O único ministério – Ezra Ma

CONFERÊNCIA DAS IGREJAS NA EUROPA EM ROMA

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, na tarde de 01/11/2019. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 01 – O único ministério
Leitura Bíblica: 2 Co 3:6; Ef 4:11-12

 

Soube que tem mais de 70 irmãos da Itália nessa Conferência. Graças ao Senhor! Temos duas conferências na Europa (em abril e novembro) e é um grande encorajamento para todos nós. Quero que todos vocês da Europa saibam que vocês estão em nossos corações e orações.

Teremos quatro mensagens. Hoje e amanhã cedo eu falarei e amanhã à noite e domingo pela manhã o irmão Pedro lhes dirigirá a palavra. Falaremos de algo muito importante que começamos a falar na Conferência Internacional em setembro. O título da mensagem de hoje é o único ministério. Estamos no ministério da nova aliança. Queremos falar que esse ministério é único, singular.

Hoje existem conceitos muito errados sobre ministérios. É uma palavra muito usada no meio cristão, mas na maioria se referem a ministérios individuais, pessoais e com interesses pessoais. O Senhor me permita dizer assim: muitos usam essa palavra ministério para edificar algo pessoal, promover seu próprio nome e ter seguidores. Esse não é o conceito da Bíblia. O ministério na Bíblia não é algo pessoal. Quero deixar isso bem claro desde o início.

Deus tem um ministério. No Antigo Testamento era o ministério da Antiga Aliança. Havia muitos profetas em diferentes eras, mas todos eles tinham o seu ministério para uma única coisa que era cuidar do povo de Israel, o povo de Deus no antigo testamento. Da mesma forma, no Novo Testamento, temos o ministério da Nova Aliança. Deus dá aos seus ministros diferentes aspectos de ministérios que são para o único ministério neotestamentário que é para a edificação do Corpo de Cristo, a edificação da igreja. Se o seu ministério é para algo pessoal, podemos até reconhecer que você tem um ministério. Há pessoas muito dotadas que receberam seus dons de Deus e desenvolveram seus ministérios, mas infelizmente são ministérios pessoais que não atingem o propósito de Deus. Não é isso que Deus quer. O que Deus quer é edificar o Corpo de Cristo. Espero que tenham entendido essa primeira parte, que é crucial para entendermos a palavra desta tarde.

Vejamos a diferença do ministério da Antiga Aliança para o ministério da Nova Aliança. Há muitas igrejas cristãs que enfatizam as coisas do Antigo Testamento em nossos dias. Visões, coisas relacionadas à lei e a Israel. Há um resguardo muito grande pela terminologia do Antigo Testamento que se referia a Israel. É preciso vermos que Deus mudou a dispensação. Existe esse apreço pelas coisas do judaísmo e do Antigo Testamento.

Esse foi um problema no tempo de Paulo. Ele falou da fé e do espírito, aos irmãos. Como exemplo, temos os gálatas. Quando escreveu sua epístola lhes perguntou quem os havia fascinado. As coisas do Antigo Testamento fascinam. Nós precisamos ter a clareza que Deus já mudou de dispensação. Deus já mudou de aliança e nós estamos nos tornando ministros da nova aliança.

Não entraremos em detalhes, mas mencionaremos diferenças entre a Antiga Aliança e a Nova Aliança.

Referência Antiga Aliança Nova Aliança
2 Co 3:3 Escrito com tinta Escrito com o Espírito do Deus vivo
Em tábuas de pedra Em tábuas de carne, no coração
2 Co 3:6 Ministério da letra Ministério de Espírito
Ministério que mata Ministério que dá vida
2 Co 3:7-8 Ministério de morte Ministério de espírito, que dá vida
2 Co 3:9 Ministério de condenação Ministério de justiça
2 Co 3:11 Ministério que desvanece Ministério permanente

 

O ministério da antiga aliança era de morte, porque ninguém conseguia cumprir a lei, que lhes exigia exteriormente, mas não possuíam o Espírito dentro deles. O ministério da nova aliança é de justiça, porque Cristo cumpriu toda a justiça por nós. Fomos justificados e não temos mais condenação.

Devemos agradecer a Deus que vivemos nessa era. Estamos na reta final, como o irmão Pedro sempre nos diz. Precisamos ter clareza absoluta de qual ministério nós estamos. Precisamos ter clareza de qual é o nosso ministério.

Quero mostrar que Deus deu esse ministério também para nós. Estou falando para todos os 270 irmãos aqui. 170 são da Europa. Quero que vocês saibam a identidade de vocês. Vocês são ministros da nova aliança, com uma função muito importante: trazer essa nova aliança para este continente.

Por isso, Deus fez uma transição da Antiga Aliança para a Nova Aliança. Ele enviou Seu filho Jesus Cristo para estabelecer essa nova aliança. O sangue que Ele derramou na cruz foi o sangue que firmou essa nova aliança. Ele não morreu apenas para perdoar os nossos pecados, mas naquele dia na cruz Ele estabeleceu a nova aliança. A marca da Antiga Aliança era a circuncisão, que era apenas um símbolo, mas a marca da nova aliança é a cruz, que é a verdadeira circuncisão. Na cruz, a nossa carne foi crucificada. O verdadeiro corte da carne se realiza na cruz. O que caracteriza a nova aliança é o Espírito.

Hoje sabemos que o Senhor é o Espírito (2 Co 3:17; 1Co 15:45).

O ministério da Nova Aliança começou com o Senhor Jesus. – Lc 3:23
Era o ministério de uma só pessoa. Ele era Deus e era homem e veio para cumprir a redenção por nós e estabelecer essa nova aliança. Esse era o seu ministério. Mas logo no início ele chamou 12 pessoas, deixando claro que esse ministério só estava iniciando com uma pessoa, mas seria um ministério corporativo. Ele chamou 12 para aperfeiçoá-los e por três anos e meio eles andaram com o Senhor, ouviram Suas palavras, viam como ele agia e aprenderam com ele no dia a dia. Ao se deparar com as situações eram ensinados pelo Senhor na prática. Ao final daquele período entregou sua vida por nós na cruz. Morreu, foi sepultado, mas ao terceiro dia, ressuscitou e ao ressuscitar, se tornou o Espírito que dá vida. Agora ele entrou em Seus discípulos.

Os discípulos agora eram 11, porque Judas, que O havia traído, se enforcou. Após sua ascensão, os discípulos ficaram mais 40 dias orando em Jerusalém, obedecendo o Senhor, que lhes disse para esperarem o cumprimento da promessa de que receberiam o Espírito sobre eles. Enquanto eles oravam naquele período, escolheram outro irmão para completar o número de 12 – At 1:15
At 1:17 – “neste ministério” nos mostra que há um só ministério. Não é qualquer ministério, mas é este ministério, um ministério único.

At 1:23-25 Hoje estamos neste ministério. Não é um ou outro ministério, mas este ministério.

At 8:20-21 Simão viu os apóstolos imporem as mãos sobre as pessoas e logo em seguida o Espírito Santo ser concedido a essas pessoas. ele gostou disso e quis ter esse poder. Então, ofereceu dinheiro a Pedro para obter esse poder também. Pedro disse que ele não tinha coração puro. Temos de purificar o nosso coração de qualquer motivação impura. A igreja não é um palanque para promovermos nossas próprias coisas. Se nosso coração é impuro, não temos parte neste ministério.

Veremos alguns aspectos deste ministério:

At 6:4 Pedro falou isso quando da instituição dos diáconos. Havia um serviço de distribuir comida às viúvas. Os apóstolos estavam envolvidos nesse serviço e não tinham mais tempo de orar e ministrar a palavra de tão atarefados que estavam. Por isso, foi sugerido pelos apóstolos que se levantassem diáconos para cuidar desses serviços para que os apóstolos se dedicassem à palavra e à oração. Estamos felizes hoje, porque podemos dizer que um dos aspectos principais do ministério que recebemos é a Palavra. O irmão Dong sempre nos falou que nosso ministério é um ministério de vida e espírito, que está totalmente sobre a palavra (Jo 6:63). Essa é uma característica de nosso ministério.

At 20:24 O Senhor está nos dando uma oportunidade de ouro em nossos dias. Por meio da colportagem dinâmica temos a chance de orar pelas pessoas e testemunhar o evangelho da graça de Deus. Vemos que esse ministério se multiplicou. Esse ministério começou com o Senhor Jesus e passou aos 12 apóstolos. Mas havia um problema: eles pregavam apenas par aos judeus. Deus queria que chegasse a todos os homens. Por isso Deus introduziu Paulo neste ministério. Paulo não tinha outro ministério à parte dos 12. Era o mesmo ministério. Os 12 não cumpriram a missão completamente de serem testemunhas desde Jerusalém, Judeia, Samaria e até aos confins da terra. Deus esperou, mas chegou o momento que Ele não podia mais esperar.

Não temos mais 40 anos para rodar no deserto. Daqui 40 anos terei 107 anos. O Senhor tem pressa hoje. Precisamos cooperar com o Senhor. Como os apóstolos de Jerusalém não levaram o evangelho a ouros lugares, Deus levantou Paulo para levar o evangelho aos gentios. Através de Paulo o evangelho foi para Síria, Cilicia, Ásia menor, Galácia, Grécia, Europa e chegou em Roma! Louvado seja o Senhor!

1 Tm 1:12 “Designando-me para o ministério”. É um único ministério. Só há um ministério, que a Bíblia chama com o artigo definido “o”.

At 20:24; Rm 11:13 – Paulo estava completando a parte que estava faltando. É o ministério, é este ministério, mas também é meu ministério. Deus quer te dar o teu ministério. Mas o teu ministério tem de fazer parte de “o” ministério e deve fazer parte “deste” ministério.

2 Co 3:3 O ministério não é apenas para você, mas ele deve ser produzido nas pessoas à sua volta também. Deus quer que você passe esse ministério aos irmãos e torne esses irmãos participantes deste ministério.

2 Co 4:1 Não desanimamos porque temos este ministério.  Se há alguém que poderia desanimar era Paulo. Saía para pregar o evangelho e era preso, falava a palavra e era açoitado. Ele pegava navio e o navio afundava. Nunca pegue navio juntamente com Paulo. Não desfalecemos porque temos este ministério.

2 Co 6:3; Cl 4:17 “O” ministério. Arquipo foi aperfeiçoado por Paulo e também recebeu “o” ministério.

2 Tm 4:5, 11 O ministério de Timóteo era 100% com o ministério de Paulo. Este falava a respeito de Timóteo que não possuía ninguém como aquele jovem. Marcos era outro irmão e também era útil para o ministério. Paulo produziu muitos ministros da nova aliança e todos faziam parte deste ministério da nova aliança.

Esse ministério foi ampliado. Começou com os 12, chegou a Paulo e por meio dele também a muitos outros. Hoje é a nossa vez! É a nossa oportunidade de participar.

2 Co 3:6 Ele nos fez competentes, qualificados para sermos ministros da nova aliança. Já não é apenas Paulo, mas nós também.

Ef 4:11-12 Esses apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres são os que tem parte neste ministério. São pessoas dotadas, que possuem dons. Esses dons foram desenvolvidos em ministérios. Eles são ministros da nova aliança. Deus os usa não para exercerem essas funções na igreja. Eles são os apóstolos, os enviados de Deus. Talvez você não se sinta apóstolo. Não somos com Paulo ou Pedro, mas todos fomos enviados. Podemos não ser profetas para pregar a uma multidão, mas podemos ter sido enviados a profetizar a uma pessoa. Podemos não ser grandes evangelistas, mas todos podemos orar pelas pessoas. todos podemos ser pastores e mestres, ensinando as pessoas a invocar o nome do Senhor e a conhecer a Palavra. Podemos cuidar dos irmãos como pastores. Nem todos farão todas as coisas. Alguns receberam um desses dons, outros receberam dois ou três e outros receberam todos os cinco. O importante é não forçar nenhuma situação. Com muita alegria você serve o Senhor com entusiasmo e excelência. Um dia o Senhor manifesta o seu ministério. Estes estão aqui para aperfeiçoar os santos.

Todos somos aperfeiçoáveis. Todos precisamos ser aperfeiçoados para a obra do ministério. O que é a obra do ministério? Alguns dizem que seu ministério é louvor e saem pelo mundo cantando e vendendo CDs. Isso é um ministério pessoal, particular. Hoje há pessoas que dizem ter ministério de cura. Nós temos experimentado curas em nossas reuniões e conferências. Pessoas enfermas física e psicologicamente estão sendo salvas pela oração, mas este não é o foco. Nas igrejas cristãs

A obra do ministério tem um único objetivo. Para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério é para a edificação do Corpo de Cristo. o verdadeiro ministério é para a edificação do Corpo de Cristo. as pessoas não nos veem , mas veem o Corpo de Cristo. Os ministros não buscam destaque e serem vistos, mas seu único objetivo é edificar o Corpo de Cristo, que é a igreja. Nosso ministério tem um único objetivo: produzir o Corpo de Cristo, que será a noiva de Cristo. Quando o Corpo de Cristo estiver edificado e tivermos alcançado a maturidade, a noiva estará pronta e Jesus Cristo virá buscar a Sua noiva. Esse ministério é para todos os santos.

Essa é a diferença que existe entre a vida da igreja como nós conhecemos com o que é praticado hoje em muitas igrejas cristãs. Na vida da igreja o nosso desejo é que todos os irmãos tenham parte neste ministério. Os líderes têm um objetivo único, uma missão: aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo.

1 Co 12:4 Sempre que leio esse capítulo me lembro do irmão Dong. este era um ponto forte do ministério dele. Esse capítulo mudou totalmente para mim quando o irmão Dong nos ensinou a respeito desses versículos. Não temos medo da diversidade. A diversidade é algo muito belo. Todos temos dons especiais que Deus deu a cada um. Não temos todos os dons e precisamos uns dos outros. Um irmão tem algo que eu não tenho e ele não tem algo que eu tenho. Marido e esposa se complementam. Há tantos irmãos aqui. Eu preciso de vocês. Todos estamos neste ministério. Não tenhamos ciúmes, inveja. Como Pedro sempre fala, vamos esquecer as picuinhas e estar focados neste ministério. Os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. quando há muita diversidade mas o Espírito não é o mesmo há muito problema e divisão. Mas quando o Espírito é o mesmo, há edificação e unanimidade.

1 Co 12:5 O dom precisa ser vinculado ao ministério. O dom que Deus deu a você não pode ficar no estágio infantil e inicial. Você precisa identificar o seu dom, praticar o seu dom até que ele se torne ministério. Hoje eu tenho o dom de traduzir, mas a tradução se tornou ministério para mim. Traduzo sem pensar. Vejo irmãs cortando verduras com a faca com muita destreza e rapidez sem cortar os dedos. Mas seu for cortar não dará certo. Não tenho esse ministério. A vida da igreja é o único lugar que eu conheço que podemos desenvolver nossos dons em ministérios.

Os irmãos na Europa podem se sentir solitários aqui. Longe dos irmãos do seu lugar de origem, passando por muita tribulação, mas aqui vocês têm grande oportunidade de desenvolver seus dons em ministério. Talvez, em seu lugar de origem, você não sentisse necessidade de funcionar, mas aqui você é levado pelas circunstâncias a funcionar com seus dons na igreja.

1 Co 12:6 O que Deus quer afinal é a operação. É o que produz resultado. O ministério se torna operação quando ele é exercido na igreja. Quando o ministério é praticado dentro da igreja as operações aparecem e o Corpo de Cristo é edificado. Reconheço tantos ministérios no meio cristão, mas esses ministérios não produzem operação e edificação do Corpo de Cristo, que é a igreja.

Você foi habilitado. Você foi qualificado para ser ministro de uma nova aliança. Hoje você está na igreja e Deus está te aperfeiçoando para a obra do ministério, para a edificação do Corpo de Cristo. desde o Senhor Jesus, passando pelos 12, por Paulo, pelos ministros que Paulo aperfeiçoou e chegou até nós. O que Deus quer fazer é levantar milhares de ministros da nova aliança que têm essa visão e este único ministério. Em todo o mundo estamos neste único ministério. Todos estamos edificando o Corpo de Cristo. todos estamos produzindo o Filho Varão. O Senhor voltará quando todos estivermos exercendo o nosso ministério.

Vamos receber este encargo? Recebemos este bastão da corrida e vamos correr a corrida que está diante de nós! Deus abençoe as igrejas na Europa e levante muitos ministros da nova aliança para trazer o Senhor ainda nesta era. Temos parte neste ministério!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *