A filiação divina – herdeiros de Deus – Ezra Ma

CONFERÊNCIA DE JOVENS – JULHO/2015 – EAV

TEMA GERAL: JOVENS HERDEIROS DO REINO DE DEUS

Notas da mensagem 05, liberada na manhã de 18/07/2015 pelo irmão Ezra Ma. Texto não revisado. Pode conter erros de ortografia e digitação.

Mensagem 05 – A filiação divina – herdeiros de Deus
Leitura Bíblica: Gl 4:6-7

Nesta manhã nós vamos falar sobre um tema muito importante, dentro do encargo que o Senhor nos deu na conferência de segundo período. Jovem herdeiro no Reino de Deus. Nesta manhã iremos falar sobre filiação. Vamos ler alguns versículos para começar. Rm 8:15. No grego a palavra é huiós que significa a posição de filhos. A questão é a seguinte, você é um filho adotivo de Deus, ou um filho adotivo? O que diferencia um filho legitimo com um filho adotivo? Mas em português nós não tem uma palavra especifica para huioteshia. Quem é filho, tem a filiação. O que significa é condição de filho. Status de filho, direito de filho e posição de filho. Então toda vez que você encontrar a palavra adoção, você deve riscar e colocar filiação. Nós já somos filhos de Deus. V. 23; GL 4:5; EF 1:5. Nos predestinou para Ele para a filiação. Agora pergunto para você, você é filho adotivo ou nascido de Deus? Qual o documento? Qual a prova de que nós somos filhos do nosso pai e da nossa mãe? É a certidão de nascimento, ou o documento de identidade. Onde está o documento na bíblia que prova que eu sou filho de Deus? Jo 1:12. Isso prova que você é filho de Deus? Pode ser filho adotivo. V. 13. Eu nasci de Deus. Nascemos de Deus. Este filho que está em Jo 1:12-13 é um filho legitimo, que tem a vida de Deus. A palavra grega para isso é téknon. Quer dizer um filho recém-nascido que tem a vida do pai. Um filho menor de idade. Um filho que não tem a plena consciência de que ele é filho. Um nenê de seis meses chora, gosta de estar no colo da mãe, mas não tem a plena consciência. Tanto é que se ele for sequestrado e quando crescer, vai pensar que os sequestradores são seus pais. O que um filho téknon precisa fazer? Precisa crescer. 1Jo 3:1. Hoje quero que você saiba, na profundeza do ser, lá no fundo do seu coração, lá no profundo do seu espirito, que você saiba que você é filho de Deus. Que tal você repetir comigo? Sou um filho de Deus. Toda manhã quando você acordar, Ó Senhor Jesus. Sou filho de Deus. Você é um filho de Deus. Jamais esqueça isto. Querido jovem, você precisa conhecer e saber sua identidade. Um grande problema dos jovens hoje, do conflito que os jovens sofrem no seu interior, é porque não tem uma identidade. Quero que você saia desta conferência com uma identidade. Todo carimbado, de qualquer lado que olhar, é um filho de Deus. Não pode ter conflito, não pode ter hesitação. RM 8:16. A palavra filho aqui também é téknon. O Espírito maiúsculo representa o Espírito de Deus, e o com letra minúscula, o nosso espirito humano. Que ainda não chegou na maturidade, o Espirito precisa frequentemente nos lembrar da nossa identidade. Você tem 17 anos, está na vida da igreja, e sabe que aqui é o seu lugar. E o seu submarino foi há 400, 500 metros de profundidade. Aí os amigos chamam para a balada, e depois de tanto tempo, o Espirito entra: o que você está fazendo aqui? Você é um filho de Deus. Você não estava com a consciência plena de que você era filho de Deus, mas o Espírito Santo por te amar te lembrou. Ai quando você foi para casa, você se sente um lixo. Eu sou salvo. Por que o Espírito Santo precisa entrar? Porque você ainda não amadureceu. Aqui quero abrir um parêntese e falar algo para você. Talvez haja alguns aqui, nesta manhã, você veio para esta conferencia, talvez você se sente que Deus não queira mais você. Você fracassou tantas vezes, está em pecado, se sente tão distante de Deus, tem conflitos interiores, se sente abandonado, rejeita, tem dúvidas, ou você sente que o mover do Senhor está aqui, mas eu não consigo. Eu tentei participar, mas eu não consigo. Você se sente um fracassado. Nesta manhã Deus está te falando. Você é um filho de Deus e Deus te ama. Talvez você é algum jovem que tem feridas. Não foi fácil o que nós experimentamos nos últimos anos. Até hoje vários não foram totalmente curados, e você está em dúvida. Você é um filho de Deus. Deus hoje de manhã não quer saber o que você fez ou o que você não fez. Você não é um fracassado, você não é um derrotado, você é um filho herdeiro. Um filho herdeiro quando cai, se levanta e continua a corrida, porque Deus quer te entregar o reino, no meio de todas estas coisas, nós acabamos nos esquecendo de uma coisa muito importante, que Deus é amor. E nós acabamos esquecendo de uma coisa importante, Deus me ama, nesta manhã queremos que você se sinta abraçado por Deus, beijado por Deus. Deus me ama. Deus não quer saber o que você fez, o que você não fez, qual fracasso você teve ou não teve. Deus quer você um jovem ativo, um jovem herdeiro, mas você precisa ter esta consciência. De que você é importante. Você é necessário e você indispensável para Deus. Mas só ser filho téknon não é importante. Depois que Deus nos fez filhos de Deus, Ele nos colocou na vida da igreja. E a visão que o irmão Dong passou, é Hb 2:5. E para isso nós precisamos ser preparados e Ele nos colocou na vida da igreja. Primeiro para crescer em vida, e segundo para nós aprendermos a administrar os negócios de Deus, ter experiência. Deus não está interessado em coisas, Deus está interessado em pessoas. Hoje o maior patrimônio de Deus não é este auditório, são as pessoas. E nós vamos investir cada centavo, cada suor, cada gota de sangue, nós vamos investir em vocês. Nós queremos fazer de vocês herdeiros. Então nós precisamos crescer. RM 8:14. Aqui este filho, é filho huiós, filho maior de idade, consciente da sua condição. Queridos irmãos, quem ainda está no colégio e tem a matéria português, estudem bem. Se você conhecer bem a gramatica, ajuda demais a você a entender a bíblia. Deus na sua sabedoria, escolheu a língua grega. E esta transmite todo conceito divino. A língua portuguesa é uma língua Greco latina. E tem uma parte da gramatica que chama analise sintática. Isso ajuda muito. Esta frase aqui, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Eu tomei a ação, mas é Deus que me guia. Eu tomo a decisão de me deixar guiar pelo Espírito de Deus. O eu é o sujeito e o Espírito de Deus é o agente da passiva. Eu sou guiado pelo Espirito de Deus.

O Barbosa é o papai e o Rafael é o filho. O Rafael, aquela frase, todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus, o que caracteriza o filho ruiós é que é caracterizado pelo guiar do Espirito.

Primeiro caso é que o filho não é crescido, téknon, resiste. O segundo é ruiós, simplesmente obedece ao pai.

Qual dos filhos é você? Você veio para esta conferencia dizendo, Senhor eu vou para a conferencia. Ou alguém teve que arrastar você? Sinto que tem alguns aqui que não querem estar aqui, que se sentem forçados. Isto só mostra uma coisa, você é um filho téknon, infantil. E nós vamos amar você até você crescer. Mas Deus por nos amar, muitas vezes tem que nos arrastar, porque no lugar que nós ficarmos, nós seremos prejudicados. Senhor, me guia hoje. Na vida da igreja, me guia, em tudo que eu fizer, me guia, me guia Senhor isso é fazer a vontade de Deus. Na oração do pai nosso, Ele nos ensinou, faça a Sua vontade. Negar a vida da alma é abrir mão da minha vontade e fazer a vontade de Deus. Na noite em que ele foi traído, Ele foi orar. Ele era humano. Quando Ele veio a terra, Ele abriu mão de ser filho Deus para ser filho do homem. Se Jesus não tivesse a possibilidade de pecar, por que ele perderia o tempo de tentar Jesus três vezes? Quando Lee veio a terra, Ele assumiu a posição de homem. No jardim do Getsêmani, era o homem Jesus que estava na angustia porque Ele ia para a cruz. E ele soava gotas de sangue por causa da angustia. E estas gostas não é apenas pela dor física, mas porque ele teria sobre os ombros Dele a responsabilidade da redenção. Se Ele falhasse, todos nós iriamos para o lago de fogo. Como tinha uma pressão muito forte, Ele não podia falhar. Pai, se possível, afasta de mim este cálice. Em outras palavras, não tem outro jeito de salvar estes jovens? Mas não se faça como eu quero, e sim como tu queres. Ele se deixou guiar a te a cruz e morreu por nós.

TODO AQUELE QUE É GUIADO PELO ESPÍRITO DE DEUS É FILHO DE DEUS.

Gl 4:1 aqui fala de um filho herdeiro, mas é téknon. Mas o filho sendo menor, não pode herdar nada, mas está sob tutores e curadores. V. como vocês estão no segundo período, estes primeiros quatro versículos tem uma denotação, estava falando sobre Israel, que foram colocados sobre o aio, a lei. Isto é doutrinariamente. Mas o irmão Dong aplicou isto para nós e o resultado têm sido tremendos. Nós podemos ser filhos téknon, mas vamos crescer porque Ele quer fazer de nós filhos crescidos. Vós sois filhos, filhos huiós. Não são mais escravos, mas filhos huiós, não é somente ser filhos huiós, mas filho herdeiro. Três categorias. O objetivo não é ser somente huiós, é ser filho herdeiro. A razão porque Deus nos colocou na vida da igreja de téknon a ruiós, a segunda razão é nos transformar em herdeiros. Cuidar de pessoas, ter experiências. Ser aperfeiçoados, administrar as coisas de Deus. L ano reino nós vamos administrar. E para isto nós precisamos ter experiência. Em RM 8:17. Não fique desencorajado se você sente que não amadureceu. Você é um filho téknon, mas você é um herdeiro, você precisa crescer. Herdeiros de Deus, e co herdeiros de Cristo. Se com Ele sofremos, com Ele seremos glorificados. Para ser herdeiro não é de uma hora para outra, tem que ter sofrimento. Para ter um trabalho com salário elevado, precisa fazer faculdade. Estudar é fácil? Não. Todo mundo quer ganhar um bom salário, mas ninguém quer sofrer? Comida gostosa aparece do nada? Quem faz sofre um pouco. Alguém tem que sofrer para sair o churrasco. TUDO o que traz desfrute, coisa boa, requer esforço, um tipo de sofrimento. Ter filho é algo maravilho, mas é um sofrimento. Mas vale a penas? Vale a pena. Os sofrimentos, as lagrimas, os conselhos, as tristezas, as alegrias, valem a pena. Reinar com o Senhor vem do nada? Não. Envolve sofrimento. Que tipo de sofrimento é este? CL 1:24. Sofrimento pela igreja, pelo reino de Deus. Vamos ler apocalipse 1:9, sai voltamos para colossenses. Eu, João, irmão vosso e companheiro. Na tribulação, no reino e na perseverança. Nosso objetivo é o reino, mas para entrar no reino precisamos de tribulação, mas precisa de perseverança. Não desistir. Errou, pecou, se arrependa, confesse e continue. Sinta-se abraçado por Deus e continue. Tem tribulação. Nós temos feito a oração pelos irmãos. Sentimos muita tribulação. Tudo o que nós podemos fazer é orar para que vocês sejam perseverantes. Preencho o que resta das aflições de Cristo. Cristo não sofreu tudo o que precisa? Então aquelas religiões orientais têm razão, me auto flagelar. É isso? Não. Nós precisamos entender que as aflições de Cristo são de duas categorias. A primeira categoria é o que Cristo sofreu, o que Ele sofreu para a nossa redenção. Para nos salvar do lago de fogo. Quanto a nossa redenção, ao perdão de nossos pecados. Cristo sofreu tudo o que precisa sofrer. Quando Ele expirou na cruz, Ele disse, esta consumado. Daí Ele entregou o Seu espírito, foi glorificado e assentou a direita de Deus. Não tem mais nenhum pingo de sofrimento que precisa ser preenchido, mas na segunda categoria de sofrimento nós podemos participar. Aí é que nós entramos, temos parte nas aflições de Cristo pelo Seu corpo. Temos parte nas aflições de Cristo no Seu corpo, que é a igreja. Ainda faltam aflições que nós precisamos preencher. E estes sofrimentos são os sofrimentos que nós estamos experimentamos agora. Não sofrendo porque vocês roubaram a galinha do vizinho e foram para a cadeia, ou levou uma multa. O sofrimento que tu tens, que a gente sente, nós estamos sofrendo junto com vocês, é porque vocês amam o Senhor. Vocês querem viver a vida da igreja, mas tu tens dificuldades. Muitos de vocês estão bem, vieram de uma família normal. Tem conflitos, mas é administrável, mas muitos estão em conflitos muito graves, e estão sofrendo. Quanto a estes sofrimentos, Jesus não está sentado, está de pé. Do mesmo jeito que quando estevão foi apedrejado. Nesta manhã, Jesus está de pé por sua causa. Em AP 1: Jesus estava cingindo a altura do peito com ouro, como sacerdote e andava pelos candelabros. Hoje ele está andando pelos corredores. Não se sinta sozinho, não se sinta abandonado. Quanto ao teu amadurecimento, consagração, ele não se sentou, está sofrendo junto com você. RM 8:17. Este glorificado é ser herdeiro. Primeiro tem que crescem em vida e sem segundo se preparar. Você está pronto para receber a herança? Pronto para reinar com o Senhor? Tem que se prepara para fazer vestibular ou não? Tem que se preparar? Jovens, vocês são o futuro do Senhor.

BARBOSA, RAFAEL E CAIQUE

Um desfio para vocês. Vocês têm que crescer em vida, vocês estão na melhor idade. Eu quero reinar com o Senhor, quero seguir o irmão Dong. Irmão Dong quer viver até os 121 anos e meio. Ele cuida da sua saúde. Ele cuida da sua dieta, faz exercícios todos os dias. Uma hora de academia. Ele se prepara. Você e eu precisamos se preparar, nós vamos herdar o reino. Aqui esta o pai Barbosa, multimilionário. O rafa é o filho mais velho com 21 anos, e o mais novo com 18 anos. Mas o Barbosa está um pouco doente, e que não sente mais o pique. E que vai entrar os negócios para os filhos. Mas o mais velho é um playboyzão. Ontem bateu a Ferrari. O mais novo, tem 18 anos. O mais novo completou 18 anos disse para o pai que queria tomar conta dos negócios, dar continuidade, me ensina pai, por favor. Pai, eu quero aprender tudo o que você sabe, quero ajudar você a cuidar da sua empresa. Me dá um macacão, eu quero começar lá de baixo. Aprender a limpar os corredores, banheiros, depois almoxarifado, escritório, quero aprender tudo. Para quem Ele vai passar os negócios? Os dois são filhos huiós, mas para quem ele vai entregar? Use bem o tempo que você tem para aprender.

Faça uma programação de leitura para ler. Abasteça seus depósitos, sua caixa d’água. Aprenda a servir, a cuidar de pessoas. Se tiver oportunidade, vai para o CEAPE. Seja um “jacozão” com Deus. Fazer vestibular, depois trancar a matricula e ir para o CEAPE. Depois você volta e prega o evangelho na faculdade. Aprenda a fazer colportagem, servir nos BooKafe. Não é todo mundo que vai fazer todas as coisas. O técnico não pode dizer que todos serão “Neymar”. Cada um tem a sua função, você é muito especial para Deus. Deus te colocou no corpo com uma função, e ser feliz, ser alegres. Muito Deus colocou em você o dom de bater as portas, abrir as casas. Outros são mais tímidos, mas são bons apascentadores, então apascentem. Como jovens, espero que todos vocês possam funcionar, tomem este desfio. Eu repito, eu era um jovem de 21 anos a alguns anos atrás. A vida passa rápido. Foi graças ao Senhor porque fui obediente aos irmãos que estão a minha frente, aprendi todos os serviços que poderia aprender. Trabalhei em todos os serviços porque eu queria aprende. Li a Bíblia, aprendi a exercitar meu espirito. Você tem que ser um jovem por ativo. Não reativo. Onde quero estar daqui a cinco anos? Preciso ter uma meta. Você é um jovem herdeiro no reino de Deus. Crescer em vida está relacionado com a parábola das virgens. Quanto azeite você tem na vasilha? E quanto ao seu talento? Deus deu os talentos de acordo com a capacidade de cada um. Você pode aumentar a sua capacidade. O CEAPE, uma das funções, é aumentar a sua capacidade. Queridos irmãos, tome o desafio de aumentar a sua capacidade, sair da zona de conforto. Manter os músculos tonificados. Mas um jovem que quer aumentar os músculos. Tem que sentir dores. Sentir dor. O pessoal que treina para as olimpíadas sente dor. Tem que se alimentar adequadamente. O jovem tem a tendência de ficar na zona de conforto, por isso o CEAPE e bom. Porque você sai da zona de conforto. Você é um copo de 200 ml? Mas Deus tem 100 mil litros. Você quer fixar 200 ml para sempre? Na próxima conferência aumentou. E assim vai. Aí você vai. Sai as portas. E aumenta a sua capacidade. Na garrafa de café, você é uma vida de benção. Você quer ser um vaso de benção? Tem que sair da zona de conforto. Descubra sua função, peça para os presbíteros ajudar você. Tem conflito? Tem

Rm 8:15. O espírito de escravidão, o resultado é o medo, dúvidas trevas. O outro lado e você dizer: Aba pai. O medo, uma criança tem medo quando não tem pai nem mãe. Um órgão vive em constante medo. Se sente completamente inseguro. Você não é órfão, Deus é o seu pai. Você não precisa mais viver em medo, Deus vai cuidar de você. O filho do homem está cuidando de você. Você quando está dormindo, Jesus está ao seu lado consolando você. Louvado seja o Senhor. Deus tem grandes expectativas para vocês. Deus precisa de vocês e quer torná-los herdeiros. Eu gostaria de terminar essa reunião orando com vocês. Se alguém tem algum conflito, quero que você venha aqui à frente.

O negócio de Deus e o amor. Mas para amar o próximo, primeiro preciso amar a mim mesmo. A se valorizar, e quando ele abre a boca, o amor de Deus são.

Precisamos nos cuidar espiritualmente, psicologicamente é humanamente, do corpo.

Leia a palavra, ore, exercite o seu espírito, vive preciosa estar bem. Pare, de umas voltas, invoca o Senhor. Alivie o seu stress. Viva alegre. Se cuide fisicamente. Quando você vive assim você tem autoestima. Ninguém despreze a sua juventude. Não diga que você é um luxo, vive tem que se valorizar do jeito que Deus valoriza você.’

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *