SUCESSO E FRACASSO DE UM LÍDER – CASTANHAL-PA – Ezra Ma – 15/12/2017

PALESTRA PARA EMPRESÁRIOS, PROFISSIONAIS LIBERAIS, FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, LÍDERES CRISTÃOS E ESTUDANTES DA CIDADE DE CASTANHAL-PA

 

SUCESSO E FRACASSO DE UM LÍDER

Ezra Ma

O tema desta noite é bastante desafiador. Todos que estamos aqui exercemos liderança de alguma espécie. Atualmente, o mundo carece de líderes. Não importa se são países em desenvolvimento ou na vanguarda, todos carecem de liderança. O próprio País em que vivemos falta liderança e quem sofre é o povo.

Na área empresarial vivemos uma grande crise. Isso não quer dizer que você não é um líder adequado se sua empresa ou sua vida está em crise. Os verdadeiros líderes são os que aprendem lições nas crises. Na língua chinesa crise é wei-tchi. Wei quer dizer perigo, risco e tchi significa oportunidade. Muitas pessoas se entregam em meio a crise, mas há uma minoria que enxerga nos momentos de crise oportunidades para vencer. Enquanto todos estão sucumbindo, eles estão aproveitando.

Esta noite não quero passar técnicas para vocês. Para mim, o verdadeiro sucesso é a capacidade de mudar vidas e mudar situações. O fracasso faz parte da formação de um bom líder. O segredo do sucesso de um grande líder é aprender as lições pelos fracassos. O triste é passar por fracassos e não aprender nada. o importante é ter a cabeça fria após um fracasso e aprender as lições com ele para evitar as armadilhas futuras e poder instruir outros com sua experiência.

A liderança que nós precisamos hoje não é só uma liderança superficial. Já quero explicar a vocês a minha origem. Sou um engenheiro formado na universidade federal do RS. Meu pai era superinteligente. Ele era formado administrador de empresas e quando viemos ao Brasil ele começou uma nova atividade com a qual não tinha experiência. Ele começou no ramo da agricultura.

Vi no meu pai, um tremendo empresário de sucesso, alguém que tinha um relacionamento com Deus. A liderança que devemos exercer não é apenas uma liderança no aspecto material, mas uma liderança que consegue trazer o bem-estar para a vida das pessoas e mudar as vidas com quem tem contato.

Em 2016 tivemos as Olimpíadas no Brasil, no Rio de Janeiro. O principal símbolo deste evento é a tocha olímpica. Ela é acesa na Grécia e levada ao país-sede dos Jogos e até os atletas que a conduzem até a cidade-sede para acender a pira olímpica. Vejo todos vocês como esses atletas, que estão correndo com esmero. Talvez vocês estejam correndo mais do que todos. Mas eu lhes pergunto: qual o objetivo dos primeiros atletas que recebem a tocha olímpica?  É correr mais do que os outros? Não. O objetivo deles é passar o fogo para outros. Alguns de vocês podem estar com o fogo da sua liderança apagado.

A Bíblia fala claramente que não devemos correr em vão. Pode ser que muitos estejamos correndo e nos esforçando bastante, mas o nosso fogo já não está acesso. Um líder precisa ter fogo. Para mim, o papel de um líder é passar esse fogo a outras pessoas.

Quero abordar um tema específico sobre a liderança que talvez você não tenha pensado. Qual o verdadeiro papel de um líder? Muitos falam dos 3 Ps hoje – Pessoas, Produtos e Processos. Sem as pessoas, você não pode ter sucesso. Sem produtos adequados e definidos também não há sucesso. Os processos também precisam ser eficientes. No entanto, hoje em dia, cada vez mais se dá conta de que o mais importante são as pessoas. O verdadeiro líder é aquele que consegue gerar o bem-estar em todos os que estão à sua volta.

Quero tratar desta questão do bem-estar de forma profunda e, para isso, preciso usar o livro mais profundo que há: a Bíblia.

Para você poder gerar o bem-estar nos outros você mesmo precisa estar se sentindo bem. Somete quando você se sente bem pode gerar energia positiva nos outros. Quando você se sente mal, só há reclamação quando outros se achegam. Se você tem dores em seu corpo, não conseguirá transmitir algo positivo aos outros. Um líder adequado é alguém que muda o ambiente. O ambiente é de tristeza, mas um líder consegue mudar o ambiente de tristeza em alegria. O clima é de desesperança, mas um líder muda o ambiente para um lugar cheio de esperança. Por fim, para que o homem tenha completo bem-estar, ele precisa estar bem em seu ser espiritual. Uma experiência especial com Deus nos traz o equilíbrio que nos falta. É preciso termos bem-estar físico, psicológico e espiritual. Este equilíbrio interior é a verdadeira carência da humanidade há milênios. Da produtividade e da produção, todos vocês podem cuidar, mas hoje quero ajuda-los a ter esse equilíbrio. Quero que você saia dessa sala com a tocha acessa essa noite.

Essa tocha é amor, alegria, esperança, paz, motivação, iniciativa, criatividade. Que vocês posam trabalhar em seu bem-estar para que tenham esse equilíbrio. Mesmo que haja fracassos, você saberá lidar com seu fracasso e transformá-lo em sucesso. Isso é dar a volta por cima. Quero abordar o bem-estar psicológico e espiritual.

A psique do homem é muito complicada e estamos muito suscetíveis aos nossos sentimentos. Muitas vezes somos como uma montanha russa. Um líder não pode ser refém de seu humor, de seus sentimentos. Em tempo de crise um líder tem de trazer serenidade e segurança para os que estão perto. Um grande mal deste século é a ansiedade. Como líderes precisamos atentar para esse grande mal. Quando você está ansioso, todos conseguem ler a ansiedade em você através de sua linguagem corporal.

Uma criança recém-nascida não entende nada do que a mãe fala, mas seu método de comunicação é a linguagem corporal da mãe. Quando você fica nervoso, todos à sua volta também ficam nervosos. Nosso casamento traz ansiedade quando não está bem. Quando seu casamento não está bem, você desconta nos seus subordinados e quando as coisas no trabalho não vão bem, você desconta na esposa.

Hoje precisamos fazer gestão em quatro áreas principais: tempo, situações e pessoas. o brasileiro é o que mais gasta tempo com as redes sociais. O tempo não volta mais. Ele é impiedoso. Com o tempo se relaciona as oportunidades. Um líder é alguém que consegue identificar as oportunidades. Existem as janelas de oportunidade. Algumas janelas se abrem por um ano para que você entre por ela. Outras, ficam abertas só seis meses, outras apenas um dia e outras apenas horas ou minutos. Se você aproveitar as janelas de oportunidades, você pode mudar a sua vida para sempre. Como líder, aprenda a identificar as oportunidades. Ensine a sua equipe, sua família, seus subordinados a gerir o tempo e a identificar as oportunidades.

Um líder também precisa aprender a fazer gestão das suas finanças. A maior causa de divórcios são os endividamentos. um grande problema nas famílias e nas empresas hoje é gastar mais do que se ganha. Em sua vida particular é preciso fazer orçamento familiar. Muitas empresas hoje quebram porque fazem investimentos grandes por causa dos sonhos de seus donos, mas não fazem um fluxo de caixa adequado. todos precisam aprender a fazer fluxo de caixa. Todas as empresas precisam de um plano de austeridade hoje em dia para cortar os gastos. Isso é ser um líder.

Em terceiro lugar, precisamos fazer gestão dos relacionamentos. Essa é a parte mais difícil. No âmbito familiar temos o relacionamento como a esposa e com os filhos. No âmbito empresarial, se você é um chefe, como é seu relacionamento com os subordinados? O ambiente do trabalho é bom?

O quarto item é a gestão das situações que nos acontecem. Como você administra as situações? Você entra em pânico e nervosismo quando situações difíceis sobrevém? É preciso transmitir segurança às pessoas. como líder, você precisa transmitir serenidade às pessoas para que elas gostem de trabalhar com você e desejem dar tudo por você e sua empresa.

1Ts 5:23 Mostra que o homem tem três partes. Nestas três partes o homem precisa de equilíbrio. Hb 4:12 também confirma que alma e espírito são duas coisas separadas.

Mt 6:25-34 O que é mais importante? Sua roupa ou seu corpo? Estando ansioso você vai prolongar sua vida? Pelo contrário, a ansiedade traz infarto. Temos de mudar nossa atitude em relação às coisas. Todos os dias precisamos notar que nossos problemas não são problemas, mas são na verdade desafios para vencermos. Problemas nos derrubam, desafios nos levam a ser positivos para enfrenta-los. Isso traz motivação e alegria para nós em enfrentar os desafios. Assim, podemos ter uma qualidade de vida melhor e ajudar os outros a também ter melhor qualidade de vida.

  1. 33-34 Eu creio que muitos de vocês oram o pai nosso. Ali fala: venha o teu reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. Isso é buscar em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça. Se você buscar em primeiro o seu reino e a sua justiça todas as demais coisas serão acrescentadas de bandeja para você. Não obrigo ninguém a crer nisso, mas se você quiser aproveitar,

Como líder, você tem de gostar do que você faz. Se você não gosta do que faz, mude de atividade. Temos de gostar do que fazemos para sermos felizes. Precisamos estar motivados com o que fazemos.

Outro item do nossos bem-estar psicológico é aprender a eliminar as mágoas do coração. as mágoas são um câncer que corroem você por dentro. É preciso aprender a perdoar. A Bíblia fala muito em perdoar. Perdoar vem do grego: aphiemi, que significa liberar. Quando duas pessoas se ofendem elas ficam acorrentadas juntas. Quando você perdoa, você libera aquela pessoa e você fica livre dela. A mágoa come você por dentro e afeta a sua liderança.

O terceiro item na área psicológica é ter verdadeiros amigos que falam para você o que deve ser falado. Não são puxa-sacos, mas que falam do coração como amigos. Se só queremos ouvir pessoas de elogio não seremos bons líderes. A pior coisa é estar rodeado de puxa-sacos. Precisamos aprender a ouvir os conselhos que são contra nossa maneira de ver. Aprenda a se rodear de pessoas que possam dizer não para você. Também tenha amigos com quem você possa se confidenciar.

Também no aspecto físico temos de nos cuidar. Sabemos de todas essas coisas, mas precisamos também cuidar delas. Alimente-se bem e faça exercícios. A esteira que há na sua casa não é para pendurar roupas. Eu pulo corda para fazer exercício. Tem jovem em nosso meio que podem fazer coisas mais intensas. Também as horas de sono são muito importantes. O corpo e o cérebro precisa ser restaurado. Você está liderando pessoas que dependem da sua capacidade de tomar decisões.

Outra coisa importante é o quarteto da felicidade:

Dopamina – produzido quando você alcança suas metas, quando seus desejos são satisfeitos. Um verdadeiro líder precisa ter metas. Quando você não tem dopamina, o sintoma é procrastinação. Adia um projeto, adia um desejo seu. Como resultado, não tem paixão no que faz. Precisamos de metas de curto, médio e longo prazo. Se é uma meta de longo prazo, quebre-a em várias etapas. Cada vez que você completar uma etapa, receberá dopamina. Isso tornará você mais feliz. Uma vez que você atinge sua meta, comemore e estabeleça novas metas. Quando sua equipe atingir as metas, elogie, recompense. Isso injetará dopamina nos membros de sua equipe.

Serotonina – é produzido em nós quando nos sentimos importantes. A falta de serotonina nos leva à depressão. Os momentos de sucesso precisam ser considerados. Ser agradecidos pelo que já temos também nos ajuda a receber serotonina. Tomar um pouco de sol também ajuda na produção de serotonina. Os que participam de reuniões, encontrando muitas pessoas, também recebem essas doses de serotonina.

Ocitocina – é o hormônio da intimidade e dos relacionamentos saudáveis. Ele ajuda a melhorar as interações sociais. O brasileiro recebe muita ocitocina. Estudos indicam que um abraço de 40 segundos libera ocitocina em nós.

Endorfina – é um sedativo natural. Através do exercício físico recebemos esse hormônio. Dar risadas também nos transmitem este hormônio.

Por fim, quero gastar alguns minutos com o bem-estar espiritual. O homem tem corpo, alma e espirito. Para mim, um líder precisa ter um contato adequado com Deus. vi isso na vida de meu pai e tenho também essa experiência. O espírito humano tem três partes, assim com o seu corpo. O corpo tem cabeça, corpo e membros. A alma tem mente, que é a parte intelectual. A emoção, que tem a ver com suas alegrias e tristezas. A terceira parte é sua vontade, que é o que faz você tomar as decisões. O Espírito tem a consciência, que é o que indica que estamos fazendo algo errado. A segunda parte do espírito humano é a comunhão, que é para o relacionamento com Deus. a terceira parte do espírito é a que quero destacar: a intuição. Muitos que tem esse relacionamento com Deus tomam decisões por um sentimento a partir do seu espírito. Para ser um bom líder, você precisa ter uma boa consciência. muitas vezes somos tentados a fazer coisas ilegais para ganhar um pouco mais de dinheiro. Isso acabará com o seu respeito diante das pessoas. cuide de sua consciência.

A capacitação também é algo importante. Se você é um líder, você precisa ter capacidade. As pessoas ao seu redor precisam de um ambiente que as pessoas confiam em você. Através de seu exemplo, de seu cuidado e de seu respeito. Todas as grandes empresas têm claramente qual é a sua missão, qual a sua visão e seus valores. Mesmo pessoalmente precisamos ter essas coisas. Se as tivermos, teremos liderança forte.

Precisamos identificar nossos pontos fortes e procurar aprimorá-los cada vez mais. Precisamos também saber quais são as nossas fraquezas. Todos temos as nossas fraquezas, por mais fortes que sejamos. Essas fraquezas são nosso calcanhar de Aquiles e precisamos nos blindar nesses pontos. Também precisamos identificar as oportunidades pessoais e para nossas empresas. Os que são jovens, não desperdicem seu tempo. Aprendam línguas. Aproveitem as janelas das oportunidades. Sejam também proativos e não reativos. Ser reativo é reagir apenas quando as coisas já aconteceram. Ser proativo é agir antes das situações acontecerem. Pessoalmente e profissionalmente precisamos ser proativos. Blinde-se contra as ameaças que podem danificar você lá na frente. estes quatro itens são importantes e precisamos analisa-los em nós.

Como líder aprenda a distribuir as funções e as responsabilidades. Não faça tudo sozinho, mas aprenda a trabalhar em equipe. Uma grande coisa que temos de aprender é passar as atribuições e competências naquilo que elas sabem fazer bem. Hoje muitas empresas estão se reestruturando para alocar as pessoas naquilo que elas realmente são boas e gostam de estar. Colocar as pessoas na função certa fará com que elas trabalhem com paixão e excelência. Aprenda também a fazer a inclusão. Procure fazer com que todos se sintam incluídos em sua equipe.

Como líder, você precisa aprender as coisas e, à medida que você tem sucesso, reproduza-se em outras pessoas. o verdadeiro líder é um mentor que se reproduz nos outros. Ele não guarda o pulo-do-gato, mas se reproduz nas pessoas. hoje precisamos de mais mentores. Precisamos reproduzir a liderança e isso traz tremendo progresso. Aprenda a mentorear e a ensinar as pessoas. Acompanhe, ensine as pessoas. os mestres do Kung-Fu mentoreavam as pessoas. Jesus Cristo também mentoreou tantas pessoas. um verdadeiro líder é aquele que quando se aposenta não sentem sua falta, porque as coisas continuam funcionando normalmente sem a sua presença. Um líder que não é adequado, quando se ausenta, leva tudo o que ele fazia embora.

Não tenha medo de errar. Com os erros nós aprendemos.

Para finalizar, quero fazer alguns comentários:

Um líder precisa liderar com o coração e com a cabeça. Só liderar com o coração não é suficiente. Outros, lideram com paixão, mas não têm nenhum conhecimento. Isso também não será suficiente. Você precisa fazer as coisas com paixão, contagiando os outros. Para liderar com a cabeça você precisa aprender as coisas. Os estudantes precisam, além de ter conhecimento, ter valor de mercado. Você precisa ter competência, por meio de adquirir conhecimento. Em segundo lugar, precisamos transformar o saber em ação. Você precisa aprender as coisas na prática também. É preciso aprender novas habilidades. Em terceiro lugar é nossa atitude, ou seja, o que queremos fazer. isso nos leva a não ficar estagnados. Hoje é preciso ter inteligência emocional, ou seja, ter capacidade de lidar com a pressão e com a dificuldade nos relacionamentos humanos.

Também precisa ter metas estabelecidas. Com autoestima e autoconfiança poderá liderar as pessoas com eficiência. Um líder não é apenas alguém que ganha dinheiro, mas alguém que muda a vida das pessoas ao seu redor. Para estabelecer credibilidade diante das pessoas é preciso investir tempo.

Por último, saia de sua zona de conforto. Isso é necessário para aumentar a capacidade. Para adquirir músculos na academia as pessoas precisam sair de sua zona de conforto. Espero que você aumente sua capacidade e se torne o líder de grande sucesso. Quero terminar orando por todos vocês.

“Amado Deus, agradeço a Ti a oportunidade de estar aqui com essas pessoas maravilhosas. Aqui estão os líderes da sociedade que Tu colocaste para as pessoas aqui. Abençoa-os, seus trabalhos, sua situação financeira. Que sejam verdadeiros líderes para mudar a vida das pessoas. te peço em nome de Jesus.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *