A criação aguarda a glória dos filhos de Deus – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, 09/08/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 60 – A criação aguarda a glória dos filhos de Deus
Leitura Bíblica: Rm 8:18-23

 

Eu havia preparado várias folhas de esboço para dar prosseguimento à revelação que o Senhor estava nos dando. Mas o Senhor /me deu sentimento de que eu preciso esclarecer melhor o que Deus nos está mostrando nas últimas semanas para que possamos avançar com maior clareza.

O arcanjo Lúcifer, segundo a profecia de Ezequiel 28 e Isaías 14 se julgava muito perfeito. A Bíblia o descreve como a marca da perfeição. Ele era formoso, cheio de sabedoria e foi criado em um ambiente para príncipe como sacerdote majestoso de Deus. Conforme Jó 38 e 40, ele foi criado como a obra prima da criação de Deus. Ele foi feito para não temer a nada. Ele era o maior da criação e olhava com desprezo os que eram mais altos que ele. Ele se encheu de orgulho e pensou que Deus precisava dele como conselheiro nos assuntos da criação. Ele se orgulhou ao ponto de querer ser igual a Deus. Deus não pode tolerar isso.

Satanás sabia que o homem veio para derrubar o seu reino. O homem foi criado PA imagem e semelhança de Deus para trazer o reino da terra. Ele quis, então, danificar o propósito de Deus em criar o homem.

No lado positivo, o universo é formado por Deus e Sua criação. Antes da criação somente havia Deus. Ele é eterno e nunca foi criado. A partir Dele mesmo todas as coisas foram criadas. No Novo Testamento vemos que Deus criou todas as coisas por meio de Seu Filho. Tudo que foi criado, na verdade, faz parte de um todo. Esse todo está totalmente conectado entre si e ligado à Deus. Quando Satanás rompeu sua união com Deus, ele rompeu essa unidade de todas as coisas. Essa desconexão dele com Deus permitiu que todas as coisas malignas passassem a existir. O homem foi criado por Deus conectado com Ele. Bastava-lhe escolher a árvore da vida e receberia Deus em seu interior. Ao comer da árvore da vida, a vida divina entraria nele e o próprio Deus viveria no homem. Ele, então estaria tanto conectado com Deus, como Ele seria seu conteúdo.

Gn 3:1-6, 16-19 (KJA)
A serpente provocou o raciocínio da mulher para questionar o que Deus havia dito. Ela mostrou à mulher que poderia ter seu próprio senso de julgamento sem precisar mais de Deus. Toda sagacidade de Satanás é desconectar o homem criado de Deus. No momento em que comeram, homem, que foi criado para reaver toda conexão com Deus, foi também desconectado e toda a maldição veio.

Quando a serpente enganou a Eva e esta comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal desejando conhecer o bem e o mal como Deus, ela e seu marido comeram e, por causa de sua desobediência e transgressão, se desconectaram de Deus. A maldição para toda a terra veio por causa desse ato. O homem se desconectou de Deus e desconectou também toda a criação.

Ef 1:9-10
Esses dois versículos pautam o que temos visto. O desvendar da vontade de Deus aconteceu por meio de Seus santos apóstolos e profetas no Novo Testamento, na nova aliança. Deus os usou para abrir para nós o mistério de Deus. Até então, ninguém sabia qual era a vontade de Deus. A palavra dispensação é oikonomia, que significa administração, uma gestão.  Deus criou todas as coisas e Ele tem uma administração, uma gestão para cumprir a Sua vontade. A gestão daquilo que Deus criou está acontecendo todo o tempo. Essa palavra se refere a um processo que está em andamento sendo gerenciado.

KJA, Efésios 1, nota 6: “A expressão original grega, aqui traduzida por “convergir”, transmite a ideia de absoluta e inquestionável liderança, mas também a ideia de ‘somar uma coluna de valores’. Ou seja, a reconstituição geral do universo está em pleno curso, com Cristo à cabeça de todo o processo que alcançará seu auge e estabelecimento eterno quando toda a oposição for colocada debaixo dos Seus pés, por ocasião do Seu iminente e glorioso retorno”.

A reconstituição geral do universo está em pleno curso. Este é o processo que está sendo desenvolvido. Precisamos ter essa percepção. Quero alertar todos vocês para isso. A economia de Deus na plenitude dos tempos está em andamento. Deus está fazendo com que todas as coisas sejam novamente conectadas a Cristo, que será o centro de todas as conexões. A desconexão do homem trouxe maldição a toda criação. Deus quer nos reconectar com Deus por meio de Cristo.

Convergir, no grego é anakephalaiosastai e um de seus significados é colocar todas as coisas juntas sob um princípio unificador ou uma pessoa. É unir novamente todas as coisas em Cristo. Ele é o unificador. Tudo que está desconexo está sendo reconectado com Deus por meio de Cristo. Cristo é o único líder que está conectando todas as coisas.

Ef 1:20-22
A acusação de Lúcifer foi que Deus não conhecia a vida de uma criatura. Contudo, em Sua eterna sabedoria Deus havia proposto que Seu Filho viria à terra tornando-se carne, vivendo como homem totalmente guiado por Deus Pai. Ele não fez sua própria vontade nem agiu por sua própria vontade, mas seguiu totalmente a vontade do Pai. Por Sua morte fomos redimidos por Ele de volta a Deus, que O ressuscitou e o tornou o Filho de Deus Primogênito. Na eternidade passada Ele era o Filho unigênito de Deus, mas no tempo, foi feito o Filho Primogênito. O lugar à direita de Deus era cobiçado pelo arcanjo Lúcifer, mas Deus tinha um propósito muito maior. Deus alçou o Filho acima de todo principado e potestade e domínio e de todo nome. Ele se tornou aquele acima de qualquer outra autoridade na terra e no universo. Para Cristo ser o cabeça sobre todas as coisas, tanto as do céu como as da terra.

No universo havia apenas Deus, que vivia em perfeita harmonia e unidade. Ele então criou todas as coisas. Ele criou as coisas do céu e as da terra. A criação do céu são as coisas invisíveis e as coisas sobre a terra é o que podemos ver. Este é universo: Deis e a criação, que são as coisas do céu e as da terra. Todas essas coisas são colocadas debaixo de Cristo.

Deus está fazendo o processo de colocar todos os inimigos debaixo dos Seus pés para fazer Todas as coisas sujeitas a Cristo. Está em curso o processo da reconexão de todas as coisas em Cristo. Para que isso ocorra, Deus deu Cristo para a igreja, pois é a igreja que será o meio para que tudo isso ocorra. Todas a coisas positivas serão conectadas em Cristo novamente e Ele será tudo nessas todas as coisas. Deus deseja que Cristo seja não apenas o cabeça e fator unificador de todas as coisas criadas, mas seja o preenchimento de toda elas. Para isso, Deus está usando a igreja. Que o Senhor nos dê espírito de sabedoria e revelação dessa visão gloriosa.

Cl 1:13-20; 3:11
Todos estávamos pela criação unidos no único ponto que é Deus. A rebelião de Satanás quebrou essa conexão e fez o universo se corromper. O homem que fora criado como o líder da criação sobre a terra, foi desconectado de Deus por Satanás, desconectando também a criação que estava na terra. passamos, então, a viver debaixo da autoridade das trevas em vez de estarmos sujeitos à autoridade de Deus e de Cristo. Estávamos agora sob o domínio do príncipe da potestade do ar, no curso do mundo, mortos em nossos delitos e pecados. Quando ouvimos o evangelho, confessamos nossos pecados e a Jesus Cristo como nosso Senhor. Isso nos conectou novamente com Cristo e com Deus. Essa confissão com nossa boca que Jesus Cristo é o nossos Senhor fez toda a diferença. Não estamos mais debaixo do pecado (v. 13).

O homem foi reconectado a Cristo após ter caído em pecado (Rm 1-5). Não havia nem um justo na terra. O perdão dos pecados nos reconectou com Cristo. Estamos novamente unidos a Cristo, que é o centro unificador de todas as coisas. As coisas imundas e impuras não podem ser conectadas a Cristo. Aí está a grande importância da redenção (v. 14)

Lúcifer jamais chegaria a ser a imagem do Deus invisível. Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus unigênito, que está no seio do pai o revelou. Quem vê o Senhor Jesus, vê o Pai. Lúcifer jamais poderia chegar a esse ponto. O Filho é o primogênito de toda a criação. O livro de Hebreus nos dá a revelação de que Cristo se ofereceu a Deus pelo Espírito eterno, de modo que tudo o que Ele realizou no tempo foi lançado na eternidade, fora da limitação do tempo. Tudo o que Ele fez, foi aplicado a todas as épocas. Por isso, Ele estava mesmo antes da fundação do mundo. Ele é o primogênito da criação. Tudo foi criado pelo Filho de Deus e para o Filho de Deus (v. 15-16). Ele já existia antes da eternidade passada e existirá por toda a eternidade futura (v. 17).

Nele tudo subsiste. Ele faz com que todas as coisas que existem sejam sustentadas por ele unindo todas as partes desse universo tornando-o um todo. Ele tem o poder de unir todas as partes em um todo. Um dia entenderemos que todas as coisas positivas criadas nesse universo é um todo a que fazemos parte.

Até então temos as coisas que Deus criou nos céus, as invisíveis e as coisas que Ele criou na terra, as visíveis. Mas há uma nova criação que Deus criou – a igreja. Ela está em outra dimensão. Provavelmente ela esteja na dimensão de Deus. Até mesmo na nova criação Cristo é o primeiro. Ele foi o primeiro a ressuscitar para que em todas as coisas Ele seja o cabeça e tenha a primazia. Deus quer Cristo como cabeça sobre as coisas dos céus e da terra, mas também da nova criação, da igreja.

Quando as coisas vão mal em nosso viver diário, seja no casamento, seja em nossa casa, com rebeldia, discussões, as coisas ocorrem porque não estamos encabeçados em Cristo. Ele é o centro unificador de todas as coisas. Nós, na área celestial, precisamos ser os primeiros, pela redenção realizadas por isto na cruz, precisamos ser reconectados com Deus (v. 18).

Quando todas as coisas forem reconectadas com Deus por meio de Cristo, Ele será tudo em todos. Cristo será a plenitude em nós e em todas as coisas (v. 19). Cristo quer ser tudo em nós. Ele quer ser tudo na nova criação. quando Ele se tornar tudo na igreja, em nós, Deus conseguirá fazer Cristo a plenitude de todas as coisas (Cl 3:11).

Deus fez a paz para reconciliar com Deus todas as coisas, quer sobre a terra, onde está a igreja, quer nos céus. A igreja irá conectar todas as coisas na terra, possibilitando que todas as coisas sejam conectadas também no céu. A redenção de Cristo visa limpar da mesma forma como limpou nossos pecados e nos trouxe paz com Deus, limpar também de todo o universo todas as coisas que não condizem com a natureza de Deus. O juízo de Deus visa limpar o universo todo da morte, rebelião e tudo que é negativo para que todas as coisas positivas na criação e na nova criação sejam reconciliadas com Deus.

Hb 2:9
O homem foi feito menor que os anjos. Jesus se tornou um homem, menor que os anjos, mas realizou a redenção por toda a criação. A morte que Cristo provou foi por tudo. A melhor tradução desse versículo, e acordo com o original é assim. Todas as coisas foram reconciliadas com Deus.

2 Co 5:18-20
O irmão Ezra Ma tem falado sobre a palavra da reconciliação todos os sábados. O ministério da reconciliação visa primeiramente reconciliar a igreja, a nova criação, com Deus. Essa reconciliação não é somente no primeiro momento em que cremos. Assim como a figura do tabernáculo do Antigo Testamento nos mostra que quando o homem pecador precisa ter paz com Deus e por isso traz seu animal e entrega ao sacerdote que o ajuda a imolá-lo. Ao derramar o sangue do animal, por sua identificação com aquele animal, ele tem seus próprios pecados cobertos pelo sacrifício daquele animal. A reconciliação começa por ali. No dia que você recebeu o evangelho, você se viu como pecador e confessou seus pecados. Ao crer no Senhor Jesus, você recebeu essa primeira reconciliação pelo sangue de Jesus derramado na cruz.

Contudo, o ministério da reconciliação que o irmão Ezra está nos mostrando é mais do que isso. No altar do holocausto foi realizada a primeira reconciliação com Deus. Mas o sacerdote nos leva a servir a Deus no Santo lugar. Nós, que estávamos no mundo, em um lugar imundo, agora estamos na casa de Deus. somos santificados ao passar a servir a Deus no Lugar Santo (2 Co 5:18). Os apóstolos receberam primeiramente a reconciliação pelo sangue de Cristo. foram reconectados com Deus e agora estão reconectando outros com Deus.

Deus deseja reconciliar não somente a nós, na igreja, mas quer trazer a paz a todo o mundo todo que ele criou. Embora tenhamos nossa profissão na terra, nossa principal profissão é servir a Deus reconectando as pessoas com Deus. Agora servirmos a Deus.

Esse sacerdote quer nos reconciliar mais um pouco ainda, nos introduzindo no Santo dos Santos. Quando Cristo ofereceu sua carne, o véu do santuário se rasgou e pelo sangue de Cristo podemos entrar no Santo dos Santos e nos achegar com intrepidez ao trono da graça para obtermos reconciliação por viver no espírito. Os que vivem no espírito são guiados pelo Espírito de Deus, são os filhos maduros de Deus. A reconciliação vai desde o perdão dos pecados, passando por nosso serviço a Deus e até vivermos nossos dias no Santo dos Santos, na presença de nosso Deus.

Os embaixadores são os apóstolos que nos introduzem no Santo dos santos. Vamos nos reconciliar totalmente com Deus. Não somente ter os pecados perdoados e servir em algumas atividades da igreja, mas viver no espírito. Não mais nós vivendo, mas Cristo vivendo em nós. Esse é o significado da redenção de Cristo e a reconciliação com Deus.

Hb 11:7; 1 Pe 3:20; Gn 7:13-14; 8:16-19; 9:12-13
A redenção é uma salvação. A arca representa Cristo, que ao efetuar a redenção nos colocou dentro de Si reconciliados. Toda criação de Deus que tem folego de vida foi colocada na arca com Noé. Deus quer redimir não somente o homem, mas por meio da morte de Cristo, todas as coisas seriam reconciliadas com Deus. a aliança, representada pelo arco íris, não foi somente com o homem, mas com toda a criação. A redenção de Deus é para redimir todas as coisas.

Rm 8:18-23; 2 Co 3:18
Nossa reconciliação que começa no altar do holocausto, passando pelo santo lugar, somos introduzidos pelos apóstolos ao santo dos santos para contemplar a glória do Senhor. Essa glória irá nos transformar de dentro para fora. Nossa maneira de falar, pensar e agir será transformada de glória em glória. Deus está esperando primeiramente a igreja ser transformada e glorificada. Essa glória irá se revelar em nós. Um dia nós, os filhos de Deus serão revelados (1 Jo 3:2). Quando Adão caiu e se desconectou de Deus, toda a criação foi desconectada também. A vaidade passou a escravizar toda a criação por causa disso. A própria criação precisa de redenção para ser desatada do cativeiro da corrupção. Isso somente ocorrerá quando a manifestação da glória de Deus nos Seus filhos ocorrer. A última coisa de nosso ser que será redimida será nosso corpo. Nosso espírito foi regenerado quando cremos. Nossa alma está sendo transformada dia a dia e quando o Senhor voltar, nosso corpo será também glorificado e toda a criação poderá ser reconectada com Deus novamente.

Is 55:12-13
Este é o resultado final a ocorrer. O espinheiro, que veio da maldição do homem em Gênesis 3, mas em seu lugar, o cipreste crescerá. Tudo será reconciliado com Deus. O futuro que nos aguarda é maravilhoso, mas tudo passa pelo encabeçamento de Cristo. Toda as coisas precisam ser reconciliadas com Cristo. A nossa reconciliação, nos dá a responsabilidade de reconciliar toda a criação.

Não se contente de ser alguém convertido ou até mesmo servindo a Deus em algumas atividades na igreja, mas viva no espírito. Viva na presença do Senhor no santo dos santos, para que seja transformado. Somente assim, seremos reconciliados totalmente com Deus e os seus inimigos serão colocados debaixo de Seus pés e Cristo poderá ser tudo em todos.

Um comentário em “A criação aguarda a glória dos filhos de Deus – Pedro Dong”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *