Conferência Geração Final M6 – Sprint Final

 

 

Palavra ministrada pelos irmãos Lucas Lalla, Vilmar Carreiro e André de Oliveira, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente do auditório da Estância Árvore da Vida – Sumaré/SP, em 17/07/2022. Texto não revisado pelo autores.

Parte 1

O Sprint Final é o pique final da corrida quando o corredor vê a chegada se aproximando. Uma das corridas mais famosas do Brasil é a maratona São Silvestre, onde cerca de 20 mil pessoas participam. Quantos deles conseguem chegar perto da reta final e dar esse pique final? Talvez uns dez.

Você está nessa corrida hoje, e pode achar que não consegue correr mais, ainda mais dar o pique final agora. Mas, amados, a capacidade não vem de nós, mas de Deus! Já vencemos quando Cristo ressuscitou e se tornou o Espírito! Para atrasar a derrota do inimigo, ele tenta nos confundir, nos fazer não crer na palavra, como fez com Adão e Eva. Quando ouvimos a palavra podemos duvidar, achar que já perdemos a corrida e que não conseguimos continuar, mas a geração final não será mais enganada pelo inimigo, essa geração somente ouve o Senhor! Ela deixa de lado ruídos e falar do inimigo, e somente crê com simplicidade. Aí é onde está nossa força, nosso poder para correr até o final e chegar ao fim.

Alguns podem pensar que o que temos ouvido não é para si, somente para os outros, talvez somente para os colportores dinâmicos. Mas quero deixar bem claro: essa palavra é para todos nós. A palavra de Deus é para ser ouvida com oração. A oração é uma conversa em que Deus começou a falar. Quando você ouve a palavra e aquilo faz seu coração queimar, você a devolve para Deus em oração. Essa geração deve receber toda palavra de Deus em oração e ouvi-la com coração reverente para executá-la. Você pode achar que não consegue, mas Deus consegue em você!

O poder não está em nós. Se você fizer a obra achando que consegue por si, ela acaba por aí. Todavia, quando você confia no Senhor, Deus faz por você. Tomemos a palavra com esse amor: Deus fala, eu retorno em oração, com coração aberto, então Deus executa a palavra em mim e por mim.

Como você acessa água em sua casa? Pela torneira. Ela é um item muito importante, mas é ridículo imaginarmos a torneira se achando grandiosa porque ela supre a água. Mais ridículo ainda é acharmos que nós fazemos alguma coisa pra Deus, pois é Deus que faz em nós. Se a água acabar, a torneira serve para nada, ela deve estar conectada à água da mesma forma como devemos estar conectados a Cristo!

Deus está perto de nós, estamos cheios de água para dar, mas as pessoas estão secas. O que precisamos fazer? Girar a torneira, abrir sua boca, deixar Deus fluir! Quando oramos por uma pessoa, nós a tiramos da esfera terrena e a levamos à presença de Deus. Isso muda o futuro dela para sempre. A geração final é uma geração conectada a Cristo, que abre a boca e deixa o Senhor fluir. Sejamos simples e deixemos o Senhor fazer a obra por meio de nós!

Parte 2

Essa não é uma corrida lenta, nem de longa distância, mas é uma corrida em que já vemos a linha de chegada! Você está enxergando a linha de chegada? Você está vendo o quão perto estamos da volta do Senhor?

Nós vimos que um corredor, alguém que está envolvido com as coisas de Deus, olha para cima. Ele ergue a cabeça, não teme e vê a linha de chegada. Ele é viciado nas coisas de Deus. É viciado em ofertar ao Senhor, sem egoísmo. Esse corredor conhece os sinais da vinda, ele não é ignorante. Enquanto as pessoas acham que a vinda do Senhor não vai acontecer, aquele que está no Sprint Final percebe que algo está acontecendo, que o Senhor não vai tardar. Ele não só conhece, mas também ama a vinda do Senhor, e por amar Sua vinda, ele vive de maneira diferente. Ele é envolvido com o evangelho do Reino, porque quando for pregado este evangelho por toda a terra, então virá o fim.

Esse que corre também é vigilante e apercebido, é prudente e não néscio, pois recebe e ama a palavra profética. Não só isso, ele também pratica a palavra! Ele sai imediatamente para praticar. Esses corredores são ativos, produzem frutos para o Senhor. Deus se movimenta por meio deles. Jovem, Deus quer se movimentar aqui na terra por meio de você!

Essa geração também não corre sem alvo, sem meta. Eles conhecem o plano de Deus, conhecem seu coração, sua luta. É uma geração que produz um ambiente de descanso para Deus. Deus quer ter descanso na igreja. Estamos no melhor momento da igreja, em Filadélfia, onde Ele tem descanso e alegria. É como aquela casa em Betânia, com todos aqueles personagens que representam cada um de nós: Simão, o leproso, Lázaro, Maria, Marta. A história deles é também a nossa história, e eles produzem um ambiente de descanso para o Senhor. Onde Deus pode descansar no mundo? Tanta discussão, tanto ódio, tanta guerra, mas na igreja Deus pode descansar!

Nós estamos aqui lutando para edificar a igreja. Nós estamos aqui lutando para que o Hades não possa prevalecer contra a igreja edificada. Nós somos soldados de Deus! Essa geração é de valentes que obedecem cegamente! São loucos de amor pelo Senhor. Seja louco de amor pelo Senhor!

Nós não corremos de qualquer maneira. O sprint final é uma corrida séria, e estamos quase lá. Com coração contrito e humilde, todos juntos, Deus nos levará até a linha de chegada para ser vencedores!

Parte 3

Em Mateus 24:36 lemos que ninguém sabe o dia e nem a hora em que Jesus voltará. Então, se não sabemos quando será o final dos tempos, por que nos prepararmos para esse Sprint Final? Porque vemos a aurora chegando, as gotas de orvalho caindo. Ontem vimos um exército de jovens santos se derramando diante do Senhor de forma pura. Com a aurora iminente, não podemos ficar parados! Precisamos nos preparar para correr esse Sprint Final.

Durante o início dos preparativos para essa conferência, o irmão Pedro nos falou sobre Mateus 17, quando três dos discípulos assistem à transfiguração de Jesus. Nessa ocasião, vimos a importância de levar a nossa geração de jovens a ver a vinda de Cristo, o poder Dele! Nós não podemos conhecer apenas o Cristo que se deu por nós e se entregou como ovelha muda perante seus tosquiadores, mas precisamos ver também esse Senhor da vinda, dos dias finais!

Durante esses dias passamos pela experiência de estarmos todos juntos passando pela lama para a realização da atividade. Ali, até mesmo os irmãos responsáveis estavam presentes, se sujando conosco, para mostrar que esse é de fato o exército de Deus que lutará junto na parousia do Senhor. Precisamos olhar para os irmãos ao nosso redor e ter esse forte sentimento de que somos nós aqueles que lutarão ao lado do Senhor durante a batalha final, estaremos todos juntos naquele dia!

O primeiro dos pontos principais é a necessidade de se ter a disponibilidade e disposição que esse período de Sprint Final pede. A nossa mobilização deve ser imediata, quando formos chamados para conferências, para pregações e Fábricas de Vencedores. Deve também ser imediata, quando somos convocados a ofertar para o Ministério de Riquezas Materiais. Precisamos estar cada vez mais conectados, cada vez mais alinhados ao falar atual, longe de críticas e divergências em nosso coração.

Precisamos que o exército todo esteja mobilizado, não apenas alguns. Em 2 Samuel 23 vemos que além dos três valentes de Davi, que se mobilizaram imediatamente, havia vinte e sete outros que mais tarde também se mobilizaram. Precisamos hoje que todos os trinta valentes, todos nós, estejamos mobilizados exercitando nosso Sprint Final. A palavra profética precisa estar guiando nosso viver, nos movendo!

O segundo ponto é sermos honestos quanto à nossa condição, ter nosso coração próximo à palavra profética, ao coração do profeta. Não basta apenas realizar tarefas, apenas seguir o fluxo, precisamos estar de fato alinhados ao que o Senhor tem-nos comissionado. Naquele dia, ao estar frente a frente com o Senhor, que possamos nos apresentar como vencedores que seguiram a palavra profética de coração honesto.

Em terceiro lugar, durante o Sprint Final é necessário que cada um conheça bem qual sua função dentro da edificação da igreja e se dedique a cumprir essa função com responsabilidade e excelência. Precisamos usar o talento que o Senhor nos deu, assumir nossa função e desempenhar bem para o bem do Corpo de Cristo. Que estejamos atentos às necessidades da igreja e dos serviços para ser membros ativos e úteis nesta edificação!

Is 57:15

O quarto ponto mostra a necessidade de ter um coração contrito e humilde, buscando sempre aplicar nossos dons e capacidades na edificação da obra e não para alimentar nosso ego. Que possamos desempenhar nossas funções no corpo, sem a necessidade de reconhecimento próprio. Precisamos manter nosso coração governável, em ordem e sendo abençoado pelo Senhor em humildade.

Is 66:2

O quinto e último ponto é confiarmos não mais em nosso próprio juízo, mas na palavra do Senhor. Esse é o perfil dos que edificarão a igreja: coração alinhado e reverente à palavra profética, pois é essa reverência que nos traz a mobilização imediata quando o Senhor nos chama.

Que possamos ser esses que controlam nosso Sprint, aqueles que são flexíveis, leves, rasgados, que deixam de lado suas próprias ambições e amam ao Senhor de forma louca e inconsequente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *