M38 – Seguir de Perto Com Simplicidade e Obediência

 

 

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Igreja em Bogotá – Colômbia, em 10/07/2022. Texto não revisado pelo autor.

Temos visto em poucos meses uma obra de revolução aqui na Colômbia. Vejo muita alegria no rosto de cada um, alegria verdadeira. Há muita gratidão em cada coração. Foram 32 dias de serviço no espírito, de entrega, de alegria e de consagração no Expolivro. Tamanha alegria somente foi vista no início da igreja, registrada nos primeiros capítulos de Atos. Em nossos dias, no final dos tempos, na conclusão desta era, tudo está sendo intensificado e estamos vivendo novamente esta alegria. Estamos todos muito contentes, com simplicidade e humildade, seguindo e confiando na palavra profética. Deus poderá fazer grandes obras entre nós. Vamos continuar simples e não vamos limitar o Senhor. Ele quer concluir esta era, com um exército para lutar contra o inimigo. Com humildade seguimos o nosso grande general e vamos concluir esta obra. Estamos cientes de que haverá muitas lutas. O inimigo ainda tentará nos desanimar, mas não poderá nos atingir.

Ef 2:6

Ele levou a igreja para as regiões celestiais. Vamos continuar vigiando, não estamos brincando com coisas espirituais, mas há uma luta de reinos. O que fazemos aqui é mais importante que todos os chefes das nações. Nós definimos o destino da terra. Vamos continuar focados na palavra!

1Ts 2:13

Este versículo traduz bem o que está acontecendo na Colômbia. Vamos lê-lo novamente como se Deus aqui estivesse falando aos colombianos. O que se passou na Colômbia nestes seis meses não é obra de homens. Esta é a palavra de Deus operando eficazmente na Colômbia. Quero dizer esta palavra a todo o mundo. Se todos os líderes virem e praticarem isto, esta revolução irá acontecer em sua região e em todo o mundo.

Hb 3:2; Gn 10:9-10;11:4

Hebreus 3 relata sobre a geração que Deus tirou do Egito por meio de Moisés. Mas, bem antes disto, houve o dilúvio e logo depois surgiu a pessoa de Ninrode, que conduziu a humanidade a declarar independência de Deus. O dilúvio havia sido uma grande tragédia entre os homens e eles tinham medo de serem castigados novamente. Era um medo equivocado. Então Ninrode aproveitou essa situação para dizer que as pessoas não precisavam ter medo de Deus. O homem mesmo poderia cuidar de sua moradia, da segurança, da alimentação, da diversão. Foram construídas as cidades mostrando essa independência. Mas o homem não pode controlar a natureza e muitas outras coisas. Mas como havia sido declarada independência de Deus, os homens procuraram falsos deuses, e toda a humanidade se tornou idólatra.

Gn 6:1-4

Os filhos de Deus, seres angelicais, desobedeceram e tomaram a filhas dos homens como esposas. Os filhos dessa união ilícita eram gigantes e a vida se tornou violenta e terrível. Esses filhos de Deus, ensinaram muitas coisas da área espiritual como: necromancia, feitiçaria, encantamento. Deus mandou o dilúvio e acabou com toda essa confusão. Se fosse mantido esta mescla de espécies, estaria acabada a economia de Deus. Assim surgiram os ídolos. Para seu próprio interesse, o homem criou a idolatria, um processo de suborno a esses deuses. Todas as nações da terra se tornaram idólatras e pagãs. Deus escolheu Abraão no meio da idolatria e, a partir dele, surgiu uma nação separada. As nações seguiram a linha de Ninrode, mas finalmente Deus escolheu uma nação para Ele, Israel. Todo milagre que Moisés fazia, os encantadores de Faraó, os magos, faziam a mesma coisa. Existem esses poderes. Chegou um ponto que os magos não puderam reproduzir. A décima praga, morte dos primogênitos, fez com que Faraó libertasse o povo.

Ex 19:4-6

O pano de fundo aqui é que havia apenas nações pagãs. A intensão de Deus é que Israel fosse uma nação de Sua propriedade, retirada do meio das nações pagãs. O povo de Deus sempre precisa ouvir a voz de Deus. É a palavra que dá direção. É muito triste quando isso não acontece. Deus criou todas as coisas e todos os povos se afastaram Dele. Toda a terra deveria ser dele, mas era apenas de Israel. A história relata-nos que durante os 40 anos no deserto, havia muita rebeldia e murmuração. Eles eram voltados a si mesmos e buscavam seu próprio benefício. Há diferença entre conhecer Deus e conhecer Seus caminhos. Deus é amor, luz, justiça, santidade. Mas precisamos saber como Deus atua, pois Ele não age como o homem age, Deus é Deus, não precisa de um homem como conselheiro. Ele é poderoso e faz obras poderosas. Nos primeiros 40 anos, essa geração não pôde entender. Muito milagres forem feitos diante de Faraó para libertar o povo: na travessia no Mar Vermelho, nos cuidados no deserto, proteção, alimentação, sempre guiando com amor. Nem as roupas envelheceram nem os sapatos estragaram. Deus cuidou de todos eles, livrando-os dos inimigos. Mas o povo continuava incrédulo.

Hb 3:5-19

Moisés amadureceu. Ele não confiava em sua própria pessoa, era obediente, cria em Deus, era um canal para o Senhor. Deus conduzia Seu povo, com cerca de mais de 2 milhões de pessoas, por meio de Moisés. Para fazer uma conferência com 1.100 participantes foi necessária uma grande preparação logística. Imaginem dois milhões de pessoas vivendo juntas no deserto! A capacidade não era de Moisés, o poder era de Deus. Você está ouvindo a voz de Deus? Onde está a voz de Deus? Hoje está na palavra profética. Nós, que éramos inúteis, o Senhor nos fez úteis. Hoje presenciamos a contribuição da Colômbia para toda a terra: a Fábrica de Vencedores Kids. Muitos já praticavam isso, mas agora temos uma ferramenta consolidada. As crianças podem crescer com uma nova cultura, não com a cultura egípcia, com as coisas do mundo, tentando levá-las ao mistério da iniquidade. Como salvar nossos jovens desta pressão do mundo? Vamos criar nossos filhos em uma nova cultura! O último sábado de cada mês os pais saem com os filhos na Fábrica de Vencedores Kids. Os pais fazem colportagem e os filhos oram e fazem colportagem com literatura infantil. Os avós podem sair com os netos. Vamos aprender com as riquezas que Deus nos dá, aprendendo uns com os outros. Na criação, no sétimo dia o Senhor descansou. O sétimo dia é o sétimo milênio. De Adão até hoje temos 6.000 anos. Agora estamos entrando no sétimo dia, contando com a colaboração da igreja, para que Ele possa descansar. Nossa meta é buscar o dia de descanso, de repouso. Todos caíram no deserto, exceto Josué e Calebe. Eles tinham outro espírito. Não podemos ficar ligados a coisas tradicionais e convencionais. Esta era final é a era do Espírito. Vamos eliminar nossa velha cultura, a maneira antiga, vamos voltar a ser como crianças, sejamos simples. Que o Espírito tenha liberdade de ir aonde queira ir. Que Ele sinta liberdade. O que atrapalha é a incredulidade e a desobediência. O segredo é receber a palavra profética com simplicidade e obediência.

Hb 4:1-10

O povo de Israel é uma figura da igreja. Se essa desobediência e incredulidade aconteceu com o povo de Israel, pode estar acontecendo com a igreja. Hoje ouvimos a palavra de Deus com fé, simplicidade e a praticamos. Assim entramos em repouso, no descanso de Deus. Para Deus a obra já está concluída. Mas Ele aguarda a cooperação na igreja para concluí-la nesse tempo. Por causa da desobediência, muitos não entraram na terra prometida. Este dia de descanso está reservado para a igreja,

Ex 33:14

Desde 2014 o irmão Dong já queria passar para mim as preocupações com as coisas práticas da obra. Ele queria se dedicar mais à Palavra. Mesmo assim, de 2014 em diante, nada fiz na obra sem sua ciência e aprovação. Ele era o comandante de toda a obra. Em 2017 ele estava já bem debilitado. Os 40 anos do ministério do irmão Dong pareciam com o ministério de Moisés, pois teve de tratar com muitos desobedientes, com muitas obras da carne. Tive dificuldades em assumir a responsabilidade. Recebi uma palavra do Senhor que me encorajou: “A minha presença irá contigo e eu estarei contigo”. Humanamente é impossível assumir a obra do Senhor. Se fizesse isso estaria destruído, com muitos problemas de saúde. Qual o segredo? Confiar no Senhor! Não precisamos usar nossa força natural. Ser sempre sensível ao que o Senhor diz e Ele mesmo irá nos conduzir. A segunda coisa que tinha é que achava a obra uma grande e complexa empresa e que não me sentia qualificado a ser o presidente. O Senhor me mostrou que eu era apenas um membro do Corpo de Cristo e que não poderia fazer a obra sozinho. Fazemos a obra de Deus com cooperação. Não sou o chefe, não mando, mas sou um membro. Necessito que todos os membros sejam meus cúmplices, respirem o mesmo que eu respiro, que vivam a mesma causa pela qual eu vivo. Não tenho nenhuma ambição de ser um grande homem. Somos sócios do mesmo “negócio”. Somos parceiros na mesma obra. Ninguém aqui é empregado, funcionário, mas somos sócios da obra de Deus. Em 2019, visitando as igrejas do interior de Minas Gerais, fiz uma visita ao Expolivro. Fui ver o novo auditório do local do reuniões, viajando dentro de uma Van, vendo o povo maravilhoso servindo na obra de Deus. Qual é realmente o meu papel na obra da igreja? O que o Senhor espera de mim? O Senhor me respondeu que eu deveria conduzir Seu povo até a terra de Canaã. Não espero nada aqui na terra. Não preciso muito para viver, não busco fama, não busco holofotes. Tudo isto irá se corromper. Em nada considero a minha vida preciosa a mim mesmo. Tenho uma carreira e um ministério que recebi do Senhor. Conduzir o povo de Deus ao seu repouso, para dar descanso a Deus.

Cl 3:5;8;12

Temos de fazer a obra de Deus nas regiões celestiais. Não pensemos nas coisas terrenas, mas busquemos as coisas dos céus e seremos manifestados com Ele em glória. Quero estar nesta glória na vinda do Senhor. A edificação não é somente uma teoria, mas a prática. Dentro de nós ainda tem uma natureza caída: fornicação, impureza, avareza, ira, indignação, palavra obscena. Não há como edificar a igreja sem nos livrar disso. Tudo é perigoso para a edificação. Os homens têm mais facilidade em ficar bravos, violentos, terem malícia, falar mal dos outros, falar palavrões. Até as crianças já aprendem. Precisamos restringir nossa língua, não apenas exteriormente, mas fazer morrer a natureza caída. Ter um viver de afetos de misericórdia. Essas virtudes do Espírito edificam a igreja. Ao invés de falar mal, aprendamos a suportar e perdoar mutuamente. Cristo nos perdoou de uma dívida impagável. Em nome da edificação de igreja, acima de tudo isso está o amor, o vínculo perfeito. A edificação de igreja é alcançar a perfeição. Um tecido com urdidura e trama, uma história de amor. O que resta, o resultado, é paz. Quando houver paz entre nós, Cristo voltará e Ele entrará no descanso.

Zc 4:1-14

A edificação da igreja está na figura do candelabro. O azeite representa o espírito de Deus. Das duas oliveiras saem dois ramos, vertendo o azeite dourado, em dois vertedores de ouro, vasilhas com bicos, que representam a palavra profética. Ela dispensa o azeite. A palavra dispensada chega primeiro a um reservatório, que representa os servos descritos em Apocalipse 1 em que Deus não se importa com títulos, mas sim com a função orgânica, com a realidade. Essas vasilhas são todos os que recebem a palavra com amor reverente, entrando no encargo de Deus, ruminando. Espera-se que estes sejam os líderes. Aproveitemos todos as oportunidades para ouvir a palavra, separando um tempo para fazer anotações, ruminar. Dessa forma, podemos ser os promotores da palavra, os sete tubos que conduzem o azeite dourado para as lâmpadas. O que mantem a lâmpadas acesas é a palavra profética. A igreja então começa a brilhar. O brilho das igrejas da Colômbia nos últimos seis meses é muito maior. Algumas versões dizem que são sete tubos para cada lâmpada. Em tempos normais, um tubo para cada lâmpada, mas agora, nos tempos finais, são sete tubos para cada lâmpada. O Senhor tem pressa, Ele quer edificar a igreja. O templo estava sendo reconstruído, pois fora destruído pela Babilônia, que tem origem em Ninrode. Quem somos nós? Sul-americanos desprezados pelo mundo. Num humilde começo, a obra irá adiante. Vamos todos produzir o fruto do amor: a paz, Shalom. Vamos colocar todos os inimigos subjugados sob nossos pés e Cristo reinará e entregará o Reino ao Pai por toda a eternidade, Não perca tempo discutindo política. Continue humilde, simples, obediente. Temos muitos jovens preciosos. Queria levar todos vocês comigo. Mas serão muito úteis onde estiverem. Vamos lutar pelo reino. Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *