A Perseverança da esperança – Pedro Dong

DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 20/09/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 14 – A Perseverança da esperança
Leitura Bíblica: 1 Ts 5:1-11

Chegamos a mais uma mensagem dentro da Conferência Internacional de setembro. A cada semana ministraremos duas mensagens até concluirmos esta Conferência com o tema Deus nos chama para o seu reino e glória. Elas comporão o Alimento Diário com 24 mensagens no total.

Esta mensagem era originalmente a mensagem 12, mas o labor de amor exigiu uma mensagem a mais do que havíamos planejado. 1 e 2 Tessalonicenses está relacionado À vinda do Senhor. Trataremos disso em outras mensagens, mas nos ateremos por enquanto na perseverança da esperança. Qual é a nossa esperança, que é o combustível para nossa perseverança.

1 Ts 1:3; 1 Co 13:13
Vemos em 1 Tessalonicenses o tripé da estrutura de nossa vida da igreja: fé, amor e esperança. Temos a obra de fé, o labor de amor e a perseverança da esperança neste versículo, em uma tradução mais próxima do original. A abnegação tem o sentido de intenso trabalho com fadiga e aborrecimentos. Todo o trabalho que precisa se realizar na igreja de Deus no aspecto espiritual requer intenso trabalho com muita fadiga e também muitos aborrecimentos. Por isso, precisamos de um labor que exige perseverança.

É como uma mãe que cuida de seus filhos sem recompensa de salários, gratificações ou férias. Há muitas fadigas e aborrecimentos, mas a esperança dos pais é ver os filhos crescerem e se tornarem úteis. Nós queremos que nossos filhos sejam úteis na vontade e Deus.

A fé, a esperança e o amor permanecem, mas o maior destes três é o amor, porque este é o resultado que ficará para toda eternidade, enquanto outras coisas passarão. O fruto do amor, gerado pela justiça de Deus permanecerá para todo o sempre.

Deus nos facultou ganhar a nossa fé. Desde o jardim do Éden, quando a serpente enganou o homem com sutileza através de Eva e este desobedeceu a ordem de Deus, confiando no que disse a serpente e comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal. O aconteceu foi uma grande tragédia – a desconexão do homem com Deus. A conexão naquele tempo era apenas na criação, mas a intenção de Deus era que a conexão a nível do espírito ocorresse quando o homem comesse da árvore da vida. Isso não ocorreu e até mesmo a nível da criação o homem foi desconectado. Esse mundo se tornou um caos por causa disso. A maldade e a violência e toda sorte de pecados passou a dominar a terra que vivemos. Ficamos cada vez mais perdidos no mundo.

Deus enviou o Seu próprio filho à nossa semelhança. Ele viveu na terá como um homem verdadeiro e passou por todas as tentações que um homem passaria. Ele se revestiu da natureza humana e foi obediente até a morte, e morte de cruz, realizando nossa eterna redenção. Por essa eterna redenção fomos justificados e tivemos nossos pecados perdoados. A aplicação dessa redenção, nos reconectando a Deus foi por meio da fé.

Rm 10:17
A fé, que é Cristo, é a fé objetiva. Independente de o homem crer nesta fé ela existe. Mas é necessário que essa fé se torne a nossa fé. Essa fé vem pelo ouvir a palavra de Cristo. O filho de Deus é o veículo para trazer a fé, que é a natureza e a vida de Deus que estão na Fé. Através da palavra, carregada da fé objetiva, o evangelho chegou até nós. nossos ouvidos são os primeiros a receberem essa palavra. Ouvimos e ou rechaçamos ou recebemos essa palavra. Recebemos pelo ouvir e essa palavra entrou por outro portão de nossos ser que é a nossa mente. Muitas vezes ouvimos sem atenção, não sabendo exatamente o que estamos ouvindo. Mas um dia ouvimos com atenção, nossa emoção foi tocada e nossa vontade decidiu receber essa palavra, levando-a para dentro de nosso espírito. Nesse momento a nossa fé foi gerada. Cristo é a Fé objetiva, que foi trazida ao nosso coração pela palavra, gerando a nossa fé. Essa fé opera em nós poderosamente.

Rm 10:6-13; Hb 11:1; 2 Co 4:18
Esse processo de recebermos a fé por meio da palavra não é difícil. É algo muito acessível a todos os homens. Não é necessário alta cultura ou educação para receber a salvação de Deus. ela é simples e acessível a todos. Nossa parte é apenas confessar e crer. É preciso usar a boca e o coração quando ouvimos a palavra do evangelho que traz a Fé até nós.

Estávamos em Adão quando este foi desconectado de Deus. Por ele a humanidade vagou por séculos desconectada de Deus. Para se reconectar com Deus, é necessário que o homem confesse com sua boca que não quer viver na desordem, tristeza e angústia, vivendo sem um pastor e desconectado da cabeça que é Cristo. É preciso confessar a Jesus como o Senhor. Então, somos religados à autoridade, ao cabeça e centro de conexão e união. É preciso confessar com a boca e crer no coração que Deus ressuscitou a Jesus dentre os mortos. No momento em que ele foi ressuscitado foi gerado como filho primogênito de Deus, abrindo a porta para todos os demais filhos de Deus que seriam gerados na fé. É algo muito simples. Não é necessário doutorado ou outro curso qualquer. Basta confessar que quer ser reconectado com Deus. Crendo no coração na obra que Deus realizou. Confessando que Jesus é o Senhor e crendo no coração, estamos reconectados. A partir daí não importa nossa nacionalidade, pois somos os que invocam o nome do Senhor. Descobrimos o caminho para buscar as riquezas de Deus. Esse caminho é a fé.

Nós homens nascemos nessa terra com este corpo terreno e nossa percepção das coisas em nossa volta é principalmente pelos cinco sentidos que Deus deu ao homem. Temos paladar, olfato, audição, tato e visão. Com esses sentidos captamos o mundo físico em que nos envolvemos. Por nosso sistema sensorial as informações deste mundo físico são levadas ao nosso sistema nervoso central em nosso cérebro. Este sistema está interligado à nossa alma. Não sabemos como essa ligação se faz. O que vemos, ouvimos, etc. alimenta nossa alma. Tudo isso é processado por nossa mente, emoção e vontade. Compreendemos, avaliamos se nos agradamos ou não daquilo e nossa vontade toma decisões se aceitamos ou não aquilo. Essa é nossa percepção do mundo material. Assim vivemos ainda limitados ao tempo e espaço no mundo físico e material. No máximo temos uma percepção psicológica deste mundo.

Deus quer nos dar algo além disso pela fé. A Fé objetiva entrou em nós e se tornou nossa fé subjetiva. Essa fé é nossa chave para a esfera e dimensão das coisas de Deus. A fé é a certeza das coisas que se esperam. Essa palavra “certeza” é hupostasis no original grego, traduzido por “ser” em Hebreus 1:3. O que é intangível para o homem que viveu apenas neste mundo material, agora pode ser acessado. O mundo visível é limitado, mas o mundo ilimitado, que é o mundo da dimensão de Deus, durará para a eternidade. Não tínhamos acesso Às coisas invisíveis de Deus. Pela fé, pelo simples ato de crer na palavra do evangelho, criou dentro de nós a fé, com acesso às coisas espirituais. As coisas celestiais e invisíveis de Deus podem ser acessadas por nós.

Como cristão podemos pensar que precisamos viver nessa terra da melhor maneira possível e pregar o evangelho e um dia iremos para o céu. É muito mais do que isso, porque a nossa fé é a porta de entrada para acessar todas as riquezas de Deus. É como ter digitado a senha espiritual. Exercitando o seu espírito que foi regenerado como filho de Deus e reconectados com Ele, temos acesso invocando o nome do Senhor às riquezas de Deus.

A vida e a natureza de Deus estão disponíveis para nós. Não vivamos de uma maneira pobre. Vivemos muitas vezes sem paz no meio deste mundo. Saiamos da vida de miopia, com acesso às coisas de Deus. Estaremos assim reconectados com Deus no espírito e isso visa buscarmos as coisas da vida, natureza e graça de Deus para vivermos por meio dela. A partir daí nos encheremos da vida e natureza de Deus, que é o amor.

Se vivemos religiosamente como um cristão e não vive pelo acesso que temos das coisas espirituais, celestiais e invisíveis da substância de Deus, viveremos na miséria espiritual. Deus deseja que uma vez que tenha sido reconectado a Deus em seu espírito, receba Seu dispensar da vida, natureza santa e riquezas divinas. Deus deseja encher você do que Ele é: amor (1 Jo 4).

Se você aprendeu a usar a fé e a viver no espírito, invocando o nome do Senhor para buscar riquezas que o homem natural não tem acesso, você viverá com muitas riquezas espirituais. Você se encherá da vida e natureza de Deus. Quanto mais Deus você tem, mais amor você terá. Deus não tem um depósito de amor, mas Ele mesmo é amor. Quanto mais contato você tem com Ele, mais se encherá de Sua natureza que é amor. O mundo está carente do amor que é Deus.

Nossos missionários colportores estão nas ruas orando pelas pessoas, reconectando-as com Deus. Eles estão tirando os homens da miséria, angústia e aflição, exaustão e fadiga que o o mundo dá ao homem desconectado de Deus. O homem entra em colapso por causa dessa desconexão. Toda a sociedade humana está entrando em colapso, mas podemos reconectar as pessoas com Deus.

Não apenas essa conexão inicial do Espírito, mas podemos colocar ordem na vida das pessoas por meio de Cristo como o cabeça. A falta do bom pastor deixa as pessoas perdidas, mas por essa reconexão, o homem recebe um pastor para conduzi-las como ovelhas. Esse amor ágape de Deus entrou em nós por Sua vida e por Sua fé. Ele está gerando mais amor em nós. quanto mais recebemos vida e natureza de Deus em Sua essência. Trabalhamos intensamente como mães e pais a filhos, com fadigas e aborrecimentos pelos irmãos. Paulo pregava o evangelho e logo foi açoitado juntamente com Silas no cárcere.

Ele ainda tinha alegria em seu coração para cantar e orar. Temos uma alegria inefável e cheia de glória em nós. Passamos como Paulo e Silas enfrentando dificuldades, mas servimos as pessoas. Como Paulo e Silas que mesmo em tantas dificuldades, estavam ajudando a igreja. A sociedade precisa deste trabalho intensa com fadigas e com aborrecimentos. Levaremos muitas pessoas a se reconectarem com Deus. Tornaremos as pessoas que servem a Deus vivendo a verdadeira vida da igreja e a realidade do reino dos céus. Precisamos nos reconectar por meio da fé para fazer esse trabalho sem buscar qualquer recompensa. Queremos mesmo é trabalhar com amor, porque Deus é amor.

Esse amor é doação, porque Deus deu o Seu filho por nós e é um amor sacrifício, assim como Deus sacrificou Seu único filho por nós. Deixemos de querer apenas receber. Ao amadurecer percebemos que é melhor dar do que receber. Então, temos a perseverança da esperança. É por causa disso que precisamos de perseverança.

Recebemos a riqueza de Deus para termos a essência de Deus que é amor para amar os homens criados por Deus. Isso tem um destino final. Precisamos saber qual é a nossa esperança. Se não tivermos esperança, não vamos perseverar. Alguém sem esperança não tem sequer vontade de viver o dia seguinte. A nossa esperança é o combustível para nossa perseverança. É ela que nos leva a viver em labor de amor, com muitas fadigas e aborrecimentos. Temos uma esperança superior. Temos a esperança da glória.

Rm 8:16-18, 23
Há vários níveis de filhos de Deus. O versículo 17 menciona um filho tecknon, um filho ainda criança, mas precisamos continuar vivendo reconectados com Deus. permanecendo ligados a ele todo o tempo, encabeçados por Cristo. Assim, nossa vida é reconectada por meio do Espírito e nossa alma. Deus quer colocar Cristo como dono de nosso coração. Por meio de Cristo, Deus quer encabeçar nossa mente, vontade e emoção. Cristo vai pouco a pouco conectando nossa alma. Assim, iremos crescendo espiritualmente. Vamos, então, nos tornando pouco a pouco filhos huiós (v. 14). Estes são filhos crescidos, adultos. Não somos mais crianças porque deixamos cristo governar nossa alma. Crescemos e entendemos a vontade de Deus.

Contudo, ainda precisamos de mais um passo. É necessário que, como filhos maduros, nos interessemos pelos negócios do Pai. Se cooperarmos com Ele herdaremos juntamente com Cristo todas as coisas. Se somos herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, seremos glorificados. Se sofremos hoje, temos a esperança de ser glorificados. Nossa expectativa com tantos aborrecimentos em cuidar das pessoas e em nossa própria vida para ser encabeçados por Cristo, é a nossa glorificação. Deus deseja nos receber para dentro Dele mesmo, em sua Glória. Para isso, precisamos crescer ao ponto da perfeição. Pecado, velho homem, desobediência, incredulidade, etc. Precisam ser eliminadas. Todas as coisas que não estão debaixo do governo de Cristo precisam ser eliminadas. Então, a glória será revelada em nós. essa é a nossa esperança. Um dia perceberemos que os sofrimentos que temos hoje não podem ser comparados a essa glória.

Deus não somente irá ter tomado conta de nosso espírito e, se permitirmos por estarmos conectados À fonte, tomará conta de nossa alma, mas também nosso corpo material e físico alcançará finalmente o nosso corpo. Deus transformará esse corpo de humilhação em um corpo de glória. Todas nossas três partes serão glorificadas e seremos recebidos para dentro da glória de Deus. essa á a nossa esperança. Que coisa maravilhosa!

Rm 5:1-5
Quando cremos em Jesus nossa fé foi gerada. Esse nosso crer foi atribuído como justiça para nós. não é porque fomos alguém justo, mas é porque cremos. Essa nossa fé foi-nos imputado por justiça. Apenas por crer temos paz com Deus por meio de Jesus Cristo.

Por meio de Jesus Cristo, por meio da fé, ganhamos acesso à graça, que é simplesmente o próprio Deus nos sendo facultado para desfrute por meio de Seu Filho. Por meio da graça temos acesso a todas as virtudes e atributos de Deus. Nesta graça estamos firmes. Essa á a nossa glória. Pela fé temos acesso à graça, que nos faculta receber tudo que Deus é, o que gera em nós a esperança da glória de Deus.

Isso tudo é muito bonito, mas como obteremos essa esperança da glória? É por isso que Paulo nos diz que nos gloriamos na esperança da glória, mas precisamos aprender a nos gloriar em nossas tribulações. Para os que têm esperança, essas tribulações geram os passos para chegar à glorificação (v. 3). Alguém que nunca passou por dificuldades se torna alguém que não tem perseverança. São pessoas que não tem resiliência. Portanto, precisamos aprender a nos gloriar nas tribulações.

Não significa sofrer porque pecamos, mas se sofrer porque está buscando a glória de Deus por meio de viver o labor de amor. A perseverança produz experiência, que no grego é dokime, que significa também aprovação. Perseverando, seu caráter será aprovado. Crianças que são protegidas de mais dos sofrimentos crescerão sem perseverança e desistirão fácil. Essas se tornarão pessoas que não são aprovadas. A experiêcia produz a esperança.

A esperança não confunde, ou seja, não decepciona. Essa esperança jamais nos decepcionará. Quanto mais passamos por esse processo de glorificação, que necessariamente tem fase de tribulação, aprovação e esperança, não seremos decepcionados. Neste processo todo o amor de Deus está sendo derramado em nosso coração. A essência de Deus está sendo trabalhada em nosso ser. Isso é a glorificação.

Ef 1:17-18; 1 Jo 1:9; Rm 8:5-6; Jo 14:21; 7:17; Cl 1:27; 1 Pe 1:5, 9; Ap 5:10; 20:6
é importante Deus iluminar os olhos de nosso coração. Como Deus iluminará? O coração é composto pela consciência, uma parte de nosso espírito, que faz conexão com a nossa alma. Quando temos uma consciência limpa e purificada, podemos ter os olhos de nosso coração iluminados. Precisamos ter uma consciência limpa para que ela funcione como a ligação com a nossa alma. Confessar os pecados faz bem para nós. Muitas vezes temos uma postura defensiva e nunca nos sentimos errados. Justificamos todos os nossos atos com muitos argumentos. Saiamos da defensiva e com simplicidade na presença de Deus nos acheguemos para que Ele nos ilumine. Quem sabe não tenhamos deixado Deu nos iluminar. Há pessoas que nunca pediram perdão a ninguém nem a Deus. assim, teremos uma consciência pura e sensível. Se não trabalhamos para purificar nossa consciência, tudo parecerá bem, mas nossa consciência estará cauterizada, sem sensibilidade. Não queremos uma consciência insensível. É preciso irmos sempre a Deus, que é luz. Ele precisa nos iluminar e nós precisamos confessar nossos pecados. Não tenha medo de ir diante do Senhor e confessar. Ele pode limpar nossa consciência, que ficará sensível e limpa. Então, ela terá condições de entregar à nossa alma o que vem de Deus. Ela dá a conhecer a nossa mente o que vem de Deus.

Quando colocamos a mente no espírito, temos vida e paz. Nossa emoção também deve amar com o amor de Deus. E nossa vontade ser submissa à vontade de Deus.

A esperança de nosso chamamento é muito grande. Essa esperança é nos chamar para o Seu reino e glória. Nossa esperança é sermos glorificados pela vida e natureza de Deus. A esperança de nosso chamamento, o que Deus e nós esperamos ao ser chamados, é a glória. Deus tomará conta de nossa alma com Sua essência que é amor. Então, reinaremos com cristo os mil anos como vencedores.

Esses que reinarão com Cristo serão os vencedores. A maioria dos santos, se não alcançarem o nível da glorificação porque não deixaram o Senhor governar sua alma, querendo fazer sua própria vontade até o final de sua vida, não reinarão com Cristo. A perseverança da esperança é para os vencedores. Se você não quiser ser vencedor, nada precisará fazer, mas durante os mil anos seguintes, precisará amadurecer e não poderá participar do reino como sacerdote e rei juntamente com Cristo. Esta não é a sua esperança. Sua esperança é apenas o novo céu e a nova terra. a perseverança da esperança é para os vencedores.

Se quer ser vencedor, precisa se gloriar nas tribulações. Ter perseverança gerada por um caráter aprovado. Quero conclamar a todos a viverem pela fé. Sua entrada pela fé deu acesso às coisas de Deus. Não desperdice isso. É como ter acesso a uma conta bancária com riqueza interminável. Tiremos todos os dias águas das fontes da salvação. Esta graça conseguimos tirar da vida e natureza de Deus, enchendo-nos da graça de Deus. Para alcançar a maturidade é preciso o labor de amor. Por amor À igreja e aos irmãos é preciso pregar o evangelho e pastorear. Tudo isso visa a nossa esperança, para nos dar combustível para perseverar. Talvez você enfrente uma situação além de suas próprias fortes. Se você perseverar, você será recompensado com a vida e a glória de Deus.

Esse é o conjunto da fé, amor e esperança. Deus precisa desses que compõem o grupo de vencedores. Queremos viver a vida da igreja genuína. Temos este privilégio de viver a realidade do reino dos céus na verdadeira vida da igreja. Aproveite isso para amadurecer, para viver o labor de amor. Como os colportores que estão trabalhando com labor de amor para tirar as pessoas das garras do inimigo e levando-lhes alento pelo evangelho do reino. Estamos reconectando as pessoas não apenas em seu espírito, mas também em sua alma, para que tenham esperança da glória de Deus. Um exército de jovens santos está sendo levantado. Tudo está acontecendo de forma tão acelerada e provavelmente dentro de alguns anos o grande acordo paz será concretizado e o arrebatamento estará às portas.

Quero prepara a igreja de Deus, alertando mais pessoas a não viver desapercebidamente, mas viver de maneira sóbria. Deixemos de viver de forma egocêntrica, queimando-nos de tudo, mas vivamos reconectados com Cristo também em nossa alma. Convidemos Cristo a sentir-se à vontade em nosso coração, como o dono de nossa mente, emoção e vontade. Ele governe o que penso, o que gosto e o que decido. Assim, Ele encerrará essa era em um momento tão difícil. Mas estaremos seguros porque estamos crescendo e atendendo à necessidade de Deus.

3 comentários em “A Perseverança da esperança – Pedro Dong”

  1. Amém sou uma irmã que desde que cri no Senhor Ele é a minha vida e a igreja meu viver só que busco esse viver sempre que posso com os irmãos e as palestras dos irmãos essa palavra me ajudou muito para saber o que Deus quer de mim quero ser uma vencedora.oSenhornos chama para seu reino e sua glória .amo o Senhor a palavra os irmãos
    0 Senhor me trouxe para está cidade minha casa está aberta para servir o Senhor. Aqui ñ tem local sou eu meu marido aqui que invocamos o Senhor já abrimos uma casa louvado seja o Senhor..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *