A palavra da reconciliação (15) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP em 25/07/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 55 – A palavra da reconciliação (15)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Queridos irmãos e amigos, estamos aqui mais uma vez na Central de Transmissão do Instituto Vida para Todos aqui em Sumaré para falar a Palavra do Senhor. Tivemos nossa Conferência Geração Santa, para os adolescentes e a Conferência de Jovens. Na vida da igreja o Senhor está nos falando muito forte. Estamos nos preparando para a vinda de Cristo. O Senhor está preparando Seu exército para derrotar a Satanás e seu exército. Todos nós, adultos, jovens, adolescentes, mais antigos e mais novos na igreja, todos estamos sendo convocados a nos alistar nesse exército.

Alguns irão para o lado do inimigo, outros irão para o lado do Senhor. Estamos despertando o coração e o espírito de nossos adolescentes e jovens para se juntarem ao exército de vencedores na vida da igreja.

Na Conferência Internacional de Setembro veremos os livros de 1 e 2 Tessalonicenses. Daremos mais informações sobre essa Conferência nas próximas transmissões.

Sl 23:5
Estamos na 15ª parte da palavra da reconciliação, ainda sobre o Salmo 23. Esta noite falaremos sobre o trecho “unges-me a cabeça com óleo; oi meu cálice transborda”. Este versículo é a continuação dos anteriores, que falam de nossa jornada. Chegamos nesse estágio em que o Senhor prepara uma mesa para nós na presença de nossos adversários. Estamos ainda no vale da sombra da morte. Todos os estágios apresentados nesse Salmo ocorrem simultaneamente. À medida que vamos crescendo e recebendo mais responsabilidade do Senhor, vamos avançando em nossa experiencia.

No vale da sombra da morte enfrentamos adversários diariamente. O primeiro aspecto de o Senhor preparar uma mesa para nós é nosso desfrute do Senhor ao experimentar vitória diante do Senhor. Melquisedeque, o sacerdote para sempre do Deus Altíssimo, veio a Abraão após sua vitória com seus 318 homens na batalha contra os 4 reis que haviam vencido 5 reis. Melquisedeque veio de repente, do nada, e lhe serviu vinho e pão.

O nosso Senhor não nos abandona nunca. Ainda que para nosso aprendizado soframos algumas derrotas, elas servem para conhecermos a nós mesmos, para conhecermos nosso inimigo e também ao nosso amado Senhor. O Senhor é grande vencedor da guerra. Ainda que não consigamos estar no espírito todos os dias e soframos derrotas diante dos adversários, e admitamos que nosso dia foi terrível, ainda o Senhor está trabalhando em nós. É assim que aprendemos. Conhecendo o Senhor, nos arrependendo, pedindo perdão etc. é que podemos perseverar. É em meio às derrotas que precisamos perseverar. Nesses momentos podemos nos arrepender, pedir perdão ao Senhor e avançar.

O primeiro item de preparar uma mesa na presença dos adversários é que o Senhor é o nosso suprimento em meio às nossas lutas e batalhas. O Senhor está nos treinando hoje para que sejamos já hoje Seu exército para que a igreja como o exército do Senhor na terra possa derrotar os inimigos de Cristo.

Hoje o Senhor opera no princípio da encarnação e colocará todos os seus inimigos debaixo de Seus pés através da igreja. Ao criar o homem Deus disse que este teria o domínio sobre toda a criação e, por tabela, também sobre o Seu inimigo. É por isso que o Senhor falou em Mateus 6, ao nos ensinar os princípios de nossa oração, Ele falou: venha o teu reino. Onde pisarmos, se estivermos no espírito, o reino de Deus estará. O Senhor nos supre diariamente em nossa batalha. Espero que todos possamos sentir a presença do Senhor e saber que Ele está ali para nos suprir com pão e vinho nas batalhas de todos os dias. Ali está o nosso Senhor que nos preparou uma mesa na presença de nossos adversários.

O segundo item dessa parte do versículo é a questão do descanso. Por um lado, o nosso pastor nos prepara uma mesa na presença dos adversários, para nos alimentar e termos forças para continuar as batalhas. Contudo, somente essa visão de uma mesa preparada na presença dos adversários, também denota descanso.

Os judeus não se assentavam para comer, mas se reclinavam. Eles ficavam em um verdadeiro descanso. É por isso que eles lavavam os pés antes da ceia. A mesa era mais baixa e eles se reclinavam à mesa. Era um descanso. Precisamos aprender esse princípio. Termos de servir e viver no descanso do Senhor.

Outro aspecto é o que o irmão Pedro tem nos falado aos domingos: conhecer quem são os nossos adversários. Temos de conhecê-los fora de nós e também dentro de nós. Não tenham a ilusão de que nossos adversários estão fora de nós. talvez o pior adversário esteja dentro de nós.

Is 66:1; Zc 12:1
Qual é o lugar do descanso de Deus? nosso Deus tem o céu como o Seu trono e a terra é o estrado dos Seus pés, mas nosso Deus não tem descanso. Ele somente terá descanso quando colocar todos os Seus inimigos debaixo dos pés de Seu filho, Cristo. No que diz respeito à redenção de Cristo, na obra redentora de Deus para obter nosso perdão dos pecados, para nossa reconciliação com Deus e justificação objetiva, tudo já foi realizado. Neste quesito, Cristo descansou e já está assentado à direita da Majestade nas alturas. Ele já está À destra de Deus e descansou quanto À redenção. Contudo, no que diz respeito à edificação da igreja e a derrotar o Seu inimigo ele ainda não descansou. Ele conta com cada um de nós para isso. Enquanto Ele não derrotar todos os seus inimigos, como ele irá descansar. O descanso é uma questão mútua. Quando Deus descansa nós descansamos e quando nós descansamos, Deus também descansa.

Em Isaías 66:1 temos três itens: céu, que é o trono, a terá, que é o estrado dos pés e o lugar do descanso. Em Zacarias 12:1 temos também três itens: céu, terra e o espírito do homem dentro dele. Neste versículo temos a resposta para a pergunta feita em Isaías. Deus quer descansar em nosso espírito. Queridos irmãos, se queremos dar descanso a Deus, precisamos estar em nosso espírito. Quando pregamos o evangelho é para o Senhor entrar no espírito daquela pessoa que ainda não recebeu Jesus.

As pessoas podem ter muitos bens e saúde, mas em seu coração não há descanso, porque seu espírito está vazio. Em seu espírito está a eternidade, como um buraco negro que ninguém pode preencher. Ele só pode ser preenchido por uma pessoa: Deus. Aquele que estava alheio a Deus, ao receber oração, abre as portas de seu coração e Deus entra nelas como o Espírito. Quando Ele entra, pode descansar. O homem, igualmente, experimenta descanso nesse momento e passa a descansar.

Passamos por situações insuportáveis humanamente falando, mas temos paz no coração. Digamos que você está em um avião. Muitas vezes há turbulências no avião causados por bolsões de vácuo. Quando um avião entra em um desses bolsões, ele perde sua sustentação. Raramente, mas às vezes acontece, esses bolsões são grandes. Certa vez, meu pai experimentou um desses bolsões de ar em uma viagem e o avião começou a cair em uma região montanhosa. Todos no avião gritavam e choravam. Ele, contudo, orou ao Senhor com muita paz no coração. Este tipo de paz excede todo o entendimento. Essa paz temos em nosso espírito porque descansamos no Senhor. Cada minuto de nossa vida está nas mãos do nosso Senhor.

É maravilhoso servir ao Senhor nesse descanso. Servir no descanso não significa não fazer nada e ficar na rede tomando água de coco. Servir no descanso é estar em meio a grandes dificuldades, mas ter paz e desfrutar o Senhor.

Deus somente terá descanso depois de derrotar os Seus inimigos. Quando você está no espírito, contatando Deus e em comunhão íntima com Ele, você e Deus têm descanso. Queremos contatar essa mesa para ser fortalecido e suprido, mas também para termos descanso. Uma boa alimentação é necessária para uma vida saudável, mas um bom descanso é igualmente necessário. Os nutrientes que nos fortalecem pelo alimento e o descanso que precisamos para refazer nossas forças estão nessa mesa que o Senhor nos coloca diante de nossos adversários.

Os inimigos são Satanás, seus exércitos e as nações rebeldes, que serão todos derrotados definitivamente na guerra de Armagedom. De acordo com as profecias, todos serão lançados no lago de fogo e Satanás será preso no fundo do abismo por mil anos. Esse é o inimigo exterior. Mas nosso encargo esta noite é mostrar os inimigos que estão dentro de nós.

Há inimigos exterior, mas também Deus tem inimigos dentro de nós. É fácil ver os inimigos exteriormente. Talvez você pense que seu patrão ou um parente é seu inimigo. Talvez você pense que as situações são seus inimigos, mas muitas vezes o inimigo está dentro de nós.

Exemplificando, imagine um soldado que teve grande vitória no campo de batalha. Ele derrotou os inimigos exteriores, mas tempo depois, pega uma infecção viral e morre. Ele venceu todos os inimigos fora, mas não venceu o inimigo fora. Muitas vezes ficamos apontando para os vizinhos, para esse e aquele irmão, para o governo, para os colegas de trabalho, mas não derrotamos os inimigos que estão dentro de nós.

Qual é o nosso inimigo hoje? Talvez pensemos que é o coronavirus, que está matando muita gente. Talvez essa pandemia esteja sendo usada por Deus para mostrar os verdadeiros inimigos de Deus que estão dentro de nós. Alguns usaram essas situações para subir vários níveis em sua intimidade com o Senhor, mas talvez haja aqueles que experimentaram ver coisas que estavam escondidas e abafadas dentro deles pela correria do dia a dia que tinham. Agora, parados, começaram a ver as coisas que estavam dentro deles.

O irmão Pedro intitulou a mensagem que ministrou na Conferência de Jovens com o mesmo título do livro A arte da guerra. Neste livro há um trecho: “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas.” Por minha conta, quero acrescentar uma frase, de acordo com nossa visão espiritual: “se você conhece o inimigo, mas não se conhece a si mesmo, pode vencer uma batalha, mas perderá a batalha seguinte. O irmão Pedro tem exposto o inimigo para sabermos contra quem estamos lutando. Estamos expondo as estratégias do inimigo e por isso estamos sendo atacados. Se você não conhece suas fraquezas e suas brechas, o inimigo também vencerá.

2 Co 7:5; Fp 3:4-8
Paulo estava passando pelo vale da sombra da morte e disse que desesperaram da própria vida no primeiro capítulo. Ele sentia lutas por fora e temores por dentro. Os adversários estão por toda parte. Não estão apenas por fora, mas talvez o pior é o que está dentro de nós.

O primeiro adversário é o temor. Você tem medo? Você tem medo de se consagrar ao Senhor? Quero ser bem sincero com você. Creio que vários de vocês, adolescentes, jovens e adultos. Vários de vocês estão na igreja há muitos anos, mas tem medo de se entregar incondicionalmente ao Senhor, porque tem medo de perder o que tem hoje. Você tem medo que Deus tire de você o que você gosta. Isso pode ser um grande inimigo que o impeça de ser um vencedor. Não tenha medo do que Deus irá fazer. Você tem um pedaço de vidro na mão, uma bijuteria, que acha bonita. Você tem medo de perder essa bijuteria se se consagrar ao Senhor, que é um diamante. Se você tem medo de se consagrar é porque não conhece a Cristo.

Paulo disse que não tinha defeito algum. Ele considerava sua condição algo de grande valor. Essa era sua bijuteria. Um dia, ele viu um diamante e, ao comparar suas bijuterias com esse diamante, jogou fora tudo que tinha em grande conta. A questão é se você viu quem é o seu pastor. Ele conhece você, cuida e te leva para as águas de descanso, leva a andar pelas veredas da justiça, repara a sua alma e cuida de você no vale da sombra da morte com seu bordão e seu cajado. Ele te dá a sua presença.

Temer mal nenhum é temor de coisas exteriores. Doenças, acidentes, perigos de viagem. Mas as vezes o grande temor é dentro de nós. temor de não querer mudar. Você caiu na vala e não consegue sair dali. Enquanto você estiver dentro da vala o inimigo está em um lugar exterior. Paulo considerou tudo como refugo, como esterco, como lixo, para ganhar a Cristo.

Os temores são o primeiro inimigo que temos em nós. Por experiencia própria e pela experiencia de irmãos que nos procuram, sabemos que há o temor de se entregar totalmente. Gosto do termo que os jovens estão usando: 110%. Paulo falou que perdeu tudo. Quando Deus pede, Ele quer tudo. O jovem rico não conseguiu entregar tudo. Ele era exemplar, mas não era absoluto. Jesus falou: vai, vende tudo o que você tem e me siga. Ele não conseguiu, porque teve temor.

Não sei se você está ouvindo a trombeta ressoando. Está na hora de nos consagrar e assumir o compromisso. É hora de se engajar e nos entregar. Sei de minha experiencia quando em 1985 e 1986, enquanto eu morava nos EUA, o Senhor chamou alguns irmãos para largar tudo e seguir o Senhor. Ao ouvir aquela palavra, tive muito medo dentro de mim, porque eu amava ser um engenheiro na área aeroespacial. Eu sabia que se eu atendesse a essa palavra, perderia meu futuro. Sabia também no fundo do meu coração que seu atendesse, talvez o Senhor me trouxesse de volta dos EUA para o Brasil. Sei o que é ter temor. Por um lado, você sabe que o tempo está chegando, mas por outro lado, tem medo de abrir mão de tudo o que tem. É o momento de ser absoluto para o Senhor. Não tenha medo. Esse é um inimigo que nós precisamos vencer.

Durante essa semana, lide com esse inimigo: o medo de se consagrar. Se você ainda não recebeu Jesus Cristo em seu coração, sei o que você sente. Você tem medo de se entregar a Jesus Cristo. Você tem medo do que seus amigos, colegas e parentes dirão. Você virou crente agora, é? Quero dizer a você: não tenha medo. Ele enfrentou o medo por causa de você. Ele enfrentou as autoridades. No jardim do Getsêmani ele experimentou muito medo, mas ainda teve coragem de orar ao Pai “não faça a minha vontade, mas a tua vontade”. Por amar você ele enfrentou o medo. Ore você também agora: “Senhor, eu te aceito essa noite, para Te receber. Tira de mim esse medo. Eu me entrego a Ti”. Se você quer se reconsagrar ao Senhor para amá-lo, vença o medo de se reconciliar. Ore com algum irmão e se entregue ao Senhor novamente.

Oração:
Senhor, te agradecemos porque no mundo de hoje vemos que há tantas batalhas. Temos muitos adversários, mas Tua palavra diz que Tu nos prepara uma mesa na presença de nossos adversários. Te agradecemos porque por um lado tu vens nos suprir e alimentar para as batalhas do dia seguinte. Por outro lado, temos o Teu descanso nessa mesa. Tu nos mostras também quem são nossos adversários. Temos as adversidades, as doenças, os acidentes fora de nós, e precisamos de força para vencer. Mas temos também inimigos fora de nós. Hoje Tu nos mostraste nossos temores. Temor de nos entregar e nos alistar. Que os irmãos não tenham medo de perder algo. Que possam perder todas as coisas para ganhar a sublimidade do conhecimento de Cristo. O inimigo quer que adiemos até que não haja mais tempo de nos consagrar. Não queremos mais perder tempo. Oro também pelos amigos que nos assistem, mas não receberam Jesus Cristo. Que o vazio que eles sentem posas ser preenchido pelo Teu Espírito. Continua te lembrando de todos nós nesse tempo de pandemia e isolamento. Supre a todos nós e console especialmente os que tem ente queridos nos hospitais e aqueles que perderam entes queridos. Abençoa a todos e também a Tua palavra. Ouve a nossa oração, em nome de Jesus. Amém.

5 comentários em “A palavra da reconciliação (15) – Ezra Ma”

  1. Não tenha medo, tenha coragem, palavra de encorajamento para nós posicionarmos e entramos de cabeça nesse exército de Sião, o Senhor está nos aguardando para seu descanso completo…busquemos este coração voluntáriamente 110 por cento absoluto.

  2. Gracias ha Dios por la palabra profetica precisamos ven cer esos enemigos interiores que pocas veces les ponemos atencion lograremos todo con el señor porque separados de el nada podemos hacer

  3. Senhor vença em mim este medo!! Quero me entregar totalmente a Ti! O Senhor me conhece mais que eu mesma, vêm me iluminar , me fortalecer e direcionar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *