Conferência CGS Mens. 5 – Dispensadores

Palavra ministrada pelo ir. Elizeu Souza, transmitida pelo Instituto Vida para Todos  diretamente do Auditório Pérola na Estância Árvore da Vida em Sumaré-SP, Brasil,  em 16/01/2023. Texto não revisado pelo autor. 

  1. Louvado seja o Senhor por esta Geração Santa! Somos os escolhidos do Senhor! Há uma palavra especial do Senhor para o nosso coração. Vamos continuar com a nossa grande festa  de vitória! 
  2. As conferências são muito importantes para nós, pois é onde recebemos uma palavra direta  do Senhor para nós e saímos encorajados. Basta ver que algumas pessoas chegam um pouco desanimadas, mas quando entram nessa esfera são motivadas e entram também dentro do encargo do Senhor. Fomos trazidos para cá a fim de receber o encargo atual de Deus. Ele  está falando à igreja, e a Palavra não é apenas para os adultos, mas também para os  adolescentes. Cada uma das cinco mensagens desta conferência foi preparada com muito  carinho. 
  3. Nesta última mensagem iremos falar sobre os dispensadores, aqueles que têm a vida, que  podem fazer algo, transformar este mundo e modificar a vida das pessoas. O Senhor não nos  chama para cá e nos dá uma missão de qualquer jeito, Ele primeiramente diz o que nos  deu. Todo adolescente precisa saber o que o Senhor lhe deu! E todas as mensagens anteriores  apresentaram isso.  
  4. Efésios 1 diz que nós fomos abençoados pelo Senhor. Isso é algo grandioso, estar debaixo da  bênção do Pai é algo maravilhoso. Ele especificamente nos escolheu de entre tantas pessoas, e nos disse: “você é meu!”. E isso nos faz ser pessoas muito diferentes, distintas,  incomuns e santas!  
  5. Não fomos apenas escolhidos, Ele nos chamou para sermos igreja, para estarmos no  nosso local de reuniões, vivendo a vida da igreja. Todos nós devemos valorizar o ambiente em  que fomos colocados, pois foi Deus quem nos colocou na igreja, onde temos muitas bênçãos,  comunhão, recebemos muita palavra, somos cuidados por pessoas: nossos pais, irmãos de  frente. Mas o Senhor quer algo mais; Ele nos chamou, nos escolheu, mas também nos deu uma missão especial: temos muitas coisas a fazer nesse mundo, porque a condição das  pessoas desse mundo é muito difícil. Temos recebido muitas palavras nesse semestre, onde nos é apresentado vários quadros para mostrar a condição das pessoas, com suas diversas necessidades.  

Ez 37:11-13 

  1. As pessoas estão como em um vale de ossos secos, ou seja, estão “mortas”. Mas há uma  coisa que pode salvá-las: a palavra profética, que sai da boca de Deus e, ao ser falada e  escutada, é capaz de entrar dentro dessas pessoas que, mesmo mortas e sem esperança, voltam à vida. Temos a missão de ir até o vale de ossos secos para dar vida a essas pessoas. Não estamos indo apenas para orar pelas pessoas, é muito mais do que isso: também  estamos entrando na vida delas e trazendo esperança! Elas então são recuperadas, uma vida  que estava morta e sem esperança agora tocou no Senhor! Quando falamos que vamos orar por  uma pessoa, estamos dando a chance para que ela seja vivificada e tenha um novo começo. E muitos adolescentes em nosso meio estão fazendo isso, têm recebido o encargo do Senhor e  estão saindo, deixando para trás a cama e as coisas do mundo para louvar ao Senhor, para salvar as pessoas e orando por elas. Louvado seja o Senhor!

Mt 1-15 

  1. Devemos receber a direção do Senhor por meio da leitura do Alimento Diário, com as  mensagens do semestre passado. Nas últimas mensagens vimos a condição terrível das pessoas: aleijadas, cegas, surdas, mudas, lunáticas e endemoniadas. Todo esse quadro é a  descrição das pessoas desse mundo. O mundo todo está doente e precisando de Jesus e do Seu amor, o mundo está precisando de nós! Quando saímos, estamos dando uma chance de salvação para essas pessoas. 
  2. A missão que Deus nos deu é muito grande, somos pequenos meninos com uma grande  missão: pregar o evangelho! O que torna essa palavra tão boa é o fato de ela nos trazer boas  novas; o Senhor nos chamou para falar disso pois essa é a necessidade de todo o mundo, e nós somos aqueles que têm as boas novas, as palavras da vida. Está conosco a chave para mudar a vida das pessoas: Deus nos deu as boas novas, que são o próprio Senhor Jesus. Ele está nas  ruas, nas encruzilhadas, buscando as pessoas cheias de dúvidas e sem esperança. Ele precisa  de adolescentes junto a si para fazer essa grande empreitada, essa grande missão de  salvar as pessoas! 

Ef 3:8 

  1. O que nós levamos para as pessoas? As insondáveis riquezas de Cristo! O que é um  livro? O que é o “Posso Orar por Você”? Um livro carrega as insondáveis riquezas de Cristo. Quando apresentamos um livro ou um JAV para uma pessoa, estamos dando a ela as  insondáveis riquezas de Cristo. Não é uma saída comum ou simples, estamos levando as  riquezas que o Senhor tem nos dado, não podemos guardar essas riquezas só para nós! 
  2. O Senhor quer nos usar, Ele quer usar a igreja toda, inclusive jovens e adolescentes. Se nós  nos dispormos a sair, o Senhor estará lá por trás de cada situação, falando com as pessoas à nossa frente. O que somos? Colportores. E além disso, somos rios da graça. Isso é  maravilhoso! Rios fluem, nunca ficam parados, saem da fonte e andam por todo lugar, alcançando  a todos e dando vida para as pessoas, e cada adolescente, cada um de nós é um rio da graça! 

Gn 2:10-14; Jo 7:38; At 3:1-10 

  1. Somos rios para alcançar as pessoas, e se nós não fizermos isso, qual é a nossa função? Não podemos ser um mar morto, devemos sair e levar a água da vida para as pessoas!  Se crermos, quando abrimos a boca e falamos, sai um rio fluindo de nós: o rio da água da vida!  Quando saímos para contatar pessoas, não precisamos ter medo, não devemos sair olhando  para nós mesmos, mas apoiado em uma pessoa, em um nome: o nome do Senhor Jesus! Esse  nome é poderoso! Então, quando saímos, não devemos olhar para nós mesmos, pois não temos  força, mas ao mencionar o nome de Jesus, Ele se torna o nosso escudo, nossa força, nossa arma, nossa armadura e nossa espada! E quando usamos, o mundo espiritual treme, pois não somos nós que estamos fazendo, mas sim o Senhor! É maravilhoso o que está  acontecendo em nosso meio, embora o diabo e as fraquezas existam, eles tremem diante do  Senhor!
  1. Há uma maneira de vencer as fraquezas, que muitas vezes duram até anos, como a pornografia, desobediência aos pais e drogas: passando a invocar o nome do Senhor com  realidade, toda manhã, todo dia e toda hora! Podemos também vencer o diabo e nossas  fraquezas por meio da imersão na palavra, imergir significa que vivemos dentro da palavra! Todo  dia, por meio da Bíblia e do Alimento Diário, temos uma palavra do Senhor para nós. Quem quer se libertar das fraquezas, experimente entrar na palavra, ao ler o Alimento Diário, transforme pequenas palavras e frases e as repita várias vezes, o rio da água da vida  começa a te abraçar e a palavra começa a operar a salvação em você! 
  2. Outra maneira de sermos salvos é estarmos sempre junto com os irmãos. Às vezes,  sozinhos, não conseguimos vencer todas as fraquezas que o inimigo coloca em nossa  mente e coração para nos enganar, mas quando nos juntamos com outros irmãos e irmãs,  isso é salvação! Temos que desenvolver o serviço de jovens e adolescentes na nossa localidade, pois precisamos uns dos outros, precisamos nos envolver, ajudar e não criticar. Uma  vez juntos, saindo orar juntos, logo essa pessoa em fraqueza é recuperada e salva. Basta estar  junto!
  1. Outro ponto importante: não podemos faltar às reuniões. As reuniões são maravilhosas, e  quando estamos presentes, podemos influenciá-las. Hoje, muitos adolescentes em nosso meio  estão “soltos”, liberando o espírito, fazendo imersão, falando a palavra de Deus, contando  experiências na reunião, está acontecendo a virada dos adolescentes! De repente, os pais e os  irmãos mais velhos olham e dizem: “é tudo o que eu queria!”. Isso acontece porque estamos  vivos, em contato com a palavra preocupados com as pessoas! Não é somente estar nas  reuniões, mas sim influenciar sua localidade, e assim ver o Senhor ficando alegre com  você! 
  2. Outro ponto importante para vencer as fraquezas e o inimigo: sair, se preocupar e orar pelas pessoas. Sabemos que existe tristeza e desânimo em muitos jovens e adolescentes, e é  sempre muito bom ir atrás de nossos amigos desanimados, mas é muito melhor chamá-los para  sair às ruas e orar pelas pessoas. Mesmo com a timidez, as pessoas podem aceitar oração, pois  todos têm necessidades e sabem que o fato de um jovem sair de casa para orar por alguém só  pode vir de Deus! Não existem jovens nessa terra com essa preocupação, só mesmo nós que  estamos aqui! Logo, essa pessoa que recebeu a oração é tocada pelo Senhor e fica pensando no que aconteceu, e assim trazemos os jovens desanimados de volta! As  fraquezas são anuladas quando estamos em coletividade! Quando algum de nós está “para  baixo”, em tristeza, sabemos como resolver isso. 
  3. Nós estamos aqui não somente com a missão de salvar as pessoas lá fora, mas também precisamos salvar as pessoas que estão dentro da nossa casa, que participam do nosso convívio. Não podemos esquecer de orar pelas pessoas que estão do nosso lado. Não  devemos criticar: tenhamos misericórdia, oremos e levemos essas pessoas a tocarem novamente  no Senhor e, de repente, elas poderão ser salvas e o Senhor se agradará muito de termos  resgatado essas pessoas! Louvado seja o Senhor! 
  4. Falamos muito de super-heróis, admiramos cada um deles como, por exemplo. o Thor e a  Miss Marvel. Mas o Thor não é nada diante de um “colporthor”! A Miss Marvel não é nada perto  da “miss-ionária”! Nós somos “colporthores” e “miss-ionárias”! Deus não pode contar com outra  geração senão com esta! 
  5. Tem muitas coisas nas mãos dos adolescentes, como o futuro da igreja, que depende das  obras dessa geração. Não somente o futuro está com eles, como também o presente! Por mais que hoje crianças e adolescentes sejam o futuro da igreja, o Senhor com seu Espírito sete  vezes intensificado quer fazer uma obra forte e não vai esperar que os adolescentes atinjam 20  anos. Ele está empoderando cada um hoje, no presente, para mudar o ambiente onde estão  e mudar esta era! 
  1. Pais, observem o que está acontecendo: muitos adolescentes que, antes, sofriam de tristeza,  ansiedade e depressão estão sendo salvos pela direção da palavra que está sendo direcionada  a eles. Irmãos mais velhos, sem dúvida, têm utilidade e nunca deixarão de ter por  possuírem a sabedoria, mas nos jovens e adolescentes está a força! Cabe aos pais  entenderem e apoiarem isso, perceberem as mudanças que têm ocorrido na vida dos  adolescentes que estão ao redor. Liberem seus adolescentes, encorajem, leve-os a sair e pregar o evangelho, a orar e contatar pessoas, e isso será muito bom para eles! O filho que nós queremos, talvez chegue através de uma saída para pregação do evangelho! Eles  estão contatando o Senhor e O tocando na palavra! 

21. Ao voltar para casa, voltaremos às atividades normais: estudo, trabalho e viver familiar, tudo  isso é um mero disfarce. Lembrem-se que a nossa verdadeira missão é salvar as pessoas,  pregar o evangelho e orar por suas vidas, como um rio que flui por quatro direções. Esse  é o verdadeiro sentido da nossa vida: receber o Senhor e levá-Lo para as outras pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *