A palavra da reconciliação – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 27 – A palavra da reconciliação
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

AVISOS ÀS IGREJAS:

  1. OFERTAS EM SUBSTITUIÇÃO ÀS CONFERÊNCIAS REGIONAIS TODO FINAL DE SEMANA:

Essas ofertas regulares são importantes para a manutenção dos missionários que vivem no exterior.

  1. LEMBRE-SE TAMBÉM DE OFERTAR PARA OS COMPROMISSOS REGIONAIS E DE SUA IGREJA
    .
  2. COMPROMISSO DE OFERTA PARA O PROJETO ARCA ASSUMIDO NA CONF FEV/2020 NA EAV:
    É importante que depositem e enviem o comprovante de depósito.
  1. DIA DO MISSIONÁRIO REGIONAL
    Será definida nova data para oferta do Dia do Missionário Regional.
  1. CONFERÊNCIAS DE ADOLESCENTES E JOVENS JULHO/2020
    As conferencias de junho e julho estão apenas suspensas, mas ainda não canceladas. Há uma possibilidade de as Conferências de Adolescentes e Jovens em julho serem realizadas apenas pela internet, mas isso será avaliado e comunicado oficialmente em meados de maio.

Agora daremos início a palavra desta noite.

2 Co 5:14-21
Temos na Bíblia vários qualificativos para a Palavra. Temos a palavra da vida, a palavra de poder, a palavra da justiça e aqui temos um termo muito especial: a palavra da reconciliação.

Provavelmente, não esgotaremos esse assunto hoje e teremos de terminar no sábado passado. Falamos que não somos dos que retrocedem. Não é a pandemia que nos fará parar e esperar as coisas acontecerem. Através do Instituto Vida para Todos, podemos receber a Palavra. O Senhor nos deu muitas ferramentas. Temos as mídias sociais, com videoconferência, redes sociais, etc. não devemos retroceder.

Não somos aqueles cujo desfrute dependem das circunstâncias. Nossa vida é uma vida de ressurreição, que vence todos os obstáculos. Essa vida é como água que flui e atinge todos os lugares e rompe as barreiras.

Na situação em que nos encontramos precisamos de algo muito especial: pastores e mensageiros. Primeiramente, precisamos de pastores na igreja. Todos devem exercer sua função de pastores. Todos precisam funcionar para cuidar. Talvez você não seja um líder na igreja, mas pelo menos na sua casa você precisa ser um líder. Também pode ser um líder nas redes sociais. As pessoas se sentem fragilizadas e as brechas estão se abrindo. É o momento de cuidarmos das pessoas. nesse momento precisamos infundir a Palavra do Senhor.

2 Co 5:18
Todas as riquezas na Bíblia provêm de Deus. Toda palavra que temos recebido na igreja, desse convite para fazermos parte do relacionamento do Deus triuno, o alimento Diário, os livros, todos serviços online disponíveis pelo Instituto Vida para Todos como Podcasts, Diamantes da Palavra e outros, tudo isso provém de Deus.

Mas nessa passagem há alguns itens.

  1. Cristo morreu por nós para que nós não vivamos por nós mesmos, mas por Ele. Cristo morreu para que nos entreguemos e nos consagremos a Ele. Vamos aproveitar a oportunidade para nos entregar. Os que vivíamos de certa maneira, não podemos mais viver daquele modo. Hoje precisamos viver para aqueles que por eles morreu e
  2. Somos uma nova criação (v. 17)
  3. Jesus Cristo, que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós para que fossemos feitos justiça de Deus em Cristo (v. 21) – Nós não estávamos qualificados para receber o convite para nos unirmos ao Senhor, mas Cristo tomou o nosso lugar. Para que fossemos feitos justiça de Deus, Ele morreu em nosso lugar.
  4. Cristo reconciliou consigo o mundo (v. 19)
  5. O Pai estava no Filho reconciliando consigo o mundo. Cristo veio como a serpente de bronze para que os que nele cressem fossem curados. Quando Cristo estava na cruz, através do Filho, o Pai nos reconciliou (v. 19)
  6. Somos embaixadores em nome de Cristo (v. 20)

Sobre o ministério da reconciliação e sobre os embaixadores foram tratados pelos irmãos André Dong durante a Conferência na EAV e Miguel Ma, na Conferência em Ribeirão Preto. Hoje queremos ver sobre a Palavra da reconciliação.

Nosso ministério é de espírito e vida, um ministério baseado na Palavra. O jeito que conduzimos nosso ministério é bastante diferente do que há por aí. Exteriormente, não há muito que atraia as pessoas, mas o que o Senhor nos deu é a Palavra. Recebemos isso com toda humildade diante do Senhor. Ele nos convidou o legado de sua Palavra e sua comissão. Já explicamos em mensagens anteriores, que o ministério só tem sentido quando há um povo de Deus.

Hoje, se formos consagrados ao Senhor, Deus poderá nos preparar para sermos ministros. Deus quer fazer de nós ministros da nova aliança. no antigo testamento, o ministério era conduzir o povo do deserto para a boa terra de Canaã. Hoje, é conduzir uma pessoa individualmente do seu perdão dos pecados, pela salvação objetiva e leva-la a viver na igreja para experimentar a salvação subjetiva, recebendo a salvação de sua alma para finalmente reinar com Cristo no reino milenar.

Deus quer nos usar como ministros da nova aliança e para isso precisamos da palavra. Temos a palavra de sabedoria e a palavra de conhecimento. Temos a palavra fundamental e a palavra profética.

Segunda Coríntios usa muitas ilustrações. Primeiramente, um ministro da nova aliança é comparado a um cativo de Cristo. um ministro da nova aliança é o bom perfume de Cristo. onde você vai, você espalha o aroma de Cristo. o ministro é também o espelho, é o vaso de barro com um tesouro em si, um embaixador de Cristo e um cooperador de Deus.

2 Co 5:19
Esse “nos” confiou são os ministros da nova aliança. uma das funções que temos quando ministramos a palavra é de reconciliar as pessoas. a palavra que nós ministramos, dentre tantas funções, deve reconciliar as pessoas com Deus. É reconciliar as pessoas primeiramente com deus. Por isso, precisamos de uma reconciliação pessoal nossa.

Não sei qual é seu sentimento. Talvez no corre-corre que havia antes desse isolamento, você não tinha tempo para considerar, mas não estava em paz com Deus. Podia servir na igreja, mas não tinha paz com Deus. Claro, você teve a primeira reconciliação, mas de um tempo para cá não sentia paz. É possível que haja um problema entre os cônjuges. Eu creio que tenha havido bastante reconciliação. Tenho ouvido nas notícias que tem ocorrido mutas brigas nos lares nesse período. Qual é a sua situação?

Talvez houvesse dificuldades com os filhos. Talvez você não tivesse gastado o tempo necessário com seus filhos. Os filhos, reconciliar com os pais. Temos relacionamentos com as pessoas de nossa família. É preciso nos reconciliar. Também entre os irmãos na igreja e com as pessoas em geral.

É possível. Que haja alguns com conflito interior e questionam as palavras que hoje são faladas. Esse é também o momento de se reconciliar com o ministério da nova aliança, de sentir paz de ser simples e obedientes. Isso é uma benção para nós.

Os coríntios tinham muitos dons, mas em 1 Coríntios Paulo mostrou 20 problemas que eles tinham, mas em 2 Coríntios ele lidou apenas com um problema: a barreira que eles tinham com o ministério de Paulo. Veremos que é preciso nos reconciliarmos com Deus e quando nos reconciliamos com Deus, também nos reconciliamos com o ministério da nova aliança.

Como ministros da nova aliança e ministros da reconciliação precisamos ser primeiramente os pastores, para apascentar e pastorear os filhos de Deus.

Mt 9:35-38
Jesus ensinava a respeito das verdades do evangelho, da economia de Deus, pregava o evangelho do reino e curava todas as enfermidades. Sinto que os irmãos precisam ser os pastores que ensinam os irmãos, que pregam o evangelho do reino e possam também curar os irmãos. Todos precisamos aprender a curar. Especialmente hoje há pessoas que perderam parentes, pessoas que ficaram doentes. As pessoas precisam de cura física e emocional.

Os pastores precisam ser pessoas que vibram na mesma frequência das pessoas. Jesus sentia a aflição das pessoas. a grande maioria das pessoas são como ovelhas que não têm pastor hoje. Não há ninguém apascentando hoje. Precisamos ir atrás dos irmãos. Não é uma questão de estarmos ou não na liderança, mas nesses dias todos precisamos ser pastores em nossas famílias. Os colportores, que não podem sair para as ruas, mas estão contatando as pessoas e levando a palavra escrita a eles.

Nm 27:15-17
Moisés já não poderia entrar na boa terra, mas ele queria que alguém fosse levantado para pastorear o povo. Ele queria alguém que pudesse ir adiante do povo e faze=lo entrar e sair. Em Mateus 9 vemos que o temor de Moisés se concretizou. Havia levitas e sacerdote, mas as pessoas estavam como ovelhas que não têm pastor.

Jo 10:11, 14
Hoje precisamos de irmãos que deem a vida pelas famílias. As ovelhas que o Senhor colocou você para cuidar são seus parentes e seus vizinhos.

At 20:28; 1 Pe 5:2 Pv 27:23
hoje o Senhor nos passa essa comissão. Cuidem de sua própria condição espiritual, emocional, e física, para que cuide do rebanho. Isso é parecido com a palavra: ame o próximo como a você mesmo. Você se cuida bem fisicamente, emocionalmente e espiritualmente para ter como cuidar de outros.

A palavra bispo diz respeito a sua autoridade e função de supervisor, aquele que olha por cima. Isso é para pastorear os irmãos. Deus precisa de pastores hoje. Devemos conhecer a necessidade dos irmãos.

Tg 5:13-16
um pastor deve aprender a orar pelos irmãos. Quando alguém liga para mim e ora comigo, isso me traz muito consolo. Precisamos de pastores hoje para orar pelos irmãos. Temos orado pelos irmãos que foram acometidos pelo coronavirus. Temos orado todos os dias por todos os irmãos que estão nessa condição.

O salmo 23 é algo que o Senhor tem colocado em meu coração. Tenho muito sentimento por isso. Fiquei surpreso com a atualidade desse salmo. Um pastor traz a apalavra da reconciliação. Quando ele ministra a palavra fundamental e especialmente a palavra profética de hoje, as pessoas são levadas a se reconciliar com Deus. Creio que muitos que estão ouvindo as transmissões, muitas pessoas se reconciliam com Deus. Muitos mudam as suas vidas. Isso é a palavra da reconciliação.

Hoje também precisamos dos mensageiros das igrejas. São os canais através dos quais Deus pode fluir como canais. Há necessidade de canais. Não é uma questão de ter posição na igreja ou não.

Ap 2:1, 8, 12, 18; 3:1, 7 14
Essas palavras foram escritas para as sete igrejas na Ásia. A palavra anjo, no grego, é a mesma raiz de evangelho. Evangelho é boa notícia, boa mensagem ou boa nova. Hoje precisamos equilibrar as noticias tão ruins que existem hoje, com a palavra do evangelho. No antigo testamento Deus usava os anjos para enviar as mensagens. O anjo aqui se refere ao mensageiro. Nesse ponto a igreja não fala ao presbítero da igreja, aos diáconos, etc. No tempo do fim, o que importa é quem pode transmitir a mensagem de Deus. É possível que aqueles que têm a posição estão como um cano entupido. É o momento de cuidar de nós e nos reconciliar com Deus. Que a palavra que sai de nossa boca seja palavra de reconciliação. É isso que nos leva a contatar a Deus. Hoje, deus quer mensageiros nas igrejas. Se você é um cooperador, você pode ser um mensageiro. Você é um canal aberto para Deus, Ele pode enviar sua palavra por seu intermédio. Mas se você não tem uma função oficial na igreja, você também pode ser um mensageiro, que é uma estrela, que brilha nas trevas, nas mãos do Senhor.

Pastores e mensageiros. Não importa sua posição na igreja, hoje Deus chama você. é claro os que são parte da liderança e receberam uma comissão, temos muito mais de reagir a essa palavra. Mas hoje quero falar especialmente para os irmãos em geral. Deus quer que sejamos todos mensageiros. Muitas vezes, Deus precisa de alguém para falar de uma só pessoa, assim como Ananias. Ele foi um mensageiro de Deus, que o enviou para falar para Paulo. Ele só apareceu essa vez na Bíblia. Ananias se tornou um canal, um mensageiro de Deus. Ele falou com poder e autoridade a Paulo. Ele foi um mensageiro para ganhar apenas uma pessoa.

Sabemos que houve uma irmã chamada M. E. Barber que ganhou apenas um jovem: Whachman Nee. Hoje Deus colocou sob seus cuidados pessoas para você cuidar. Tenho certeza que à medida que você desempenhar a sua função, Deus colocará mais pessoas sob seus cuidados.

Deus chamou você para ser um ministro da reconciliação que reconcilia as pessoas com Deus. Continuaremos na semana que vem.

Oração:
Senhor, Te agradecemos pelo dia de hoje. Em meio a toda essa situação podemos nos apegar a Ti e a Tua palavra. Obrigado porque tudo provém de Ti e Tu nos confiaste a palavra da reconciliação. Queremos ter paz contigo. Limpa nosso canal. Restaura a paz em nossa família em nossos relacionamentos. Tu nos confiaste a palavra da reconciliação. Usa nossos irmãos para apascentar as pessoas que estão aflitas e exaustas. Usa-os para falar a tua palavra. Que todos possamos mergulhar na palavra profética e na palavra fundamental. Supre os irmãos e cure os enfermos. Fortalece os irmãos que estão doentes e fortalece os irmãos que estão abalados emocionalmente. Não somos daqueles que retrocedem. Queremos desfrutar mais e mais dessa união orgânica contigo, dessa felicidade do Deus triuno, dessa justiça, desse amor, dessa luz. Oramos em nome de Jesus.

Um comentário em “A palavra da reconciliação – Ezra Ma”

  1. Amém, Ele nos escolhe e nos capacita, nos qualifica segundo a Sua boa vontade, para melhor aproveitamento e edificação do Corpo de Cristo para que o Reino dos Céus possa ser manifestado o quanto antes, como Ministros de tão grande Ministério possamos ser encontrados fiéis, no encargo que recebemos, sendo ora Pastores, ora Mensageiros, ora Evangelistas, …. Etc, Senhor seja com um cada um de nós sempre nos aperfeiçoando e edificando mutuamente, no amor, na tua Graça em todas as coisas, até aquele glorioso Dia, que na intimidade contigo, não sejamos excluidos, como aconteceu com o traídor… Oh Senhor Jesus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *