CONFERÊNCIA INTERNACIONAL – Mens. 9: As Minhas Ovelhas Ouvem a Minha Voz e Me Seguem

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na Conferência Internacional, transmitida pelo Instituto Vida para Todos, diretamente do Auditório Pérola em Sumaré – SP, em 13/02/2024. Texto não revisado pelo autor

Encorajamos você a assistir a mensagem completa no canal do IVPT no Youtube

 

 

Jo 10:19-21; Rm 8:5-8

  1. O Senhor Jesus disse ser a porta das ovelhas e o bom pastor, aquele que dá a vida pelas ovelhas, pois as conhece e elas O conhecem. Os judeus que escutavam tais palavras não conseguiam compreender o que Jesus falava. Eles eram pessoas carnais e seus pensamentos se inclinavam para a carne, pois não conseguiam entender as coisas do Espírito. Não importa se você tenta ser bom, se estiver na esfera da carne, seus pensamentos são carnais e o resultado não será bom, não agradará a Deus.

Ef 6:17

  1. Toda armadura descrita em Efésios, capítulo 6, tem apenas uma arma ofensiva, a espada do Espírito que é a Palavra sã de Deus. Não há outra maneira de lutar contra Satanás e ajudar as pessoas que estão sob o domínio do reino das trevas, que foram envenenados pela árvore do conhecimento do bem e do mal e andam na carne, na esfera natural, senão pela espada do Espírito.

1 Co 2:1-5

  1. Não surte efeito usar uma linguagem refinada e de sabedoria humana, pois dessa maneira não conseguirá vencer os que andam na carne. Não adianta utilizar recursos humanos ou ferramentas humanas para lutar por Deus. Se usarmos como arma a sabedoria humana e persuasão de linguagem, não obteremos o resultado correto. A palavra tem de produzir a fé no poder de Deus. 

2 Co 4:1-4

  1. Para levar a cabo seu ministério, Paulo não usava ostentação de linguagem ou de sabedoria humana, mas recomendava a consciência de todo homem na presença de Deus pela manifestação da verdade. Quando ele abria Sua boca, a verdade era manifesta. Aqui existe uma luta. Jesus estava tentando fazer com que os líderes judeus entendessem Suas palavras e que estas vinham da parte de Deus. Sua intenção era oferecer a vida eterna aos homens. Nessa luta, o deus desse século havia cegado o entendimento daqueles que estavam com Jesus.

2 Co 10:2-4

  1. O que são as fortalezas? A palavra “fortaleza” é traduzida do grego ochuroma que significa castelo de argumentos e raciocínios para fortalecer uma opinião. Todo homem natural tem uma opinião e constrói um castelo com argumentos e raciocínios para dar apoio e suporte a sua opinião. As armas da milícia de Paulo são poderosas em Deus para destruir o castelo, os raciocínios que dão suporte à opinião natural. Sofismas aqui é traduzido do grego “logismos” que significa a lógica humana, razão e pensamentos. Nós construímos um castelo usando argumentos e raciocínios para sustentar nossa opinião. Em segundo lugar, temos sofismas, lógica humana e pensamento como fortaleza. Assim, ninguém mais consegue atingir-nos.
  1. As brigas entre marido e esposa geralmente começam com algo insignificante. O marido chega em casa, a esposa está na cozinha e este não a cumprimenta. Isso pode ser o suficiente para fazer a “casa cair”. O marido pode argumentar: “Chego em casa cansado e você não vem me recepcionar?”. A esposa pode contra-argumentar: “Estou ocupada fazendo o jantar, cuidando das crianças e limpando a sujeira do cachorro”. A partir daí, não tem mais fim. O marido pensa: “Essa minha mulher não tem jeito. Como pode fazer isso comigo?”. A partir disso começamos a construir um castelo de razão e argumentos. Quando os dois castelos, do marido e da esposa, estiverem bem altos, um não enxergará mais o outro e passarão a ver apenas suas razões.

2 Co 10:5

  1. Imagine como é esse cenário na vida da igreja, quando os irmãos estão servindo cada um em seu castelo. Satanás dá risada, pois Cristo não consegue reinar mais nessas condições. Por isso, nossas armas são poderosas em Deus para destruir fortalezas e anular sofismas, cada razão, argumento, lógica e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus. Altivez aqui é traduzido do grego “hupsoma” uma estrutura elevada para proteção. Quando os militares fazem guerra, a fim de proteger uma posição estratégica, levanta-se algo elevado. Certamente, você tem alguma coisa elevada para proteger seu ego. Todos protegem seu ego e se escondem por trás de uma estrutura elevada. Ninguém quer ser ferido em seu orgulho próprio. Deus quer derrubar isso. 
  1. Seu pensamento estava dentro dessa fortaleza. Você era uma presa, um cativo de seus argumentos e razões. Agora, a Palavra de Deus é poderosa e chega para derrubar esse castelo, a estrutura elevada que protege seu ego e vai cativar seu pensamento à obediência de Cristo. Uma vez que você obedece a Cristo, não há mais problema, o ego está na cruz e os argumentos e razões são destruídos. Nesse momento, o marido e a mulher se reconciliam. Os irmãos que tiveram problema enquanto serviam ao Senhor se reconciliam, pois todos levaram seus pensamentos cativos à obediência de Cristo.

2 Co 10:6

  1. Quando nós obedecermos totalmente a Cristo, enchendo-nos pela imersão da palavra, derrubamos todo o castelo que protege nosso ego. Assim, Cristo encabeçará Sua igreja e Deus irá punir toda desobediência, uma vez completa nossa submissão.

Gn 3:4-5

  1. Por que Satanás tem tanta fortaleza em nós? Porque ele tem bastante terreno em nós para lutar contra Jesus. O Senhor queria salvar e dar a vida eterna àquele povo, mas só encontrou fortalezas, resistências e castelos. Em Gênesis capítulo 3, a serpente enganou Eva com sua astúcia, convencendo-a a desejar obter a mesma capacidade de Deus. Ela falou para Eva: “Deus não quer que você coma do fruto porque será como Ele, você terá uma capacidade que Deus possui”. Quem não quer isso? Ser conhecedor do bem e do mal? Ser conhecedor do bem e do mal é uma falsa capacidade.

Gn 3:6-7; 2 Co 11:3; 1 Co 2:14

  1. Abrir os olhos não é uma coisa boa, pois são os olhos da razão, do ego e do argumento. Os olhos abertos fazem um grande estrago. Jesus queria curar os judeus de sua cegueira, mas eles achavam que já estavam vendo. O veneno entrou quando ambos, Adão e Eva, comeram da árvore do bem e do mal. O veneno do diabo corrompeu a mente do homem e o apartou da simplicidade e pureza devidas a Cristo. Cristo veio à terra para trazer palavras de vida aos judeus, mas esses estavam com a mente corrompida, não tinham mais simplicidade e pureza para ouvirem Sua palavra. Hoje você está conseguindo ouvir?
  1. Essa introdução é para mostrar que, no meio dessas discussões entre o Senhor Jesus e os judeus, havia uma luta de reinos. Os judeus não conseguiam aceitar as palavras do Senhor, como se Ele estivesse falando uma língua diferente. Jesus veio para dar vida ao homem e essa vida eterna levaria o homem ao reino de Deus. Não foi isso que Jesus falou para Nicodemos? “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus; quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. Veja: a questão toda é uma luta de reinos. Por que os judeus não conseguiam ver? Porque o Deus desse século lhes cegou os olhos. Ele não queria deixar que os judeus saíssem do império das trevas.

Jo 10:22

  1. A Festa da Dedicação não fazia parte das sete festas que apresentei nas mensagens anteriores. Nota de rodapé da versão restauração sobre essa festa: “Antíoco Epifânio, rei da Síria, invadiu Jerusalém e pilhou o templo. Além disso, em 25 de dezembro de 168 a.C., ele sacrificou uma porca no altar e erigiu uma imagem dentro do templo, profanando-o. Três anos mais tarde, em 165 a.C., Judas Macabeu, valente de Judá, purificou e restaurou o altar e o templo. Ele estabeleceu o dia 25 de dezembro, dia em que o altar e o templo haviam sido profanados, como o início de uma festa sagrada que teriam oito dias consecutivos de regozijo para celebrar a façanha da purificação e restauração do altar e do templo. Essa festa sagrada é a Festa da Dedicação mencionada aqui”.

Jo 10:23-25; At 3:11; 5:12

  1. O que é esse Pórtico de Salomão? Era um lugar onde os irmãos dos primeiros tempos costumavam reunir-se. O Pórtico é a estrutura de sustentação de uma determinada cobertura. O Pórtico de Salomão era um espaço coberto na entrada do templo semelhante ao “foyer” do auditório Pérola. Era como se o auditório fosse o templo e o “foyer” representasse o Pórtico. Não eram todas as pessoas que podiam entrar no templo, apenas os sacerdotes que lá serviam. O povo ficava do lado de fora, no saguão. Jesus frequentava aquele espaço e os irmãos da igreja primitiva reuniam-se ali.
  1. Foi nesse espaço que os judeus rodearam Jesus e perguntaram se Ele realmente era o Cristo, mesmo depois do Senhor ter anunciado por tantas vezes. Contudo, eles não conseguiam acreditar. Tudo o que o Senhor fazia era as obras do Pai e essas obras davam testemunho de que Ele era o enviado de Deus. Por outro lado, Jesus não usurpou a autoria das obras, mas as atribuía ao Pai. Seja fazer o cego ver ou curar o paralítico enfermo há 38 anos, todas as obras eram feitas pelo Pai por meio de Jesus. Por isso, eles deveriam crer que Jesus era o enviado de Deus.

Jo 10:26-27

  1. Neste versículo acontece uma virada que não é percebida à primeira vista. Jesus veio primeiro aos judeus e lhes deu prioridade, a fim de que recebessem a vida eterna. Eles continuavam não crendo mesmo diante de todos os sinais. Por isso, o Senhor não os reconhecia como Suas ovelhas. Nesse momento, Ele praticamente desligou-se deles. Como saber quais são as ovelhas do Senhor? São aquelas que amam a palavra, tem apreço por ela, dormem ouvindo-a, acordam ouvindo-a e fazem transcrição.
  1.   As ovelhas do Senhor ouvem Sua voz, O seguem e Ele as conhece. Quem segue o Senhor? Quem pratica a palavra. A partir de agora, após a rejeição repetitiva dos judeus, o Senhor foi procurar Suas ovelhas.

Jo 10:27-30; 6:44-45; Dt 6:6-7

  1. Que segurança, pois o Senhor disse: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”. Nós estamos na mão de Jesus, na mão do Pai e ninguém pode nos arrebatar, pois o Pai e o Filho são um. Quem são esses que seguem? São os que amam a palavra, conhecem a voz do Senhor, fazem a imersão e inculcam a palavra no coração. Esses são aqueles que o Pai concedeu ao Filho, que o Pai trouxe para Jesus cuidar. Como as ovelhas são ensinadas por Deus? Inculcando a palavra no coração.
  1. Realmente é uma luta de reinos. Como o Senhor nos liberta do reino de Satanás? Quando confessamos que somos cegos ou um paralítico de 38 anos e queremos ser curados. O Senhor nos cura e, mesmo que sejamos rejeitados, o Senhor nos traz para Seu rebanho. 

Jo 6:65; Jo 17:6-24

  1. Ninguém chega até Jesus se o Pai não determinar. Se você está aqui seguindo a Jesus é porque o Pai concedeu você para o Filho. Você faz parte desses homens que o Pai concedeu ao Filho, daqueles que têm guardado e amado a palavra, feito imersão e inculcado a palavra no coração. Toda a palavra profética que recebemos vem do Pai. Jesus não rogou pelo mundo, mas rogou por nós. O desejo do Senhor é que nós, aqueles que Ele separou, sejam um, que não haja divisão entre nós, ciúmes ou inveja. Ele deseja que haja amor e que sejamos um.
  1. O mundo odeia você? Nosso Senhor não é do mundo e nós também não somos. O mundo odiou a Jesus e também nos odeia. Não ame o mundo, nem as coisas que há no mundo. O Senhor santificou-Se para que nós também fôssemos santificados na verdade. A verdade nos santifica. Veja quanto cuidado o Senhor tem por esses, por quem orou tanto tempo. Aparentemente, parece que esses a quem Jesus se refere são apenas os onze discípulos, mas nós também fomos incluídos aqui.

Jo 10:31-36

  1. Jesus estava dando todas as oportunidades para que os judeus recebessem Sua palavra, a vida eterna, saíssem do reino de Satanás e entrassem para o reino de Deus. Contudo, eles eram controlados pelo diabo, pois a fonte deles era a árvore do conhecimento do bem e do mal. Será que os fariseus, aqueles que dizem ser especialistas nas Escrituras, não sabiam que, quando Cristo viesse, Ele seria o Filho de Deus, o Filho do Altíssimo?

Is 9:6-7; Is 7:14; Mt 1:23; Lc 1:26-33

  1. Vocês conseguem perceber que esse versículo fala que nos nasceu o menino de uma virgem, o Filho do Altíssimo? Que imediatamente esse versículo remete ao governo? O problema está no governo. Jesus veio à terra trazendo o evangelho aos judeus, a fim de conduzi-los ao reino de Deus. Contudo, eles eram governados por Satanás, o pai da mentira, pois ainda eram governados pela árvore do conhecimento do bem e do mal, do certo ou errado. Seus olhos foram cegados pelo deus desse século.
  1. Realmente é uma luta de reinos, mas Jesus não sairá derrotado dessa guerra, pois achará Seu povo e estabelecerá Seu reino. Deus vai fazer isto, mesmo diante de toda resistência que Satanás tenha provocado entre os judeus. Deus está cumprindo isso em nossos dias. Jesus veio para assumir esse reino e o diabo estava criando resistência por meio dos judeus. Quem vencerá essa luta?

Sl 82:8; Gn 2:7; Ec 3:11

  1. Em Gênesis capítulo 2, versículo 7, relata que Deus fez o homem do pó da terra, soprou- lhe o fôlego de vida nas narinas e o homem passou a ser alma vivente. O homem na verdade foi crido pelo sopro do Deus eterno, que está na dimensão da eternidade. Nesse sentido, nós somos deuses, porque tanto nosso espírito, como nossa alma são eternos e vieram do sopro do Deus eterno. Nós temos algo eterno em nosso espírito e em nossa alma. No entanto, ainda faltava Deus gerar o próprio Filho dentro de nosso espírito. Jesus disse isso para Nicodemos: “Importa-te nascer do alto”. O seu espírito foi criado pelo Deus eterno, mas agora precisa crer em Jesus para receber a vida eterna, a fim de nascer do alto. Por um lado, somos deuses, mas por outro, nós precisamos receber a vida de Deus para ser Seus filhos.

Ec 12:7; Jo 3:3-8; Sl 2:6-9

  1. O homem foi criado como um deus, mas faltava receber a vida de Deus no novo nascimento. É necessário o homem nascer do Espírito, a fim de ser governado pelo Espírito. Como Jesus vai estabelecer Seu reino e governo aqui na terra? Fazendo você nascer do Espírito. Deus criou você como um deus, pelo sopro do Deus eterno, mas falta um passo, entrar no reino de Deus. E como entrar no reino de Deus? Precisa nascer de novo ao crer em Jesus. Quando nasceu do alto, você creu em Jesus e nasceu do Espírito.
  1. Nesse momento, talvez você não tenha percebido que a partir de agora faz parte do reino de Deus. O que significa fazer parte do reino de Deus? É ser governado pelo reino de Deus. Quem é nascido do Espírito não é mais “dono de seu nariz”, não obedece mais à árvore do conhecimento do bem e do mal, não anda mais na carne. Quem é nascido do Espírito anda segundo o Espírito e está em outro governo, outro reino. A vontade de Deus é estabelecer Cristo como rei, o verdadeiro rei de Judá, da casa de Davi. Seu reino será para todo sempre!

Is 9:6-7

  1. Gostaria de enfatizar o reino e o governo no livro de Isaías. “Porque um menino nos nasceu”. Por que o menino nasceu de uma virgem? “Um filho se nos deu”. Por que Deus nos deu o Filho do Altíssimo? “O governo está sobre seus ombros”. A vinda de Jesus é para que Ele carregue um governo. Deus deseja pôr nos ombros de Jesus o governo de Seu reino. “Seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”. Quem é maravilhoso? Nosso Deus, o Senhor Jesus é maravilhoso. Em nosso meio, Ele só fez coisas maravilhosas. Quem é o conselheiro de Deus? Só Deus pode aconselhar a si mesmo. “Deus Forte”. Por um lado, Ele é um menino, mas por outro é Deus Forte. Por um lado, Ele é um Filho, mas por outro lado, o Pai da eternidade e o Príncipe da Paz. Quando o Senhor governar, haverá justiça, juízo e o resultado será paz.
  1. Estamos trabalhando para que Cristo possa assumir Seu governo, e este aumente em cada membro de Seu Corpo, em cada um de nós, por meio da imersão e de inculcar a palavra no coração. Cristo está enchendo cada vazio de nosso ser com a realidade de Deus. Ele está, de fato, nos encabeçando. Seu governo aumenta em nós quando estamos nas ruas, quando pregamos o evangelho do reino e ganhamos mais pessoas para Ele. O juízo e a justiça do Senhor serão estabelecidos para sempre. Quem vai fazer isso? O zelo do Senhor dos exércitos. É melhor você vir para o time vencedor, onde está o zelo do Senhor.

Jo 10:38-42; 14:6-10

  1. Os judeus não imaginavam que o Senhor Jesus e o Pai eram um. Quem estava falando com eles era Jesus, mas também era o próprio Pai. Onde é o lugar além do Jordão mencionado no versículo 40? Já havíamos lido que Jesus se retirou para outro lugar chamado Betânia, não a que está perto de Jerusalém, mas a que fica ao lado leste do rio Jordão, onde João batizava. Jesus deixou o templo e dirigiu-se para o lado leste do Jordão indicando um rompimento com a liderança judaica.
  1. Jesus estava falando com os judeus no Pórtico de Salomão, mas retirou-se para o outro lado do Jordão. Sabe o que isso significa espiritualmente? Jesus rompeu com os líderes judeus. Ele havia feito tudo, humilhou-se, insistiu, repetiu, mas eles insistiam em sua cegueira, pois eram guiados pelo deus desse mundo. Para quem Jesus foi? Para aqueles que querem recebê-Lo, Suas ovelhas. “E muitos ali creram Nele”.
  1. A partir do capítulo 11 e 12 do evangelho de João, não vemos mais Jesus discutindo com os judeus, mas O vemos em um ambiente familiar que O ama, das pessoas que tinham apreço por Sua Palavra. Ele mudou de rumo e foi buscar Suas ovelhas. Espero que sejamos esses que o Pai trouxe para o Filho cuidar, Suas ovelhas, aqueles que ouvem Sua voz e O seguem, pois conhecem Seu pastor. Nós queremos seguir esse pastor até o final de nossa vida, até fazê-lo rei. Nós estamos trabalhando para aumentar Seu governo. Que o reinado de Cristo comece aqui e não tenha fim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *