Ungidos e selados – Ezra Ma

CONFERÊNCIA DAS IGREJAS NA EUROPA EM ROMA

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, na manhã de 02/11/2019. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 02 – Ungidos e selados
Leitura Bíblica: 2 Co 1:21-22

 

Ontem falamos sobre o ministério ser único. Quanto à palavra ministério, é algo bastante simples, pois significa serviço. O ministério nada mais é do que o serviço a Deus. Mas quando mencionamos a palavra o ministério, envolve uma visão, uma meta. Envolve a formação de pessoas que irão ter parte no ministério. Não é qualquer pessoa que poderá se envolver com o ministério nesse aspecto. Talvez servir na limpeza mais pessoas possam se envolver, mas quando envolve receber uma comissão da parte de Deus e levar a cabo essa comissão, não é algo tão simples. Não é apenas falar de ministério. Há vários níveis que envolvem o trabalhar de Deus em nós e a nossa pessoa. Depende de quão dispostos nós estamos de ser trabalhados por Deus. Quão dispostos estamos a aprender as lições de vida e a tomar a nossa cruz? Existe o período de formação do ministro.

Ontem falamos do ministério como visão, uma comissão da parte de Deus. Hoje falaremos quanto à experiencia. Como você e eu podemos participar desse ministério? Estamos prontos? Já formos preparados? Deus levou 80 anos para preparar Moisés. Temos todo esse tempo para ser preparados? Deus queria tirar o povo de Israel do Egito, uma verdadeira missão que Deus deu a Moisés. Ele tentou fazer isso sozinho no início e depois começou a preparar Josué para isso também. Mas ficava de manhã até a noite cuidando do povo e resolvendo seus problemas. Mas depois, através de seu sogro, Jetro, Deus mostrou a Moisés que ele não devia cuidar do Seu povo sozinho. Usando os termos do Novo Testamento, Deus estava mostrando que ele precisava do Corpo. Então, ele estabeleceu chefes de 100, 50 e de 10.

Mais tarde foi estabelecido o serviço dos levitas e havia a família de Arão que servia como sacerdotes. A arca estava no meio do povo e de seu acampamento, que estava em ordem. Isso era o terror dos povos. Quando levantavam o acampamento, marchavam em ordem e todos juntos em unanimidade e obediência. Quando destruíram Jericó a unanimidade do povo foi demonstrada e o resultado foi tremendo. Foi o resultado da palavra profética de Deus que Ele proferiu por meio de Josué. Eles deviam caminhar em volta da cidade durante sete dias e no sétimo dia, deveriam dar sete voltas, gritando ao final da última volta. Ao obedecerem desta forma com simplicidade, as muralhas caíram. Se tivemos obediência a uma só boca, uma só voz, um só som de trombeta vamos experimentar os muros da Europa caírem.

Gl 5:16 Andar no Espírito nesse versículo é peripateo, que significa andar de maneira geral. É o caminhar do dia a dia. Levanta-se de manhã, tem comunhão com o Senhor, lê a Bíblia, lê o Alimento Diário, sai para o trabalho, etc. É nosso andar diário. Não andamos de qualquer maneira, mas no Espírito. temos o conceito de que só podemos andar no espírito quando lemos a Bíblia ou ouvimos um hino. Mas quando leio uma página esportiva no jornal não podemos estar no espírito. isso não é verdade. Podemos estar no espírito a todo momento. Até mesmo quando lemos a página esportiva precisamos estar no espírito. até quando contamos uma piada, precisamos estar no espírito. Isso é o que nos diferencia: andar no espírito.

Nos versículos seguintes Paulo fala da guerra entre o Espírito e a carne e das obras da carne e do Espírito.

Gl 5:25 Novamente ele fala sobre andar no Espírito. Nesse versículo a palavra andar é stoicheo. Para nós tudo é andar, mas no grego são duas palavras diferentes. Nesse versículo temos um viver no espírito, que é o andar do versículo 16, é andar no espírito em nosso dia a dia de uma maneira geral. Mas ao falar de andar no espírito, já não é mais um andar individual, mas o andar de um exército. É um andar coletivo, em marcha militar. Todos em compasso.  Devemos aprender a andar coletivamente no Espírito, em unidade e unanimidade.

O andar de Gálatas 5:25 tem a ver com o ministério. Em nosso dia a dia andamos no espírito de maneira geral, mas quando andamos coletivamente na obra do Senhor, na comissão que Deus nos deu nesse ministério único, nós marchamos como um exército. Todos sincronizados e obedientes, seguindo uma só direção, seguindo a mesma palavra profética. Seja no Brasil ou qualquer país de língua espanhola na américa do sul, na américa central, América do norte, Europa e Ásia todos estamos falando a mesma coisa e temos a mesma visão.

Somos como a luz. Há a luz geral com a do sol ou uma luz artificial, mas também há a luz do raio laser. A luz do sol ou a luz artificial ilustra o andar de Gálatas 5:16. A luz do raio laser ilustra o andar de Gálatas 5:25. A luz do sol é a luz policromática, ou luz branca, que contém as 7 cores do arco-íris. Quando elas se misturam, temos a luz branca. É a luz policromática, a diversidade. Mas o raio laser é monocromático. Uma só frequência, uma só cor, um só comprimento de onda. A luz do raio laser pode ser vermelho ou verde. No dia a dia somos uma luz policromática, mas quando saímos para pregar o evangelho, quando estamos juntos para receber a palavra profética para a obra de Deus, quando estamos juntos para edificar o Corpo de Cristo, somos todos uma só cor. Se é vermelho, todos somos vermelho, se é verde, somos todos verde. No dia a dia, estamos todos cada um em uma fase, mas quando estamos juntos somos como o raio laser com os raios todos coerentes. Estamos todos em uma só fase no tempo e no espaço. Estamos lado a lado, todos juntos. O raio laser é colimado, unidirecional, ou seja, vamos todos na mesma direção. No dia a dia estamos todos cada um em uma direção, mas quando vem a palavra profética relacionada ao ministério e a obra do Senhor, vamos todos na mesma direção. Ninguém se espalha e não há dispersão. Estamos todos engajados, comprometidos e focados. Louvado seja o Senhor! No dia a dia somos como luz, mas para a multiplicação da vida nesse continente somos o raio laser, que tem poder.

Ontem falamos da visão e da comissão do ministério. Paulo falou que havia recebido o ministério do Senhor Jesus. Ele disse que foi considerado digno de ter parte nesse ministério. Esse ministério está no coração de Deus, mas precisa ser passado aos ministros da Nova Aliança. No Antigo Testamento Deus escolheu Moisés para receber esse ministério. Ele era muito capaz, mas precisou ser trabalhado por Deus por 80 anos. Hoje temos uma vantagem, porque estamos vivendo a era do Espírito. Cristo é o Espírito e nessa reta final estamos na era dos sete espíritos. Não vamos nos distrair. Precisamos estar focados, porque nosso tempo é escasso. Prepara um ministro da nova aliança não é rápido. Mas se vivemos no espírito, Deus pode acelerar esse processo.

2 Co 1:3 Deus sabe que passamos por muitas tribulações. Ele sabe que por causa das tribulações nós perdemos o foco. Nossos problemas nunca irão desaparecer. Em todos os nossos dias estamos em três situações. Estamos no meio de um problema, estamos saindo de um problema ou estamos entrando em um novo problema. Não há como escapar. É melhor aprender a andar no espírito e exercitar o nosso espírito. o que Paulo experimentou em 2 Co 1 foi o que nós experimentamos. Muitos saíram da américa do sul para fugir de problemas, mas aqui encontraram mais problemas. A questão não é fugir de problemas, mas aprender a viver no espírito. ele é o Pai de misericórdias e compreende o que estamos passando. Ele é nosso Pai e somos seus filhos. Como Pai, é cheio de misericórdias e como Deus tem poder e é cheio de encorajamento, para nos dar coragem para enfrentar o que está a nossa frente. Não desanime. Deus já os trouxe para a Europa e tem uma missão para vocês aqui. Vamos nos unir como um exército comprometido, engajado e focado.

2 Co 1:4 Deus usa os irmãos para nos encorajar, mas é Deus quem nos encoraja em toda a nossa tribulação. Essa palavra em grego é thlipsis, que significa estar debaixo de uma prensa, debaixo de pressão e aflição. É estar angustiado em um dilema. Está no maior sufoco. É Ele que nos encoraja em todo o nosso sufoco para podermos encorajar os que estiverem em qualquer sufoco.

2 Co 1:5 Esses sofrimentos não são os sofrimentos por causa dos nossos erros. A tradução para esse versículo é “assim como os sofrimentos de Cristo abundam para nós”, ou seja, tem sofrimento demais, mas são sofrimentos de Cristo. são sofrimentos que Cristo passou e hoje temos comunhão nesses sofrimentos.

Fp 3:10 Como ministros da nova aliança, não será fácil ou superficial, mas teremos comunhão dos sofrimentos de Cristo. temos o exemplo de todos os apóstolos. Nenhum deles puderam escapar dos sofrimentos. Não precisamos orar pedindo sofrimentos. “Senhor, quero ser ministro da nova aliança. Envia sofrimentos para mim”. Não precisa orar dessa forma. Deus sabe exatamente quais os sofrimentos nós precisamos para nos transformar. Pessoalmente, passamos por vários tipos de sofrimento. Há sofrimentos que experimentamos individualmente e outros que experimentamos com o cônjuge ou outros irmãos. Todos esses sofrimentos são para nos preparar.

Quando a mãe de João e Tiago falou com Jesus para que eles se sentassem um à direita e outro a esquerda do Senhor, enquanto os dois estavam empolgados esperando a resposta, o Senhor lhes perguntou se eles poderiam beber o cálice que o Senhor estava para beber. Eles disseram que podiam. Não sabiam o que diziam, mas acabaram bebendo o cálice de seu sofrimento. Tiago foi martirizado e João exilado.

Cl 1:24 Paulo estava regozijando-se em seu sofrimento, que era por causa dos irmãos. Ele preenchia o que restava das aflições de Cristo. No que diz respeito à redenção de Cristo, à obtenção do perdão de nossos pecados, justificação e reconciliação para com Deus, tudo já está completo. Cristo já sofreu tudo o que era preciso e na cruz, quando estava para morrer, disse: está consumado. Não podemos acrescentar nada a esse respeito. É uma heresia dizer que estamos fazendo algo pela nossa salvação, assim como em algumas religiões orientais.

O sofrimento a que se refere esse versículo são sofrimentos a favor do Corpo de Cristo, são sofrimentos para a edificação da igreja. No que diz respeito a redenção, Cristo já está assentado à destra de Deus, mas no que diz respeito à edificação da igreja, a cuidar de cada um de nós, Ele está em pé. Estevão, ao fitar os olhos nos céus, viu Jesus em pé. Ele hoje é o filho do homem andando no meio dos candelabros de ouro, cingido à altura do peito com cinta de ouro para cuidar das igrejas. Essa manhã Jesus não está sentado, mas está andando em nosso meio nos encorajando e animando, dizendo que precisa de nós e de nossa cooperação.

2 Co 1:5 Os sofrimentos de Cristo abundam para nós, mas também o nosso encorajamento transborda para nós. Para cada sofrimento existe um encorajamento. Experimentamos isso e agora conseguimos encorajar outros que estão passando por sofrimentos iguais. Isso é uma parte do ministério da nova aliança. Quando você sai para orar pelas pessoas nas ruas, você está encorajando as pessoas com o mesmo encorajamento que você recebeu das pessoas. quem tem uma vida fácil, nunca tendo passado fome, nunca se cansando ou teve preocupação, nunca foi rejeitado ou caluniado, tem muita dificuldade de compreender o sofrimento das pessoas. jesus é homem de dores que foi rejeitado e traído. Ele não tinha onde reclinar a sua cabeça, foi morto injustamente, mas entregou sua vida por nós. Ele quer nos encorajar hoje. Quando saímos para orar, estando encorajados por Deus, quando oramos pelas pessoas há uma conexão com as pessoas. as pessoas sentem que você compreende o seu sofrimento.

2 Co 1:6-8 A tribulação foi acima das forças. A palavra grega significa pressão muito alta. Um apóstolo como Paulo perdeu a esperança de viver por causa dessa pressão.

2 Co 1:9 Sentença, em grego, significa resposta. Diante da tribulação e pressão, perguntava ao Senhor como seriam salvos dessa situação receberam a resposta: não tem saída. Vocês irão morrer. Muitas vezes, chegamos a tal situação. Para que? Não é para morrer. Deus muitas vezes nos leva a tal situação. Especialmente para aqueles que se julgam fortes e capazes. Eu sou uma pessoa estudada, tenho meus meios e vínculos, tenho dinheiro e capacidade, consigo sair dessa situação. Mas chega o momento em que se dá conta de que nada disso te servirá, porque deus quer aperfeiçoar você, par anão depender do que você tem, é ou pode fazer. é para não confiarmos em nós, mas no deus que ressuscita os mortos.

Temos o ministério da nova aliança, que é o ministério da ressurreição. É um ministério que ressuscita os mortos. Há alguém que se sente morto essa manhã? Não se condene. As situações podem nos levar a perder a esperança e não ter mais vontade de servir. Não temam. Talvez você esteja nessa situação par anão confiar em você mesmo. um ministro da nova aliança não confia em si mesmo. Pedro e eu estamos aprendendo a não confiar em nós mesmos. A responsabilidade é muito grande sobre nossos ombros. Somos capazes? Talvez julguem que somos capazes. Não somos capazes de substituir o irmão Dong. só temos uma esperança, que é confiar no Deus que ressuscita os mortos.

2 Co 1:10 Esse versículo foi explicado pelo irmão Dong. ele nos livrou no passado, livrará nesse momento e continuará a livrar-nos no futuro. Ele nos livra de tão grande morte. Deus não vai nos livrar das situações, para que aprendamos as lições e tenhamos raízes profundas. Ele não quer que sejamos superficiais, mas ministros sólidos da nova aliança. O mundo hoje é caracterizado pela superficialidade. Nas coisas de Deus há superficialidade. Superficialidade na experiencia de Cristo, superficialidade na palavra. Mas Deus quer que tenhamos raízes profundas. Temos sofrimentos que Deus nos dá para o nosso aperfeiçoamento. É para nos fazer ministros da nova aliança.

Deus não vai nos livrar dos sofrimentos e tribulações. Ele orou no jardim do Getsêmani por três vezes e não foi atendido por Deus em sua oração. Paulo orou três vezes ao Senhor para que o livrasse do espinho na carne, mas deus não tirou, dizendo-=lhe que a Sua graça lhe bastava. Por isso, Paulo era tal ministro da nova aliança. Com certeza Deus vai nos livrar da morte. Com certeza Deus vai nos fazer passar pela ressurreição.

2 Co 1:21 tudo isso é para a formação do ministro da nova aliança. Não é fácil ser ministro da nova aliança. Hoje existem muitos ministros e não cabe a nós julgar, mas não sabemos quantos são ministros da nova aliança. A maioria deles foge do sofrimento. Nossa porta não é ampla, mas estreita e o caminho é apertado. Por isso, nunca seremos um movimento de massa. Quando é dito: pare de sofrer, todos vêm. Mas aqui falamos: venha sofrer. Somente um pequeno grupo comprometido, engajado e focado está disposto a sofrer. Não ficamos contentes com o que nós somos. Não queremos ficar com os poucos irmãos que temos, mas Deus deseja que todos os homens sejam salvos. As riquezas que Deus nos deu é para todas as nações e continentes.

2 Co 1:12 Um ministro da nova aliança deve ter um coração puro e uma consciência boa. A consciência deve dar um testemunho de que com sinceridade e pureza de Deus temos vivido. Santidade nesse versículo significa singeleza e simplicidade. Temos encorajado os irmãos a ser simples e obediente. Os coríntios eram complicados em suas mentes. Paulo estava dizendo que fossem simples. Voltemos à singeleza devida a Cristo. Eva foi enganada pela serpente e sua cabeça ficou complicada. Sejamos todos simples e obedientes. Essa palavra singeleza e simplicidade no grego também significa generosidade e abundância. Graças a Deus, estamos recebendo de Deus um centro de obra em Portugal. Quando falamos de ofertas, uma mente complicada começa a analisar. Sim, há necessidade na obra, mas eu também tenho necessidades e dívida. A calculadora começa a funcionar até chegarmos em um número. Mas quem é singelo e simples, também é generoso e abundante. Se Deus tem necessidade, queremos participar. Ofertar em simplicidade, com generosidade e com abundância.

2 Co 1:21-22 Deus quer nos confirmar como ministros da nova aliança. Confirmar significa vincular e conectar. Deus conectou o apóstolo com a igreja, os irmãos e conectados a Cristo. estamos conectados aos apóstolos e a Cristo.

Ele nos ungiu. Não fomos nós que nos conectamos, mas Deus nos conecta todos juntos com os apóstolos e nos conecta a Cristo. então, um processo começa e Deus nos ungiu. Está no passado. Ele nos ungiu no espírito. fomos ungidos quando Cristo foi ungido. Ele é a cabeça e quando a cabeça foi ungida todos os membros foram ungidos (Sl 133). Não só Ele nos ungiu, mas também nos selou. A unção é Deus infundir em nós Seus elementos e essência, que é o Espírito. selar é aplicar essa unção vez após vez. É como pintar uma casa, aplicando várias demãos. Deus está nos selando dia após dia. Ele nos ungiu está nos selando. O selar é para que tenhamos a imagem de Cristo, demão após demão. Dia após dia, através do trabalhar do Espírito, estamos recebendo o trabalhar da glorificação em nós, como o irmão Pedro tem falado. Um dia, estaremos prontos.

Além disso, ele nos tem dado o penhor do Espírito em nosso interior. Fomos ungidos com o elemento e a essência de Deus. O selar ocorre vez a pós vez até que tenhamos a imagem de Cristo. O selo é como um carimbo dizendo que somos propriedade de Deus. Este selar garante para Deus que um dia Ele irá nos herdar. Você sabia que Deus irá herdar você um dia? Deus deseja muito herdar você. Mas nós também herdaremos a Deus. Por isso, Ele nos deu o Espírito como uma garantia, um comprovante que assegura que iremos herdar a Deus. Louvado seja o Senhor! Como ministros da nova aliança, quanto a nós mesmos, formos ungidos pelo espírito com Sua essência e habilitados para ser esses ministros, estamos sendo selados para expressar a Sua imagem e recebemos o penhor do Espírito garantindo que um dia herdaremos a deus. O ministério da nova aliança é fazer com que mais em mais pessoas recebam esse ministério de espírito e vida para que possam herdar a Deus. É o que está no livro de Romanos. De pecadores a filhos imaturos, filhos maduros até chegarmos a ser herdeiros de Deus. Louvado seja o Senhor!

Deus nos escolheu para sermos ministros da nova aliança. Todos temos parte neste ministério. Todas as promessas de Deus têm em Cristo o sim e o amém. Também nós damos nosso amém ao Senhor diante de Sua palavra. Amém! Amém! Amém!

Um comentário em “Ungidos e selados – Ezra Ma”

  1. Quanto mais vivemos no espírito, mais rápido Deus poderá nos fazer estes ministros da Nova Aliança, que tem parte neste único ministério de edificação do Corpo de Cristo que é a igreja. Louvado seja o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *