Em Cristo tudo subsiste – Pedro Dong

 OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 02/08/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 58 – Em Cristo tudo subsiste
Leitura Bíblica: Cl 1:17

Meus amados irmãos e irmãs em Cristo, bem-vindos a mais uma transmissão diretamente da EAV pela Central de Transmissão do Instituto Vida para Todos.

Se tem acompanhado nossas mensagens e  deseja nos conhecer melhor, você pode acessar este link que entraremos em contato com você.

Antes de entrar no assunto propriamente dito da mensagem de hoje, quero dizer que Deus está sendo misericordioso conosco, nos concedendo muitas revelações. O Senhor não tem nos deixado desde a partida de nosso amado irmão Dong Yu Lan. Isso porque Ele quer nos preparar para o fim dos tempos. Por isso, Ele está nos revelando coisas grandes e inéditas. Minha preocupação é que banalizemos tantas revelações, tornando-as como se fossem comuns e corriqueiras. Não podemos pisar em favos de mel, mas valorizar o que o Senhor nos tem dado. A velocidade dessas revelações me preocupa que os irmãos não consigam assimilar e praticar cada uma delas.

Em cada região da obra no Brasil e em todos os continentes estão ajudando os irmãos a assimilar estas revelações para que os irmãos entendam, assimilem e pratiquem essas revelações para o evangelho do reino.

Semana passada apresentamos um mistério que esteve oculto dos séculos e gerações. Ao olharmos para Ezequiel 28 e Isaías 14 vemos que o arcanjo Lúcifer foi criado com impressionante beleza e formosura. Ele foi criado com muita sabedoria e tudo isso fez com que ele elevasse o seu coração. No livro de Jó 40 há uma descrição de um animal que o representa, descrito ali como a obra prima da criação de Deus. No capítulo 42 diz que ele é autossuficiente e não tem medo de nada. No final desse capítulo diz ainda que ele é o líder de todos os animais arrogantes e orgulhosos.

Comecei a pensar o que levaria uma criatura pretender ser igual ao criador. Comecei a entender que ele sabia que Deus precisava de uma criatura para ajuda-Lo a governar a criação. Deus não vive debaixo do tempo como Sua criação está. Ele não sente o que uma criatura sente. Ele não tem condições exatamente como é viver com esse corpo da carne, os sofrimentos, a angústia, passagem do tempo etc. Lúcifer percebeu que Deus precisaria de alguém para dar-lhe conselhos. Portanto se Deus quisesse alguma criatura para ajuda-Lo, Ele não teria outro senão Lúcifer, porque ele era o maior na criação.

O que Lúcifer não sabia é que Deus havia preparado Cristo, o Filho, como aquele que experimentaria toda a vida humana.

Rm 11:33-34; Is 9:6 (KJA); Pv 8:22, 24, 30 (KJA)
Essa pergunta – Quem conheceu a mente do Senhor, quem é o seu conselheiro? Foi destinada principalmente ao arcanjo Lúcifer. Deus não precisou dele para ser seu conselheiro. Mal sabia Lúcifer que Deus tinha um conselheiro em Seu próprio Filho. O Filho é a própria sabedoria e o Pai O possuía como fundamento de Seu caminho. O Pai não contou com Lúcifer, mas com o Filho. Ele já existia desde a eternidade passada. O Filho é Seu Conselheiro.

Cl 1:13, Jo 12:31; Ef 2:1-2
Há dois reinos que existem paralelamente. Império, no grego é exousia que é o poder, a autoridade. O império das trevas está debaixo do governo do adversário e caluniador Lúcifer. Vivemos no mundo, no qual há um curso que corre como o leito de um rio, segundo a autoridade do ar, cujo príncipe é Satanás.

O arcanjo Lúcifer foi criado de uma forma tão majestosa para ser o sacerdote majestoso de Deus. Ele foi criado com todas as pedras preciosas como um grande sacerdote de Deus. Ao mesmo tempo, ele era o querubim da guarda de Deus. Ele foi estabelecido como autoridade delegada por Deus. Quando Ele se rebelou, deveria ter devolvido a autoridade que recebeu de Deus. Por ser o pai da mentira, Lúcifer usurpou essa autoridade e estabeleceu seu reino, que é o império das trevas. Quando o Senhor Jesus veio à terra, o Espírito Santo foi levado ao deserto parra ser tentado pelo diabo. Hoje consigo entender que Satanás queria o lugar que Deus entregou ao Filho. O Pai queria apresentar aquele que designou como Rei de todas as coisas ao diabo. Diante dele estava o verdadeiro candidato a herdar todas as coisas.

Em Lucas Satanás foi ousado e petulante ao dizer que ele recebeu a autoridade dos reinos do mundo e ele a dá a quem ele quiser. Deus não discutiu com ele sobre isso. Hoje existe essa luta entre dois reinos, mas o tempo de Deus tomar o reino está chegando. É por isso que Deus está fazendo Sua convocação para sermos o exército de Deus.

Cl 1:14-16; Jo 1:18; Hb 1:3; Jo 14:9
para a transferência de um reino para o outro, do Império das trevas para o reino do Filho amado de Deus, é necessário passar pela redenção. Se não passar pela redenção, pelo perdão dos pecados, não há como ser transferido de um reino para outro. Em Sua infinita sabedoria Deus propôs que Seu filho faria esse trabalho para nós hoje ter o perdão dos pecados e hoje estarmos livres para ser transportados para o reino do Filho do Seu amor (Cl1:14).

Ninguém vê a Deus, que é invisível (Cl 1:15; Jo 1:18).  Se você quer ver ao Pai, precisa ver o Filho, que é a imagem do Deus invisível. O Filho é o resplendor da glória de Deus. Deus tem a Sua glória e é a própria glória. O Filho é o resplendor dessa glória. Quando você vê o Filho, vê essa glória. O Filho é o resplendor da glória e é a expressão exta do Seu ser (Hb 1:3). Isso significa que Ele é como o carimbo deixado no papel, que é a expressão do molde que foi carimbado. Quando você tem um encontro com o Filho e é marcado por Ele, a substância do Pai fica em você. Quando temos contato com o Filho, a substância de Deus é marcada eternamente em nós. Essa substância jamais sairá de nós, mas apenas aumentará. Quem vê o Filho vê o Pai (Jo 14:9).

Todas as coisas foram criadas em Cristo, no Filho (Cl 1:16). Portanto, não faz sentido o arcanjo Lúcifer disputar esse lugar porque até mesmo ele foi criado no Filho.

A expressão “Todas as coisas” nesse versículo se refere a todo o universo. Não apenas o cosmos visível, formado por bilhões de galáxias, mas toda a criação de Deus, que é esse mundo físico, mais os céus, que é outra dimensão. Os anjos de Deus não são matéria, mas espíritos. As coisas visíveis e as invisíveis foram criadas por Deus. Os anjos são invisíveis e são espíritos invisíveis (Hb 1:14). Precisamos entender as coisas como Deus as entende. Tronos e soberanias mostram que Deus estabeleceu tronos para governar esse mundo, conforme Apocalipse 4, que menciona os 24 anciãos. Os anjos têm principados e potestades entre eles. A criação de Deus inclui todas essas coisas.

Cl 1:15; 1 Pe 1:19-20; Ap 13:8
Em Cl 1:15 diz que Cristo é o primogênito da criação. Como Ele pode ser o primeiro da criação se Ele veio há dois mil anos? Ocorre que quando Jesus morreu, ressuscitou e ascendeu, Ele ofereceu tudo que realizou ao Pai e tudo isso foi lançado na eternidade. O que aconteceu há 2 mil anos já foi lançado na eternidade passada. Em Apocalipse 13:8 diz que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo. Quando foi lançado na eternidade, a morte do Cordeiro passou a valer desde a fundação do mundo.

O Filho foi manifestado somente agora, mas existia desde antes da criação. Por ter oferecido a Deus pelo Espírito eterno, saiu da limitação do tempo espaço e tudo que Ele realizou no tempo e no espaço foi lançado na eternidade. Por isso ele estava desde a criação (1 Pe 1:19)

Cl 1:17
“Ele é antes de tosa as coisas” revela que o Fiho existia antes da criação. Como lemos em Pv 8, Cristo já estava lá na criação quando Deus estava criando todas as coisas. Cristo já existia na eternidade passada.

“Nele tudo subsiste”. Sunistao é a palavra grega para subsiste. A melhor tradução para essa palavra é: aquele que une todas as partes em um todo. Cristo é une todas as partes da criação e estas partes com Deus para que sejam um todo. Cristo é o centro de conexão de toda criação. Efésios 1:9-10 mostram que o mistério da vontade de Deus é fazer todas as coisas convergirem em um só ponto, que é Cristo. Cristo é o ponto de união, de conexão, que liga toda a criação.

Nossa mente é limitada, porque crescemos neste corpo limitado pelo tempo e pelo espaço. Entendemos as coisas pelo tempo e espaço. Quando falamos de encabeçamento de Cristo logo pensamos de uma forma linear sobre isso. Mas o encabeçamento que Deus deseja realizar é fazer com que toda a criação em Cristo. Essa criação não é apenas esse universo linear. Em Colossenses 1:16 não somente criou esse universo material em que nós vivemos, mas criou antes de nós os anjos como espíritos. Todas as coisas criadas por Deus estão em dimensões diferentes.

O universo físico em que vivemos não é como nós entendemos, tão linear. Stephen Hawking tentava conciliar a teoria de Einstein com a física quântica. Ele estudou a vida toda para achar uma equação única. Ele gastou sua vida para estudar as singularidades, que é o ponto em que a física não sabe como aplicar as suas leis.

As estrelas gigantes como o sol são candidatas a formação de buracos negros quando elas se acabarem. Uma estrela é formada por uma quantidade muito grande de gases. Essa grande massa de gases faz com que a estrela tenha uma densidade muito grande que faz com que tudo seja puxado para ela. Ela somente não esmaga tudo ao redor, porque há uma fusão nuclear desses gases que estão queimando o tempo todo liberando uma grande energia que equilibra a força que faria ele desabar mantendo-a “viva”, gerando luz e calor. É por isso que desfrutamos da luz e calor do sol durante o dia. Quando, após bilhões e bilhões de anos essa estrela envelhecer esse equilíbrio será desfeito e após uma grande explosão essa estrela sugará a massa de todas as coisas que há ao seu redor, tornando-se um buraco negro.

Toda matéria que passa por um buraco negro é sugado para dentro dela, inclusive a luz. Elas entram nesse buraco negro e desaparecem. Neste universo nem o tempo nem o espaço são constantes. O tempo e espaço de nosso universo físico, quando passa por um buraco negro é totalmente deformado.

Estou dizendo sessas coisas para dizer que mesmo em nosso universo físico, não conseguimos entender todas as coisas. Mesmo os físicos não conseguem entender todas as coisas. A singularidade rompe as leis da física. É um ponto que leva a matéria para outro lugar. Estamos nesse universo, mas há outras dimensões. Os anjos são espíritos que estão em outra dimensão. Os demônios são espíritos imundos e estão em outra dimensão. Nós estamos na dimensão do tempo. Deus habita a luz inacessível. Ele está em outra dimensão.

Quem pode conectar todas essas coisas é Cristo. Quem consegue conectar coisas em planos e dimensões diferentes é Cristo. Toda as coisas, em dimensões diversas serão conectadas entre si e com Deus por meio de Cristo. Ele é Aquele que une todas as coisas. Se o universo fosse um plano, ele seria o centro de um círculo. Se fosse uma esfera, seria o centro da esfera. Ele é o centro que conecta todas as coisas entre elas. Contudo, ainda é muito pobre pensar dessa forma, por que a criação é muito mais complexa do que isso. Cristo é aquele que une todas essas coisas.

Cl 1:18
Deus criou todas essas coisas, mas criou ainda uma nova criação, que veio por Cristo derramar o Seu sangue e dar Sua vida a todos os que creem em Seu nome. A nova criação está em outra dimensão. Há a dimensão dos visíveis, dos invisíveis, nossa dimensão, dos anjos, e até Deus em outra dimensão. Agora vemos a igreja que é gerada e está em outra dimensão. Provavelmente ela esteja na dimensão de Deus. Cristo une todas essas coisas.

Ele une todas as coisas para que Ele tenha a primazia, ou seja, para que Ele tenha a autoridade sobre todas as coisas. Cristo precisa ter primazia em tudo. Precisa ter a autoridade em todas as coisas.

Cristo não apenas é o centro conector de toda criação, mas também o centro que conectou a nova criação. Além disso, Deus deseja fazer dele própria plenitude de todas as coisas. Se fosse apenas uma circunferência, Cristo não é apenas o centro, mas também toda a área e o conteúdo dessa esfera. É isso que Deus está fazendo com Cristo. É para que Cristo seja a plenitude em todas as coisas.

Cl 3:11, 1Co 15:18; Ef 1:22
Primeiramente, Cristo quer fazer isso na igreja. Na igreja não há você e eu, homem, mulher chinês e brasileiro, mas cristo é tudo e em todos. Cristo não somente é o centro, mas tudo em todos. Quando Ele terminar todo o trabalho aqui, Ele entregará o reino para Seu Deus e Pai e se sujeitará ao Pai. Toda as coisas não somente terão Cristo como centro de conexão e união e Ele será a plenitude de todas as coisas, mas no final tudo é entregue a Deus para que Ele seja o centro e a plenitude de todas as coisas por meio de Cristo.

A igreja tem um papel fundamental em todas essas coisas. Ele quer ser o cabeça sobre todas as coisas, mas a igreja é o meio pelo qual Ele fará isso. O desejo de Deus é que em uma situação normal Cristo tenha a primazia, encha todas as coisas na criação e na nova criação, começando pela nova criação que é a igreja. A igreja será a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. A igreja terá um papel fundamental no final de todas as coisas (Ef 1:22).

Cl 1:20; Hb 2:9
Por meio de Cristo Deus reconciliou todas as coisas com Ele. Para que Cristo seja o centro e a plenitude de todas as coisas, Ele precisa primeiro efetuar a reconciliação com toda a criação. Cristo não pode ser o centro do pecado ou de Satanás. Por isso, Ele precisa realizar a redenção e a remissão dos pecados.

Em Hebreus 2:9, em uma melhor tradução, diz que Ele provou a morte por todas as coisas. A redenção de Cristo visa reconciliar consigo mesmo todas as coisas, para que todas elas possam ser reconectadas com Cristo e encabeçadas por Ele. A redenção visa que Cristo seja tudo em todos.

Hb 11:7; Gn 7:13-16; 9:12
A arca de Noé serviu para salvar a humanidade, em uma família de 8 pessoas, que representa o próprio Cristo salvando essa família. Contudo, em Gênesis 7 e 9 vemos que Deus não estava preocupado apenas em salvar apenas a família de Noé. A aliança, que é o arco íris, foi uma aliança estabelecida não apenas com a família de Noé e a humanidade, mas com todas as coisas, toda a criação. Deus precisa redimir todas as coisas para que Cristo conecte e seja a plenitude de todas as coisas. Portanto, Deus precisa muito de você.

Rm 8:19-23
Porque Deus primeiro se preocupa com o a redenção de sua igreja? Porque a redenção dos filhos de Deus terá como consequência a redenção de toda a criação. Quando os filhos de Deus chegarem a ser maduros para herdar todas as coisas em Cristo, a criação, que ainda não pode estar totalmente conectada com Cristo por causa do cativeiro em que está, poderá experimentar a redenção. Quando os filhos de Deus forem totalmente redimidos, nós iremos redimir toda a criação e conectá-la com Cristo. A última coisa que será redimida em nós será o nosso corpo. Esse corpo carnal não pode ser conectado com Cristo. A glorificação de nosso corpo permitirá que sejamos totalmente conectados com Cristo. Naquele dia, seremos conectados totalmente em Cristo e poderemos conectar toda a criação Nele.

Deus quer nos levar a ver como Ele vê e a pensar como Deus pensa. Por isso, precisamos ruminar cada uma dessas revelações. O céu é aberto para nós em nosso espírito. Se vivermos cada vez mais no espírito, Ele abrirá cada vez mais o céu que está na Bíblia para nós.

6 comentários em “Em Cristo tudo subsiste – Pedro Dong”

  1. Louvado seja Deus.
    Que essas revelações sejam assimiladas e praticadas por todos nós para que Cristo tenha a primazia e seja o cabeça sobre a igreja.

  2. Graças a Deus, que está trabalhando em nós, a igreja, nos redimindo para que amadurecamos e por fim herdemos todas as coisas em Cristo, redimindo e conectando enfim toda a criação. Amém. Uau…

  3. O Senhor tem nos dado revelações maravilhosas a cada dia a fim de nos preparar para o final dos tempos. Que possamos crescer e amadurecer e por fim redimir toda a criação que nos aguarda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *