Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (2)

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL Fev/2021

Tema geral: A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE


Mens 02
. DESTINATÁRIO: TIMÓTEO (1)
LB: At 16:1-3; 2 Tm 1:2-5

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong no estúdio do Instituto Vida para Todos, no local de reuniões da Igreja em São Paulo/SP, em 31/01/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Bem-vindos todos à Mensagem 02 da Conferência Internacional Fevereiro 2021. Não se esqueçam de fazer suas ofertas em todos os itens da obra do Senhor (Central de Ofertas) e também para as necessidade de sua igreja e região.

Essa mensagem tem por título Destinatário: Timóteo (1). Antes de entrar no assunto propriamente dito, quero falar de como surgiu o encargo para este semestre.

O Senhor tem sido generoso conosco. Considero que somos da última geração. Considero que ao longo dessas palavras vamos confirmar que somos, de fato, o pequenino rebanho falado em Lucas 12. Existe um ponto comum entre os trabalhadores da última hora e o pequenino rebanho mencionado neste capítulo: a vinda do Senhor. Assim que eles trabalham a última hora, o Senhor volta. Em Lucas 12 nos mostra que não devemos andar ansiosos com as coisas da vida, mas buscar o reino de Deus e tuto mais nos será acrescentado. Foi nesse contexto que o Senhor falou sobre sermos o pequenino rebanho e o servo que aguarda o seu senhor à porta quando ele vier. Tanto o pequenino rebanho, como os trabalhadores da última hora estão relacionados à vinda do Senhor. Portanto, somos essa última geração que aguarda o Senhor à porta e se prepara para a Sua vinda.

Somos também a igreja em Filadélfia. Ela foi restaurada pelo Senhor. Ao longo das mensagens veremos sobre isso. A igreja caiu em degradação, mas ao longo dos séculos o Senhor usou os irmãos na Morávia no séc. XVIII e começou a restaurar a unidade entre os irmãos, seguindo no séc. XIX na Inglaterra e no séc. XX usou os irmãos unidos e depois os irmãos Wachman Nee e Witness Lee para restaurar muitas verdades como a base da igreja, a administração da igreja e o viver da igreja. Usou no final do século XX o irmão Dong para nos levar mais ainda para a simplicidade do Espírito para servir o Senhor invocando o Seu nome e negando nossa vida da alma. Hoje, no séc XXI, analiso que a igreja em Filadélfia está consolidada e precisamos conservar o que temos. Não podemos mais voltar atrás!

O Senhor tem trabalhado entre nós e nos tirou do ambiente de disputas e contendas. O Senhor restaurou o entusiasmo e o encorajamento nas reuniões. Hoje, vendo vários jovens servindo fiquei emocionado. Irmãos e irmãs cuidando de cada serviço, com tudo em ordem. O Senhor restaurou o entusiasmo e a inclusão de muitos jovens e de muitas irmãs nos serviços da igreja. Hoje temos mais excelência.

Em 2017 o Senhor nos mostrou a luz na palavra sobre o splachgnnon, ou seja, termos compaixão em lugar de críticas e maledicências entre nós. Hoje apoiamos uns aos outros e oramos uns pelos outros. Chegamos a um ambiente muito bom porque o Senhor quer voltar.

Precisamos avançar ainda mais. No ano passado falamos sobre João capítulos 13 a 17. Vimos que se queremos trazer o Senhor, o nosso nível de unidade precisa subir ainda mais. Nosso nível de justiça, realidade e glória precisam subir. De 2019 para 2020 recebemos uma revelação atrás da outra. Somos gratos ao Senhor por tudo isso.

Contudo, quero dizer que não podemos voltar atrás. Não podemos retroceder. Tudo que alcançamos precisa ser conservado. O Senhor diz: “conserva o que tens”. Vamos prosseguir para a perfeição. O livro de Timóteo irá nos mostrar que Satanás é mentira e Deus é única verdade neste universo. Antes de existir todas as coisas só havia Deus. Ele criou todas as coisas e é a verdade. Quando Lúcifer se ensoberbeceu e a iniquidade entrou em seu coração, quis dividir o trono com Deus. Deus não pode permitir isso e o lançou por terra. Ele se desconectou de Deus, que é a própria verdade. Ao fazer isso, restou-lhe apenas a mentira.

Por isso, João 8:44 diz que Satanás é o pai da mentira e homicida desde o princípio. Ele sabe que o homem foi criado por Deus para entronizar Cristo e, por isso, ele quer matar o homem. Não seja enganado com as coisas bonitas deste mundo. Ele quer matar você. ele se afastou da verdade e quer destruir você. Se Satanás viesse visitá-lo dizendo que é a mentira, você não o receberia. Por isso ele vem como o engano, uma falsa verdade. Ele vem dizer que Deus está enganando você, assim como disse a Eva. Ele quer fazer Deus mentiroso mostrando uma outra verdade para você. Ele só tem mentira e engano. Está enganando a sociedade atual com o mistério da iniquidade. Tudo está se deteriorando pela inversão dos valores. Isso cumpre a profecia da palavra de Deus e não há como mudar a situação. O engano está atuando há muito tempo no mundo e será cada vez mais forte.

Mas o que quero dizer-lhes e chamar a atenção é sobre o engano na igreja. O irmão Ezra falou na mensagem 01 que a igreja é a casa de Deus. Satanás também quer introduzir mentira na casa de Deus. Por isso Paulo deixou Timóteo em Éfeso. Satanás é tão sutil e engana os irmãos na igreja. Meu encargo é desvendar essas coisas porque não podemos ser enganados e voltar atrás. Vamos para frente e não retrocedamos. Não estou falando de deterioração moral, mas estou falando de degradação na igreja. Estou falando de não ensinar diferentemente. Baseado em fábulas judaicas para angariaram seguidores enganaram os irmãos em Éfeso e hoje quer enganar com outros ensinamentos, com meias verdades, sofismas.

Se por um lado Satanás engana com outros ensinamentos, outro aliado do inimigo é o homem natural que há em todos nós. Em nosso coração humano corrupto há ambição e muitas outras coisas. Até aquele que parece muito espiritual tem essas coisas. Nem mesmo ele sabe que as possui em seu coração. Por isso, precisamos lidar com a consciência todos os dias. Não queremos voltar atrás! Eu não quero voltar atrás.

Do lado positivo, a igreja é coluna e base da verdade. Por isso, não queremos ser enganados por nosso coração corrupto. Quero perseguir a Palavra profética. Isso significa seguir de perto. Quero seguir e não fugir da verdade. Quero reconhecer a fonte certa e ouvir a palavra profética e praticá-la. Os que se mantiverem puros dessa forma serão coluna e base da verdade, pois serão constituídos com a verdade.

Para chegar neste ponto positivo é preciso ver como a igreja precisa viver para evitar a degradação do engano e viver a verdade e ter a realidade de Deus em nós. Precisamos ver como funciona as coisas na casa de Deus. é por este ângulo que veremos as epístolas a Timóteo.

Existe um relacionamento de vida e muito saudável entre os cooperadores. Estou vindo de várias grandes revelações. O milagre da aurora, as gotas de orvalho que são dados por Deus ao Filho como presente para que Ele possa contar junto com os irmãos das igrejas que se consagraram voluntariamente para compor a força militar para que a igreja possa se casar com Cristo e terminar com a oposição do governo humano a Deus.

Sl 110:1; Gn 24:1-2
O Senhor Jesus Cristo é o noivo. Ele fez a Sua parte. Ele é o verbo que se fez carne e trouxe Deus para ser nossa realidade. Ele viveu obediente sem direção ou opiniões próprias, mas viveu sempre debaixo do governo do Pai. Na véspera da crucificação Ele orou para que, se possível, fosse passado o cálice de suas mãos, mas foi obediente até a morte. Quando ressuscitou, Ele foi feito, em Sua humanidade, filho de Deus. Agora, o Pai lhe disse para esperar. Como noivo, deveria aguardar que a noiva fosse preparada. Deus, então, enviou o Espírito para preparar a noiva. Claro é o mesmo Deus. não são três entes separados. É o mesmo Deus. Como o Espírito Ele veio preparar a Sua noiva.

Isso é representado em Gênesis 24. Abraão tipificava Deus Pai e Isaque tipificava o Filho e o servo enviado para buscar uma noiva tipifica o Espírito. É o Espírito que administra todos os bens do Senhor hoje. Desde o tempo de Atos dos apóstolos até hoje é o tempo de operação do Espírito.

Como surgiu o encargo de abordar as epístolas a Timóteo
Em novembro de 2020 eu já buscava diante do Senhor quais seriam os próximos livros para dar sequência ao que Ele está falando para nós. Ele trouxe à tona a proximidade da Sua vinda pelas epístolas aos tessalonicenses. Em 28 de novembro enviei a seguinte mensagem ao irmão Ezra: Tenho buscado diante do Senhor os próximos livros para dar sequência ao encargo. Ele me deu indicações de serem 1 e 2 Timóteo, com o tema A igreja: coluna e base da verdade. Pela proximidade do final dos tempos, o engano e a mentira vão se multiplicar. A nossa luta é pela verdade, mas me refiro meramente às verdades bíblicas como doutrina e como ensinamento, mas levar os irmãos a ter realidade para viver uma vida de justiça. Em 2 Timóteo fala também dos que amam a vinda do Senhor. Então, levar os irmãos a viver uma vida de mártir como Paulo. Uma vida de libação e de sacrifício em prol do crescimento e maturidade dos que estão sob nossa responsabilidade. O que acha?”. Ezra me respondeu prontamente que sentia que estes eram os livros mais adequados para a conjuntura atual que vivemos. No dia seguinte, 29 de novembro, os irmãos Miguel e André confirmaram também isso.

No final do ano passado a tônica era preparar a igreja (aqueles que buscam ser vencedores) para os tempos finais. Em janeiro deste ano, perguntei ao Senhor sobre o que significaria concretamente realizar essa preparação da igreja. Queria que o Senhor me dissesse exatamente como preparar. Ao reler toda a história sobre Paulo e Timóteo, fui inflamado com a urgência, com o fogo, com a entrega, com a pureza, com o sacrifício na pregação do evangelho do reino, no labor de amor em troca de suas próprias vidas como libação para fazer a igreja crescer na palavra da verdade com objetivo de que todos serem vencedores que amam a vinda do Senhor quando completarem a carreira.

2 Tm 4:6-8
Toda vida do apóstolo Paulo foi de libação por amor aos irmãos e à igreja. Este espírito tome conta de Sua igreja em 2021. Esse é meu pedido ao Senhor para este ano. Paulo é um dos pouquíssimos que podemos dizer que alcançou o estágio de maturidade e perfeição. Ele sabe que muitos não chegam nesse estágio tão grande de perfeição e por isso fala que a coroa da justiça será entregue não somente a ele, mas a todos quantos amam a Sua vinda. Essa benção chegou a nós! Talvez não cheguemos à maturidade que Paulo alcançou, mas somos trabalhadores da última hora e estamos próximos à vinda do Senhor, talvez não haja tempo de amadurecermos como Paulo, mas os que amam a vinda do Senhor serão certamente vencedores. Neste ano de 2021, vamos intensificar a pregação do evangelho do reino. Refiro-me à pregação do evangelho do reino totalmente. Paulo pregava o evangelho em cada cidade, plantando a árvore da igreja. Ele, então, enviava cartas e seus cooperadores para cuidar daquela igreja. Nossa pregação do evangelho não é apenas para salvação, mas para levar as pessoas para o ambiente da igreja para cuidar de cada um que o Senhor nos confiar. Essa foi a reposta que o Senhor me deu de como preparar a igreja par aa vinda do Senhor no ano de 2021: pregar o evangelho completo do reino. Vamos fazer isso? Pregar o evangelho da graça, pregar o evangelho do reino, montar uma rede de cuidado na igreja para cuidar das pessoas. Essa é nossa primeira missão em 2021.

Graças ao Senhor, hoje podemos dizer que temos soldados nas ruas. Por mito tempo não pudemos dizer que tínhamos uma ação ampla do nosso exército. Mas hoje no Brasil temos os colportores dinâmicos trabalhando incansavelmente. Quero fazer a lembrança e homenagem à partida de um colportor tão querido nosso, o irmão Edson, que estava fazendo parte de uma força tarefa em Belém. Ele pegou COVID e partiu para o Senhor com um vencedor. De um lado, fico triste, porque é uma grande perda nossa. Os colportores precisam tomar cuidado com todos os protocolos de prevenção. Por outro lado, ficamos contentes porque ele partiu como um vencedor. No último ano oramos por cerca de 22 milhões de pessoas e distribuímos mais de 2 milhões de livros. Em cinco anos nessa média, teremos orado por 110 milhões de pessoas, que corresponde a toda população adulta.

Semana passada também tivemos um Avança, Jovem! e quase 3mil jovens de todo Brasil e do exterior participaram. Temos pouca força, mas o Senhor nos deu essa força e o Espírito está despertando jovens. Com essa idade, com tanto assédio das mídias sociais, um grupo deles foi despertado milagrosamente, como o orvalho da aurora, perto da volta do Senhor. Há um grupo de jovens que não quer ficar mais na apatia e na passividade, mas querem fazer parte desse exército de vencedores que quer se unir a Cristo no céu.

Ap 3:11; 1 Ts 2:3-6
Em segundo lugar, como a igreja em Filadélfia, temos de conservar o que temos para que ninguém tome a nossa coroa. Não podemos retroceder à condição degradada. Para isso, devemos ser modelo do rebanho em abnegação de amor em salvar as pessoas e cuidar dos que nos são confiados.

Nós que estamos na base correta de unidade de todos os filhos de Deus, temos a obrigação de falar para todos os filhos de Deus, para todas as tribos. Mas não precisamos carregar a responsabilidade daqueles que o Senhor não nos confiou. Precisamos carregar nas costas aqueles que foram confiados a nós pelo Senhor. Estamos orando por muitas pessoas e a palavra é para todos, mas não são todos que o Senhor nos entregou. Não somos responsáveis por todos para torná-los vencedores, mas somos responsáveis por aqueles que o Senhor nos entregou nas mãos. Sejamos fiéis.

At 13:1-4, 13-16
Deus disse ao Filho para que aguardasse após assentar-se a Sua direita. Ele tem um servo a quem entregou a administração de todos os Seus bens. Deus enviou o Espírito, que está operando tudo entre nós na igreja hoje. Tudo que acontece entre nós é a operação do Espírito.

Após sua conversão, Paulo ficou em Tarso algum tempo. Enquanto isso, alguns pregaram o evangelho para os gregos. Antes eles só pregavam para os judeus, mas alguns pregaram também para os gregos e estes começaram a viver a vida da igreja de uma forma muito maravilhosa em Antioquia. Tudo isso é a operação do Espírito.

Os irmãos de Jerusalém enviaram Barnabé, que constatou que o que ocorria em Antioquia era mesmo a obra do Espírito. Como em Jerusalém muitos tinham conceitos contra os gentios ele não foi buscar alguém de lá para permanecer com ele em Antioquia. Foi, então, em busca de um bom jovem que conhecia e estava em Tarso: Paulo. Paulo foi levado para Antioquia por Barnabé e ali aprendeu a servir à igreja e a cooperar com outros.

As igrejas precisavam ser levantadas nas terras gentias. Então, o Espírito Santo separou Barnabé e Saulo. Agora é o Espírito que manda. Tenho uma obra e preciso chamar Barnabé e Saulo para essa obra. Eles foram enviados pelo Espírito e Barnabé estava à frente, formando uma boa dupla com Paulo. Chegando em Chipre, começou a despontar que Paulo tinha conteúdo da economia de Deus. De Chipre foram para Pafos e dali para Perge. Neste meio tempo, João Marcos, que era primo de Barnabé não aguentou a viagem e, sendo jovem, voltou para Jerusalém para junto de sua mãe, infelizmente. Em Antioquia da Pisídia o Espírito já estava dando indicações de que Paulo seria o principal ministro da Palavra. O Espírito tinha dado a Paulo ser o canal da palavra profética. No princípio, fez que ele partisse debaixo de Barnabé para que aprendesse lições de submissão, mas já indicava que tinha a comissão da palavra profética para ele.

At 14:1, 15, 19; 4:24; 17:24; Ap 10:6; 14:7
Em Icônio, já vemos o registro bíblico invertido. Quando foram enviados, registrou-se Barnabé e Paulo, mas agora já é Paulo e Barnabé. Timóteo morava com sua família em Listra. Ali os apóstolos curaram um coxo. A mãe e a avó de Timóteo foram salvos ali. Os gregos são muito místicos e chamaram Barnabé de Jupiter e Paulo de Mercúrio, reputando-os como deuses. Mas Paulo lhes disse que eram homens como eles e que precisavam se converter a Deus. Quando pregamos o evangelho, muitos podem discutir conosco uma filosofia ou uma teoria, mas algo não há como refutar: nosso Deus foi o que criou o céu, a terra, o mar e tudo que neles há. Somente o nosso Deus pode fazer isso.

Em Atos 4 vemos que Pedro e João também pregaram dessa forma. Pode-se discutir qualquer coisa, mas somente há um Deus verdadeiro que fez todas as coisas. Em Atenas, diante de tantos idólatras com seus muitos deuses, Paulo falou do único Deus verdadeiro. Esta descrição é muito especial. Somente o nosso Deus fez todas as coisas.

Em Atos 14:19 vemos que Paulo foi apedrejado e dado como morto. Ele deve ter sido muito machucado nessa situação. O registro é muito pequeno desse acontecimento. Quando os discípulos o pegaram, ele se levantou e seguiu pregando o evangelho. É este espírito que quero que contagie a igreja nos últimos tempos. Deixe de ficar tendo compaixão de si mesmo, lamentando-se por causa do calor, por causa do cansaço, etc. Tenhamos o espírito de Paulo.

At 16:1-3
Paulo perdeu Barnabé na saída para a segunda viagem apostólica. Eles discutiram naquele momento sobre levar ou não João Marcos. Barnabé queria levá-lo, mas Paulo não concordou. Não devemos discutir quem está certo ou errado, mas seguir o que o Espírito está fazendo. Paulo escolheu Silas para acompanhá-lo. Silas era um dos notáveis dentre os líderes em Jerusalém e havia acompanhado Judas para levar a decisão tomada em Atos 15 para as igrejas dos gentios.

Silas percebeu a direção do Espírito por meio de Paulo. Ele percebeu a liderança de Paulo e isso é importante. Quando falamos em ensinamento dos apóstolos, podemos pensar que é tudo o que todos os apóstolos pregam. Naquela época havia Pedro, João, Tiago, Paulo, Silas e Barnabé, por exemplo. Falar ensinamento dos apóstolos fica muito genérico. É o ensinamento de todos eles que definia a economia de Deus? O Espírito usou principalmente Paulo para dar esse ensinamento. O Senhor usou João e Pedro em Jerusalém entre os judeus. Eles eram judeus e deram o testemunho para aos judeus que Jesus a quem os judeus mataram, Deus havia ressuscitado e feito Senhor e Cristo. Este foi a porção dos 12 apóstolos. Paulo, por sua vez, completou a revelação do mistério que há na Palavra de Deus. A palavra de Paulo de fato define o ensinamento dos apóstolos. Aprouve a Deus revelar seu Filho a Paulo. Ele recebeu a revelação diretamente de Deus e viu a visão completa da economia de Deus. No tempo em que Paulo atuava, o conteúdo principal dos mistérios de Deus era pregado por Paulo. Seguir o ensinamento dos apóstolos não é seguir o ensinamento de Apolo, de Tiago, Silas, etc. Precisamos logo descobrir quem o Espírito está usando trazendo para trazer essa liderança. O Espírito escolheu Paulo. Silas descobriu isso. Timóteo, embora chamado muito jovem, também descobriu.

Gl 2:1
Paulo quis levar Timóteo em sua segunda viagem apostólica. Como estaria no meio dos judeus, achou melhor circuncidar Timóteo. Alguns criticam esse fato. Por que ele circuncidou Timóteo e não a Tito? Ocorre que Timóteo era muito conhecido na região. Ele tinha pai grego e mãe judia que se converteu. Em Gálatas, Paulo não quis circuncidar Tito porque ali havia uma premissa de que para ser salvo precisava ser circuncidado. Naquele contexto, circuncidar Tito seria concordar com esse ensinamento. Essa foi a diferença de At 16 para Gl 2 na questão da circuncisão dos companheiros de Paulo.

Barnabé era o melhor companheiro de Paulo. Ele tinha uma qualidade: sabia aperfeiçoar jovens. Ele não desistia de jovens. Ele foi buscar Paulo porque via potencial nele. Ele tinha essa qualidade. Quando foi enviado pelo Espírito Santo, ele era líder sobre Paulo. Mas em Antioquia da Pisídia e em Icônio o Espírito inverteu essa liderança, mas nunca vemos Barnabé contestar isso. Isso é muito bonito. Entre nós não há disputa pela posição. Deus sabe o que fazer. Deus confiou ao Espírito todos os Seus bens. Se o Espírito definiu assim, amém! Barnabé não tinha essa ambição. Ele não discutiu por essa razão com Paulo.

Mesmo entre os apóstolos, precisamos saber como Barnabé sabia. O Espírito está usando um canal e nós precisamos ter clareza sobre o canal que ele está usando. Não faça uma mistura no ensinamento dos apóstolos. Há um canal que Deus usa para direção. Naquela época era Paulo, que perdeu o arrimo de Barnabé quando este ausentou-se. Mas Deus preparou um jovem para ele. Este seria o cooperador mais fiel em sua vida. Timóteo viu o sofrimento de Paulo, viu o seu coração. Timóteo aprendeu com Paulo a não buscar nada para si. Timóteo era de fato um jovem cooperador de Paulo que tinha empatia com ele. Gosto desta palavra: cumplicidade. A cumplicidade é empatia, confiança total. É tudo isso e mais. Graças a Deus o Senhor também tem nos dado vários cooperadores que eu considero os que tem empatia comigo. Que têm essa cumplicidade. O mesmo coração, a mesma alma.

Quando um político está em ascensão tem muitos amigos, mas quando começa a entrar em declínio, os amigos somem. Os ratos começam a fugir do barco que começa a afundar. Muitas vezes também na obra do Senhor pode haver os falsos amigos dos apóstolos. Os amigos aproveitadores de carreira. No momento que achar espaço para ter sua própria obra, caem fora. Mas Timóteo tinha fé sem fingimento, tinha uma boa consciência. Precisamos manter uma fé sem fingimento. Não finja ser um com Paulo, mas guardando segundas intenções. Precisamos manter uma consciência pura. Para não retroceder na obra do Senhor precisamos de uma boa consciência. Não estamos aproveitando para nos projetar. Na igreja não tem espaço próprio para ninguém. O espaço na igreja é do Espírito, que usa os bens que lhe foram confiados como Lhe apraz. Sejamos puros nisso. Se o Senhor nos usa, amém.

Não falo isso por mim. Posso partir para o Senhor e o Espírito pode usar outro, mas este princípio precisa ser estabelecido. Claro que eu tenho desejo de ser arrebatado vivo. Não é pessoal, mas é o canal. Se o Espírito está usando alguém, não seja aquele que usa a credibilidade dele para se autopromover. Nesse ponto o irmão Ezra se tornou meu grande companheiro. Ele não busca nada para si. Ele coopera muito bem comigo. Isso precisa ser falado publicamente. Tenho também em todas as regiões do Brasil muitos cooperadores com um só coração, que são sinceros, com pureza de coração. Temos vários irmãos com o mesmo sentimento. Tantos cooperadores companheiros em toda parte, cooperadores fiéis. Tenho o irmão André, o irmão Miguel, super fiéis e cooperando junto.

Temos este ambiente gostoso entre nós. Precisamos conservá-lo. Precisamos manter a pureza e avançar mais. Quando está tudo bom, tendemos a parar. Em 2021 não podemos parar. Vamos nos prevenir contra qualquer impureza no coração para seguirmos adiante. O Senhor possa preparar a sua igreja como coluna e base a verdade. Satanás não nos engane usando nosso ser natural em nossa vida da alma. Não queremos voltar para a degradação, mas avançar, porque queremos trazer o Senhor de volta. Esse fogo pegue não só nos colportores dinâmicos, mas em todos os irmãos. Esse fogo tem de queimar dentro de nós. Vamos pregar o evangelho completo e manter pureza em nosso coração. O Senhor abençoe a Sua igreja!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *