Embaixador de Cristo e cooperador de Deus – Miguel Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM RIBEIRÃO PRETO – 07-08/03/2020

Notas da palavra ministrada pelo irmão Miguel Ma na tarde de 07/03/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 21 – Embaixador de Cristo e cooperador de Deus
Leitura Bíblica: 2 Co 5:20; 6:1

 

Na Conferência internacional nós tocamos no assunto dos ministros da nova aliança. Vimos que não conseguimos separar o ministro do ministério da nova aliança, pois para que o ministério da nova aliança se manifeste, há a necessidade do ministro.

O ministério da nova aliança não é a obra do ministro da nova aliança, mas o viver do ministro da nova aliança. Se fosse meramente uma obra, seria apenas exterior, mas isso vem de uma realidade interior. A mensagem que veremos hoje liga a pessoa do ministro da nova aliança à comissão que Deus nos deu hoje. Estamos vivendo os tempos finais e neles nós necessitamos do ministério da nova aliança, pois ele é um ministério que dá vida e é isso que as pessoas necessitam.

Veremos de 2 Co 5:18 até 2 Co 6:2. Aqui nos é mencionado que somos embaixadores em nome de Cristo. precisamos perceber o que somos. Amados irmãos e amadas irmãs, conhecendo o ministério da nova aliança e conhecendo também a realidade do que é ser um ministro da nova aliança e sabendo que esta é a porção que deus nos deu, vamos realmente mudar a nossa vida.

Satanás sempre trata de nos sufocar e anular. Ele trata de fazer com que sejamos servos inúteis. Esta é a ação do inimigo, mas precisamos ver o valor que cada um de nós tem para Deus. Se tivermos tal visão e tocarmos tal realidade, Satanás não levará vantagem sobre nós. Ele pode tentar, mas seremos como uma bola cheia de ar, que não pode ser segurada embaixo d´água. Precisamos ser pessoas cheias do pneuma, cheias do Espírito. Quando querem nos segurar no fundo da água, subimos com força. Meu desejo é que vejamos isso.

Somos embaixadores em nome de Cristo. o que é ser um embaixador? Quando falamos disso, estamos tratando de uma questão de reino, de governo. Se somos embaixadores em nome de Cristo é porque existe um reino especial e Deus precisa de embaixadores. Um embaixador representa o País, representa o governo e a autoridade daquele País. Precisamos ver o que está implícito neste versículo.

Primeiramente, precisamos ver que que a mais elevada autoridade deste universo é Deus e que esta autoridade foi dada a Cristo.

Mt 28:18-19 Antes do ide tem esta afirmação: toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Existe alguém que tem autoridade. A mais alta autoridade é que está nos ordenando ide.

1 Tm 6:15 Este que recebeu a mais alta autoridade de Deus, precisa de embaixadores, de pessoas que possam e estejam qualificadas a representa-Lo. Precisamos compreender isso. Você quer representá-Lo? É a autoridade mais elevada que escolhe o embaixador. Se alguém é designado embaixador não é porque ele é alguma coisa, mas porque foi escolhido para essa função.

Quando o Senhor nos envia, significa que vamos representá-Lo. Isso é algo tremendo. Vejamos alguns versículos que mostram que você foi enviado.

Jo 20:21 Você sabe qual é o sentimento de ser enviado que precisamos receber aqui? O Senhor disse que fomos enviados assim como o Pai o enviou. Com que seriedade o Pai O enviou? É com essa mesma seriedade que fomos enviados. Você não sente que é uma glória ser enviado? Não percebe que é algo solene e ligado à mais alta autoridade no universo?

Mt 10:40 Isso é representar o Senhor. Quem nos recebe, recebe o Senhor. E quem recebe o Senhor, recebe o Pai. Você sabia que uma visita sua mexe com o universo inteiro? Você sabe que quando você fala para alguém: “Eu posso orar por você?” Isso mexe com o universo inteiro?

Lc 10:16; Jo 13:20 Quem vos der ouvidos, ouve-me a mim. Isso é tremendo.

Você foi enviado ou não? Você é embaixador ou não? É fácil falar, mas agora vamos entrar nas responsabilidades de ser um embaixador. Isso é muito importante.

Primeiro, não se considere pequeno ou fraco. Não é ser pequeno ou fraco que define se você será ou não um embaixador.

2Co 13:4 a força do embaixador vem daquele que o enviou. Isso é algo muito importante. Se o presidente da república me disser: Miguel, haverá uma reunião na Associação Comercial de Uberaba e quero que você vá e me represente. Como eu serei tratado naquela ocasião? Serei tratado como se eu fosse o presidente. Eu sou eu, mas porque estou representando o presidente, terei autoridade e poder. Mas se o Zé, dono do açougue da esquina me enviar para representá-lo na mesma reunião, não receberei lugar de honra. Portanto, não é quem nós somos, mas quem nós representamos. O mesmo Miguel representou o Presidente e o açougue do Zé. Quando saímos para orar pelas pessoas, a quem estamos representando? O açougueiro? Não. Estamos representando Deus.

Portanto, como devemos falar nesses momentos? Como saímos nesses momentos. Quem vai sair À rua é o representante de Deus, o embaixador de Cristo.

Um embaixador deve sempre fazer o que o Rei ordena. Ele tem de saber como o rei pensa, do que o governante gosta. Aí sim, poderá representá-Lo bem. Aqui nós vemos a importância da reconciliação. É por isso que nesta parte fala da reconciliação.

2Co 5:18-19 O primeiro ponto que precisamos perceber é que éramos inimigos de Deus e fomos reconciliados com Ele.

Rm 5:8-10 éramos inimigos de Deus, mas fomos reconciliados com Deus. Agora fomos reconciliados. Portanto, essa é e precisa ser a nossa experiencia. Eu não faço mais as coisas contra Deus. Não vou fazer algo que Ele não gosta. Ele é meu amigo. Inimigo gosta de cutucar e provocar. O inimigo faz o que alguém não gosta. Essa é a primeira experiência.

Eu já não sou seu inimigo, mas posso ainda pensar de modo diferente de você. por isso, preciso de uma segunda reconciliação. A primeira, está ligado ao que nós fazemos, já a segunda, ao que somos.

A segunda reconciliação é o que os embaixadores estão pedindo em nome de Cristo. Esta segunda reconciliação significa ser um com Deus. É pensar o que Deus pensa, buscar o que Deus busca e gostar do que Deus gosta. Um bom embaixador não só precisa conhecer a vontade do governante que o ordenou, mas tem de penar como ele, tem de querer como Ele. Por isso, a necessidade dessa reconciliação. Por quê? Porque sou representante de Deus. Não posso falar o que quero, mas o que o governante falou e ordenou.

Outra questão que precisamos compreender é que quando o embaixador vai apresentar algo, apresentará algo que o governante já apresentou. Vai falar e fazer o que o governante falou e quer que faça. Ele simplesmente irá apresentar o que lhe foi confiado. A salvação já está pronta. Nós não iremos salvar ninguém, apenas apresentaremos essa salvação já pronta às pessoas. o evangelho está pronto e nos foi dado. Falaremos o que já recebemos.

Tendo essa percepção, devemos avançar. O embaixador não é a origem, mas a representa. Ele não declara nem define nada por si mesmo, mas o que o rei e presidente já determinou. Por isso, quando nós saímos, estamos levando a mais alta palavra do universo. Vamos apresentar o que Ele já fez. Nada faremos, apenas apresentaremos o que Ele já fez.

A escolha do embaixador é uma escolha pessoal de Deus. Por que Ele nos escolheu? Não sabemos a razão de ter-nos escolhido, só sabemos que nos escolheu! Essa pessoa escolhida constitui com Sua vida, Seu Espírito e Sua palavra, porque irá representá-Lo. Essa autoridade que Ele recebeu, também dá para nós.

Se vamos levar uma mensagem do rei, não a podemos esquecer. A mensagem que eu levo não é decorada, mas uma mensagem constituída em mim. Deus a escreve em mim para que ela possa alcançar a outros.

Lc  Aqui mostra dois reis. Um que tem 20 mil soldados e outro que tem 10 mil. O que tem menos, envia embaixador para pedir condições de paz.

2 Co 5:18 Se você experimentou a reconciliação, então pode receber o ministério da reconciliação.

2 Co 5:19-20 Se você sabe o que é estar reconciliado com Deus, pode levar a palavra da reconciliação a todos. No versículo 20 tem uma figura tremenda. Paulo, como embaixador, traz alguém para o sentimento de que Deus está rogando. Entre uma guerra entre Deus e nós, quem vencerá? Certamente Deus vencerá. Você já viu o mais forte rogar condições de paz ao mais fraco? Aqui temos um rogo do mais forte ao mais fraco. O mais forte está rogando para que o mais fraco se reconcilie com ele.  Deus está dizendo: eu não quero brigar com você, mas ser seu amigo. O que vemos aqui é o forte Deus que está rogando ao fraco homem.

Em Lucas (14:31-32) é a parte fraca que envia um embaixador, mas aqui em Coríntios é o forte que está enviando um embaixador. Ele sabe que as pessoas irão para o lago de fogo porque são seus inimigos e ele deseja salvar a todos. Por isso, envia embaixadores que possuem o mesmo coração Dele. Por isso, estão também rogando. O sentido disso é como se estivesse implorando. Podemos ver aí a importância de nossa intimidade e nossa comunhão com Deus.

Deus já falou que quer se reconciliar. Da parte de Deus não há problema para se reconciliar conosco. Por isso, hoje Ele está pedindo a nós.

Pv 13:17 o embaixador fiel é remédio. Não quero ser um mau mensageiro. Deus precisa de embaixadores fiéis e nos escolheu para isso.

Outro ponto ligado à visão do embaixador é que ele é enviado de seu país de origem para viver em outro país.

Fp 3:20; 8:12 Um embaixador é um represente de um país vivendo em outro. Mas percebemos isso ou não? Percebemos que nosso reino está aqui ou não? Se não percebemos, estamos traindo o nosso país. Um embaixador do Brasil na Argentina precisa defender os interesses do Brasil. Ele vive na Argentina, mas representa o Brasil e deve lutar pelos interesses brasileiros. Você é do reino dos céus ou da terra? Você luta pelos interesses de quais dos reinos? Que “país” você representa?

Jo 15:18-19 Não é uma surpresa que o mundo nos odeie. Ele fará de tudo para que não possamos representar o nosso rei. O Senhor disse que não somos deste mundo. Aleluia! Somos do reino dos céus.

Um embaixador deve estar sempre em contato com o seu governante. No passado, não havia tanta facilidade de comunicação. Em nossa comunhão com o nosso rei temos viva-voz, que é a oração, temos manual escrito, que é a Palavra. Deus nos deu a Palavra e o Espírito par atermos comunhão com Ele. Em meio a uma situação, precisamos consultar o nosso governo. Você consulta o seu governo ou toma decisão sozinho? Às vezes, consultamos pela oração e imediatamente temos a resposta. Outras vezes, ele nos leva ao manual, à Sua palavra para termos a resposta e sempre a encontramos nela. Precisamos manter os canais de comunicação com o nosso Rei.

Cl 3:16 Quando falamos com base na Palavra podemos ter a confiança de que não é algo nosso, mas algo que foi o nosso Rei quem falou.

Outra função do embaixador é cuidar e proteger os seus conterrâneos em país estrangeiros. Quando surgiu o corona vírus, os embaixadores logo tiraram seus cidadãos da China. Chegará o dia em que estará tão feia a coisa aqui que o nosso Rei ordenará que todos sejamos levados ao nosso País. Será o arrebatamento. Um dia isso ocorrerá, mas por enquanto, precisamos cuidar de nossos conterrâneos nesse lugar. Somos da pátria celestial e precisamos cuidar de nossos conterrâneos.

Um embaixador também sabe que seus conterrâneos são minoria no país em que está. Ele precisa perceber que por isso deve cuidar deles.

Quando vemos o que implica ser um embaixador, nossa maneira de ver os irmãos e as coisas muda completamente.

Um embaixador precisa cuidar da maneira que fala para não representar mal o seu governo.

Ef 5:16-17, 29 Somos embaixadores com uma missão de levar todos a se reconciliarem com Deus. Por isso, precisamos de sabedoria no falar.

Cl 4:5-6 Deus já preparou tudo para sermos esses embaixadores em nome de Cristo.

1Pe 2:9 Veja nosso valor diante de Deus. Agora somos povo de Deus. Precisamos perceber o que somos diante do Senhor. Aqui temos algo muito importante: esse povo do reino tem um rei que necessita de embaixadores.

Hb 11:13-16 Aqui podemos ver qual é o meu povo e qual é a minha pátria. Um embaixador viu o que Deus fez por nós e que Ele nos enviou. Se tivermos esse sentimento ao sairmos para orar pelas pessoas, ao receber o Expolivro em uma cidade, então haverá muitos embaixadores. O coração desses embaixadores é que as pessoas sejam resgatadas e venham para o reino de Deus.

2 Co 6:1; 1 Co 3:9; Ter um cooperador significa que você já não faz as coisas sozinho. Deus escolheu se limitar a você, assim como aquelas corridas de três pernas, em que uma perna de cada pessoa é amarrada à de seu companheiro. Deus escolheu você para cooperar com Ele. Quem quer fazer junto com Deus? Você é cooperador Dele, portanto, é Ele quem manda. Você coopera com Ele. Isso é muito importante.

Se essa graça não produz uma reação em sua vida, significa que ela se tornou vã. Como será a cooperação de um membro inativo do Corpo? Por isso, é muito importante termos comunhão com Deus. Devemos ter comunhão com Ele e pedir que nos mostre o quanto somos importantes para Ele. Deus quer dizer o que Ele quer fazer conosco nesta terra. Por isso, Paulo disse que fez muito, mas não ele, mas a graça de Deus com ele.

Quando cooperamos com Deus, sendo um com Ele, já não se consegue distinguir o que Deus está fazendo do que nós estamos fazendo.

Mc 16:20 Aqui é o Senhor cooperando com eles e não mais eles cooperando com o Senhor. Eles são tão um com o Senhor que Ele diz: façam, que eu assino em baixo! Você não quer ter essa parceria com Deus? Ele sabe que tudo o que esta pessoa fizer será conforme a Sua vontade. Ele diz: faça que os sinais virão. Deus precisa de pessoas assim. Não sei por que, mas Ele escolheu a nós para sermos essas pessoas. Nós não entendemos, mas Ele sabe o poder de Sua palavra e o poder de Sua vida. Isso pode ser realidade. Ele pode nos enviar quando há um problema. Quando Ele quiser se reconciliar com uma família, enviará você, levando o ministério e a palavra da reconciliação. Então, poderemos ir com o suporte desta palavra e desta vida. Não vamos inventar nada, mas apenas transmitir o que o Senhor já fez e já falou. Deus precisa de embaixadores e de cooperadores.

Deus está chamando você para ser um embaixador e um cooperador Dele. Não olhe para o problema, mas para o reino a que você representa. Você está indo com o Seu suporte para a missão que Deus designou para você. Ore ao Senhor, porque Ele está te chamando! Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *