muito temor e tremor nos achegamos a Ti. Estamos diante de Tua glória. Somos pequenos e insignificantes como uma pulga, como um verme, no entanto fomos designados por Tua misericórdia para o ministério. Senhor, tu não quiseste sacrifícios ou coisas exteriores. Estamos aqui para fazer a Tua vontade. Estamos aqui para fazer a tua vontade. Venha o Teu reino, seja feita a Tua vontade em minha vida, Senhor. Abençoe a todos. Jovens, adultos, idosos. Abençoa as igrejas e a conferência que está chegando. Empodera-nos Senhor! Oramos em nome do Senhor Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *