Perseverança – sinal distintivo de um apóstolo – Pedro Dong

DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA

 Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 27/09/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 16 – Perseverança – sinal distintivo de um apóstolo
Leitura Bíblica: 2 Co 12:12

“Pois as credenciais do apostolado foram apresentadas no meio de vós, com toda a persistência, por sinais, prodígios e poderes miraculosos” (2 Coríntios 12:12). A palavra “credenciais” neste versículo pode ser traduzida por sinais distintivos ou sinais que distinguem. Ante de entrar nessa questão propriamente dita, lembro que começamos a contextualização da época e circunstâncias em que a igreja em Tessalônica foi gerada na mensagem 3. A cultura grega e a religião judaica e a religião politeísta dos gregos influenciaram na forma como a igreja foi gerada naquela cidade. Na mensagem 4 vimos a obra de fé que Deus fez entre os tessalonicenses. Por essa obra, eles se tornaram o modelo da fé. Nas mensagens 11 e 12 vimos sobre o labor de amor. Na mensagem 14 entramos na perseverança da esperança.

Meu desejo era preparar a igreja do Senhor para a volta do Senhor, estando vigilantes contra os enganos que virão no final dos tempos. Eu havia me preparado para seguir nessa linha junto com o irmão Ezra. Mas o Senhor me tocou mostrando que é necessário fundamentar os irmãos na fé, amor e esperança. Antes de mais nada, quero contextualizar um pouco melhor o que estamos vendo. Vínhamos estudando o livro de Romanos, no qual aprendemos a plena salvação de Deus. Entendemos como o homem caiu e vimos sobre a civilização pós dilúvio com o surgimento de Ninrode criando o reino dos homens. Depois veio a torre de Babel, ocasião em que os homens declararam total independência de Deus. Em Romanos vemos que a plena salvação de Deus vem desde a justificação pela fé até para nos levar para dentro da glória de Deus.

Dali fomos levados a 1 e 2 Coríntios, que nos mostrou que o Senhor está nos conduzindo à glória. Deus quer nos transformar e nos receber para dentro de si. O Senhor nos mostrou em João 14 a 17 o amago do plano de Deus para nós. Ele nos conectou com Deus Pai e está trabalhando em nós até o ponto de nos introduzir na glória de Deus. No final do ano passado o Senhor nos levou até o livro de Hebreus, que nos mostrou como o Senhor nos levará a esse processo de crescimento até a maturidade e perfeição. Deus fez o nosso Senhor Jesus o sumo sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque e está intercedendo por nós para nos levar até Sua glória. Vimos que Ele tem o sacerdócio celestial e também a realeza. Sua realeza tem tudo a ver com a segunda vinda de Cristo. A queda nos desconectou de Deus e hoje o Senhor está nos conectando novamente através de Sua salvação. Por causa da desconexão do homem o universo se tornou caótico e se corrompeu com violência, pecado e morte. Um dia Deus limpará todas as coisas negativas e impurezas. Ele colocou Cristo como o rei do reino dos céus e está esperando apenas que todas as coisas sejam colocadas debaixo de Seus pés. A igreja precisa ser preparada para isso.

Essa semana o Senhor me incomodou para antes de prosseguir nessa preparação, fundamentar bem os irmãos na estrutura da vida cristã – fé, amor e esperança.

Fui formado em engenharia civil na especialidade estrutural. Estrutura é tudo o que é essencial para um edifício. A fundação é a infraestrutura e precisa ser bem calculada e bem feita para suportar todas as cargas do edifício. A fundação é um elemento estrutural muito importante. Além da infraestrutura, temos a superestrutura, que é a estrutura em si, o esqueleto para sustentar o edifício. As colunas e lajes são elementos estruturais. Não se pode remover esses elementos em uma reforma. Pode-se tirar uma po0rta ou uma janela, mas não um elemento estrutural.

Igualmente, na vida da igreja, podemos ter muitos elementos de fechamento, para funcionalidade, beleza e estética, como metais, elementos decorativos, etc, que são muito importantes, mas não são elementos essenciais como os estruturais. Estes não podem faltar. Por isso o Senhor me fez voltar a afalar sobre isso. A fé, o amor e a esperança da forma como estamos vendo agora são elementos estruturais.

1 Ts 1:6; Rm 10:17; Jo 1:12; Hb 11:1, 3; 1:3
Entramos na vida cristã por meio da fé, que vem pela Palavra. Os tessalonicenses tiveram início quando receberam a Palavra. A palavra traz a possiblidade de obtermos fé. É por meio de ouvir a palavra que recebemos a fé. Alguém precisa ter falado a palavra de Cristo para que a fé chegue até nós. A fé objetiva de Deus existe no universo independentemente de o homem crer ou não. Ela é o próprio Cristo. Deus está em Cristo fornecendo-nos, através da Palavra a Fé, ou seja, Sua própria vida e natureza. A fé é o próprio Cristo e nós temos corpo, alma e espírito. Como podemos receber Cristo, a Fé? É pela Palavra. É a palavra que nos traz o elemento da fé até os nossos ouvidos. Quando ouvimos a palavra podemos rechaçá-la ou a receber. Quando recebemos, o fazemos primeiramente em nossa mente. Ela é a parte líder de nossa alma. Então, recebida em nossa mente, nossa emoção aprecia e nossa vontade toma decisão de receber a Palavra. Então a palavra é deposita a fé dentro de nosso espírito. O elemento da fé é depositado em nosso espírito porque cremos.

Crer é receber. No momento que você recebeu o elemento da fé, ela se tornou sua fé subjetiva. Só precisamos crer para que ela entre em nós. Crer significa receber. Quando cremos temos um elemento de Deus depositado em nosso espírito.

É importante entendermos como isso faz parte da estrutura e não pode faltar. Em Hebreus 11:1 temos a nossa fé subjetiva, cuja função é crer, receber. A fé é a certeza, que é a mesma palavra traduzida para o “Ser” de Deus em Hebreus 1:3 (hupostasis), ou seja Sua substância. Cristo, o Filho é a expressão exata da substância de Deus. A fé é a hipóstase, a realidade concreta e fundamental, a substância. No universo é necessário existir uma realidade fundamental, que é a única verdade absoluta. Ela é permanente, fundamental e concreta. Ela é o próprio Deus. Jesus disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida. Se não houvesse um padrão de verdade no universo quem pode definir as coisas. Se não se tomar Deus e Sua palavra como padrão da verdade, cada um fala o que quer. Neste universo há uma única realidade permanente, que não muda, que é fundamental e imutável, que é o próprio Deus.

Nossa fé tem acesso à substância de Deus. Ela tem acesso a única realidade absoluta neste universo. Quando os muitos argumentos são lançados, não vacilamos, porque temos este fundamento. Nossa fé tem acesso ao que Deus é. Ela é uma janela, um acesso para chegar às coisas da dimensão espiritual.

Fomos criados nessa dimensão do que é visível. Mas o que é visível veio do que é invisível. (Hb 11:3; 2 Co 4:18). As coisas visíveis são temporais, apenas para vivermos essa vida. Deus quer produzir em nós os elementos invisíveis da natureza de Deus. É a nossa fé que nos traz a convicção destas coisas. O cristianismo não é uma religião como todas as outras. Não é verdade que a vida cristã é uma religião. Ela começa com o elemento estrutural da fé que nos leva ao contato direto com Deus. Nessa esfera tridimensional não podemos contatá-lo, mas pela fé podemos ter acesso às coisas invisíveis de Deus.

Quando você crê por sua fé na palavra de Deus, ela transfere para você a essência de Deus, que é amor. Você não pode deixar de crer. Uma vez que foi regenerado em seu espírito, Deus deseja que você permaneça conectado a Ele. Você recebeu Sua salvação em seu espírito, mas sua mente, emoção e vontade também precisam ser conectadas com Deus. Para isso, continuamente você precisa receber mais da palavra de Deus. Ela trará mais e mais elementos da vida, natureza e essência de Deus. Por fim, você será enchido da própria essência de Deus que é amor. Assim, você terá o labor de amor, que te levará à perseverança da esperança. Deus irá galardoar os que viveram de acordo com Sua vontade e O agradaram em seu viver diário. É assim que vamos sendo preparados para a segunda vida do Senhor.

Cristo foi um modelo. Ele é a própria fé, mas como homem, exercitava sua fé crendo em Deus e em Sua palavra. Ele era o modelo do labor de amor. Ele veio com Seu amor sacrificial e doador. Ele se doou ao homem, sem se preocupar em ter sido rebaixado e esvaziado. Ele veio como sacrifício e como cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo. Ele tinha esperança de que quando morresse na cruz, Deus O ressuscitaria e elevaria à destra de Deus. então, Deus o exaltaria e o colocaria como rei do reino dos céus à direita de Deus.

Hb 13:7, 17
Para imitar algo, é necessário um modelo. Os tessalonicenses imitaram Paulo. Deus deixou em toda a história da igreja muitos modelos de fé. Nossos guias, os que lideram entre nós e pregam a palavra de Deus, que são os apóstolos, foram deixados por Deus para nós como modelos de fé, amor e esperança.

Gl 1:10-17; At 26:4-19; 1 Ts 2:13
A fé causou uma mudança radical na vida de Paulo. Quando ele creu, a fé fez uma obra extraordinária em sua vida. Essa mesma fé está em você quando você crê na palavra. Ela pode fazer em você esse trabalho miraculoso e extraordinário. Se você aplicar a fé essa mudança pode acontecer.

Um servo de Deus deixa um modelo par aos demais. Ele não está aqui para procurar fazer o favor dos homens, mas o favor de Deus. O trabalho que ele dispensa em favor dos homens é em favor a Deus. Não está aqui porque alguém o agrada, lhe paga bem ou o exalta, mas está para agradar a Deus. Paulo recebeu diretamente a palavra do Senhor e recebeu a revelação de Jesus.

Ele perseguia a igreja de Deus e a devastava. Contudo, uma mudança radical foi operada em Paulo pela obra de fé. O simples fato de crer causou uma revolução na vida de Paulo. Receber uma palavra que vem da Fé de Deus pode mudar uma pessoa. A fé faz parte da estrutura de nossa vida. É preciso crer na palavra de Deus.

Este é o segredo. Deus pode fazer coisas tremendas em sua vida, mas você deve entender o elemento estrutural, que é a fé. Não só a Fé objetiva, mas a sua fé. Você precisa aprender a crer na palavra de Deus. Todo final de semana Deus nos fala a Sua palavra, mas se você tiver a simplicidade de crer nessa palavra, ela operará eficazmente em você. Quero deixar muito claro isso.

2 Co 11:2; 2 Cr 20:20
No jardim do Éden, Adão vivia em ingenuidade e simplicidade total confinando em Deus e em Sua palavra totalmente como sua referência. Essa era a simplicidade do homem no jardim do Éden para receber a Palavra de Deus. É disso que precisamos. A única coisa a fazer no jardim era crer na palavra de Deus e esta palavra faria a obra de Deus. Precisamos voltar a essa simplicidade.

A colportagem dinâmica está revolucionando nosso alcance da pregação do evangelho do reino por meio da palavra escrita por causa deste segredo. Um grupo de jovens que estava cuidando fisicamente do irmão Dong honrando-o como servo de Deus. Eles cuidavam do irmão Dong em todos os seus aspectos práticos. Esse contato com a fé que eles tinham de que o irmão Dong era homem de Deus, que foi usado por Deus para falar a palavra profética, fez com que eles cressem. Em 2 Crônicas 20:20 nos dá o segredo: crer na palavra de Deus, ainda que ela seja dita por meio de Seus profetas. Um dia, o irmão Dong disse a esses jovens que eles formariam um PAC – Posto avançado de colportores. Eles ficaram desesperados, porque não eram colportores. Contudo, eles creram nessa palavra e foram atrás dessa promessa. Eles descobriram um caminho totalmente e não convencional da colportagem e revolucionou essa ferramenta por meio deles.

Estamos distribuindo milhares de livros às pessoas. Esses colportores não são vendedores de livros. Muitos casamentos estão sendo restaurados, muitos estão sendo curados e tendo o cuidado do Senhor em suas vidas. Isso porque simplesmente creram na palavra do Senhor.

O Avança, Jovem!, que começou por meio de alguns poucos jovens que creram na palavra profética e buscaram apenas o que a Palavra profética falava. Permaneceram debaixo da orientação dos cooperadores de sua região e o número de jovens entre eles cresceu e se espalhou por todo o Brasil.

Precisamos agora estabelecer uma rede de cuidado e apascentamento para que as pessoas que estão sendo ganhas pela colportagem dinâmica, do Avança, Jovem!, do BooKafé e outras ferramentas que temos. Aí começa o labor de amor.

1 Ts 2:7-12; 2 Co 11:7-15; Gl 4:12-17
O amor vem pela fé. A fé nos faz ter acesso à substância de Deus, que é a única realidade concreta e fundamental. Recebendo pela fé esses elementos invisíveis da dimensão de Deus, somos enchidos pela vida e natureza de Deus, que é amor. Deus nos encherá de amor. Quanto mais recebemos, essa fé opera mudanças radicais em nossa vida. Então, começamos a agir com amor. O dia em que uma moça tem um filho sua vida é completamente mudada. A relação da mãe com o bebê é misteriosa. É inexplicável a ligação tão grande que há entre a mãe e seu bebê. Existe uma relação de amor criado por Deus muito forte entre eles.

Os poucos judeus, as mulheres nobres e os muitos gregos que se converteram em Tessalônica se tornaram filhos de Paulo. Para cuidar desses filhos é necessário labor e perseverança. Estes elementos estão interligados porque fazem parte da estrutura. O labor de amor tem a direção. Eles estão amando com o objetivo de preparar esses filhos para viver por modo digno de Deus que nos chama para o Seu reino e glória.

Atualmente, tudo se faz por dinheiro e por vantagem pessoal, mas na estrutura da vida da igreja não existe isso. Paulo cuidava dos irmãos, mas sempre há os oportunistas que querem tirar vantagem dos irmãos. Foi assim com os coríntios.

É possível que Paulo tivesse alguma enfermidade aparente nos olhos quando foi pregar o evangelho aos gálatas, mas eles não levaram isso em conta e cuidaram de Paulo e receberam a sua palavra. Contudo, alguns judaizantes queriam intervir e desviar os gálatas da simplicidade em relação a Paulo. Com essa perturbação dos judaizantes, muitos foram removidos da simplicidade que tinham. Isso é muito comum de acontecer. Esse amor dos filhos da fé que foram gerados precisa ser preservado.

O amor pelos que foram gerados pela fé precisa estar em nós. Nosso nível de amor, de unidade, santidade e glória precisam subir para atender a necessidade de Deus no final dos tempos. Precisamos amar esses filhos que estão sendo gerados pela colportagem dinâmica, pelo Avança, Jovem!, pelas transmissões, etc. É preciso o labor de amor para colher e cuidar dessas pessoas.

A perseverança, cuja palavra grega é hupomone e significa aquele que persiste com paciência, suporta pressões sem desistir, que não se desvia de seu propósito diante de provações ou sofrimentos.

Portanto, a fé leva-nos até Deus, que nos dispensa Sua essência, que é amor e o amor precisa de perseverança. Não desistimos, mas cuidamos das pessoas com perseverança. A perseverança marca a passagem da vida espiritual incipiente para a maturidade. Como faz para crescer em vida? É por meio da perseverança que passaremos para a maturidade.

A perseverança vem também do dispensar da fé. Quando temos acesso às coisas de Deus pela fé recebemos o amor e este precisa da perseverança. Muitas vezes nos sobrevém sofrimentos, aflições que parecem ser acima de nossas forças. Contudo, Deus nos supre com Sua graça e nunca nos envia sofrimentos acima de nossas forças. Essa vida cristã estruturada nos levará a cuidar de mais pessoas para que elas sejam preparadas como o exército de jovens santos para trazer o Senhor de volta. A igreja somente cumprirá seu papel por meio da vida estruturada na fé, amor e esperança. Em outra oportunidade, terminaremos.

Oração:
Senhor Jesus, abençoa a todos que nos ouvem. Que a Tua fé esteja operando grandemente em cada um. todos possam exercitar a sua fé crendo em Tua palavra com total simplicidade e pureza. A Tua palavra traz Tua vida e natureza para nós e nos satura com Teus elementos, enchendo-nos de amor para labutarmos para o crescimento de Sua igreja. Por isso nos sobrevirão pressões, sofrimentos, tribulações, mas não desistimos, porque Tua esperança nos traz perseverança e aqueles que perseverarem até o fim, estes serão salvos. Guarda a todos os irmãos em seu corpo, alma e espírito e agregue cada vez mais pessoas nessa luta pelo reino nos tempos finais. Prepare a vida da igreja como uma igreja vencedora, como Filadélfia. Somos poucos e temos pouca força, mas queremos ser usados para o cumprimento de Tua vontade. Jesus é o Senhor! Amém!

Um comentário em “Perseverança – sinal distintivo de um apóstolo – Pedro Dong”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *