A palavra da reconciliação (8) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 30/05/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 41 – A palavra da reconciliação (8)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Oração:
Senhor, Te agradecemos por mais uma semana que passou. Estamos aqui para receber tua palavra, com fortalecimento, encorajamento, luz e salvação. Te pedimos que limpe os nossos corações. Queremos colocar nossa mete no espírito. Que o Espírito Santo possa nos infundir com tua vida e espírito com teu suprimento que precisamos esses dias. Oramos e te pedimos em nome de Jesus. Amém.

Estamos aqui na central de transmissão do Instituto Vida para Todos, localizado na Estância Árvore da Vida, em Sumaré, para dar continuidade à palavra que demos semana passada sobre a palavra da reconcilia;

Esperamos terminar o Salmo 23 que começamos semana passada, este é o Salmo mais conhecido, mas estamos conhecendo o sentido profético deste Salmo. Ele tem um conteúdo muito sólido e tem a ver com o aspecto profético da palavra ado Senhor. Os Salmos 22, 23 e 24 compõe um trio muito completo. O Salmo 22 fala do viver humano, sofrimento, morte, sepultamento e ressurreição. No Salmo 23 temos o pastor que está nós apascentando e no Salmo 24 temos o reino milenar.

Sl 23:1-2, Sl 116:12-13
O Salmo 23 mostra o nosso Senhor como nosso pastor para nos levar alimentar e cuidar de n[os, mas n’ ao apenas isso, ele quer nos levar a maturidade e nos aperfeiçoar para nós preparar como um exército do Senhor para no final reinar om Ele é habitar com ele na casa do Senhor para todo o sempre. Ele fala de cinco estágios. São como o currículo que temos. É um Salmo muito profundo. Que o Senhor possa nos animar e encorajar.

Por um lado, o Salmo 23 é um consolo para nós e, por outro, é um Salmo de visão, mostrando o progresso que devemos ter em nossa vida cristã. Vimos como o nosso Senhor passou pela encarnação, viver humano, morte, ressurreição. Quem é esse nosso pastor? Como nosso Deus grandioso onipotente pode ser nosso pastor? Lembro-me de uma história do irmão Wachman Nee quando ficou recluso em uma montanha. Ele se levantou de manhã e ficou sentado em um a pedra e viu passarinhos que estava m próximos. Ao tentar se aproximar dos passarinhos, eles voaram. Tentou se aproximar mais algumas vezes, mas não conseguiu se aproximar então ele teve revelação somente poderia se aproximar dos passarinhos se ele se tornasse um passarinho também. Deus se tornou um homem em Jesus Cristo. Esse é o grande milagre da encarnação de Deus. As pessoas sequer se davam conta de que ele era o próprio Deus. Aquele homem desprezado e que não tinha nenhuma formosura era Deus. Ele veio para sentir o que os homens, os pássaros, sentem. Ele veio para conhecer suas dúvidas, dificuldades, inseguranças e tudo o que os ser humano passa. Ele conhece tudo isso. Ele passou por todas as provações, mas não caiu. Esse é o mesmo homem que estava ali em Mateus 9:36, vendo as pessoas como ovelhas que não tem pastor. [é esse Deus que hoje é o nosso pastor. E um pastor que sabe exatamente o que as ovelhas sentem. Ele nos redimiu, nos justifica ou é nos salvou. Hoje ele está nos transformando.

Esse é o estágio inicial. O pastor nos leva aos pastos verdejantes e a descansar junto às águas. É esse é o estágio inicial que desfrutamos. Esses são os irmãos novos, recém nascidos. Os pastos verdejantes representam Cristo como nosso alimento, nosso suprimento. Ser verdejantes representa a abundância da vida divina. As águas representam o espírito que nos supre. Jamais deixaremos de desfrutar os itens desse primeiro estágio.

Um pós-graduado sempre utiliza os conhecimentos básicos que aprendeu. Sempre usará a subtração, divisão, tabuada, e outras coisas que aprendeu no primário. As coisas básicas continuam sendo praticadas. Um nível está sobre o outro. Sempre teremos de desfrutar o Senhor como nossos pastos verdejantes e sempre teremos de desfrutar o Senhor como nossas águas de descanso. O espírito flui de nós como rios de águas vivas.

Jamais nos formaremos em invocar o nome do Senhor. Sempre teremos de invocar o nome do Senhor. O Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus! Invoque com sua esposa, com seus filhos, com seus vizinhos, invoque em todo momento em todo lugar e a todo momento. Agora mesmo, pare um pouco, se levante e invoque o nome do Senhor. Invoque todo o tempo (Sl 116:12-13).

Sl 23:3, 119:107
O segundo estágio está no versículo 3. Refrigerar significa restaurar, ou seja, renovar, reparar, tornar a condição original. Nesse estágio temos a transformação da nossa alma nas veredas da justiça. No primeiro estágio temos o evangelho da graça para a salvação eterna. A partir do segundo estágio, no versículo 3, temos as veredas da justiça. Isso nos mostra o próximo nível e algo mais difícil. Aqui já entramos no evangelho do Reino. Precisamos perseguir o prêmio. Isso querer compromisso, engajamento e foco.

Para entrar no primeiro estágio, basta crer no Senhor Jesus, mas temos Mateus 7:21. O que invoca o Senhor já tem as águas de descanso e os pastos verdejantes, mas agora precisa tomar as veredas da justiça. Essa vereda não é uma amola rodovia, mas um caminho apertado. É também a vereda da justiça, que não é da graça.

Rm 8:4, 14, 16
Ser guiado pela vereda da justiça e sermos guiados pelo espírito, não é ser guiado pelos nossos conceitos, nossos pensamentos, o que nós sabemos é conhecemos, mas pelo Espírito.

O Novo Testamento foi escrito em grego popular da época. Em Romanos 8, temos duas palavras gregas para filho. No versículo 14 a palavra filho é tecknon, que é um filho criança, imaturo. No versículo 16, a palavra filho é huiós, que denota um filho maduro. Para os filhos imaturos o Espírito precisa testificar com o seu espírito que ele é filho de Deus. Não é porque eles falharam que deixaram de ser filhos de Deus. João 1:12 mostra que a todos que receberam Jesus foi dado poder d e ser feito filho de Deus. Estes, nasceram de Deus. Um filho novo fica com essas dúvidas e precisam da confirmação do Espírito. Mas no versículo 14 de Romanos 8 temos os que são guiados. Esse versículo está na voz passiva, o que significa que eles se deixam ser guiados. Uma criança desobediente que quer ficar no shopping precisa ser arrastada pelos pais, mas uma criança obediente se deixa guiar. Você se deixa guiar pelo Espírito ou fica esperneando? Muitas vezes Deus precisa nos arrastar. Quero me sujeitar a vontade de Deus.

Em João 21, após perguntar por três vezes a Pedro se este o amava e instrui-lo a apascentar e pastorear as ovelhas, o Senhor disse a ele que quando ele é fosse velho, maduro, ele estenderia as mãos e outro o cingiria e levaria para onde ele não quisesse. Ele seria levado pelo Espírito. As Primícias são os que seguem o Cordeiro por onde quer que Ele vá. Você não sabe onde o Cordeiro está indo, mas diz: “Cordeiro, não importa onde você está indo, eu quero te seguir. Onde Tu estás, ainda que seja no inferno, ali será o céu. Quero te seguir”.

Todos os que se deixam guiar pelo Espírito de Deus são filhos maduros (huiós) de Deus. Na vida da igreja temos um tesouro por ter consciência do Espírito. A grande maioria dos filhos de Deus andam pela emoção, por sua própria vontade. Mas nós somos bem-aventurados por receber essa verdade de que devemos andar no Espírito.

Os que são guiados pelo Espírito cumprem os preceitos da lei, como lemos em Romanos 8:4. Preceitos significa os justos requisitos da lei. São as justas exigências das leis. É a justiça. É como a constituição brasileira, o Código Civil e todas essas leis. Os que andam segundo o Espírito são os que andam nas veredas da justiça.

Jo 1Co 1:30; Jo 14:6
Vereda é um caminho. Tudo no Salmo 23 é Cristo. Ser guiado pelas veredas da justiça é ser guiado a Cristo.

1 Co 3:1-13; Hb 5:12-14
Agora quero falar da palavra da justiça. Poucos falam da palavra da justiça. A maioria fala da palavra da graça, mas o que o Senhor precisa para preparar os vencedores é a palavra da justiça. Somente o leite não é suficiente para nos levar à maturidade. Um bebê toma leite, mas depois precisa comer alimento solido, que é o que o levará ao crescimento até a maturidade.

Justiça [e estar bem com Deus. Você está bem com Deus? Ella tem a ver com cumprir a vontade de Deus. O Senhor disse que deveríamos amar a Deus e ao próximo. Justiça é estar bem com Deus e também com os homens. É estar bem com Deus de acordo com a Sua palavra. Precisamos estar bem com os homens também nos assuntos e coisas que se relacionam com eles.

Paulo lamentou que não podia falar aos coríntios como homens espirituais, mas como a carnais, ou seja, crianças em Cristo. A igreja em Corinto era aparentemente numerosa e com muitos dons, mas Paulo disse que só podia dar a eles leite e não podia dar alimento sólido, porque não podiam suportar. A palavra que temos ouvido sobre o encabeçamento de Cristo é muito impressionante. Se não temos paz em nossa família, com os irmãos e com as pessoas ao nosso redor, significa que ainda não fomos encabeçados em Cristo. Deus quer nos usar para encabeçar todas as coisas, mas se temos ciúmes entre nós, não poderemos ser usados por Ele para isso. A palavra da justiça não poderá ser dada a nós.

A Bíblia se explica com a própria Bíblia. Hebreus 5:12-13 nos mostra que o alimento sólido é a palavra da justiça. Muitos tinham necessidade de aprender novamente as coisas essenciais. Estavam necessitados de leite e não podiam comer o alimento sólido. Eles não entendem o que é a palavra da justiça, mas apenas a palavra da graça. Os que têm dificuldades, precisam buscar o crescimento. Domingo passado o irmão Pedro falou da urgência que temos hoje. Precisamos crescer. Não podemos ficar mais 40 anos no deserto. É preciso crescer e se preparar como exército do Senhor para derrotar o anticristo. Queremos fazer parte desse exército. Nos alistamos! Por isso, precisamos nos preparar. Seremos aceitos neste exército? Deus não levará criancinhas para lutar, mas pessoas crescidas. Para isso, é preciso praticar. Se é para praticar o relógio de oração, vou praticar, se é para ler os livros, vou ler, se é para participar das reuniões, vamos participar. É preciso se esforçar. Devemos exercitar o nosso espírito. precisamos ter discernimento do que ouvimos e do que seguimos. É preciso amadurecer em vida. A palavra da justiça nos leva ao amadurecimento em vida e ao aperfeiçoamento na obra do Senhor.

Fico feliz vendo tantas igrejas tendo reuniões sobre os Fundamentos da Fé Cristã. Espero que todos peguem um pouco do meu desespero. É urgente a situação em que nos encontramos. Precisamos crescer.

Ef 4:11-12
A palavra da justiça é apara nos aperfeiçoar na obra do Senhor. Todos precisam se alistar nesse exército e permitir-se ser guiado pelo Espírito e ser aperfeiçoado. Essa palavra da justiça tem a ver com a primogenitura, com a produção do filho varão. Essa palavra anão é apenas perdão e consolo. Isso são pastos verdejantes e águas de descanso, mas é preciso avançar mais. Deus nos dará todas essas coisas, mas precisamos crescer. A palavra da justiça denota todas as coisas que nos leva a reinar. A mulher universal é a igreja hoje. É preciso estar no feto dessa mulher. Temos de ajudar todos os irmãos a migrar para o filho varão. A palavra da justiça tem a ver com os vencedores, com entrar no descanso e reinar com o Senhor. Quantos falam sobre isso hoje? Todos estão preocupados com cura, milagres e palavras de consolo. Sim, precisamos dessas palavras de consolo e recebemos isso hoje mesmo, vendo que Ele é o nosso pastor que cuida de nós, mas precisamos também crescer e amadurecer.

Hb 5:12; 1 Co 3:2; 1 Pe 2:2; Mt 4:4; Jr 15:16
Enquanto deveriam ser mestres, precisavam ser ensinados. Essa é a tendência atual. Todos querem ser mestres para ensinar. Nós precisamos de ensinamento na igreja, mas há um perigo de ficar somente nessa esfera. A palavra de Deus não é somente para conhecimento e aprendizado. A palavra de Deus é alimento. Por isso, o autor de Hebreus mudou no final do versículo mostrando leite e alimento sólido. Ele começou falando de ensinamento, mas terminou falando de alimento. Se não cuidarmos, teremos somente ensinamento, mas não teremos crescimento. O que dá crescimento é alimento. Precisamos extrair o alimento do ensinamento. Não é apenas ter conhecimento, mas nosso alimento para crescimento.

Paulo tinha a visão de que a palavra era alimento. Para crianças damos a palavra como leite. Os irmãos recém salvos não podem receber alimento sólido. Você precisa dar leite a ele. Ele precisa aprender a pouco a pouco ir desenvolvendo a sua salvação.

Pedro também tinha a visão de que a Palavra de Deus é alimento espiritual para nosso crescimento. Conhecimento é importante, mas ele deve trazer crescimento. O objetivo do conhecimento é se tornar alimento para nos dar crescimento. Espero que muitos possam crescer nesse tempo de isolamento. Os irmãos têm testemunhado que estão crescendo e progredindo. Isso é encorajador.

O Senhor Jesus disse que não só de pão o homem viveria. Hoje esse conceito não existe no meio cristão. A palavra é apenas conhecimento para os cristãos de hoje.

Ainda não conseguimos terminar o Salmo 23. Semana que vem continuaremos. Essa é uma palavra solida e precisamos digeri-la aos poucos.

Restaura-me a alma. Deixe Deus trabalhar em sua mente, vontade e emoção. Deixe Deus trabalhar em sua alam. O grande problema que existem hoje vem da alma. Deixemos Deus restaurar, renovar e reparar a nossa alma. Permitamos que Deus nos guie pelas veredas da justiça. A porta é estreita e o caminho apertado, mas nos levará para o reino. Continuemos desfrutando o Senhor como os pastos verdejantes e o Espirito como as águas de descanso, busquemos o crescimento em vida, o amadurecimento em vida, o aperfeiçoamento na obra do Senhor, para por fim, reinarmos com o Senhor. Que essa palavra não seja apenas conhecimento, mas leite e alimento sólido para nós. As crianças precisam de leite. Os irmãos novos precisam se alimentar de leite e os irmãos que já se converteram a certo tempo precisam do alimento sólido para amadurecer.

Leiam antecipadamente para a próxima semana Hebreus 5:12-14 e 6:1.

Oração:
Senhor, Te agradecemos porque Tu és o nosso Pastor. És aquele que se aproximou de nós, a vida humana e experienciou o que um ser humano sente. És para nós os pastos verdejantes e as águas de descanso. Nunca deixaremos de invocar o teu nome e te desfrutar. Mas também te dizemos que queremos nos alistar em teu exército. Queremos andar nas veredas da justiça por amor do Teu nome. Queremos crescer em vida, queremos ser transformados e amadurecer. Queremos buscar a primogenitura e fazer parte do filho varão. Que a tua palavra seja leite e alimento sólido para nós. Queremos conhecer a Tua palavra, mas queremos comer dela. Consola os irmãos que tem familiares no hospital, consola os que perderam familiares. Com teu poder, cura os irmãos. Nos dá essa alegria em nossos dias. Tu és o nosso pastor e nada nos faltará. Oramos, te agradecemos e te louvamos em nome do Senhor Jesus.

2 comentários em “A palavra da reconciliação (8) – Ezra Ma”

  1. Aleluia o senhor também se tornou ovelha e hoje está nos guiando pelas veredas da justiça. Ele também é o nosso pastor que nunca nos falta.precisamos avançar e nos final habitaremos pra sempre com o nosso senhor! !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *