Conferência CGS Mens. 1 – Abençoados

Palavra ministrada pelo ir. Roberto Granner, transmitida pelo Instituto Vida para  Todos diretamente do Auditório Pérola na Estância Árvore da Vida em Sumaré-SP,  Brasil, em 14/01/2023. Texto não revisado pelo autor. 

Ef 1:3; Rm 9:11 

  1. Esta mensagem será desenvolvida sobre três palavras: abençoado, escolhido e propósitoNós lemos em Ef 1:3 que Deus nos abençoou com todas as bençãos espirituais. Você foi  abençoado! Às vezes, alguns adolescentes dizem: “Abençoado? A minha vida está complicada,  nada é como eu quero, não me sinto abençoado, para mim dá tudo errado!” O inimigo coloca isso  na sua cabeça. Você já sentiu isso em algum momento? Mas a Bíblia diz que Deus nos abençoou!  A palavra “benção”, em espanhol, é bendecir. O significado original de benção é “elogiar, falar bem”.  Alguém já falou mal de você? Seus pais te elogiam? Talvez, porque muitas vozes falam mal de  você, você fica pensando que não faz nada certo. Às vezes acontecem algumas situações difíceis,  e você passa a pensar que não é abençoado. Mas o que importa mais: o que as pessoas falam ou  o que Deus fala de você? O que Deus fala de você é mais importante! A bíblia diz que Deus nos abençoou, que Ele fala bem de você. Ele te ama e te quer!
  2. A primeira benção é ser escolhido. Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu. Essa é  a primeira grande benção, por isso esse é o tema da nossa conferência. Você gosta de ser  escolhido? Como você se sente quando deixam de fora de algo? Mas Deus escolheu você, para te  abençoar e te dar todas as bençãos espirituais! 
  3. Esaú e Jacó eram gêmeos. Enquanto estavam na barriga da mãe, eles brigavam para ser o  primeiro a nascer e receber as bençãos da primogenitura. Essa benção foi dada a Esaú, porém  Jacó a valorizava mais e foi atrás desse direito. Deus escolheu Jacó, e não Esaú. Ele estava ainda  nascendo, mas Deus já o havia escolhido. O pai amava a Esaú, mas Jacó era o queridinho da mãe.  Jacó usava a inteligência, enganava as pessoas, enquanto Esaú era mais bruto e usava a força.  
  4. Deus não escolhe pessoas perfeitas. Nós somos cheios de falhas e defeitos. Sabe o que a  Bíblia diz sobre aqueles que ainda não nasceram de Deus? Que são nascidos do Diabo, com  natureza caída. Você já pensou: “Por que isso acontece comigo se eu sou tão bom”? Saiba que no  seu ser caído, você não passa de um filho do Diabo. Mas eu tenho uma boa notícia! O Senhor te escolheu para ser Seu filho! Isso é demais! Nós, que somos imperfeitos, fomos escolhidos para  sermos filhos de Deus. 
  1. “Havia um milionário, muito rico. Este homem não casou, nem teve filhos. Chegando nos  seus últimos dias, ele decidiu repartir seus bens e anunciou que em certa data, quem fosse  em sua mansão, poderia pedir o que quisesse. Muitos acharam que era pegadinha, e não  foram. Mas alguns foram e começaram a escolher alguns bens e pegando para si, porém, uma criança pediu que se tornasse filho daquele homem e teve o pedido aceito. Após se  tornar filho daquele homem, todos os bens do pai, passaram a ser do também do filho.” 
  2. Quando você se torna filho de Deus, recebe todas as bençãos Dele, começa a participar  de todas as bençãos espirituais. Jacó sabia e valorizava isso. Ele lutou por isso e Deus o  escolheu. Sabe quando você foi escolhido por Deus? Não foi quando você nasceu, quando seus  avós nasceram ou sequer quando Adão foi criado. Você já existia no coração de Deus, lá na eternidade. Fora desse plano cartesiano, você já tinha sido escolhido por Ele. Isso é benção!
  3. Você foi escolhido para ser filho, mas também para um propósito. O propósito está relacionado  à nossa existência. Tudo que existe, tem um propósito. No museu do Pelé, há exposta a bola  do seu milésimo gol. Ao perguntar para uma criança se a bola estava feliz, a criança respondeu que  não, pois ela tinha sido criada para ser jogada e não para ficar exposta no museu. Você foi criado  para um propósito! Mas qual é este propósito? É ser rico? Casar? Ser alguém importante?  Talvez você esteja sonhando. Isso que acontece conosco. A adolescência é uma fase de  transição, onde pensamos muito o que queremos ser. Mas você foi criado por Deus para ser a Sua imagem. Para isso, você precisa ser transformado. Deus quer te introduzir na glória, de tal  maneira que você O expresse. Às vezes nós expressamos o diabo, mas há esperança!  

2Rs 5:1-14 

  1. Outro propósito para a sua criação é cooperar com a vontade do Senhor. Deus vai fazer a  diferença no mundo e na vida das pessoas através de você. Pode ser que ao olhar para a sua  situação, você pense que não presta para nada, que é insignificante. Mas saiba que houve uma  menina do povo de Israel, cujo nome nem foi citado na Bíblia, que teve sua terra invadida e foi  levada cativa e colocada para trabalhar numa casa de um poderoso general. Mas esse homem  contraiu uma doença muito grave, a lepra; e essa menina, que trabalhava como escrava, não ficou  pensando “Ah se Deus existisse, minha situação não seria de escrava”, mas ela creu no Senhor e  no fato de que fazia parte do Seu povo. Ela teve coragem, e é isso que crianças e adolescentes  têm! Dizem que adolescentes são “sem noção”. Pois Deus usa essa “falta de noção” para fazer coisas sobrenaturais!
  2. A menina então, disse que se o homem estivesse na terra dela, onde havia profeta, ele seria  curado. Se ela não acreditasse no profeta, estaria perdida! Mas ela simplesmente creu e, por isso,  Deus operou. O resultado dessa história é que o homem, Naamã, foi até o profeta, atendeu ao seu  falar, e foi curado. A imersão dá certo! Ele imergiu no rio.  
  3. Não se olhe no espelho com sensação de pena ou dó, mas se olhe com o sentimento de um  Escolhido! Diga: Deus me escolheu! Eu sou um escolhido para fazer a diferença. Deus não escolhe os bonzinhos ou perfeitos, mas muitas vezes Ele escolhe pessoas que, na visão do mundo, são inadequadas. Pedro fazia tudo errado, porém Deus o escolheu para fazer parte dos 12  discípulos. Você precisa crer que foi escolhido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *