A palavra da reconciliação (9) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 06/06/20. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 43 – A palavra da reconciliação (9)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Boa noite queridos irmãos e amigos. Estamos mais uma vez na Central de Transmissão do Instituto Vida para Todos, na Estância Árvore da Vida com as mensagens que são transmitidas ao vivo pelo Canal do IVPT todo sábado às 20:00 e aos domingos às 10:15. O tema central que estamos vendo é “Os Ministros da Nova Aliança”.

Estamos desenvolvendo a palavra da reconciliação, com base em 2 Co 5:18. Uma das características do Ministério da Nova aliança é o aspecto do ministério da reconciliação. A reconciliação não é algo pontual. É importante percebermos isso. Espero que todos possam ver que não é algo tão simples, mas é um processo. Esta reconciliação começa com nossa reconciliação com Deus. Éramos pecadores, inimigos de Deus e alheios às suas promessas. Um dia ouvimos o evangelho. Sentimos que ofendemos a Deus. Então, nos arrependemos e pedimos perdão por nossos pecados. Então, a obra de Cristo e o que Ele realizou na terra, seus sofrimentos, morte e ressurreição, em uma fração de segundos se aplicou a nós retroativamente e recebemos o perdão, fomos reconciliados com Deus e justificados. Isso ocorreu por meio de Jesus Cristo quando ele estava em carne na terra. Em Romanos 5:10 mostra que se já estamos reconciliados pela morte de Seu filho, agora que estamos na igreja, seremos salvos por Sua vida. Esse processo continua com nossa transformação e glorificação.

Mt 5:24-25; 2 Pe 3:9
Nossa reconciliação começa com nossa reconciliação cm Deus. Essa reconciliação inclui nossa reconciliação com nosso próximo, que são nossos parentes, nossos vizinhos, nossos conhecidos, etc. Compartilhamos semanas atrás que é importante aproveitarmos esse isolamento social para refletirmos. O irmão Pedro tem compartilhado conosco sobre o encabeçamento. Quando nos reconciliamos com Deus, somos encabeçados. O resultado desse encabeçamento tem três aspectos: justiça, paz e alegria. Quando nos reconciliamos e somos encabeçados em Cristo, temos paz. A paz entra em nosso lar e em nosso relacionamento com as pessoas. a paz não tem preço! Tem paz em nossa casa, em nosso coração e em nosso íntimo? Ou há mágoas e ressentimentos? Quando perdoamos, essa corrente que nos amarra é cortada e somos perdoados.

Explicamos o significado dos versículos 25 e 26 de Mateus 5. A recomendação é que entremos sem demora em acordo. Quanto antes devemos nos reconciliar com o adversário. Ocorre que estaremos diante do Tribunal de Cristo quando Ele voltar. Alguém dará parte de nós naquele dia. Portanto, é necessário que nos reconciliemos enquanto estamos a caminho, ou seja, enquanto estamos vivos e antes que o Senhor volte.

Sei que isso causou um problema em alguns irmãos, porque eles têm um problema difícil de resolver. Há casais separados que é difícil de perdoar. Há pessoas que foram maltratadas, outros que já perderam as pessoas. Para esses quero dizer que o nosso Deus sabe o que nós sentimos e as nossas dificuldades. Precisamos falar ao Senhor nossa condição. Se não conseguimos perdoar, podemos nos voltar a Ele e pedir Sua graça.

Segunda Pedro 3:9 mostra que Ele é paciente e nos espera. O importante é dar-nos conta de que temos essa barreira. Isso mostra que estamos sensíveis. O preocupante é quando não sentimos nada quando ofendemos alguém. O Senhor é paciente para conosco. Ele quer resolver nossa situação. Não se sinta condenado nem sem esperança. Sentimos que Ele voltará logo, mas ainda não voltou. Explique sua situação ao Senhor. Ele não irá condená-lo injustamente. Estamos compartilhando um princípio que está na Bíblia, mas Deus vê nossa condição. Precisamos ter intimidade com Deus e apresentar nossa situação querendo resolvê-la. Deus, então, certamente a resolverá.

O que Deus realmente quer é que aquele que se reconcilia com Deus, tornando-se um sacerdote, sirva a Deus. Mas para nós, no novo testamento, que não fiquemos somente no santo lugar, mas estejamos também no Santo dos Santos, contemplando a glória do Senhor. O Salmo 23 mostra exatamente esse processo. É o pastor reconciliando as ovelhas consigo mesmo. ele quer trazer as ovelhas que estão distantes para que estejam junto do rebanho.

O salmo 23 é o pastor que nos comprou para o Seu rebanho e hoje está nos alimentando com os pastos verdejantes, que representa Cristo como nosso alimento abundante e junto às águas de descanso, que representam o Espírito, nos preparando como o Seu exército para reinarmos com Ele.

Temos cinco estágios nesse Salmo. O primeiro estágio é do evangelho da graça. Nesse estágio inicial desfrutamos Cristo como nosso alimento espiritual e como o Espírito que dá vida. Jamais deixaremos de desfrutá-lo dessa maneira. Avançaremos para os demais estágios, mas sempre O desfrutaremos como os pastos verdejantes e como as águas de descanso. Assim como um engenheiro PHD ainda usa a adição e a subtração, nós sempre desfrutaremos Cristo.

O segundo estágio é ser guiado pelas veredas da justiça. No primeiro estágio somos filhos tecknon, mas no segundo estágio Deus quer que amadureçamos e cheguemos a ser filhos huios, filhos maduros que se deixam guiar pelo Espírito. somos, então, as primícias, os vencedores que seguem o Cordeiro por onde quer que vá. Isso é andar no Espírito. isso é o evangelho do reino. É andar nas veredas da justiça. É estar bem com Deus, com os homens e com os assuntos de acordo com os justos requisitos da palavra de Deus.

A palavra da justiça é a palavra da salvação completa de Deus. Tem a ver com nosso amadurecimento, nosso aperfeiçoamento na obra do Senhor, com sermos ministros da nova aliança, com sermos primogênitos, com a produção do filho varão, dos vencedores, para entrarmos no descanso e reinar.

Hb 5:12-14; 6:1
Identificamos aqui 4 palavras-chave: mestre, ensinamento, leite e alimento sólido. É muito bom ter conhecimento da palavra, mas todo conhecimento deve se tornar alimento. Toda palavra logos deve se tornar rhema. A primeira é a palavra, logos, é a palavra do conhecimento, a palavra constante de Deus, que está na Bíblia. Precisamos dela como um depósito em nós. Então, quando exercitamos nosso espírito, damos oportunidade para Deus transformar essa palavra de conhecimento em rehema, que é aquela que supre as nossas necessidades diárias. Precisamos experienciar a Palavra.

Todo aquele que se alimenta de leite ainda não tem experiencia (Hb 5:12). Um bebê não tem experiencia e precisa ser cuidado. Ele está no primeiro estágio. Paulo está dizendo que aqueles irmãos deveriam ser mestres e ter muita experiencia da palavra e do Senhor para aperfeiçoar outros, mas ainda precisam continuar tomando leite. Esperamos que nenhum de nós fique assim. Esperamos que não sejamos sensíveis a qualquer situação. Há irmãos que se ofendem facilmente. Estão ainda em um estágio infantil, ainda que estejam na igreja há muitos anos. Todo o que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça. Não é a palavra da graça, mas da justiça. É o evangelho do reino.

Hb 6:1, 5, At 14:3; 20:32; Fp 2:16
O leite são os princípios elementares, as coisas básicas. Os irmãos deveriam ensinar, mas precisavam ser ensinados. Os princípios elementares. Em Hebreus 6:5 fala da boa palavra de Deus. É uma palavra suave e fácil de entender. Em 6:1, fala do ensinamento de Cristo. no original grego esse versículo é “pondo de parte a palavra do princípio de Cristo” Existe uma palavra que está relacionada ao início de Cristo. Isso se refere ao leite. É algo básico e inicial. É o evangelho da graça e palavra da vida (At 14:3; 20:32; Fp 2:19). Esse é o leite, que é necessário. Em todas as mensagens que ministramos sempre deve haver o leite. Mas também deve haver o alimento sólido, para os irmãos mais maduros. A palavra que ministramos deve suprir a necessidade de todos.

1 Co 3:1; 1 Pe 2:2-3
Paulo queria falar aos irmãos de Corinto como a irmãos espirituais, mas eles ainda eram como crianças em Cristo. os sintomas de que somos crianças em Cristo são as rixas, os conflitos e as picuinhas. Quando vemos brigas entre os irmãos vemos que esses irmãos não cresceram. Você se ofende fácil? Se alguém olha você de mal jeito você já se ofende? Ainda é influenciado pelo mundo? É afetado pelas coisas exteriores? Tudo isso pode ser sinal de nossa infantilidade. Em Corinto havia divisão, preferencias, partidarismo, formicação, adultério, problemas na prática da vida da igreja, litígios entre irmãos, etc. Isso é se carnal e criança em Cristo. O Senhor está nos falando que está voltando. É hora de crescermos e amadurecermos. Deixemos de lado as coisas do princípio de Cristo. Deus não irá convocar criancinhas para o exército. É preciso ter pelo menos 18 anos. Se queremos ser parte do filho varão, se queremos migrar da mulher para o filho varão, precisamos nos preparar. Isso é um processo e não é da noite para o dia. Por isso que Jesus ainda não voltou. Ele está dando tempo para nós. Ele quer que todos cresçam. Ele quer que nos preparemos. Vamos migrar dos chamados Deus para os Seus escolhidos.

Pedro também falou que há crianças que precisam amadurecer. Pelo leite o crescimento é dado. Quem cresce, não fica apenas no leite. Ainda que tome leite de vez em quando, já se alimenta de alimento sólido.

Hb 5:14; Hb 6:1; 1 Co 2:6; Fp 3:15
o alimento sólido é para os adultos. Os adultos não ficam apenas no leite, mas ingerem alimento sólido. É pela prática que eles avançam. Pela prática eles têm suas faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. É colocar a mente no espírito. é amar o Senhor com a nossa emoção e deixar o Senhor subjugar nossa vontade. Os adultos são os experimentados. O objetivo do segundo estágio, que é andar nas veredas da justiça é permitir que o Senhor nos leve à maturidade. É deixar-nos conduzir e ser guiados pelo Espírito.

Hb 6:1
“Deixando a palavra do princípio de Cristo”. “Princípio de Cristo” são os itens iniciais de nossa vida cristã. São os itens básicos que precisam praticar os que recém creram em Cristo. são as coisas elementares de nossa vida cristã. Essa palavra também significa tudo o que Jesus fez na terra por nós. Muitos pregadores hoje somente ficam nos evangelhos. Isso é o evangelho terreno de Cristo, o que Ele realizou por Sua morte (Rm 5:10). Mas a palavra da salvação por Sua vida está nas epístolas do Novo Testamento. Conhecer Cristo como o salvador rei, no evangelho de Mateus, como o salvador servo, em Marcos, salvador homem, em Lucas e salvador Deus em João é muito bom, mas devemos avançar para a edificação da igreja, da obra interior de Cristo em nós, nos amadurecendo e aperfeiçoando, está nas epístolas. Jamais abandonaremos as coisas iniciais, mas precisamos avançar para algo além delas.

Temos três pares nesse versículo para deixarmos a palavra do princípio de Cristo, que é o estágio inicial para avançarmos ao que é perfeito, maduro. É preciso deixar algo para subir para o próximo degrau. É uma escada. Ao subir, o primeiro degrau alinda está ali como base, mas nós avançamos. Deixamos o que é elementar para o que é maduro. Os seis itens seguintes correspondem a palavra do princípio de Cristo.

Esse versículo de Hebreus (6:1) apresenta seis itens da palavra do princípio de Cristo:

  1. A base do arrependimento de obras mortas
  2. A fé em Deus
  3. O ensino de batismos
  4. A imposição de mãos
  5. A ressurreição dos mortos
  6. O juízo eterno

Há três pares, com um elemento negativo que deixamos para entrar em outro positivo. O arrependimento de obras mortas é nos arrependermos de nossa vida anterior para entrarmos em Deus. O segundo par é o ensino de batismos, enterrarmos nossa velha vida, a carne, o velho homem e a imposição de mãos é nossa identificação com Cristo e Seu Corpo. O terceiro par é a ressurreição dos mortos e o juízo eterno. Saímos da morte e entramos na eternidade, no plano eterno de Deus. Essas são as três transições coisas que deixamos para crescer. Deixamos os princípios elementares, a palavra do princípio de Cristo.

Rm 5:10; Hb 6:1
Experimentamos Cristo e conhecemos o seu ministério terreno, mas avançamos. Em Hebreus 6:1 fala: deixemo-nos levar. Na Bíblia sempre há dois aspectos. O primeiro é o que Cristo fez por nós. Mas o segundo é a cooperação do homem. O plano de Deus é ter Seu exército, mas se o homem não se alistar e atender à santa convocação, não fará parte desse exército. No Antigo Testamento, Deus fazia as coisas ainda que não houvesse cooperação do homem. Ele fez até a jumenta de Balaão para falar. Deus fazia as coisas como, quando e onde ele queria. Quando Ele se encarnou, mudou então a maneira de fazer as coisas. Hoje Deus trabalha através do homem. Se você, querido irmão, não abrir a boca, Deus não terá boca. Se você não for até alguém, Deus não terá pernas. Se você ficar imóvel e desinteressado pelas coisas de Deus, Ele não poderá fazer nada e terá de retardar a Sua vinda. Ele precisa de cooperadores. Hoje Ele trabalha e atua através de nós. Por isso, ele está nos convocando. É hora de nascer o filho varão. Precisamos ser rápidos.

Deus tem milhões de cristãos na terra, mas Deus olha de uma maneira especial para nós que estamos na vida da igreja. Há Jerusalém, mas nela há Sião. Se nós não reagirmos, Deus buscará outros. Se não puder usar-nos como canais, buscará outros. Deus quer fazer a Sua obra e dar um desfecho a essa era. Se não cooperarmos com Ele, terá de buscar outros canais. Será lamentável se ele não puder nos usar depois de dispensar Sua revelação e palavra profética. Você precisa deixar-se levar, ou seja, negar a sua vida da alma. É colocar sua mente no espírito, deixar Deus inundar sua emoção e controlar a sua vontade. Aquele que é guiado pelo Espírito de Deus, esse sim é filho maduro de Deus. Deixemos o leitinho de lado e subir o degrau. Vamos deixar=nos levar para o que é maduro. Esses são os dias para buscarmos amadurecer.

Neste contexto de Hebreus temos quatro itens que nos mostram como podemos deixar-nos levar para o que é maduro, perfeito. Apesar de não estarmos estudando o livro de Hebreus, estamos usando muito os livros de Hebreus. Isso não foi planejado, mas mostra que Deus tem um encargo e que o Espírito é vivo. É um processo. Deus quer nos levar do que é elementar e levar ao que é maduro. Esses quatro itens são nossa cooperação com Ele. Semana que vem falarei desses quatro itens.

Graças ao Senhor pelo leite que o Senhor tem-nos dado. Nós o valorizamos, mas queremos também comer o alimento sólido. Graças ao Senhor pelo primeiro estágio, mas queremos avançar, para termos experiencia na palavra da justiça. Queremos cooperar com o Senhor. O Senhor tem urgência e quer nos levar para os próximos estágios e conta com a nossa cooperação. Vamos deixar-nos conduzir do que é elementar para o que é mauro. Para isso, precisamos desejar ardentemente o alimento sólido. Se ele não puder dar esse alimento sólido na igreja, onde Ele dará? Que Deus possa tocar todos nós para reagirmos a Sua palavra e deixar-nos levar para o que é perfeito e maduro, para que logo Ele possa ter Seu exército maduro do filho varão.

Oração:
Te agradecemos mais uma vez. Tu falaste conosco. Ajuda=nos a não ficar somente no leite. Queremos desejar o leite, mas queremos mais avançar par o que está em teu coração e em Tua vontade. Não queremos estar centrados em nós, mas como filhos maduros e experimentados, queremos cooperar contigo. Obrigado pelo Teu nome que invocamos, pelos pastos verdejantes e pelas águas de descanso, mas ajuda-nos a te seguir pelos teus caminhos. Essa semana outros irmãos partiram para estar contigo. Eles já estão contigo. Nós queremos prosseguir e avançar nessa carreira, avançando. Supre todos os irmãos em todas as suas carências. Ajuda os irmãos em sua emoção para que não recebam ataques do inimigo, mas estejam bem espiritualmente, emocionalmente e fisicamente. Em teu nome oramos. Amém!

3 comentários em “A palavra da reconciliação (9) – Ezra Ma”

  1. palavra rica que realmente nos faz repensar nossa condição, estamos prontos para deixar-mos se ser crianças, e avançarmos para a maturidade,ou apenas ouvimos mais uma palavra de advertência do Senhor e continuamos do mesmo jeito, Que DEUS mude a condição de cada um de nós. Amém

  2. O Senhor Jesus precisa de nós como boca para falar e como pernas para levar o seu evangelho ( seguir o 🐑 onde quer que vá. Essa é uma santa convocação, o Senhor não vai colocar um exército armado diante de nós e nos forçar a se alistar, o que eu ganhei com respeito a avançar para ser levado ao que é perfeito ( ao amadurecimento) preciso *me deixar* ser guiado pelo Espírito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *