CONFERENCIA INTERNACIONAL – Mens. 10: Lázaro, vem para fora!

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na Conferência Internacional, transmitida pelo Instituto Vida para Todos, diretamente do Auditório Pérola em Sumaré-SP, em 14/02/2024. Texto não revisado pelo autor.

Encorajamos você a assistir a mensagem completa no canal do IVPT no Youtube

 

 

  1. Em João 10, Jesus apresenta-se como o Bom Pastor, e Sua intenção é retirar as ovelhas do aprisco da lei, a qual serviu de aio para conduzir o povo de Israel até Ele. Quando Cristo, o Bom Pastor, chega, é a hora de as ovelhas que estavam no aprisco recebê-Lo, ouvindo Sua voz que as conduz para as pastagens.

Jo 10:27-30, 40-42

  1. Jesus veio para os Seus, mas os Seus não O receberam. Os líderes judeus e o povo em geral não conseguiram entender o que Jesus falava e O perseguiram, mesmo depois que Ele fez muitos milagres. Jesus deixou claro que fez de tudo para que os líderes judeus O reconhecessem como o enviado de Deus que tiraria as ovelhas do aprisco. Mas isso não ocorreu.
  1. O falar de Jesus era direcionado para as ovelhas que ouviam Sua voz (v. 27) e conheciam que Ele era o verdadeiro Pastor que veio dar a vida por elas. A partir desse momento, depois da Festa de Dedicação, os líderes judeus procuravam outra vez prendê-Lo, e ele novamente se retirou e foi para o outro lado do Jordão. Essa retirada foi muito significativa porque representava que Ele fez de tudo para que os judeus recebessem a Sua missão como o profeta enviado por Deus. Além do Jordão, muitos foram até Ele e creram Nele (vs. 41-42).

Jo 11:1-2; 1:28; Mt 9:10-13; 9:35-36

  1. A partir do capítulo 11, Jesus procura as ovelhas que querem recebê-Lo para ter a vida eterna. Vemos a história de Lázaro que estava enfermo em Betânia. Betânia aqui é diferente de Betânia em João 1:28, que ficava a leste de Jordão, onde João Batista batizava e para onde Jesus se retirou assim que saiu do templo em João 10:40. Betânia, em João 11:1, é uma aldeia a oeste de Jordão, situada no monte das Oliveiras, a cerca de 3 km de Jerusalém.
  1. Betânia significa casa de miséria, casa dos pobres, casa da aflição ou casa dos figos. Possivelmente isso indica que, uma vez que Jesus não teve acolhida entre os líderes judeus, nem foi bem-recebido em Jerusalém, retirou-se deles para buscar os pobres, os miseráveis, os aflitos, como o paralítico em 5:5-9 e o cego de nascença em 9:6-7, ambos os casos usados para a perseguição por parte dos líderes judeus. Nenhum de nós tem nada do que se orgulhar; somos apenas “um pecador que graça ganhou!” (Hino 174).
  1. Jesus tinha coração de misericórdia, de compadecimento (Mt 9:35-36). O evangelho do reino veio para colocar todas as coisas em ordem, para encabeçar-nos. A casa da aflição vem daí. As multidões estavam aflitas. Quando saímos para pregar o evangelho, encontramos pessoas aflitas e exaustas, que estavam para tirar a vida, cansadas de tanto sofrer. Não somos dos que estão em casas confortáveis sem se preocupar com as pessoas. Por isso, saímos para pregar o evangelho, com coração que se compadece das pessoas, sentimentos que vem das nossas entranhas (splagchnon). Busquemos aprender a tomar as dores das pessoas, saber pelo que estão passando.
  1. Em Betânia havia uma família de três irmãos: Lázaro, Marta e Maria, que representam a vida da igreja. O Senhor foi rejeitado pelos judeus e agora queria encontrar Seu rebanho: pessoas aflitas e exaustas, mas que O amavam. Essa Maria, cujo irmão estava enfermo, era a mesma que ungiu com bálsamo o Senhor e Lhe enxugou os pés com os cabelos.

Mc 14:3-9

  1. Os discípulos ficaram indignados porque a mulher quebrou um vidro de perfume precocíssimo e o derramou sobre a cabeça do Senhor; acharam desperdício. O nosso amor e o que fazemos pelo Senhor nunca é desperdício. Na verdade, tudo o que fazemos não é suficiente para agradecer-Lhe pelo que fez por nós. O perfume custava 300 denários, o que representa o salário anual, já que um denário era um bom pagamento para um dia de trabalho.
  1. Precisamos pregar o evangelho a fim de ganhar pessoas que tenham tal amor de desperdiçar seu tempo e energia pelo Senhor. Se você é assim, vai gerar pessoas iguais a você. Se é indiferente, vai gerar pessoas assim. Precisamos gerar mais “Marias”, que amam o Senhor e consagram a Ele a melhor parte. Derramar o bálsamo não é desperdício. O Senhor nos tirou do túmulo, do cativeiro, e agora, como Maria, temos de Lhe dar o melhor que temos. 

Jo 12:1-3; 1 Co 11:7, 15

  1. Essa mulher, não só ungiu a cabeça de Jesus, como também, com os cabelos, Lhe enxugou os pés. Normalmente, toda mulher valoriza os cabelos, pois são a sua glória; são a melhor parte. Essa mulher se humilhou aos pés de Jesus e usou a sua melhor parte, os cabelos. Você, mulher, seria capaz de fazer isso? Rebaixar-se a tal ponto e enxugar os pés de um homem usando os cabelos? Muitos, no carnaval, foram para a praia. Nós estamos aqui desfrutando do Senhor na conferência. Alguns poderão dizer: “Que desperdício!”, mas nós escolhemos a melhor parte. 

Jo 11:3-10

  1. Jesus ama os Seus (v. 5). Mas, mesmo tendo ouvido que Lázaro estava doente, não foi para Betânia; antes, demorou ainda dois dias no lugar onde que estava. .Ele sabia que a ressureição seria para a glória de Deus Ela impactou a região da Judeia. Depois desse fato, muitos creram no Senhor Jesus.
  1. Jesus estava além do Jordão e Lázaro estava em Betânia, perto de Jerusalém. Para chegar a Betânia, Ele levaria alguns dias. No momento que decidiu ir para a Judéia, disse aos discípulos que Lázaro havia morrido (v. 11).

Jo 10:17-18

  1. Os discípulos alertaram a Jesus que, durante a Festa da Dedicação, os judeus queriam apedrejá-Lo (Jo 10:31). Como o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas, Ele teria de morrer para realizar a redenção e ressuscitar para, como o Espírito, dar vida ao homem. Embora soubesse que os judeus tramavam tirar-Lhe a vida, Ele sabia que seria na hora que Deus determinasse. Por outro lado, deixou claro que ninguém Lhe tiraria a vida, senão que Ele a daria espontaneamente (Jo 10:17-18). Jesus é a luz do mundo (Jo 8:12), enquanto estivesse na terra era dia; quando morresse seria noite. Assim, se os discípulos confiassem na Sua palavra e O seguissem para a Judeia, não tropeçariam porque estariam com a luz do mundo.

Jo 11:12-13; 1 Ts 4:13-18

  1. Lázaro morreu, e isso era motivo de tristeza. Paulo esclareceu aos tessalonicenses que não precisavam ficar tristes pelos que dormem, como os que não têm esperança. Se algum ente querido creu em Jesus e morreu, ele apenas dorme. Quanto a nós, os que cremos em Jesus, quando nosso corpo físico morre, nosso ser não termina; apenas dormimos. Após a morte, iremos para o Hades, para a seção de descanso (o paraíso), onde está Abraão, e não para a seção de tormentos, para onde vão os incrédulos. Por isso, devemos pregar para o máximo possível de pessoas a fim de salvá-las de ir para a seção de tormentos.

Jo 11:15, 17-26; 1 Co 15:54-57

  1. Jesus e os discípulos estavam longe quando Lázaro morreu, e o Senhor se alegrou porque essa experiência de ressurreição os levaria a crer Nele. Quando chegaram a Betânia, Lázaro já estava sepultado havia 4 dias. Muitos judeus também foram ali para consolar Marta e Maria. Marta saiu ao encontro de Jesus e O culpou por ter chegado atrasado, pois, depois de 4 dias sepultado, já cheirava mal (v. 39), e não restava esperança de reavê-lo.
  1. A resposta de Marta ao Senhor (Jo 11:24) mostra-nos que, em vez de crer na palavra do Senhor Jesus, ainda somos doutrinários e gostamos de recitar versículos para mostrar que temos conhecimento bíblico. Jesus é a própria ressurreição! É como se Ele dissesse: “Não é que Eu apenas tenha a capacidade de ressuscitar, mas Eu sou a ressureição, sou a própria vida”. A ressurreição já venceu a morte.
  1. Assim que nosso corpo para de funcionar, já começará a se decompor, pois é corruptível. Mas, quando o Senhor voltar, teremos um corpo revestido de incorruptibilidade. Esse é o nosso futuro. As nações que forem consideradas ovelhas (e não cabritos, conforme Mt 25:31-33), tanto no milênio como na Nova Jerusalém, serão seres humanos, viverão com corpo humano físico. Mas os que cremos no Senhor, trocaremos nosso corpo corruptível por um corpo imortal. Será como o corpo em que o Senhor Jesus apareceu após a ressurreição. Não era mais matéria, um corpo físico, mas ao mesmo tempo os discípulos podiam apalpá-lo (Jo 20:26- 31).
  1. Na volta do Senhor, todos teremos o corpo transfigurado. Nosso corpo então não precisará de meios de transporte, pois vamos nos deslocar como o Senhor depois da ressurreição. A morte tem vitória enquanto a vida humana continua (v. 55). Com seu aguilhão, o pecado, ela nos deu uma espetada, e o pecado entrou em nós. O pecado contaminou o homem, e todos morrem. Mas a ressurreição venceu a morte.

Jo 11:27-31; Ef 1:19; 1 Ts 2:13

  1. Marta cria que Jesus era o Cristo, o Filho de Deus que viria ao mundo, mas não que Jesus poderia ressuscitar Lázaro. Precisamos crer na palavra, ainda que seja impossível aos nossos olhos. A palavra tem poder. Deus tem poder, e para Ele não há impossíveis. O poder de Deus é supremamente grande. Hoje, na época da igreja, Deus quer atuar com seu poder em nossa vida.
  1. Podemos acionar esse poder crendo. Os nossos adolescentes o estão acionando. Quando saem às ruas, na sua simplicidade, eles creem, por isso, vemos os muitos milagres. A palavra opera eficazmente nos que creem. Daqui em diante, vamos acionar o poder de Deus.

Jo 11:32-35; Hb 4:15

  1. Jesus sabia que em breve, pelo poder de Deus, Lázaro seria ressuscitado. Então, por que chorou? Jesus se compadecia das multidões aflitas e exaustas (Mt 9:36), por isso se compadeceu de Marta e Maria e das pessoas ali. Jesus se compadece da nossa situação. Como homem, Ele foi tentado à nossa semelhança. Ele conhece as nossas fraquezas.

Jo 11:36-43; Ef 2:1-2, 4, 6

  1. Como Lázaro voltaria à vida se o seu corpo já se decompunha (v. 39)? O poder de Deus é muito acima do que podemos imaginar. Por isso, não creiamos na nossa lógica, não queiramos fazer a obra de Deus mediante a sabedoria humana. Precisamos da palavra que tem o poder de Deus, crer nela com simplicidade, obedecer-lhe e praticá-la. Se continuarmos nesse caminho, vamos trazer o Senhor de volta.
  1. Se crermos, veremos a glória de Deus (v. 40). O que o Senhor fez até agora no nosso meio é só o começo. Veremos muito mais. Estávamos mortos nos delitos e pecados. Se é difícil acreditar que Jesus poderia ressuscitar alguém que morreu há quatro dias, imagine nós que estávamos mortos há muito mais tempo! Éramos controlados pela autoridade das trevas, mortos e escravizados sem nenhuma liberdade.
  1. Um dia Jesus nos disse: “Vem para fora!”. Então saímos da esfera da morte e nunca mais estaremos sob a escravidão da morte e do pecado, dos principados e das potestades. O Senhor Jesus nos deu vida, e fomos salvos. Fomos ressuscitados juntamente com Cristo e Nele assentados nos lugares celestiais. Não só fomos ressuscitados, mas levados para o céu. Será que vemos essa realidade?

Ef 4:8-12

  1. Por que Deus nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais? Porque quer usar-nos para edificar a igreja. Isso é agenda positiva! O Senhor quer desatar as nossas ataduras, tirar tudo o que nos amarra e impede de fazer a Sua obra. Ele nos capacitará para fazer a obra de Deus. Quando desceu até as regiões inferiores da terra, Jesus foi até lá para nos buscar. Estávamos lá com Lázaro, mortos em delitos e pecados. Como o Senhor vai encher todas as coisas (v. 10)? Ele vai usar cada um de nós. Ele nos libertou da morte, mandou tirar as nossas ataduras. Antes éramos cativos e agora Ele nos levou às alturas e de lá concedeu dons aos homens. Ele concedeu a você e a mim para edificar a igreja.

Ef 2:10

  1. A palavra feitura em grego é poíema, mas também significa mão de obra especializada para a edificação da casa de Deus. Deus nos ressuscitou e colocou nos lugares celestiais. Ele nos preparou e está nos preparando para as boas obras, que é a edificação da igreja. Tudo o que aconteceu em nossa vida é a preparação do Senhor para este momento. Deus quer usar-nos para edificar a igreja.

Jo 11:45-46

  1. Jesus deixou os líderes judeus, que não queriam crer Nele de forma alguma, apartou-se deles para procurar Suas ovelhas. A partir de então, ganhou um grupo de pessoas que O amam, creem na Sua palavra, creem que Ele é o enviado de Deus, que faz a obra de Deus até a consumação do século. Você e eu vamos participar disso!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *