A plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisa – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 30/08/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 66 – A plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisas
Leitura Bíblica: Ef 1:22-23; Cl 1:18-19

Esta é a última mensagem antes da Conferência Internacional e preciso chegar até explicar o que é a plenitude. Preciso explicar melhor a questão da criação dos céus e da terra por Deus, porque ainda há certa confusão na questão da criação dos céus.

No princípio criou Deus os céus e a terra. A criação de Deus inclui os céus e a terra. Comecei a investigar melhor sobre isso porque em Efésios 1:9-10, onde lemos que o mistério da vontade de Deus é convergir todas as coisas em Cristo. essas todas as coisas são explicadas como as do céu e as da terra. Por isso, fomos buscar para ver quais são as coisas que estão sendo convergidas em Cristo.

Ne 9:6; 2 Co 12; Gn 1:8; Sl 19:1; Gn 15:5; Cl 1:15-16
Há o céu, o céu dos céus, que é o terceiro céu, mencionado pelo apóstolo Paulo. São coisas fora de nossa dimensão física e material. Nossa primeira compreensão, pela criação do firmamento, que o céu físico é o firmamento. Contudo, Salmo 19:1 e 4 mostram que a limitação do céu físico ao firmamento não nos permite ter compreensão completa. O céu físico mostra a glória de Deus e as Suas obras. Pelo versículo 4 de Salmo 19 e pelo que Deus falou a Abraão em Gn 15:5, vemos que as estrelas e o sol compõem também o céu físico. Não fosse assim, alguém que viajasse ao espaço estaria livre da ação do inimigo de Deus e seus exércitos. Tudo o que conseguimos enxergar faz parte do céu.

Ninguém jamais viu a Deus, mas aquele que O revelou é o Filho. Quando Abraão recebeu a visita daqueles três homens, dois deles eram anjos e o terceiro, que permaneceu com Abraão após os anjos seguiram para Sodoma era o próprio Senhor Jesus. Ele é o primeiro da criação. Isso é possível porque ao cumprir a redenção, morrer e ressuscitar, tudo o que Ele realizou e alcançou, inclusive sua encarnação, foi lançado na eternidade. Assim, ele já não estava mais restrito ao tempo e ao espaço. Ele é a origem, por meio de quem Deus criou todas as coisas no céu e na terra (Cl 1:15-16).

Na eternidade passada Deus estava só, vivendo uma vida feliz em Sua plenitude, mas um dia escolheu criar o universo. Tudo isso foi criado por meio de Cristo.

Ele é o Deus criador, que existe de eternidade a eternidade, sendo autoexistente, sem que ninguém O tenha criado. Ele estava na eternidade sozinho, mas por meio do primogênito da criação, Cristo, o Seu filho, criou todas as coisas no céu e sobre a terra. Toda a criação inclui as coisas visíveis e as invisíveis. Os anjos são invisíveis, pois são da área espiritual. Deus permite que eles tenham acesso ao Deus criador no céu dos céus, onde Ele está, no terceiro céu.

Ez 28:14, 17; Ef 6:12
Em Is 14 e Ez 28:14, 17 (KJA) mostra que o arcanjo se rebelou contra Deus e foi lançado para a terra. Como querubim guardião, ele tinha acesso ao local onde Deus está, mas ao ser lançado para fora do monte santo de Deus, foi lançado para a esfera da criação de Deus.

Em Efésios 6 nos mostra que nossa luta é contra os que estão nas regiões celestes. Essas regiões são o local em que Satanás e seus anjos foram lançados. Eles foram lançados para a esfera onde está todo o universo visível, chamado espaço cósmico. Deus o lançou para essa esfera. Só lhe é facultado acesso a Deus quando este o permite. Jesus, ao ensinar a orar, orou para que a vontade de Deus fosse feita na terra como no céu. No céu, o terceiro céu, Deus faz totalmente a Sua vontade, mas na terra, que contempla as coisas visíveis e invisíveis, onde os anjos rebeldes e os anjos que permanecem debaixo da autoridade de Deus estão. Esse é o universo criado por Deus. Nele estão as criaturas visíveis, mas também as invisíveis. Satanás e seus anjos ficaram nessa esfera da criação, mas na dimensão espiritual e invisível, as regiões celestes.

Jó 1:6; Is 14:13; Ez 28:16
No terceiro céu, Deus faz assembleia dentre a liderança dos seres angelicais. Satanás fazia parte dessas assembleias, pois era o querubim da guarda. Ele foi lançado de lá por seu orgulho e rebeldia. Contudo, pela descrição do livro de Jó vemos que Ele acusa os homens. Vemos, portanto, que Deus lhe facultou a presença diante do trono de Deus. Contudo, ali ele não tem qualquer ação, pois Deus faz completamente a Sua vontade no céu. A vontade de Deus sará feita na terra, no planeta em que estamos.

Ef 1:19-21
A luta espiritual está nessa região celestial. Por isso que quando Deus ressuscito a Jesus Cristo, o fez acima dessa região. OS lugares celestiais para onde ele ascendeu está acima da região celestial onde atuam Satanás e seus principados e potestades. Nosso cabeça já está acima dessa região em que atua Seu inimigo. Por fim, o terceiro céu é o lugar onde habita o nosso Deus.

Gn 1:1-2, 12; 3:8-9
Tudo foi criado por Deus conectado em Cristo, mas quando Lúcifer se rebelou contra Deus, se desconectou de Cristo e levou consigo a terça parte dos anjos e as criaturas pré adâmicas que havia na terra. Isso fez com que Deus julgasse a terra com águas. Temos, portanto, um intervalo de milhares de anos entre os versículos 1 e 2 de Gênesis 1. Quando Deus criou os céus e a terra, passaram-se muitos e muitos anos até a rebelião de Satanás e mais milhões de anos de julgamento de Deus sobre a terra. Agora há uma pendência de se resolver essa rebelião no universo.

Com a terra inundada pelas águas de julgamento, o Espírito de Deus pairava sobre elas. Os espíritos daquelas criaturas, que se tornaram hoje os demônios, estavam debaixo daquelas águas. Deus, então, de forma maravilhosa, fez a restauração de Sua criação na terra. Quando Ele fez o surgimento da terra seca, as primeiras espécies de vida passaram a existir. Ao terminar o terceiro dia, Deus disse era bom o que havia criado (Gn 1:12). Ele disse que era bom porque tudo estava conectado. Isso se repetiu no quarto e quinto dia. No sexto dia, além dos animais, criou o homem à imagem de Deus e a Sua semelhança. O homem é uma espécie que vem do sopro de Deus. temos um elemento do sopro de Deus em nós. apenas nosso corpo é temporal. Ao ver tudo o que fez no terceiro dia, disse que era muito bom. O homem e toda a criação estavam conectados a Deus por meio de Cristo. Cristo era o ponto conector de toda criação com o Criador. Ele é tanto o Deus criador como o primogênito da criação, servindo como o conector de toda criação com Deus.

Ele se preocupa até mesmo com nossos sentidos. Ele criou tudo agradável aos olhos do homem. Em todo os sentidos, Ele se preocupa com o homem, porque Ele mesmo se fez um homem.

Ele criou o homem e mulher como seu complemento. O homem foi criado de uma maneira objetiva, para cumprir o objetivo e a meta, já a mulher foi criada com sensores mais finos e enxerga o que o homem não consegue enxergar. Por isso devemos valorizar nosso cônjuge. Deus colocou a árvore da vida no centro do jardim. O meio é o ponto conector. Deus quis deixar claro a Adão e Eva que ela era o centro de Sua vontade.

Em Genesis 3 nós vemos a tragédia que ocorreu no universo. Satanás está na esfera espiritual. Deus permitiu que Ele aparecesse a Eva na forma de uma serpente. Quando Eva viu a árvore do conhecimento do bem e do mal, viu que ela era agradável aos olhos, boa para se comer e desejável para dar entendimento. Ela comeu do fruto daquela árvore e deu também ao seu marido, Adão. Imediatamente, os olhos se abriram, ou seja, eles se desconectaram de Deus e passaram a estar conectados àquela árvore do conhecimento do bem e do mal. Com isso, eles ganharam seu próprio senso de juízo. O homem passou a estar conectado à árvore errada e ao império das trevas (Cl 1:13).

Deus sentiu que o homem se desconectou Dele. Por isso, perguntou a Adão onde ele estava. Em Lucas vemos a história da mulher que sofria de hemorragia que tocou na veste do Senhor Jesus. Quando ela tocou com fé na veste de Jesus, Ele sentiu aquele toque. Os discípulos perguntaram com ele poderia ter sentido o toque de alguém em meio a uma grande multidão que o apertava. Contudo, Ele sentiu porque Dele saiu poder. Deus sentiu quando o homem se desconectou Dele e já sabia o que havia ocorrido com o homem.

Não apenas o homem foi desconectado pela queda, mas toda a criação se desconectou do Deus criador. Deus queria que o homem comesse da árvore da vida e pudesse estar conectado em um nível mais elevado do que a criação. Ele desejava a conexão no nível da vida e natureza de Deus, para que o problema da autoridade clandestina de Satanás fosse tratado. Satanás se antecipou, desconectando o homem e toda a criação de Deus.

Em Genesis 3:8, Deus veio ao entardecer procurar o homem. Na Bíblia o dia começa no entardecer. Isso significa que a fazer em que o homem estava conectado com Deus foi terminada. O dia em que o homem estava conectado a Deus terminou e outro dia, com o homem desconectado, se iniciou.

Em Romanos 1 a 3 vemos a condição caída do homem desconectado de Deus. A reconexão precisa ser feita por meio da redenção de Cristo. Todos pecaram e carecem da glória de Deus. Ele havia sido criado para manifestar a glória de Deus, mas pecou e, sem o derramamento de sangue não há remissão dos pecados. Para Deus perdoar os seus pecados, Seu sangue devia ser derramado. Sem saída, o homem não tinha esperança. Mas em sua infinita sabedora, Deus enviou o Seu Filho. Assim como a queda do homem veio por meio de Eva, a salvação também veio por uma mulher. Deus prometeu que o seu descendente pisaria a cabeça da serpente. Por meio de Maria veio o nosso Senhor Jesus. O que foi gerado nela era ente do Deus Altíssimo. Não houve participação do homem masculino. Jesus fez totalmente a vontade de Deus e realizou a eterna redenção por nós. Pelo Espírito Eterno, Ele ofereceu Sua redenção.

O ministério da reconciliação é para termos paz com Deus. Esse processo de reconciliação começa pela salvação de nosso espírito. Pela redenção, Deus tem base jurídica para perdoar nossos pecados e nos restabelecer na comunhão com Deus. Quando você foi iluminado de seus pecados, se arrependeu e confessou a Jesus Cristo como seu Senhor, você foi reconectado com Deus. Antes, você estava desconectado, aflito, exausto e sobrecarregado, mas quando creu em Jesus pelo evangelho e confessou a Jesus como seu cabeça e centro de sua vida, foi reconectado com Deus em seu espírito. Seu espírito está definitivamente reconectado com Deus.

Todavia, nossa reconexão precisa ser realizada em todo nosso ser tripartido. Nosso espírito foi reconectado quando cremos, mas nossa alma ainda é muito rebelde e precisa de reconciliação com Deus. A palavra que temos recebido todos os sábados pelo irmão Ezra é para reconectar a nossa alam. Nossa mente pensa fora da vontade de Deus, nossa emoção ainda é vulnerável, mas Deus está saturando a nossa alma por meio de nos levar a viver em nosso espírito. Por meio de invocar o nome do Senhor e por meio da palavra do Senhor que recebemos a vida e natureza de Deus, estamos sendo enchidos das riquezas de Deus, sendo reconectados com a vida e natureza divinas. Por fim, experimentaremos a redenção de nosso corpo. Um corpo de glória nos será dado e estaremos plenamente reconectados com Deus.

Cl 1:17-18; 2:9
Quando Deus criou todas as coisas, Ele conectou todas as cosas, a nível de criação com Cristo. Após a rebelião de Satanás, na terra e nas regiões celestes, a criação se desconectou do centro, que é Cristo. Por isso, o caos se instaurou nessas esferas. Deus quer reconectar o homem tanto como criatura, como quer enchê-lo de seu interior para seu exterior. Cristo é o centro, mas quer saturar-nos com Sua vida e natureza.

Cristo é a cabeça da igreja, que é outra criação. Esta é a nova criação. Ele era o primogênito da velha criação, mas na nova criação é o primogênito dentre os mortos para ter o encabeçamento em todas as coisas por meio da nova criação. A velha criação se desconectou e agora, por meio da nova criação, Deus quer reconectar todas as coisas. Assim, Cristo será a plenitude.

Deus é amor, luz, unidade, glória, santidade, justiça. Tudo isso são atributos invisíveis de Deus. Contudo, Deus deu um corpo a Jesus, em quem habita corporalmente todos esses atributos. Em outras palavras, todas essas coisas ganharam um corpo em Jesus (Cl 2:9).

Deus queria ainda mais que Cristo fosse cabeça de todas as coisas. Por isso, o deu a igreja. A plenitude da deidade habita corporalmente em Jesus Cristo, mas agora Ele está fazendo com que nós a igreja, sejamos a plenitude Dele mesmo.

Todas as riquezas materiais, como alimento de um país somente se tornam a plenitude quando são desfrutadas pelos homens que vivem naquele país. Um homem que coma por anos a fio dessas riquezas, se torna a plenitude daquelas riquezas. Se nos enchermos das riquezas de Deus por meio da palavra e da oração, da palavra fundamental, da palavra profética, a cada dia essas riquezas se tornarão a plenitude de Cristo em nós.

Nossa alma, mente, vontade e emoção, está sendo saturada com as riquezas de Cristo. A igreja possui a vida e natureza de Deus e tem a capacidade de desfrutar diariamente das riquezas divinas para se tornar a plenitude de Cristo.

Romanos 8 revela que através da plena filiação, com todos os elementos divinos processados em nosso interior, o nosso corpo também será substituído por um corpo de glória, celestial e imortal. Essa revelação da glória dos filhos de Deus, que é a igreja, fará com que todas as impurezas do universo sejam colocadas no lago de fogo. A luta espiritual é para varrer todas as coisas impuras e negativas do universo. Então, Cristo será aquele que a tudo enche em todas as coisas e nós seremos a Sua plenitude.

Oração:
Querido Senhor Jesus, só podemos Te agradecer. Somos apenas criaturas que nos rebelamos, mas por Sua infinita misericórdia, se fez um homem e realizou a redenção por nós. Hoje, pela fé, fomos justificados e estamos sendo enchidos dia a dia pela palavra e comunhão na vida da igreja. Continua trabalhando tudo isso em nós e nos faz perceber que estamos no final dos tempos. Estamos vivendo para limpar toda rebeldia e pecado que há no universo. Queremos colocar todos os Teus inimigos debaixo dos pés para que Tu sejas tudo em todos. Tudo será limpo nesse universo e o reino será Teu e de Teu Deus e Pai. Torna-nos prontos para a Tua vinda. Jesus é o Senhor!

Um comentário em “A plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisa – Pedro Dong”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *