Notas da palavra ministrada pelos irmãos André Dong, Ezra Ma e Pedro Dong durante o aperfeiçoamento das lideranças das igrejas no Chile. Texto não revisado pelos preletores. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.
André Dong
Que bênção, o Chile é uma coluna vertebral. Não podemos mais dizer norte, sul ou centro, mas Chile é um. Se falamos de uma região, quebramos a coluna e a coluna é responsável por distribuir a direção da cabeça a todo o corpo. Assim, somos completamente e definitivamente um. Precisamos nos acostumar que essa é a realidade.
Uma palavra que Ezra falou e Pedro mencionou depois também, me tocou muito. Eles falaram que é como uma orquestra, com muitos instrumentos. Há flauta, violino, violoncelo, clarinete, etc. são mitos instrumentos diferentes tocando juntos em harmonia. Assim também Deus nos criou diferentes. Ele não criou o homem como um robô. Podemos ser um debaixo da condução do nosso maestro. Todos no mesmo sentimento e bem coordenados. Ainda que sejamos diferentes, podemos ser um debaixo da condução de nosso maestro, Jesus Cristo. Somos como uma orquestra. Cada um tem sua característica e Deus preserva essas características, desejando usar-nos.
Ezra Ma
Leitura Bíblica: Fp 2:2; 1:27
A palavra unânime, literalmente, é um ânimo, que significa uma alma. Em todo o Novo Testamento há 12 vezes a menção desta palavra e destas, 10 estão em Atos. Isso mostra que para nossa prática nós precisamos de unanimidade. Em Corinto, em Éfeso, não havia unanimidade na liderança. Filipos era uma igreja que cooperava com Paulo, mas sua liderança também tinha problemas. Havia duas irmãs ali que cooperavam com Paulo, mas elas não eram uma em alma.
Ser unanime, de maneira simples significa pensar o mesmo e falar o mesmo. Falamos o que pensamos. O Chile é um país muito importante e o irmão Dong sempre se preocupou com os irmãos aqui. Ele se entristecia ao ver quando não eram um. Ele sentia dificuldade por haver diferenças nas três regiões. O que vocês compartilharam esta manhã mostra que vocês captam rápido o enfoque central da palavra e têm o conteúdo da economia de Deus. Mas o problema de muitos lugares, não apenas aqui no Chile é o mesmo. Quando vamos praticar, não somos unanimes. temos nossa maneira de fazer as coisas, nossa maneira de ver, que são legítimas. Como falei na Conferência, todos os problemas surgem na igreja porque todos amam e querem servir ao Senhor. se somente um quisesse servir, não haveria conflitos, mas como há muitos querendo servir e cada um tem sua maneira, surgem os conflitos.
Por isso, nosso amado irmão Dong gastou tanto tempo nos falando sobre negar nossa vida da alma. Quando há falta de unanimidade e falta de obediência, há falta de poder. há pouco resultado. Mas se há unanimidade, o Senhor abençoa. Ainda que erremos, se formos um, o Senhor transforma o erro em benção. O que falta na igreja é a lição da cruz. ninguém quer ir à cruz. a cruz é uma doutrina. Falamos sobre isso, mas quando chega o momento, não queremos negar. Parece que há dois países em que a vida da alma é mais forte: Chile e Argentina.
Quero falar agora sobre essa palavra unanimidade, do grego homothumadon, significa uma mente, de comum acordo, com uma paixão, estar em uníssono, em um único som, como uma orquestra. Investiguei um pouco sobre os instrumentos de uma orquestra. Há os instrumentos de corda, de percussão, de sopro e de teclado. Há os violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Há irmãos que são violinos. Há outros que são contrabaixos, mas quando tocam juntos, como soa bem! há instrumentos de sopro que são de metal e de madeira, como clarinete, flauta, saxofone, trompete, etc. os instrumentos de teclado como o órgão, piano, etc. todos estes formam uma orquestra. Mas há um condutor, um maestro, que é o Espírito Santo.
Não vamos forçar todos ser um violino. Na igreja há a diversidade, porque somos membros do Corpo de Cristo. se meu fosse todo olho todos fugiriam daqui. Mas há diversidade e todos cooperam uns com os outros. Em uma orquestra, com diferentes sons, debaixo da regência do condutor, há muita beleza. Não estamos falando de uniformidade, mas de ser um na diversidade. As irmãs têm suas características, os jovens têm suas características. Os mais maduros têm experiência e sabem orientar. O irmão Dong falou há 4 anos que hoje há jovens muito capazes entre nós, que conhecem técnicas de gestão de tempo, gestão de pessoas, etc. e há os mais velhos que não conhecem nada de tecnologia. Os mais jovens desprezam os mais velhos e os mais velhos dizem que os mais jovens são ambiciosos. O irmão Dong falou aos mais jovens: se vocês não sabem se sujeitar aos mais velhos, seu ministério acabou. A primeira lição par aos mais jovens é a lição de obediência. Os mais velhos, então, precisam abrir caminho para os mais jovens e também para as irmãs. Vamos orientá-los com nossa experiencia e maturidade, com o conteúdo da palavra.
Por isso, ser unanime é ter a mesma mente e estar de comum acordo.
At 1:12-14 Estes versículos mostram que os apóstolos principais estavam ali. No versículo 14 mostra que na primeira reunião de serviço do Novo Testamento estavam as irmãs. O irmão Dong já mudou isso há uma década. Mas as irmãs devem aprender a estar sujeitas aos varões. As irmãs podem ser todo menos presbíteras. Deus é o cabeça de Cristo, Cristo o cabeça do homem e o homem o cabeça da mulher. Esta é a ordem da benção. Aqui fala de perseverar. Sempre que esta palavra é mencionada indica que não é fácil. Hoje há mais de 30 mil divisões. Qualquer diferença ou conflito gerava divisão na igreja. Temos a visão da igreja com a visão do fundamento, que é Cristo e do terreno, que é a localidade. estamos na igreja. essa visão não mudou. O que mudou é nossa atitude para com os irmãos dos grupos cristãos. Não impomos esta visão a ninguém. se querem praticar, está bem, se não, continuamos suprindo-lhes. Mas nós temos nossa identidade. Por isso, para ser unanime temos de ser perseverantes, ou seja, não desistir. Mt 24:12-13 Perseverar tem de ser até o fim.
At 4:24 Na oração devemos ser unanimes também. Já participei de reuniões de oração em que havia ataques nas orações. Vários mísseis eram disparados quando cada um orava e os irmãos ficavam muito desencorajados. Recentemente, fomos a um país onde por causa da guerra entre os irmãos, 100 irmãos se perderam. Por um milagre do Senhor, a situação se resolveu e hoje há quase 200 irmãos ali. Não temos mais 40 anos para vagar no deserto. Temos de aprender a ser unanimes.
At 2:42 Já detalhamos na conferencia que há dois pares aqui. O primeiro é a essência do ensinamento dos apóstolos. Quanto a eles, somos um no espírito. o segundo par, com o partir do pão e as orações, está relacionado às práticas, que incluem batismo, reuniões, etc. Estas coisas exigem que sejamos um.
At 2:46; 5:12 Aqui o centro também é a unanimidade.
Muitas vezes pensamos que temos a opção de praticar ou não. O irmão Dong nunca impôs nada. Nunca forçamos as igrejas a forçar algo. Mas eu lhes rogo. Os líderes devem ser humildes, buscar comunhão e unanimidade. Hoje há um tipo de falar que diz: a igreja é autônoma e eu tenho a opção de praticar ou não praticar. A igreja é autônoma e cada um responde a Deus diretamente. Este pensamento sobre a autonomia da igreja é muito perigosa. Alguém que pensa assim não viu o Corpo de Cristo. Todas as igrejas fazem parte do Corpo de Cristo e estão debaixo da coordenação da cabeça.
1Co 16:1 Aqui Paulo está falando das ofertas. O que Paulo fala aqui não é o foco da economia neotestamentária de Deus, mas algo da prática. Para não haver confusão, ele dizia que todos praticassem de igual maneira. Nos anos 80 e 90 algo que impressionava os novos é que ao visitar várias igrejas, todos praticavam e falavam o mesmo e não havia confusão nem divisão. Isso é o impacto da unanimidade. Ganhamos muita gente por causa disso. Quando um irmão vai a Santiago, vai a Arica e vai a São Paulo, vê a mesma igreja. Isso tem impacto. Paulo não pediu, mas ordenou que fizessem daquela maneira que já havia ordenado às igrejas da Galácia.
1Co 7:17 Paulo ordenava em todas as igrejas. Muitas vezes não somos unanimes porque sempre pensamos que os irmãos são crescidos em vida. o irmão Dong nunca determinou nada, mas Paulo determinava. Isso é obediência aos apóstolos. Isso é alimento sólido e não é leite. Paulo ordenava.
1Co 11:16 Isso é algo muito forte. Se alguém não quer aceitar, quer ser contencioso esse não é o nosso costume, nem nas igrejas de Deus. vou dizer, na igreja é o único lugar em que um irmão ou até uma irmã pode se levantar e dizer que naõ concorda. Se há um presbítero ou um diácono que não está de acordo com a orientação que damos, não pode ser presbítero ou diácono na vida da igreja. não somos bobos, temos uma linha teológica muito clara. Cremos nos fundamentos do novo testamento. Cremos que Deus veio à terra em Jesus Cristo viveu, morreu, ressuscitou e voltará um dia. quanto a volta do Senhor, cremos como recebemos do irmão Wachman Nee, irmão Lee e irmão Dong. Cremos que haverá arrebatamento pré, meso e pós tribulação. Quanto ao batismo, nossa prática é o batismo por imersão. Também partimos o pão semanalmente.
1Co 14:33 Quando somos unanimes e praticamos as mesmas coisas, não há confusão. Se não há unanimidade, há confusão e os irmãos se sentem inseguros de estar em nosso meio.
1Co 4:17 Paulo ensinava as mesmas coisas, as mesmas práticas, em todas as partes, em todas as igrejas.
Ap 1:10-12 João viu sete candeeiros de ouro. Todos iguaizinhos um ao outro. Não há diferença. Todos de ouro, com a natureza divina, todos com sete hastes e sete lâmpadas. Todos brilhando. Quando o Senhor olha para o Chile quer ver dezenas de candeeiros de oro, todos iguais.
Ap 2:1, 7 Esta palavra é para a igreja em Éfeso, mas é também par a todas as igrejas. O que o Senhor fala à igreja em São Paulo é para a igreja em Sumaré, para a igreja em Monte Mor. É para que todos recebam e não caiam no mesmo erro. É para aprender com as bênçãos e as correções dos outros. Chile é como a coluna vertebral. Esperamos que as bênçãos de Chile cheguem a todas as igrejas.
vs. 8, 11, 12, 17, 18, 29; 3:1, 8, 13-14 Tudo o que a Bíblia repete é porque é de suma importância.
Cl 4:15-16 A carta aos colossenses era também para a igreja em Laodiceia e a carta para a igreja em Laodiceia era para a igreja em Colossos. Havia comunhão entre as igrejas e não havia igreja autônoma. Todas as igrejas estavam vinculadas e unidas. Havia comunhão. Esta é uma prática que devemos ter entre nós.
O significado de ser unanime é ter uma só alma, um só pensar e um só falar.
UMA SÓ ALMA
Fp 1:1 Somente nesta epístola Paulo saúda aos irmãos desta maneira, incluindo os bispos e os diáconos. Ele queria falar uma palavra especial aos líderes, porque havia problemas.
v. 27 Com uma só alma combatendo.
Fp 2:2 Sentir o mesmo significa pensando o mesmo, que é froneo, no grego. Aqui fala novamente de ser unanime, com uma só alma.
v. 20 animo = alma.
At 4:32 Por isso havia impacto na igreja em Jerusalém no começo.
UM SÓ PENSAR
1Co 1:10 a opinião forma a forma de pensar. Alguém que insiste em sua opinião causa problemas. O irmão Dong sempre nos disse para não insistirmos com nossa opinião. A palavra parecer neste versículo é opinião. Uma mesma mente, uma mesma opinião. É possível? Deus é o Deus dos impossíveis. O maior milagre é quando todos temos o mesmo pensar e a mesma opinião.
Rm 15:5 Sentir = froneo (gr) = mesmo pensar.
Rm 12:16 A palavra unanime aqui é também froneo, ou seja, com o mesmo pensar.
Fp 2:2 Pensarmos da mesma maneira é a última barreira. Satanás já destruiu tudo na cruz e nossa experiencia de superar as barreiras da maioria delas já alcançamos. Mas esta última barreira ainda deve ser vencida.
Fp 4:2 Paulo não impôs a essas duas irmãs, porque as considerava suas cooperadoras. Ele pediu ajuda a um varão para que as ajudasse a pensar do mesmo modo.
2Co 13:11 Ser do mesmo pensar faz com que o Deus de paz e de amor esteja com a igreja. Queremos viver em paz!
1Pe 3:8 a palavra grega significa ter o mesmo pensar.
UM SÓ FALAR
1Co 1:10 Falar todos a mesma coisa.
Rm 15:6 Uma voz, em grego, significa com uma só boca. Na igreja deve haver somente uma boca. Quando há muitas bocas, cada uma fala uma coisa.
1Co 14:8 Por que tantos irmãos estão desencorajados e muitos já não querem servir mais? É porque o som da trombeta não é certo. Um diz: avançar! Outro diz: retroceder! Um diz: à direita!, outro diz: à esquerda. No Chile não deve haver uma trombeta no Norte, outra no centro e outra no sul. Os cooperadores são os modelos das igrejas. Rogo também às igrejas que não entrem em conflito com os cooperadores, mas orem e cooperem com eles para que cheguemos à unanimidade.
A única maneira para haver unanimidade é que a cruz de Cristo opere. Precisamos tomar nossa cruz.
Fp 3:7 Não podemos permanecer apenas nesta etapa, mas precisamos avançar para a etapa dos versículos 10 e 11. Este poder de ressurreição é que nos levará a vencer nossas barreiras em nosso modo de pensar e falar. A ressurreição é a ressurreição extraordinária. É como um que tem uma graduação extraordinária e recebe um prêmio por isso. estes são os vencedores.
Rapidamente, queremos ver um pouco sobre obediência. É algo que precisamos aprender na vida da igreja.
Rm 16:19-20 Muitos estamos na igreja há muitos anos. Talvez alguns digam que já não precisam obedecer, porque já conhecem muitas coisas e têm experiencia. Os grupos cristãos crescem porque seus membros e seus líderes são obedientes. O Senhor esmagará Satanás debaixo de nossos pés quando formos obedientes.
2Co 2:9 Não é obedecer parcialmente, mas em tudo.
2Co 7:15; 9:13; Fp 2:12, 8 Como sempre obedecemos, devemos obedecer muito mais em nossa ausência. Somos muitas vezes obedientes apenas na presença dos irmãos, mas quando eles se vão, desobedecemos.
2Ts 3:6 Temos de tomar muito cuidado ao ler este versículo. Aqui fala de alguns que são desobedientes à orientação do apóstolo.
Vs. 14-15 Temos de estar em amor para essa questão. Já tivemos muitas situações assim que foram solucionadas com amor e comunhão. Precisamos buscar ganhar os irmãos. o resultado disso é paz.
Hb 13:17 Guias são os irmãos que lideram.
1Pe 1:14
O primeiro passo que devemos dar é arrepender-nos (Mt 3:2).
Lc 24:49 A promessa era de que o poder viria, mas a condição era que nos próximos 10 dias eles se arrependessem orassem e buscassem a luz do Senhor. hoje precisamos do poder do evangelho, do poder de ressurreição.
At 1:8 Esse ano é o ano do evangelho.
2Co 4:10-13 Todos precisamos morrer. Essa foi a tônica do ministério do irmão Dong. Ele tinha muita vida porque morria todos os dias. A vida não irá se manifestar se não levarmos em nossos corpos o morrer de Jesus. Queremos dar vida a todos os santos, mas para isso, a morte de Cristo deve operar em nós. Esta vida é positiva e deve operar em todos nós.
Vocês creem nessa palavra? Nós cremos, por isso, também falamos.
Pedro Dong
Que preciosa palavra. Há muito que ruminar. Pouco a pouco precisamos absorver as riquezas e os princípios de Deus que contém essa palavra. O Senhor deseja que sejamos um, mas não apenas no espírito, o que facilmente conseguimos. Mas quando chega o momento de praticar a palavra começamos a descobrir que não somos tão um. Isso é um problema de alma. Para ter unidade na alma, é necessário que tenhamos crescimento. É preciso crescermos e amadurecer. É por isso que estamos falando palavras sólidas a vocês.
Também precisamos mudar nossa atitude para que cada vez mais pensemos e falemos a mesma coisa. Cada um quer falar e pensar uma coisa, mas graças ao Senhor que Deus está trabalhando em nós todos para que pensemos e falemos a mesma coisa. Isso é tremendo. A unanimidade trará a edificação e o reino de Deus. trará também muita gente atraída para a vida da igreja.
Quero seguir essa mesma linha mostrando qual é a verdadeira intenção de Deus. O que Ele realmente quer que seja restaurado entre nós.
Quando criou o homem, Deus era seu verdadeiro criador e provedor e todo o que estava debaixo de seu encabeçamento, de Sua autoridade, recebia toda provisão que Dele vinha. Alguém que está debaixo do encabeçamento de Deus tem tudo e nada lhe falta. Este é o homem que Deus criou e deveria se desenvolver de maneira normal.
O principal problema é que Satanás conseguiu tirar o homem debaixo da autoridade de Deus. Ele colocou o homem debaixo de sua autoridade, que a Bíblia chama de império das trevas. Todos os demais problemas do homem como o pecado, a morte, engano, prostituição, ira ódio e tudo o mais são consequência de o homem ter saído do encabeçamento de Deus. o homem simplesmente perdeu tudo. Por isso nos tornamos tão complicados. Como homens temos pensamentos distantes de Deus, em vaidade e contaminados pelo pecado e pela morte. O que Deus quer fazer é nos levar a estar novamente debaixo de Sua autoridade. Esse é o mistério de Sua vontade.
Ef 1:9-10 Reunir, em grego, tem o sentido de encabeçar em Cristo. Todo o problema foi que o homem saiu de debaixo do encabeçamento de Deus. Para nos trazer novamente para debaixo de Seu encabeçamento Deus nos enviou Cristo. O trabalho de Cristo era encabeçar todas as coisas e para que ele alcance isso, ele precisa encabeçar primeiramente a igreja.
vs. 22-23 A igreja tem essa responsabilidade de estar encabeçada primeiramente em Cristo para que todas as coisas sejam sujeitas a Cristo. Nossa responsabilidade é estar na economia de Deus. A obediência é tudo. É encabeçamento. Como o maestro pode reger a orquestra de bilhões e bilhões de instrumentos se não estão debaixo de seu controle? A obediência é para isso. Como membros do Corpo de Cristo, aprendamos a obediência. A harmonia vem pela obediência.
Cl 3:11 Quando fala de nos despojarmos do velho homem e revestir-nos do novo homem, fala que Cristo é tudo em todos. Esse é o objetivo de nos despojar. É para que não haja eu e você, minha opinião e sua opinião, mas Cristo seja tudo em todos.
1Co 15:24-28 Através de Cristo, Deus irá sujeitar toda autoridade no universo. Através da igreja, vai colocar todos os inimigos debaixo de Seus pés. Quando obedecemos damos base a Cristo para sujeitar todas as coisas. Quando terminar o reino milenar, todas as coisas estarão sujeitas a Cristo e o último inimigo, a morte será também sujeita, e Cristo entregará o inimigo ao Pai. Então, Deus será tudo em todos.
Tudo o que Ezra compartilhou está debaixo desta visão. Se ão vemos isso, não entendemos porque precisamos obedecer e nos sujeitar. Debaixo desta visão, não sejamos mais rebeldes, criticando e condenando um ao outro, mas ajudando uns aos outros. Precisamos olhar por uma perspectiva positiva e suportar-nos uns aos outros. Vamos mudar nossa atitude olhando a todos com compaixão, misericórdia e perdão. Vamos ser mais perdoadores. Isso nos liberta.
Pouco tempo atrás eu via um psicoterapeuta falando. Ele dizia que a criação de um filho é muito difícil para uma mãe e quando a criação é adequada principalmente no primeiro ano, essa criança se tornará alguém firme, que não vai atrás de outros. Neste período da vida, se tiver um ambiente adequado, que ele chama de ambiência, a criança ganha seu selfie, que sua personalidade firme. Caso ele não adquira isso por não ter um ambiente que o favoreça, terá outra chance, nos anos seguintes, quando ele é restringido por sua mãe e outros condutores com relação ao que deve ou não fazer. nesta fase, ele adquire o que o psicoterapeuta chama de ego. Contudo, o selfie dificilmente poderá ser gerado a partir deste ponto. Ao tratar das virtudes humanas, este profissional discorreu por várias delas e, ao chegar na compaixão, disse que esta é uma virtude muito rara no ser humano e que apenas alguém que tem selfie a possui. Fiquei impressionado com isso e louvei ao Senhor porque nascemos de Deus e podemos obter a humanidade elevada de Cristo.
Jesus se tornou para nós o padrão de humanidade perfeita, que começa pela compaixão, que está nas entranhas de Cristo. Se você não teve uma infância perfeita e perdeu a oportunidade de desenvolver a compaixão, agora, foi regenerado e pode ser trabalhado por Deus para que tenha compaixão, ou seja, poderá entender o que os outros passam e passam a ajudar. É fácil criticar, mas devemos entender como essa pessoa é e o que está passando. Isso é tão diferente para a edificação da igreja, para a unanimidade que vimos esta tarde.
1Co 12:28 Então, como Deus encabeçará a igreja? Como Ezra disse, não há a opinião deste ou daquele. Deus pôs, em primeiro lugar, os apóstolos. Se pensamos que temos liberdade de fazer o que queremos na igreja, não temos a liberdade, porque senão saímos fora do encabeçamento de Deus. Se, como Ezra disse, se em quando os apóstolos estão conosco, somos obedientes, mas quando eles vão embora, passamos a desobedecer, desta forma naõ iremos crescer.
Lembro-me que o irmão Dong dizia que ao ministrar a palavra ocorria algo sobrenatural. Quanto mais ele falava, mais a luz vinha. Se Deus colocou alguém sobre a igreja, Ele mesmo revela a essa pessoa. Por isso, não pense que nós somos muito capazes, eloquentes e conhecedores da Bíblia, mas se Deus não nos dá palavra para falar, nada podemos fazer. A obra de Deus é feita com a Sua Palavra. Não uma palavra doutrinária, mas uma palavra que Deus tem de revelar.
Quando o irmão Dong estava passando por problemas físicos, eu e Ezra tivemos muito temor. Em 2014, de repente, o irmão Dong começou a falar em vários lugares que estava entregando a parte administrativa da obra para nós dois. Isso nos deixou muito temerosos. Não é porque uma pessoa é muito eloquente e capaz que Deus comissiona alguém. Ele comissiona aquele que ele encontra adequado. O irmão Dong era essa pessoa.
A partir de novembro daquele ano ele passou a ter muitos problemas de saúde e esse tempo foi muito difícil para nós. Nós ficamos apoiando a ele e a minha oração neste tempo de transição era que essa responsabilidade era muito grande. O Senhor então me mostrou que não estávamos substituindo uma pessoa como é feito em uma empresa, mas que somos membros do Corpo de Cristo e exerceremos apenas uma outra função e que dependemos de todos os demais membros do Corpo de Cristo. isso me deu certa paz.
Eu discutia com o Senhor como Moisés, dizendo-Llhe que se a Sua presença não fosse, eu também não iria. Graças ao Senhor que o Senhor tem nos conduzido. Se o Senhor não fizer, nada valerá.
O Senhor tem nos usado. Sempre tendo um espírito de humildade porque sabemos que no memento em que pensarmos que somos algo, o Senhor pode nos tirar dessa função. Por isso, queremos sempre nos manter em humildade, temor e tremor.
Falo isso para mostrar a vocês que não é que agora duas pessoas assumiram o poder e agora vão mandar. Não é isso, mas que a autoridade é de Cristo. se as igrejas recebem a palavra revelada como sendo de homens, de nada vale, mas se recebe como palavra de Deus, muito aproveita.
Ap 1:11 Deus tem um grupo de líderes, sejam apóstolos, sejam líderes nas igrejas, que são os seus servos, aos quais Deus quer dar Sua revelação. Essa revelação é sobre as coisas que devem em breve acontecer. Não é meramente uma explicação ou interpretação bíblica, mas é dizer ao povo de Deus o que deve acontecer imediatamente. Ou seja, ninguém além de Deus sabe o futuro. Isso é diferente de interpretação bíblica, mas é uma palavra como Deus disse a Moisés: levante tudo agora e vá nesta direção. Se a palavra é somente exegese, somente interpretação bíblica, o povo não sabe para onde ir. Se alguém diz que não há mais nada a dizer além do que já foi falado e passa apenas a rever o que foi falado aos que passaram, já não avançamos mais.
Somos a igreja e representamos todos os filhos de Deus. Se Deus quer entregar as palavras reveladas por João, dará apenas à igreja que possa representar todos os filhos de Deus naquela cidade. Ainda que sejamos poucos, precisamos representar todos os filhos de Deus na Terra. Nossa missão é conforme a palavra revelada. Muitas vezes circula entre nós muitas interpretações da Bíblia, mas vamos dar importância para o que Deus está falando sobre o que em breve deve acontecer. Isso sim nos leva adiante. Caso contrário, ficamos aqui e não nos movemos e precisamos chegar ao reino.
Deus revela essa palavra ao seu servo, João. Este passa aos servos de Deus, que suprem as igrejas com essa revelação. Essa é a visão de Zacarias 4, que mostra um candelabro que é suprido por sete tubos que alimentam as lâmpadas com o azeite que sai do depósito por dois bicos de ouro. Por estes bicos vêm o azeite das duas oliveiras a todos os demais servos.
Por isso, é tão importante ruminar a palavra. Quando escutamos a palavra pensamos ter entendido tudo, mas quando escutamos pela segunda vez, percebemos que não entendemos muito bem. Quanto mais ouvimos, mais luz recebemos. Quando jovem, eu sempre ouvia as mensagens em fitas cassete várias e várias vezes, orando para que não apenas tivesse o conhecimento daquelas palavras, mas ganhasse as experiencias dela para nos transformar.
Isso tudo nos fará estar encabeçados em Cristo por meio dos apóstolos e por meio da Palavra. Assim, os candelabros serão iguaizinhos. Isso porque são iguais na natureza, que é a natureza divina. São um também na forma. Participando dos seus sofrimentos, tomamos a mesma forma. Assim, estaremos no caminho da unanimidade. Por fim, as lâmpadas também irão brilhar.
Já que este ano é ano do evangelho, quero dizer-lhes que o evangelho prega a obediência pela fé.
Rm 1:5 Este é o encabeçamento. Pela fé, Deus consegue a obediência de todos os membros do Corpo e consegue encabeçar todas as coisas. Pela fé somos encabeçados. Estar na fé é deixar tudo do velho homem e tomar as de Cristo.
v. 16 Ele diz que não se envergonha do evangelho. Precisamos entender em que circunstancias ele escreveu Romanos.
Ele escreveu essa epístola em Corinto. O irmão Dong sempre nos mostrou que no final da segunda viagem, Paulo foi a Jerusalém. Ele era intrigado com essa questão.
At 18:21 Na versão Reina Valera, em espanhol, fala que haveria uma festa e talvez por isso ele tenha ido a Jerusalém, mas esta informação não está em outras versões. Por que ele subiu para lá? Podemos afirmar uma coisa: Paulo viu a grandiosidade do evangelho, por isso disse que é o poder de Deus para todo o que crê, primeiro do judeu. O evangelho é tão tremendo e foi primeiramente facilitado para os judeus, mas estes o rejeitaram e esta graça chegou até nós. Ele foi oferecido primeiramente aos judeus. Paulo era um desses judeus zelosos. Quando estivemos em Israel pudemos ver e entender como eles realmente são zelosos. Quando visitamos a suposto tumulo de Davi, eles começaram a tocar o chofair e todos estavam ali se dedicando. Eles deixam todos os prazeres, todas as coisas, porque estão buscando ser justificados pelas obras da lei. Sendo zelosos e praticando, praticando as coisas da lei, pensavam que seriam justificados. Paulo era assim. Ele via o quanto os judeus estavam perdendo tempo, uma vez que a justificação era pela fé. O coração de Paulo estava ardendo pelos judeus e, por isso, sempre que chegava a uma cidade ia primeiramente à sinagoga falar com os judeus. Ele queria tirá-los dessa condição.
At 18:6 ele tentou de todas as formas pregar o evangelho aos judeus e isso tomou muito de seu tempo. De alguma maneira, queria ganha-los.
v. 19 No início do capítulo disse que iria para os gentios, mas aqui já estava
Semelhante a isso, o irmão Dong tinha encargo por Taiwan. Sempre que ele voltava para lá ele dava testemunho e queria que eles também vivessem essa liberdade do espírito. Ele chegou a ir a um lugar lá e pregou sobre invocar o nome do Senhor. Ele tinha esse coração por aqueles que estavam onde ele havia saído.
1Co 16:1-4 Quando ele viu que os da Judeia estavam passando necessidades, viu uma oportunidade. Então, quando escreveu 1Co, estava há um bom tempo em Éfeso, mostra que ainda não havia decidido se ele iria ou não a Jerusalém. Ele ainda estava indeciso se iria ou não, embora tivesse o desejo de ir.
At 19:21 Aqui ele decidiu ir a Jerusalém.
Rm 15:22-29 O campo de trabalho de Paulo sempre era Ásia Menor, Macedônia Acaia, etc. Ele queria abrir novos campos de trabalho. Ir à Roma significava abrir novo campo de trabalho. Ele se sentia devedor aos judeus. Ele tinha o conceito de que tudo veio para os judeus primeiramente e, assim sendo, sentia que os judeus tinham parte nas ofertas que haviam sido levantadas. A igreja em Roma era uma igreja de mescla de judeus e gentios. Se ele não mostra tudo isso, na igreja pode haver uma polarização. Ele estava mostrando qual a nossa correta correlação. Devemos respeitar os que são judeus. Se você ler todo o livro de Romanos perceberá isso.
vs. 30-32 Ele sabia que não encontraria uma situação fácil ali em Jerusalém, mesmo assim, queria ir. Quero deixar com vocês esse fogo que ele tinha pelo evangelho.
Rm 9:1-5 É tremendo o coração de Paulo. Diante da grandeza do evangelho que é o poder de Deus, não podemos ficar tão frios. Temos de sentir essa grande tristeza e contínuo dor no coração. Precisamos restaurar o fogo do evangelho que está em nós. As pessoas estão se perdendo e não podemos ser indiferentes diante disso. Seja pelo JAV, seja por colportagem, seja por pregação individual, seja por convite para reuniões especiais de evangelho. De qualquer forma, precisamos pregar o evangelho! temos de dar tudo de nós, com criatividade, para a pregação do evangelho. Não deixe de praticar levar o JAV sempre com você. Vamos multiplicar-nos. Que os GFCM se multipliquem mais!
Por fim, quero dizer que Ezra disse que devemos aprender a dar espaço às irmãs e aos jovens. Somos da faixa de mais de 60 anos. Devemos dar espaço para os de 50, estes para os de 40, estes para os de 30 e assim por diante. Todos devem ter espaço na igreja. Não vivemos para sempre e não devemos ocupar espaço para sempre.
Sei da preocupação dos líderes. E se eu dou liberdade e gera-se confusão? Por isso, o encabeçamento que falamos é tão importante. Não há desordem, não posso fazer algo sozinho, mas é preciso ter encabeçamento. Em segundo lugar, nosso serviço deve produzir a economia de Deus, o crescimento da fé nos irmãos. Não produzir outra linha doutrinária na igreja, mas reforçar o que que está sendo falado na igreja. É tudo para reforçar o que estamos vendo hoje.
Tendo este coração e estas duas questões, não tenham medo de errar. Com muita criatividade, renovação e inovação, avancem! Todos são membros do Corpo de Cristo e estão edificando o Corpo de Cristo. Jesus é o Senhor!