A VIDA DA IGREJA (7) – O Corpo de Cristo (3)

REUNIÃO MICRORREGIONAL DE ENTREMESCLAR DAS IGREJAS EM SUMARÉ – 22.11.2018

A vida da igreja (7) – O Corpo de Cristo (3)
Leitura Bíblica: Rm 12:3-6, 1Co 10:17

 

Estamos vendo mensagens sobre a vida da igreja. Vimos os vários aspectos da visão da igreja e agora estamos vendo todos esses aspectos com ênfase na vida da igreja. em nenhum lugar você receberá palavras assim. O que existe no cristianismo sério hoje é uma palavra inspirativa.

A superficialidade da sociedade de hoje está entrando na igreja. estamos ficando todos superficiais. Estamos dando atenção ao cabelo, à veste, ao carro, à maquiagem, etc. Você tem interesse de conhecer mais a palavra de Deus ou você gosta apenas de ouvir essas palavras motivacionais e inspirativas? Temos palavras inspirativas na igreja hoje. Mas não temos apenas essa palavra. temos também a palavra profética, que nos leva a conhecer e nos situar no plano de Deus. Quantos de nós temos encargo de conhecer mais a Palavra de Deus? quantos dedicam uma ou duas noites por semana para estudar e penetrar na palavra do Senhor?

Tenho falado muito sobre subir ao próximo nível. Paulo fala para Timóteo para que ele meditasse nessas coisas e fosse diligente nelas para que o progresso dele fosse manifesto. Estive na Colômbia e lancei um desafio para eles de que a menor igreja lá tenha 500 irmãos. por que estamos contentes com 20 ou 30 irmãos? que a menor igreja nessa microrregião também tenha esse número de irmãos. Precisamos de resultados em nosso serviço. Ouvi uma notícia recentemente de que ao avaliar a valorização da última década das bolsas de valores de Nova York houve aumento de 3 vezes no valor do índice Down Jones e a Nasdaq aumentou seis vezes o seu valor. Enquanto isso, no mesmo período, a Bovespa não aumentou seu valor um dólar sequer.

1 Tm 3:15 A igreja do Deus vivo é coluna e base da verdade. Não é a inspiração ou a emoção, mas a verdade. No final, quando o anticristo vier, somente quem tem a verdade suportará o tranco do anticristo. é muito bom ter louvor e ter a palavra inspirativa, mas se não temos a palavra sólida, de fundamentação, não iremos subsistir.

Muitos cristãos hoje vão para os cultos para receber sua dose de morfina. É um tipo de entorpecente. Vão para receber uma droga emocional, que desaparece no meio da semana, mas não tem o fundamento da palavra. a palavra deve ser a fonte. É como a mulher samaritana, que teve instalada nela uma fonte de água viva.

Jovens, não fiquem na superficialidade. Dou graças ao Senhor que usei minha juventude para ganhar e estudar a Palavra. temos de aproveitar que estamos vendo Romanos. Este é o livro a respeito da salvação de Deus.

Rm 5:10 Temos de ver o que a morte do Filho de Deus fez por nós. ela representa a redenção de Cristo. Ele veio primeiramente para viver a vida de um homem, para saber o que é passar por rejeição, o que é ser mal compreendido, etc. ele foi tentado em todas as coisas, mas sem pecado. Em segundo lugar, ele veio para realizar a redenção e realizou por nós a propiciação. Ele foi o sacrifício propiciatório, o lugar da propiciação e a própria propiciação. Quem fala destes termos hoje? Apenas se apela para a emoção, mas ninguém fala dos fundamentos da palavra. é isso que precisamos. Precisamos de algo das profundezas.

Os grandes transatlânticos têm âncoras e há um giroscópio enorme dentro deles, que os mantém estáveis. A palavra dentro de nós deve ser nosso giroscópio. Hoje as pessoas são muito instáveis emocionalmente. Com qualquer dificuldade já entram em desespero. Somos vítimas da sociedade superficial de hoje. Deus quer dar fundamento e solidez para nós.

Não há atalho para isso. Hoje há livros que falam de um caminho fácil para ficar rico. Perder 30Kg de peso em 5 dias. Precisamos nos aprofundar na palavra.

Em Sua morte temos a propiciação, o perdão dos pecados e a justificação. Estamos aqui apenas para escapar dos sofrimentos? Temos ou não uma missão em nossa vida? por que Deus nos colocou na cidade em que estamos?  Se sabemos nossa missão teremos essa meta. Precisamos sair da superficialidade.

É necessário nos arrepender. Quando falamos de arrependimento logo pensamos em nos arrepender dos pecados. Mas o significado de arrependimento é metanoia. Meta =  mudança, noia = mente. Arrependimento é mudar a maneira de pensar, mudar a maneira de ser. Por que não conseguimos subir um nível em nossa vida pessoal, familiar, profissional, vida espiritual, vida da igreja, serviço a Deus?  é porque nossa mente ainda é antiga. A maioria das pessoas está contente no patamar em que estão e não quer sair de sua zona de conforto.  Não podemos ficar confortáveis no nível em que estamos, mas buscar subir um nível.

Quem pratica academia tem de sair da zona de conforto para subir um nível em sua massa muscular. Para ganhar massa muscular tem de sentir dor. O personal trainer irá forçar você a passar do limite. É preciso passar do limite, sair da zona de conforto. O irmão Dong nunca ficou na zona de conforto. Ele empurrava a si mesmo para sair de sua zona de conforto. Ele ficava muito incomodado de nos ver acomodados e nos encorajava a não ter medo de errar, fazendo as coisas para o reino de Deus.

Então, não podemos parar na redenção, mas temos de avançar para a transformação,

A verdadeira libertação é aquela que vem pela verdade. Conhecereis a verdade e a verdade nos libertará. Muitos acreditam nas coisas falsas porque lhes falta a verdade. Precisamos subir vários níveis na palavra, na experiencia da palavra, no serviço, que não pode ser da maneira antiga. Não podemos ficar trabalhando e trabalhando sem obter resultados. Graças ao Senhor começamos a ver algum crescimento, mas ainda não é satisfatório. Precisamos também ter irmãos

Hoje concluiremos a palavra sobre o Corpo de Cristo como a vida da igreja.

O capítulo 12 de Romanos começa uma nova seção neste livro. Ele começa a falar sobre a vida prática da igreja, a vida do Corpo. O objetivo de experimentarmos a salvação de Deus é vivermos a vida do Corpo. Esse espírito de irmandade que temos não é encontrado em nenhuma igreja evangélica. Esse espírito de fraternidade que existe quando há Conferência na EAV, com irmãos de tantos lugares diferentes, isso não existe. Certa vez estivemos na América Central com cooperadores de vários lugares. Havia cooperadores da Venezuela, do Peru, da Colômbia de algumas regiões do Brasil. Os pastores viam aquilo e se admiravam ao ver o carinho e a preocupação entre nós.

A vida do Corpo não é apenas viver juntos, mas também servir juntos. a Bíblia usa ilustrações para entendermos melhor. Ela usa o corpo humano para ilustrar o que ocorre na igreja. se sentimos um membro do nosso corpo é porque algo não está bem. Quando o corpo está harmonizado, tudo funciona bem. temos de cuidar bem do nosso corpo para que possamos ser usados por muito tempo pelo Senhor.

Rm 12:3 não existe um irmão super-homem, capaz de fazer tudo sozinho. Por um lado, somos insubstituíveis, porque cada irmão é especial e importante, mas por outro lado, todos precisamos saber que somos apenas membros no Corpo de Cristo. na igreja não pode haver autoritarismo. Ninguém deve pensar de si mesmo além do que convém. Devemos saber que Deus repartiu uma medida de fé diferente para cada um. Não podemos ter ciúmes da medida de fé do outro irmão. Também temos de saber que se Deus deu determinada medida de fé para um irmão, não podemos exigir que ele faça além da medida que recebeu.

Rm 12:4 Sabemos que alguns receberam fé para ser evangelistas, mas a maioria não recebeu.  Não podemos exigir que ele seja um evangelista na rua. Por isso tenho encorajado os irmãos a convidarem as pessoas para as reuniões. Devemos convidar de maneira simples, da maneira que as pessoas entendem. Venha comigo para minha igreja.

Rm 12:5-6 na igreja há muita diversidade. Na natureza vemos muita diversidade. Muitos tipos de flores, muitos tipos de animais da mesma espécie. Deus é da diversidade.

1Co 12:4 É muito bom haver diversidade, mas o Espírito deve ser o mesmo. Quando o espírito é o mesmo, a diversidade é uma benção, mas quando não é o mesmo, a diversidade será uma maldição. Alguns irmãos são lentos e outros são muito rápidos. Temos de aprender a conviver uns com os outros. Há momentos em que precisamos ser devagar, mas há momentos em que é preciso ser rápido. Isso equilibra. Cada um deve funcionar na sua função.  Uma boa liderança é aquela que sabe a característica de cada um e que entrega a função adequada para cada um exercer.

1Co 12:5-8 Alguns conseguem falar apenas em uma célula de 12 pessoas, outros podem falar para um grupo de 30, mas outros podem pregar para uma grande plateia em uma conferência. Devemos servir com entusiasmo, inclusão e excelência. Cada membro tem a sua função. Se todos forem duros, quem distribuirá misericórdia?

1Co 10:17 O pão que partimos na reunião da ceia do Senhor representa o Corpo de Cristo. Jesus é o grão de trigo que morreu para produzir os muitos grãos. Fomos todos moídos e misturados no Corpo. Só a cruz pode fazer esse trabalho. A questão é se somos moídos ou não. É saudável que haja atritos entre nós, para que possamos ser moídos. É para nos tirar da zona de conforto. A questão é se você está disposto ou não para passar pela pedra de mó para ser moído. Ao ser moído, se tornará farinha e poderá se misturar com os outros. Alguns são intocáveis. Estão há 20 ou 30 anos na igreja, mas ninguém consegue tocar neles. São apenas grãos, mas não foram moídos. Somente quando somos moídos podemos ser misturados com os outros.

Precisamos corrigir uma terminologia que se tornou comum entre nós. Costumamos perguntar aos irmãos e irmãs se eles partiram o pão no último domingo. Parte o pão aqueles irmãos que oram na mesa do Senhor e pegam o pão e o partem em vários pedaços. Os que estão sentados comem do pão e participam do pão. Sim, usamos a terminologia de reunião do partir do pão, mas os partem o pão são apenas aqueles que oram e o partem pedaços. Os que estão sentados participam do pão.

Na próxima reunião veremos a vida da igreja como a obra prima de Deus e, talvez também como o novo homem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *