Conferência CGF Mens. 2 – Dispensadores da Plenitude

Palavra ministrada pelo ir. André Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos, diretamente do Auditório Pérola na Estância Árvore da Vida em Sumaré-SP, Brasil,  em 20/01/2023. Texto não revisado pelo autor. 

Ef 1:3 

  1. Não devemos menosprezar essa nova geração. O tema da mensagem é Dispensadores da  Plenitude. Ainda temos muitas riquezas para extrair de Efésios 1 e 2. Isso é o começo do fluir da  graça. No capítulo 2 nós somos salvos pela graça. Deus quer fluir esse rio em nós. Em Gênesis 3  o homem comeu da árvore do conhecimento do bem e do mal, que Deus havia falado para não  comer. Para que esse homem não tivesse mais acesso a árvore da vida e a vida eterna, Deus  fechou o jardim com querubins, espada e fogo. Os querubins representam a glória de Deus, a  espada representa a justiça e o fogo a santidade. Que situação triste! Mas Deus já tinha preparado  um rio! Esse rio se divide em quatro braços e alcança toda a criação de Deus. Em Zc 1 diz  que os quatro seres viventes são semelhantes ao homem. Ess0000rio foi preparado antes da queda  do homem. Ele podia ficar no jardim, mas ele saía. Esse rio é para nós! 

Jo 1:14; Dt 7:8 

  1. Tudo começa pela palavra de Deus. Jesus era o Verbo que habitou (tabernaculou) entre nós,  cheio de graça. O caminho para a árvore da vida foi fechado pois o homem foi destituído da glória,  justiça e santidade de Deus, mas com Jesus esse caminho foi novamente aberto. No Jardim do  Éden, o homem tinha que escolher ir até a árvore, mas, hoje, Deus chega com esse rio até  nós. Nós podemos ver o rio da graça fluindo, quando um colportor ora por alguém, salvando essa pessoa. O homem não tinha acesso às águas dos mananciais profundos, mas quando Cristo veio,  Ele fez a ligação entre o homem e os mananciais. Deus quer mais. Antes, só aqueles  contemporâneos ao Senhor podiam ter acesso a esses mananciais por meio Dele. Por isso, Jesus  morreu, ressuscitou e foi glorificado. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ele é o consolador que está conosco e em nós. O Espírito entra em nós! Após a mulher samaritana encontrar o Senhor, ela saiu às ruas! Aquele que crê no Senhor, fluirá rios de águas vivas (Jo 7). Você se torna um  dispensador do rio da graça. Esse rio quer fluir por meio de você. 
  2. À medida que o rio vai fluindo, ele vai crescendo. (Sl 46:4) Esses canais que alegram a  cidade de Deus somos nós! Como canal fluindo, você pode alegrar a cidade de Deus, a igreja da sua localidade. Durante as reuniões, não fique esperando, você é o responsável por fluir esse  rio!
  3. Além de Jerusalém, existe a Cidade de Davi. O Monte Sião é o lugar dos valentes de Davi.  Se você quer se tornar um desses valentes, fique no Monte Sião. 

Ef 1:3,13-14,17 

  1. Deus quer trabalhar algo celestial em nós que somos vivos. Ele quer extrair de nós uma nova  criação. Na obra do filho, nós vemos a vontade de Deus. O que é essa vontade de Deus? É fazer  convergir nele todas as coisas. Se formos simples e obedientes, nós somos encabeçados por  Cristo, e Ele pode fazer Sua vontade em nosso meio. Nós somos selados, pois passamos a  pertencer a Deus. Somos patrimônio Dele. Por um lado ele quer nos herdar, por outro, Ele quer ser  nossa herança. O Espírito nos dá uma amostra do desfrute de Deus. Nós precisamos pedir a Deus  Pai que nos conceda espírito de sabedoria, para O conhecermos plenamente. Deus tem um poder  supremo, que ressuscitou Cristo de entre os mortos, e se crermos, esse poder passa a ser  nosso. A chave é crermos. Esse poder se transforma em força e se aplica em nossa vida. O  motor do carro gira por meio da combustão, pelo combustível. 
  2. Esse combustível é a palavra de Deus, mas também precisa do oxigênio, que é o espírito.  Quando você crê, há uma faísca. Você pode ativar essa força todos os dias. Essa força resulta em  um trabalho. Você consegue praticar a colportagem dinâmica. 

Ef 2:20-22 

  1. O morto precisa de vida. Deus, sendo rico em misericórdia, nos deu vida juntamente com  Cristo. É mediante a fé que recebemos essa vida. Deus quer nos tornar Sua obra-prima, para sermos habitáveis para Ele. Deus quer, por intermédio da igreja, nos tornar nova criação.  Imagine se Deus falar que nós não servimos para ser sua obra-prima. Graças a Deus, pois Ele não  faz isso, Ele nos torna nova criação para que possa habitar. Deus quer habitar em nós, na igreja! 

Ef 3:1 

  1. Aqui diz “dispensação da graça”. Nós somos dispensadores da graça. Há diferença entre  “dispensadores” e “despenseiros”. Despenseiros são aqueles que guardam na despensa. Mas nós somos dispensadores da graça, pois nos tornamos canais da graça. 

Ap 1:1; Ez 33:30-32 (KJA) 

  1. Na visão de Zacarias 4, os vasos são todos aqueles que amam a palavra de Deus com  reverência. Na visão de Apocalipse, Deus quer falar com a igreja, então falou a um servo. Se ele  falasse para vários servos, cada um diria sua versão. Se sua situação é a do povo que vem, ouve  e não pratica, isso tem que mudar! Coloque a palavra em prática! Precisamos colocar as palavras  em prática em nossa vida, não na dos outros. Para isso, ouvimos a palavra e pedimos a luz do  Senhor. Esse azeite, quando chega até nós, é para praticar. Você tem a responsabilidade de passar  esse azeite à igreja. 

Cl 3:16; Mt 9:35 

  1. O que é o homem interior? Ele tem o espírito comandando, enquanto a alma obedece o  espírito. Precisamos amar a palavra. Quando Cristo habita em nós, sua palavra também habita. A  imersão é muito importante para sermos um com a palavra. Nós precisamos absorver,  incorporar tudo que o Senhor nos tem falado. Usando a ferramenta do “Posso Orar por Você?”,  estamos experimentando o poder de Deus. Nós precisamos tomar o modelo que Jesus nos  deixou. Ele foi até as pessoas, não ficou dentro de casa. Ele saía às ruas, de cidade em  cidade.

Ef 4:23; Rm 12:2  

  1. O nosso coração é crucial para fazer a vontade de Deus. Se o coração não quer, Deus não  pode fazer Sua vontade. O Senhor precisa se sentir à vontade em nosso coração. Ore para  que o Senhor entre em nossa mente, vontade e emoção. Se você quer ser fortalecido no homem interior, convide o Senhor para entrar em sua alma e em sua mente. Em Romanos 6, vemos que se pendermos nossa mente para o espírito, há vida e paz. A nossa batalha está na mente. Quando  o Senhor entra em nossa mente, Ele nos renova. 

Ez 26:36; 1Co 12:13 

  1. O Senhor nos dá coração de carne e espírito novo. Em Salmos 51 vemos o pedido para que  Deus dê um coração novo. O Senhor quer nos encher, então precisa trabalhar em nós individualmente. Ele quer preencher todo o vazio de nosso ser. Se esses vazios não forem  preenchidos por Ele, Satanás vem com suas coisas. Salomão fala em Eclesiastes que é tudo vaidade. Mas nossa vida não é assim! 

Cristo nos preenche até ser a plenitude de Deus. Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *