A palavra de Deus opera eficazmente em quem crê – Pedro Dong

CONFERÊNCIA DAS IGREJAS DE MG E ES – JOÃO MONLEVADE-MG

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na noite de 23/11/19. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

Mensagem 02 – A palavra de Deus opera eficazmente em quem crê
Leitura Bíblica: 1 Ts 2:13; Jo 6:29; 14:10

 

Com muita alegria estamos aqui na região Médio-Piracicaba, junto ao rio Piracicaba. Ouvindo o testemunho dos irmãos aqui essa tarde, só pude dar graças ao Senhor. Vocês começaram de uma maneira simples e obediente à palavra profética. Isso trouxe benção para vocês. Quero dizer o amago do que estamos vendo nessa viagem, da qual essa é nossa segunda parada, é João capítulos 14 a 17.

Embora o Senhor tenha levantando os 12 apóstolos, que foram fiéis em testemunhar sobre a ressurreição, enfrentando as autoridades tanto da religião judaica como da nação. Deus teve de levantar Paulo, a quem aprouve a Deus revelar diretamente a ele Seu plano. Ele recebeu toda a visão da economia de Deus dada diretamente pelo próprio Deus. Ele foi arrebatado ao paraíso, que não pode ser descrito pelas palavras humanas. Em suas epístolas ele esclareceu o que Deus guardava em Seu coração – o Seu plano. Por meio dos escritos de Paulo temos a revelação desse mistério. Temos ainda muito que explorar dessa revelação.

Mas após a morte de Paulo, Deus levantou o apóstolo João, cujo ministério permanecerá até a volta do Senhor. Os escritos de João têm a capacidade de dar continuidade as revelações do apóstolo João e, por meio do Espírito e da vida, que caracterizam seu ministério, podemos chegar a prática dessas revelações. Seu ministério tirou o homem da esfera do conhecimento e da letra. O auge de seu ministério está nos capítulos 14 a 17 do evangelho de João.

Vale a pena recordar um pouco o que havia no coração de Deus ao criar o homem. Sua vontade era um mistério. O próprio apóstolo Paulo escreveu em Efésios, um dos livros mais profundos da Bíblia, que revela a economia de Deus.

Ef 1:3 Efésios revela o que está no coração de Deus. Ele quer nos dar nos dar a Sua bênção. Entretanto, nós estamos em nosso corpo físico e a bênção é espiritual e não material. Não tínhamos nenhuma noção do que seria a benção espiritual ou qualquer coisa das regiões celestiais. Precisamos aprender a sair dessa visão celestial. Estamos nessa esfera cartesiana, em que temos três dimensões do espaço mais o tempo. Vivemos pelas coisas visíveis. Mas Deus quer nos dar a bênção espiritual que está nas regiões celestiais em Cristo.

Depois que cremos no Senhor Jesus recebemos a maravilhosa vida divina e o Espírito. o próprio Senhor Jesus entrou em nós. Pela fé recebemos as coisas celestiais e espirituais. Uma porta se abriu para recebermos as coisas celestiais e espirituais.

Hb 11:1 Quando cremos recebemos a fé. Sua fé subjetiva surgiu quando você creu na fé objetiva, que é Cristo Jesus. Essa fé subjetiva pode levá0-lo a crer em fatos que se não vê. Sua fé tem convicção desses fatos. Isso leva você a viver de outra maneira. Não mais buscando dinheiro, sucesso, fama, mas passa a viver de outra forma. Infelizmente, muitos cristãos continuam vivendo pelas coisas materiais mesmo após crer no Senhor. Se continuarem assim, não serão vencedores, os escolhidos e eleitos de Deus. Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos, aqueles que vivem pelos olhos espirituais, que veem as coisas que olhos naturais não veem.

2 Co 4:18 O mundo material é temporal. Mas o universo que não podemos ver, é das regiões celestiais. Para esse universo, precisamos usar nossa fé para ver e viver. A partir do momento que cremos no Senhor Jesus, precisamos mudar nossa maneira de viver, passando a correr pelas coisas que não vemos.

Hb 11:1 a palavra empregada para “certeza” no original grego é hupostasis. É a mesma palavra traduzida para “ser” em Hb 1:3. Portanto, as coisas da esfera celestial são tornadas reais e concretas por meio da fé. A sua fé tem capacidade de ter acesso Às coisas celestiais e contar reais as coisas de Deus. Por isso, não viva na terra com a cabeça para baixo, apenas pelas coisas visíveis.

Cl 3:1-4 O mundo material é apenas um filme que passa e nada fica. Portanto, pensai nas coisas lá do alto. Se vivemos apenas na esfera física, não perceberemos que o que vale é no dia em que Cristo se manifestar nós sermos manifestados com Ele.

Gn 2:7 Nosso corpo foi feito do pó da terra. Quando Deus formou o homem do pó da terra, este não tinha vida. A criação efetiva do homem ocorreu quando Deus soprou nas narinas do homem Seu folego de vida. Algo de dentro de Deus entrou no homem. Esse folego é neshamah em hebraico, mesma palavra para espírito do homem em Pv 20:27. A partir daí o homem passou a ser alma vivente. Assim, o espírito e a alma do homem procedem diretamente de Deus. Se Deus retirar Seu sopro de nós, morreríamos instantaneamente. Esse corpo do pó da terra foi dado apenas temporariamente para que contivesse algo imaterial e celestial. Deus quer produzir nesse homem om corpo material a imagem do próprio Filho de Deus. Ele quer produzir pouco a pouco algo espiritual que vai amadurecendo pouco a pouco e no dia em que Cristo se manifestar, será manifestado também de dentro de nós.

Por isso, se vivemos apenas para o corpo material, não passará de vaidade. A moda vai e volta de tempos em tempos. Descobri que a calça boca de sino está começando a voltar. Hoje se usa calça pula-brejo. O que já era, volta a ser. Isso é o que está no mudo material. Nada há de novo. Tudo é canseira e fadiga. Nunca teremos acesso a tudo que Salomão teve e ele disse que tudo é vaidade e canseira. Queremos viver para o mundo material? Se vivermos assim, seremos os mais miseráveis de todos. Nós temos a esperança da glória.

Quero tirar seu apego ao mundo material. Um dia você me agradecerá por isso. Todos devemos estudar e trabalhar para sermos úteis na sociedade e nas mãos do Senhor, mas não ponha o seu coração nisso. Sua vida não é para as coisas materiais, mas para conquista das coisas celestiais, porque viemos do sopro de Deus.

Ec 12:7 Quando terminar o prazo de validade de nosso corpo, voltaremos ao pó e voltaremos ao pó. Nosso corpo voltará para o pó, mas nosso espírito voltará para Deus. Se vivemos apenas em busca de felicidade e prazer terrenos, tudo isso acabará no pó. Fomos regenerados com a vida de Deus e devemos aprender a viver acessando as coisas celestiais pelo espírito.

Jó 32:8 Deus nos tornou entendidos, porque o sopro do todo-poderoso nos fez sábios. Há dois termos nesse versículo em hebraico. O termo original para espírito é ruwach, assim como no Novo Testamento, em grego, é pneuma. Já o espírito humano é neshamah. O sopro de Deus é ruwach, mas o espírito do homem é neshamah.

Jo 33:4 Espírito de Deus é ruwach. Nossa criação propriamente dita foi pelo Espírito de Deus, o ruwach, o pnemua de Deus. E o sopro do Todo-Poderoso, que é o neshamah, que nos dá vida.

Jó 34:14 Se Deus não se preocupasse com o homem, como Jó pensava quando estava cheio de chagas, e recolhesse Seu ruwach e seu neshamah, retirando de nós nosso espírito humano, todos morreríamos instantaneamente. Ao mesmo tempo voltaríamos ao pó. Mas, graças a Deus, Ele não faz isso, porque nos criou com um propósito tão nobre e maravilhoso!

Gastei todo esse tempo para ajudar você a viver pelo espírito e por meio da fé. Quando as coisas apertarem, olhe para s coisas invisíveis. Não se desespere nem murmure. Deus quer que você O ganhe, ganhe mais das coisas que se não veem e que sejamos tirados das coisas que vemos. O único ministério com o qual estamos envolvidos é o ministério do Espírito. precisamos aprender a viver pela fé. A todo tempo ter acesso as coisas de Deus, tornando real em nossa vida tudo que Deus é.

Por isso, quando invocamos o nome do Senhor não é algo pequeno ou sem importância. Quando invocamos como uma respiração da vida, somos transferidos de esfera. Nessa esfera conseguimos ver as coisas divinas.

Um dia, caminhando na Estância Árvore da Vida, eu disse ao Senhor que eu queria ser como Paulo e ver as coisas celestiais no terceiro céu. O Senhor me respondeu: eu te dei o espírito. te dei a fé. Por que você não exercita o espírito para ver as coisas lá de cima? Portanto, irmãos, não busquem as coisas da terra, mas as coisas lá de cima. Ó Senhor Jesus!

Ef 1:3-5 Quero conhecer o que Deus quer, afinal de contas, para a minha vida. Deus tem guardado as bênçãos espirituais para nós. Ele nos escolheu em meio a tantas pessoas. que temos de bom e melhor do que outros. Nada, mas fomos escolhidos para ser santos e irrepreensíveis. Somente Ele é santo e irrepreensível. Nos escolheu para isso. Nos predestinou para a filiação, que em grego é huiothesía. Isso significa chegar ao nível de um filho maduro. Ele nos predestinou para sermos herdeiros Dele. Quer nos fazer herdar todas as coisas que Ele tem. Ele entregará o reino vindouro par ao homem reinar e, após o milênio, estaremos servindo para sempre o nossos Deus. Ele não escolheu os anjos para isso. Embora eles sejam maravilhosos, mas apenas ao homem Deus quis dar isso.

Ef 3:6 Deus enviou Seu filho como homem na terra. Jesus viveu o tempo todo sujeito à vontade de Deus até a Sua morte vicária, derramando seu sangue para perdoar os nossos pecados e nos resgatar para Deus.

Ef 3:9-10 Nesses versículos estão o ponto principal. O propósito de Deus estava oculto. Ninguém entendia, exatamente, porque Ele havia criado o homem e todas as coisas. Satanás sabia que o homem iria um dia destroná-lo, mas não conhecia a profundidade do mistério do plano de Deus. Deus queria convergir todas as coisas sem Cristo. como homem Cristo viveu de forma perfeita e Deus o ressuscitou visando encabeçar todas as coisas Nele. Isso porque um arcanjo que era muito capaz e formoso recebeu autoridade para governar o mundo de outrora. Mas este quis competir com Deus que o criara, revelando-se contra Deus e instaurando uma autoridade paralela à autoridade de Deus. Hoje há uma autoridade instalada no universo competindo com a autoridade divina. É por isso que o caos e corrupção imperam nesse universo. Deus quer restaurar Seu governo no universo. Para isso, Deus não quer usar sua força pessoalmente. Ele quer usar o homem para isso. Por isso Jesus, como homem, precisa ser elevado até a destra de Deus para estabelecer o reino de Deus na terra. Quem irá ajudá-lo a fazer isso? A igreja.

Ef 1:22-23 Deus escolheu a igreja. A igreja não é física ou da esfera material. Embora todos os membros vivos tenham corpo material, a essência da igreja é espiritual. Deus deseja encabeçar todas as coisas em Cristo por meio da igreja. É por meio de toso nós vivemos pela esfera espiritual. Por isso, irmãos, precisamos aprender a viver pelo Espírito e enxergar as coisas espirituais e celestiais por meio da fé. É por meio de nós vivendo assim que Cristo encabeçará todas as coisas por meio da igreja.

Ef 1:16-18 Temos de sair fora do mundo material para enxergarmos o que Deus quer. Os olhos do nosso coração é que precisam ser iluminados. É por meio disso que podemos ver a quantidade de glória que Deus está produzindo em Seus santos. Deus quer colocar todos nós dentro Dele mesmo. Por isso, nossa esperança é cheia de Glória. Somente Deus poderá fazer esse trabalho, encabeçar todas as coisas por meio de Cristo começando pela igreja.

V 19-21 Nossa mudança é tão difícil. Ano após ano ainda mudamos muito pouco. Precisamos viver no espírito para recebermos a força do poder de Deus. Qual a diferença de força e poder? Poder é como o potencial de energia armazenado em uma barragem de usina hidrelétrica. Ela tem quase 200 metros de coluna d´água armazenada. Isso tem um potencial de energia armazenada pela represa. Quando você instala uma turbina e permite que a água passe, a energia elétrica é gerada, como a força daquele poder. Deus está no máximo do poder. Graças a deus que Jesus Cristo morreu e esse poder ressuscitou Jesus dentre os mortos. Como homem, jesus viveu o tempo todo de acordo com a vontade do Pai e morreu para cumprir a redenção por nós. Deus Pai o aprovou e o ressuscitou. Hoje não apenas como Deus, mas também como homem, Jesus está sentado à destra de Deus. Sendo um homem, Ele dá acesso aos homens. Temos um homem no ponto mais alto. Ele é como a turbina que transforma o potencial da barragem em energia espiritual para nós. Hoje Ele se tornou o Espírito, o outro Consolador, o Espírito que Dá vida, que está dentro de nós. Por um lado, está no terceiro céu, por outro está em nosso espírito. ele é capaz de transformar todo o poder em força.

Como esse poder, ele pode atuar em todas as situações pelas quais passamos. Temos uma força que está ligada ao poder máximo do universo. Por isso, temos a eficácia da força do Seu poder. O poder é inacessível, mas a força do poder é acessível a nós. Seria miserável uma casinha ao lado de uma usina hidrelétrica viver sem energia elétrica, com lampiões e fogão à lenha. Hoje, por meio de Jesus Cristo, por meio do espírito, temos acesso a todo esse poder. Se você viver no espírito será um super-homem.

Deus quer fazer de tudo para que não fiquemos como todas as pessoas vivendo miseravelmente apenas no mundo físico. Se você é alguém que ama o Senhor e o busca, o Senhor não deixará faltar alimento ou vestimenta para você. o povo de Israel peregrinou 40 anos no deserto e foi cuidado por Deus. Deus deu alimento, água, proteção pela nuvem e pelo fogo. Viva para o propósito que Deus preparou para você. não fique perdendo tempo com o dia de amanhã, mas busque ao Senhor e coopere com Ele para que Sua vontade seja feita um dia mais cedo.

2 Co 3:5- Deus não quer que você faça loucuras por sua capacidade humana. Nossa suficiência não vem de nós. Nenhum de nós é capaz de fazer a obra de Deus. Só podemos ser usados como canais para fazer a Sua vontade. Não vivemos mais na letra e não mais ficamos disputando quem tem mais conhecimento, eloquência ou capacidade. Nosso ministério é o ministério do Espírito e quanto mais nos esvaziamos, mais Ele consegue atuar. Deus quer que aprendamos a viver no descanso de Deus.

Quando Deus se indignou contra o povo de Israel, em Êx 33, por causa da idolatria enquanto Moisés recebia a instrução de Deus no monte Sinai, Moisés teve de interceder pelo povo. Deus atendeu, mas disse que não iria com o povo. Diante dessa resposta, Moisés disse que Se Deus não fosse com ele, ele também não iria. O mais preciso não é pedir para Deus fazer coisas para nós. Senhor, me dá isso que preciso, cuida dessa necessidade. O mais precioso não é Deus fazer coisas par anos, mas é Ele nos dar a Sua presença. Naquele momento, Deus deu uma palavra a Moisés: A minha presença irá contigo e eu te darei descanso.

A coisa mais preciosa do ministério do Espírito é a presença do Senhor. Se não fossemos um povo, a igreja, em que Deus dá Sua presença, seríamos como os demais. Mas a Sua presença está conosco e anda conosco. Se a presença de Deus não estiver conosco, em vão vivemos e realizemos coisas.

Naquele momento, Moisés ousou pedir para ver a glória de Deus. E foi atendido. Deus o colocou em uma fenda e passou diante dele, cobrindo-o com Sua mão enquanto passou em frente da rocha, de modo que Moisés pode ver Deus de costas. Isso mostra que a glória de Deus é Sua presença, Sua própria pessoa.

Por isso, quando Moisés ficava na presença de Deus seu rosto ficava cheio de glória. No entanto, era uma glória que se desvanecia. Mas a glória do ministério do espírito é permanente. Ser transformado de glória em glória é receber pouco a pouco a glória do Senhor em nós. Contemplando o próprio Deus, somos levados s um nível de glória. Já fomos introduzidos um pouco para dentro de Deus. Pouco a pouco estamos sendo introduzidos para dentro de Deus.

Vamos entrar em João 14. Amanhã entraremos em João 17. Considero esses três capítulos o pico da revelação. É o ponto mais alto da revelação de Deus. O contexto é que em Jo 13 Jesus disse aos discípulos que sofreria, morreria e ao terceiro dia ressuscitaria e que aquela páscoa era a última estaria com eles e Aquela ceia era a última que teria com eles. Por isso, os 12 comeram a páscoa naquela noite com o coração triste. Ele lhes disse que um deles era traidor.

Jo 13:24-30 Tendo recebido o bocado de pão molhado de Jesus, Judas saiu para cumprir o que havia combinado com os homens que prenderiam Jesus. Ficaram apenas os 11, que eram não apenas chamados, mas escolhidos. Eram os eleitos. Essa revelação de Jo 14-17 é apenas para aqueles que se preocupam com o que Deus quer fazer nessa terra. Eles são capazes de negar seu conforto e sua alegria nessa terra para cumprir o propósito de Deus. Eles foram recompensados com a abertura do coração de Jesus. Espero que você seja essa audiência, que faça parte dos 11. Excluído o traidor, tendo apenas os que se preocupavam com a vontade do Senhor.

Jo 14:1-2 Não fiquem tristes. Creiam, porque Deus tem coisa melhor para vocês. A minha partida trará coisas muito boas para vocês. A ida do Senhor Jesus era para preparar lugar para os discípulos. Essa ida, “eu vou” significa que Ele iria morrer após sofrer. A morte do Senhor Jesus não era uma despedida triste, mas era para realizar o plano de Deus. A vontade do Senhor não se realizaria sem a morte do Senhor. Por isso, Deus mandou nos lembrarmos da morte do Senhor Jesus. Ele não pediu que nos lembrássemos de Seu nascimento, mas de Sua morte. Isso porque Sua morte nos preparou lugar.

Jo 14:3 Esses lugares que Jesus ia preparar om Sua morte é muito melhor que qualquer coisa material. A tradução em inglês e mansões, o que levou muitos a entenderem errado. Eles interpretam que esse voltar era a segunda vinda de Cristo e o lugar que Deus ia preparar não são mansões celestiais. O processo pelo qual ele estava para passar visava levar os discípulos par aonde Deus estava. Todo o tempo Jesus estava no Pai e jamais se afastou Dele. A morte e ressurreição é um processo de nos preparar lugar no Pai. Nenhum de nós poderíamos nos achegar ao Pai, mas pela morte e ressurreição Jesus nos pavimentou um caminho para isso.

Jo 14:16 Jesus foi pela morte e voltou pela ressurreição. Então, rogou ao Pai que enviasse o outro Consolador. Consolador é parakletos, no original grego, que é alguém que defende outra pessoa. É quem intercede por outro. Temos o Espírito da verdade que nos defende, fala e intercede por nós. Neste universo somente Deus é a verdade. Somente Deus é a realidade. Tudo é sombra. Antes que houvesse mundo, Deus estava só. Esse universo tem somente Deus como a única verdade e realidade. Como tudo partiu Dele, surgiu a criação. Depois da queda, o homem carece da verdade. O homem vive pela vaidade dos próprios pensamentos. É vaidade de vaidade. Sem Deus como verdade, o universo é vazio e vaidade. Sem Deus, é falsidade e pode chegar à mentira. Deus é a verdade o diabo é o pai da mentira. Deus é cada vez mais vaidade. Sem Deus nossa vida não tem sentido.

Temos saído para orar pelas pessoas. os colportores dinâmicos tem feito um trabalho maravilhoso. A Editora publicou mais de 800mil títulos para distribuição pelos colportores. Em todo o ano de 2019 devemos ter publicado 1,5 milhão de exemplares. Os colportores dinâmicos nos deram o caminho de “Posso orar por você?. acredito que cada dia devemos estar salvando uma pessoa de se suicidar. Uma senhora recebeu uma colportora e após receber a oração confessou que estava para dar fim a sua vida, mesmo tendo um marido que dá tudo a ela e filhas muito boas, mas sentia-se vazia e sem sentido. Deus é a realidade.

Semana passada eu estava em Cuiabá e ouvi uma experiencia muito fresca. Um jovem estava com seu último kit nas mãos e orou para que o Senhor lhe desse uma última pessoa. Ao abordar uma pessoa, esta arregalou os olhos diante dele e disse: veja meu pescoço. Isso são marcas porque essa manhã tentei me matar e a corda arrebentou. Eu estava mexendo no celular porque estava desesperado pensando se tentaria de novo ou se daria jeito em minha vida. Você apareceu para dar jeito à minha vida. Deus é realidade. Ele veio como o Espírito da realidade para tirar o homem da vaidade.

Jesus habitava com eles e estaria neles. Ele voltaria em forma do Espírito da realidade. Jesus hoje voltou e está em nosso espírito. essa volta não se referia a sua segunda vinda, mas Ele já veio como o Espírito da realidade. É esse espírito que está nos levando para o Pai.

Jo 14:4-6 Tomé era aquele que não estava entendendo, porque era aquele que só acredita vendo. Esse lugar não é mansão celestial, mas o Pai. Por Sua morte e ressurreição iria e prepararia lugar no Pai e abriria caminho para nós.

 Jo 14:7-15 as palavras que Jesus falava faziam a obra de Deus. Hoje também não é pela nossa capacidade, mas pela palavra profética. Hoje temos alguém junto do Pai que fala por nós. Há um homem na glória, um homem que entende o homem e intercede por nós. Por isso, faremos obras maiores. Por isso, não tenha medo de pedir em nome do Senhor. Temos alguém que entende o homem e intercede por nós. Portanto, quando você ora, deve ser com poder.

Tudo que Deus faz tem como propósito nos levar para dentro do Pai. Os anjos servem e obedecem a Deus, mas nem todos eles tinham acesso a estar perto de Deus. Talvez os arcanjos e os serafins pudessem estar, mas Deus planejou colocar a nós, os homens, não apenas junto Dele, mas dentro Dele. É maravilhoso!

Por isso, precisamos passar por esse processo de santifi0cação e justificação, que nos levará a ser encabeçados em Cristo que encabeçará todas as coisas. Assim, seremos transformados de glória em glória e quando o Senhor voltar, nos levará como herdeiros do Seu reino, para reinar com Ele e, após o milênio, seremos o tabernáculo de Deus com os homens e O serviremos. Que o Senhor abençoe as igrejas do Médio-Piracicaba levando a praticar essa palavra e a experimentar a benção de tudo o que temos experienciado com o Expolivro que está aqui em MG, pelo Avança, Jovem!, colportagem dinâmica etc. Jesus é o Senhor!

 

Senhor, te agradecemos por tudo que já fez entre nós. Por ferramentas materiais como as que elevou o surgimento dessa igreja maravilhosa. Não merecemos tudo o que o Senhor está nos revelando e toda bênção com que tem nos abençoado. Só podemos nos consagrar ainda mais para Ti e para teu propósito glorioso. Também nos empodera com a suprema grandeza do teu poder. Abençoa todas essas microrregiões com a benção de fertilidade. Que possam se multiplicar, expandindo seu território, preparando o deserto para abrigar muitos filhos de Deus e também produzindo o filho varão o processo de glorificação já começou em nós. O senhor quer nos fazer um com Deus. Que honra ser recebido por Ti. Abençoa cada família, irmão, irmã e crianças. Cuida de nossa saúde, nosso ser psicológico e espiritual. Queremos avançar juntos como um só homem, no andar stoicheo, em um só ritmo. Guarda cada um. Jesus é o nosso Senhor!

Um comentário em “A palavra de Deus opera eficazmente em quem crê – Pedro Dong”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *