A VIDA DA IGREJA (6) – O Corpo de Cristo (2) – Ezra Ma

 

REUNIÃO DE  ENTREMESCLAR DAS IGREJAS EM SANTA BÁRBARA D´OESTE – 25/10/2018

 

A VIDA DA IGREJA (6) – O Corpo de Cristo (2)
Leitura Bíblica: 1 Co 12:19-27; Ef 2:14-16; 4:4-6, 11-16

 

Somos hoje o Corpo de Cristo. há meses nós definimos o que era a igreja. naquela oportunidade vimos a visão da igreja. Agora, estamos vendo a aplicação, ou seja, o que cada aspecto da visão da igreja é vivido e experimentado por nós.

1Co 12:12 Deus usa exemplos e ilustrações na Bíblia para nos levar a compreender a realidade espiritual. Jesus disse que ele era o pão da vida, o cordeiro de Deus, o grão de trigo. Os israelenses comem muito pão lá na Palestina. Por isso, Jesus se apresentou assim para eles. Se Jesus estivesse em São Paulo, se apresentaria como o feijão com arroz da vida, em Salvador, o acarajé da vida e em Minas Gerais, o pão de queijo da vida.

1 Co 12:12 Nosso corpo está todo ligado. O corpo é um só. Nenhum membro está separado. São muitos membros que constituem um só corpo.

Somos muitos membros, mas precisamos saber que somos um só corpo. Aqui está o conceito da unidade. Pode haver pensamentos diferentes, opiniões divergentes, mas não pode haver divisões. Em época de eleições as pessoas se dividem e brigam. Marido e esposa também têm divergências muitas vezes. Deus nos colocou no Corpo de Cristo e nos leva a viver a realidade para que não haja divisão na igreja.

Nos partidos políticos e nas empresas aqueles que não têm a mesma opinião excluem os outros. Mas na igreja não pode ser assim.

O Corpo é o próprio Cristo. quem se atreve a cortar o Corpo de Cristo? a sentença para estas pessoas será muito severa.

1Co 12:13 Fomos batizados em um corpo. Não apenas formos imersos em Deus, mas somos também membros vinculados no Corpo de Cristo. O que nos une é beber de um só Espírito. na igreja precisamos beber do Espírito.

1Co 12:14 A igreja não é apenas um membro, mas todos. Você precisa ver a sua importância na igreja. você é um membro do Corpo de Cristo.

1Co 12:15-18 O pé fica o dia inteiro enfiado mofando em uma meia dentro de um sapato. Mas ele é membro do Corpo. Deus personalizou nossas funções, colocando-nos no lugar exato na igreja. precisamos agradecer ao Senhor por estarmos na função em que estamos no Corpo.

1Co 12:19 -20 Vemos como Deus é rico e bom, porque há pessoas para todo tipo de profissão. Alguns são lixeiros, outros trabalham nos restaurantes como garçons, outros são motoristas, etc. O que seria de nós sem essas profissões. E se fossem todos médicos? O que faríamos com o lixo das casas? O irmão Zé Carlos era vendedor de rolamentos. Temos uma história juntos. Na igreja todos temos de descobrir qual a nossa função na igreja. Sou um dedo? Sou sobrancelha?  Sou pé? É preciso descobrir a sua função e desempenhá-la com alegria e entusiasmo.

No Corpo não pode faltar nenhum membro. Deus sabe exatamente que membro você é e qual a sua função. O Corpo tem diversidade. Existe uma tendência em nosso meio de uniformidade, ou seja, que todos façam as mesmas coisas do mesmo jeito. O Corpo tem harmonia e equilíbrio na diversidade de seus membros. É interessante que não há alguém com um olho puxado e outro olho grande. Cada um tem uma característica genética diferente. Deus colocou todos juntos para formar um só corpo.

1Co 12:21-22 Todos os membros são necessários. Os mais fortes não podem dizer que não precisam dos outros. A cabeça não pode dizer que não precisa mais dos pés. Não fossem eles, ela não poderia ir a lugar algum.

1Co 12:23 Há membros que parecem menos dignos. Por isso, os cobrimos para dar maior honra a eles. Isso é a visão e a prática do Corpo. Precisamos saber que nem todos os membros são fortes. há alguns que são mais fracos. Revestimos as partes indecorosas com roupas. Se há irmãos que têm certa fraqueza, não ficamos expondo esse membro, mas o cobrimos e o ajudamos a vencer.

1Co 12:24 Não é preciso dar atenção especial àqueles que são fortes. Os que se ofendem com facilidade precisam de um cuidado especial. Esta manhã estive na despedida do menino Miguel. Fiquei muito tocado e emocionado. A frase que mais me emocionou foi quando sua mãe disse que o menino havia ensinado a ela muitas coisas, mas que não a ensinara a viver sem ela. Por causa da fragilidade do menino, sua mãe deu especial atenção a ele. Na igreja também precisamos cuidar dos irmãos que estão fracos e doentes. Há irmãos que estão com a consciência fraca. Cada vez mais eu vejo como nosso passado nos afeta. Há irmãos com traumas. É preciso revesti-los de especial honra.

Há irmãos que não conseguem exercitar o espírito. eu errei no passado, exigindo que irmãos fracos exercitassem o espírito na frente de todos. Quando não faziam, os repreendia na frente de todos. Eu errei. Hoje valorizo os irmãos que vêm para a reunião após um dia intenso de trabalho que o derruba e leva ao sono durante a reunião. Este irmão podia ficar em casa para descansar, mas escolheu vir à reunião. Precisamos cuidar dos irmãos.

Quando você cair um dia, talvez seja um irmão que você despreza que Deus usará para levantar você. Um dia quando você estiver em agonia, o irmão que você considera como seu inimigo, te dará alívio. Perceba que precisa dos irmãos. Tudo isso é para que não haja divisão no Corpo de Cristo.

1Co 12:25 Se cuidarmos uns dos outros, não haverá divisão.

1Co 12:26 Quando não temos visão do Corpo e vemos um irmão sofrendo, dizemos que ele recebeu o que merece. Quando não temos visão do Corpo temos inveja e ciúmes quando um membro é honrado. Se um irmão que está reunindo há três anos é colocado pelos líderes em uma posição de destaque, os irmãos antigos, de dez anos de conversão e serviço na igreja, têm ciúmes.

1Co 12:27 Individualmente, somos membros do Corpo de Cristo.

Ef 2:14-16 Ambos naquela época eram os gentios, chamados gregos, e os judeus. na igreja havia sempre os judeus e gregos. Na igreja havia separação por causa das práticas de cada um deles. Cristo aboliu na Sua carne quando foi crucificado o pecado, que é a nossa natureza pecaminosa, os pecados, que são nossos atos pecaminosos, Satanás, o mundo, a velha criação, o velho homem. Pensamos que isso é tudo, mas há um item muito sutil e que é o que mais causa problemas na igreja: as ordenanças. São as regras que estabelecemos e queremos impor sobre os outros. O marido tem suas ordenanças e a esposa tem as suas ordenanças e um quer impor a sua ordenança sobre o outro. O resultado é separação.

No passado havia a prática do véu. Isso era uma regra que impusemos. Há regras que impusemos que são invisíveis, como a forma de invocar o nome do Senhor. Há irmãos que sentam na frente e outros que sentam atrás. Há irmãos que pulam e outros que não pulam. Isso tudo foi para a cruz e Deus nos reconciliou em um só Corpo.

Deus nos uniu por meio da cruz. ela é para matar todas as diferenças. Hoje existe o câncer, que é uma célula do próprio corpo que sofreu uma mutação. O organismo não expulsa aquela célula e seu sistema de defesa não age, porque a célula é parte dele. Um irmão com ordenanças pode se tornar um câncer na igreja. por isso, precisamos exercitar o perdão entre os irmãos. Onde há o perdão de Deus há reconciliação.

Ef 4:4-6 A unidade se expressa em nós por meio de um só Corpo. É importante termos a noção do Corpo.

Ef 4:11-12 Há quatro categorias de ministério nesta passagem: apóstolos, profetas, evangelistas e pastores e mestres. Os apóstolos saem de suas cidades para outras cidades para levantar igrejas. Os profetas são os que ministram a palavra de Deus às igrejas, falam a palavra profética por meio da palavra de conhecimento e da palavra de sabedoria. Os evangelistas são os que pregam o evangelho para conversão das pessoas. o pastor e mestre são os que ensinam a palavra e apascentam os irmãos. Todas estas quatro categorias visam o aperfeiçoamento dos santos, ou sejam, a torá-los úteis. As pessoas podem ter habilidades, mas se não houver quem o ajude a desenvolver seu talento não poderá desenvolver.  Os irmãos mais dotados na igreja devem aperfeiçoar os irmãos, capacitá-los, treiná-los, para que sejam úteis. Este aperfeiçoamento é para que os santos tenham parte na obra do ministério. É como o jovem Lucas, da igreja em Monte Mor, que ficou um ano no CEAPE, foi aperfeiçoado e agora está servindo na África.

Todos os ministérios são para uma única meta que é a edificação do Corpo de Cristo. há muitos ministros de Deus hoje e muitos ministérios, mas muitos estão edificando apenas a si mesmos e sua própria obra. Estamos no Corpo de Cristo e edificando este corpo.

Ef 4:13 Varonilidade é ser maduro, crescido. Nosso objetivo não é ser um corpo raquítico, mas é estarmos cheios, em plenitude. Por causa da alimentação de hoje, as pessoas são grandes. Nos anos 60 não era assim. Espiritualmente precisamos nos alimentar bem para que cheguemos à medida da estatura da plenitude de Cristo.

Ef 4:14-15 Este Corpo tem uma cabeça, que é Cristo.  nosso crescimento deve ser normal, em direção à cabeça.

Ef 4:16 Cada parte funciona neste Corpo e um membro coopera com o outro. É preciso parar para pensar o que significa este versículo. Quando uma criança nasce saudável e toma o leite materno, todas as suas partes funcionam. Embora suas funções não estejam plenas, todas as partes funcionam. Conforme esta criança se alimenta, seu próprio corpo cresce. A igreja que é normal efetua o seu próprio crescimento em amor. Não é algo externo que faz a igreja crescer, mas quando todos os membros funcionam. É como uma equipe de futebol em que todos os jogadores funcionam bem, então o time vai bem. quando todos os membros que estão no Corpo funcionam, este cresce. É importante todos nós funcionarmos normalmente.

Esta palavra sobre o Corpo é a mais rica de todas. Somos membros importantes e necessários no corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *