Cristo é tudo em todos – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 05/07/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 52 – Cristo é tudo em todos
Leitura Bíblica: Cl 3:10-11; 1 Co 15:28

 Bem-vindos à Central de transmissão do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida. O Senhor está contando com a Sua igreja como a frente de batalha como o Seu exército em Sião.

Hb 1:1-3, 8, 13
Havia algo oculto em Deus, mas através de Seus apóstolos e profetas Ele está abrindo isso para nós. É o Filho de Deus quem fala a nós. Deus o constituiu herdeiro de todas as coisas. Ele realizou a redenção para salvar o homem para que nos tornássemos novamente úteis para Deus em Seu plano. Hoje Cristo está assentado à direita da majestade. Como Filho do homem Ele foi designado Filho de Deus. Hoje Ele está à direita da majestade e está acima de todas as autoridades, potestades, poderes e nome. Tudo está debaixo de Seus pés.

Vimos que o trono de Salomão possuía seis degraus e que o sexto degrau era um escabelo, para descanso dos pés. Vimos que o descanso de Deus é colocar os inimigos debaixo de Seus pés. Vimos também que para Deus um dia é como mil anos e mil anos como um dia e que o tempo de Sua vinda, para encerrar essa era e dar início ao tempo do descanso, no reino milenar, está muito próximo. Queremos apressar a vinda do Senhor. Queremos dar descanso para Deus e, para isso, precisamos primeiramente entrar no descanso de Deus.

Os inimigos de Deus estão primeiramente em nós mesmos e em nossa vida. Precisamos aprender a vencer e sujeitar essas coisas primeiramente, para no final darmos descanso para Deus. O Senhor não me permitiu avançar a três mensagens de domingo. Eu queria mostrar as questões escatológicas. O Senhor não deixou terminar até agora. novamente hoje o Senhor me incomodou e fui procurá-Lo para saber o que Ele desejava falar hoje.

Ap 12:7
Em Apocalipse 12 vemos uma descrição do inimigo de Deus. eu estava preocupado que estamos lidando com alguém muito poderoso e enganador. Quando os vencedores forem arrebatados até o trono de Deus, onde eles estiverem, representados opor Sião, haverá guerra contra o inimigo de Deus. Diabo é caluniador e enganador. Satanás é o adversário de Deus. Ele é o sedutor de todo o mundo. Ser sedutor é ser alguém que engana toda a terra habitada. Ele é o enganador. Quero mostrar a vocês que o inimigo de Deus é o nosso inimigo. Não estamos lutando contra um inimigo ou adversário qualquer. Estamos lutando contra um inimigo muito sutil e sagaz. Se não lutássemos, ele enganaria a todos.

Como pode alguém desafiar a autoridade de Deus? Para alguém fazer isso é necessário que ele seja muito poderoso. O Senhor precisa nos revelar quem é realmente o nosso inimigo.

Ef 1:9-10
Estes dois versículos pautam todo o plano de Deus, a Sua economia, nossa vida na terra e nosso serviço a Deus. Precisamos da direção desses versículos para não fazermos qualquer coisa. Existe um gerenciamento no tempo, uma administração da parte de Deus que corre ao longo dos tempos. Essa gestão é colocar Cristo como cabeça de todas as coisas. Todas as coisas devem estar sob o encabeçamento de Cristo.

Há versões da Bíblia muito literais. Com elas conseguimos buscar luz e revelação palavra por palavra. Contudo, se for literal demais, dificulta a compreensão. Além de entender letra por letra precisamos entender o contexto e até a cultura na época. A versão King James atualizada consegue deixar o texto compreensível. Ele traduz o sentido. Essa versão é traduzida diretamente das línguas originais, seguindo a estrutura da King James em inglês, mas não
Nos revelou o mistério da Sua vontade de acordo com o seu bom propósito que Ele estabeleceu em Cristo, isto é, de fazer convergir em Cristo tudo quanto existe, todos os elementos que estão no céu como os que estão na terra, na dispensação da plenitude dos tempos.

Convergir se refere à liderança e a reconstituição geral do universo, que está em pleno curso. Deus criou os céus e a terra. algo aconteceu que trouxe caos e corrupção. Deus abriu-nos um processo que está em andamento, que é a reconstituição geral do universo, com Cristo à cabeça geral desse processo. Quando Cristo retornar, Ele terminará esse processo e todos os Seus inimigos serão colocados debaixo de Seus pés. Este é o desejo de Deus.
A intenção de Deus é colocar todas as coisas debaixo dos pés de Cristo para que Ele governe todas as coisas (Ef 1:22).

Quando tudo está debaixo da autoridade absoluta de Deus, há justiça, paz e alegria. Quem está debaixo da autoridade de Deus, vive absolutamente feliz, porque Ele cuida de sua criatura. Adão e Eva viviam assim antes da queda, porque Deus era o Seu pastor, como seu cabeça. Um dia essa autoridade foi desafiada.

Ez 28:12-16
O rei de Tiro era o rei Etbaal II, mas essa profecia não se refere a ele, e sim ao arcanjo Lúcifer, que se rebelou contra Deus. Ele era repleto de saber e magnífico em beleza. Ele era o modelo da perfeição. Quando se faz a produção de qualquer elemento, é preciso produzir um modelo, um protótipo. Fazendo algo perfeito, ele se torna o modelo para se comparar as próximas que serão feitas. Esse arcanjo era perfeito em sabedoria e magnífico em beleza. Ele era muito belo. Era cheio de sabedoria. Este arcanjo teve uma criação especial, porque tinha uma incumbência especial. Deus lhe entregou o governo do mundo de outrora.

O sacerdote possuía uma veste com ombreiras com 12 pedras sobre os ombros. Esse arcanjo tinha um papel de sacerdote de Deus. Os adornos de ouro normalmente eram para os reis. Esse arcanjo era ungido como querubim guardião. Sobre o Santo dos Santos havia a arca da aliança. os querubins representam a glória de Deus, pois eram seus guardiões. Ele tinha muita proximidade com Deus. Naquele tempo ele era perfeito em seus sentimentos e atitudes. Ele era perfeito e não havia nada de errado nele. Contudo, ele começou a ter ambição.

Seu coração se encheu e arrogância e brutalidade. A ambição subiu à sua cabeça e ele começou a querer ser igual a Deus e disputar um lugar na autoridade de Deus. Ele começou tendo os seus negócios em toda a terra. Deus tem uma economia e um plano, segundo o Seu propósito. Até a plenitude dos tempos Deus tem Sua gestão para cumprir o que Ele planejou. Mas esse arcanjo pensou que também poderia ser sua própria economia e propósitos alheios aos propósitos de Deus. Ele começou a ter os seus negócios na terra.

O que representa um comércio? É sempre uma troca de produtos e mercadoria para lucro. Certamente o comércio foi inventado por esse arcanjo. Ele foi negociando apoio para que tivesse um grupo grande de seguidores a seu favor para o que intentava fazer: derrubar a autoridade de Deus. O seu coração se encheu de arrogância e brutalidade para conseguir adeptos e apoio.

Deus, então o expulsou do meio da glória das pedras fulgurantes, ou seja, ele tinha acesso como querubim ao lugar da glória de Deus. Mas foi expulso. Ele tinha especial beleza, que era impressionante, o que o fez se tornar arrogante e soberbo. Por Seu esplendor e fama ele se corrompeu.

Esse arcanjo é muito mais sutil do que imaginamos. Não estamos lutando uma guerra exterior. Esse inimigo está no lugar que não imaginamos. Esse arcanjo, com a queda do homem, está na natureza pecaminosa do homem. Ele tem um aliado dentro de nós. precisamos ver como ele atua para não ficarmos nos gabando da vitória enquanto ele está, na verdade, obtendo vitória dentro de nós.

Devemos ter cuidado com muita notoriedade. Cuidado em buscar muito destaque. Muito cuidado com a fama. A fama veio do arcanjo que se rebelou. Devemos fugir do holofote e do esplendor. Não buscamos nada para nós e nada em troca.

Deus fez dele um exemplo para todos os que quiserem seguir o seu caminho de arrogância, soberba e violência para conseguir apoio e seguidores. O caminho de holofotes, fama e destaque é o caminho de Satanás. Tudo isso ocorreu antes da criação de Adão. Esse arcanjo era muito bonito, mas Deus já o desfigurou e o seu fim está próximo.

Is 14:13-15
Ele desafiou a autoridade de Deus, que lhe havia dado todas as coisas. O orgulho subiu ao seu coração e ele queria estar acima do próprio Deus. Ele queria ser o primeiro da mesa, o chefe de todos. Não contente com a sua posição, queria subir mais e ser semelhante, ou seja, igual a Deus. Ele queria ser correi com Deus. Isso é impossível. Cristo como Filho participou da criação, porque tudo foi feito por meio do Filho. Esse arcanjo não participou da criação. É a Cristo e não a ele que Deus dará todas as coisas como herança.

Esse arcanjo conseguiu apoio da terça parte dos anjos e de todas as criaturas pré-adâmicas, aos quais conseguiu enganar. Nunca subestime esse arcanjo. Deus não podia tolerar isso e o lançou para a terra.

Mt 4:8-10; Lc 4:6
O diabo ofereceu a autoridade de todos reinos do mundo e sua glória a Jesus. Ele recebeu essa autoridade de Deus e a usa com usurpação. Deus usará a igreja para contrapor essa situação. Nesse episódio da tentação de Jesus havia uma grande batalha nos céus. Se Jesus caísse nessa conversa, procurando encurtar o caminho de obter todo o reino que Deus lhe havia prometido, ficaria sujeito ao diabo. Mas Jesus lhe disse que Deus é o único que devemos adorar. Ele é a autoridade máxima e a Ele nós dobramos nossos joelhos. A Ele damos adoração e culto.

Jo 12:31; 1 Jo 2:15-16; Ef 2:1-2
O mundo é um sistema criado por Satanás para levar as pessoas a não servirem e seguirem a Deus. O mundo era conhecido e dominado por Satanás. Ele é o príncipe de Satanás. Para poder usurpar o homem Satanás formou um sistema anti-Deus. Ele montou um sistema para ir contra Deus. Ele sistematizou o homem com religião, indústria, entretenimento, comércio, etc. Ele tem um aliado em nossa carne, na concupiscência da carne. O homem na busca de prazer, de suas necessidades de vida, segue o seu sistema. Não amar o mundo é a base para vencer o maligno. Amar o mundo, ainda que seja um pouquinho, dá base a Satanás para nos derrotar.

Cristo está preparando a igreja como Sua noiva. Essa noiva é imaculada e totalmente santificada para o dia do casamento. Em nossa batalha pessoal, precisamos aprender a não viver pela carne. A carne milita contra o Espírito e a o Espírito contra a carne (Gl 5) A carne nos leva À derrota contra o maligno. Estamos no mundo, mas não somos desse mundo sistematizado para ir contra Deus. Não podemos cair na concupiscência da carne, dos olhos e na soberba da vida. Tudo isso é cair na conversa de Satanás por esse mundo sistematizado.

Estamos lutando contra o sutil e enganador. Ele é um ser angelical rebelado contra Deus, que leva toda a sociedade humana contra Deus. Ele é general, ardiloso e sanguinário. Sua matéria prima é uma mistura de dinheiro, prestígio, que é poder político e as religiões. Contudo ele já foi derrotado por Cristo na cruz e tem ciência de sua derrota e da destruição de seu reino. Todo o palco está se montando para esse momento (Ef 2:1-2).

Jo 8:44; Ef 4:22
O trabalho desse arcanjo é tão impressionante que ao enganar Eva e pode estar enganando qualquer um de nós, dando a árvore do conhecimento do bem e do mal, é homicida. O orgulho subiu a sua cabeça e ele jamais se firmou na verdade. Não acredite em nada que ele fala ou faz. É próprio dele falar mentira. Portanto, queridos irmãos, ele está infiltrado no homem caído. Ele está infiltrado no velho homem e em nossa carne. Precisamos saber que sempre que vivemos na carne nos tornamos vítima desse engano. O engano atua em nosso velho homem, em nossa carne e em nossa velha criação.

Rm 16:17-20
Aqueles que caíram em fraqueza e debilidade devemos acolher e cuidar, mas há alguns que se tornaram servos de Satanás. Desses, devemos nos afastar. Devemos separar aqueles que caíram por uma fraqueza daqueles que foram totalmente tomados pelo engano e estão aí para dividir a igreja e trazer confusão a ela. Deus ainda irá colocar todos os nossos inimigos debaixo de nossos pés para, então colocarmos os inimigos debaixo dos pés de Cristo.

Vemos que Satanás está trabalhando em nosso interior. Temos uma vida da alma que também ama fama e destaque. Somos a parte forte da igreja, o filho varão. Humildemente procuramos viver debaixo do encabeçamento de Cristo. Sempre me humilho diante do Senhor antes de falar a palavra e peço que ele venha limpar meu coração de toda impureza para que tenha um canal limpo para pastorear o Seu povo. Reconhecemos que temos um Senhor e que Cristo seja o nosso cabeça. Não caiamos na armadilha de Satanás, mas vivamos no espírito para que sejamos canais para que Deus, através de Cristo como cabeça da igreja, possa encabeçar todas as coisas.

Continue vivendo no espírito, pregando o evangelho para que o reino venha à terra e possamos ter justiça, paz e alegria.

Oração:
Senhor, queremos viver no espírito e nos revestir de toda a tua armadura. Não amamos o mundo e não colocamos nossa esperança nele. Nossa esperança está em Sua volta e no estabelecimento de Sua vontade. O Senhor possa confortar os irmãos e curar as pessoas. aqueles que estão passando por necessidade, seja emocional, física ou espiritual, cuida de cada um. nesse tempo o Senhor está fazendo coisas maravilhosas entre nós. Nós te amamos, Senhor!

Um comentário em “Cristo é tudo em todos – Pedro Dong”

  1. Amém por uma palavra profética de Deus tão esclarecedora, vamos a cada momento lutar para viver e andar no nosso espirito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *