Mens. 07: E a Palavra se Fez Carne

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos, diretamente do Auditório Pérola na Estância Árvore da vida em Sumaré-SP, em 03/09/2023. Texto não revisado pelo autor.

 

 

Jo 1:6-11

  1. Temosde dar graças a Deus, pois a revelação da palavra tem sido  Os escritos de João querem nos levar ao plano celestial, para que vejamos como Deus vê. Nas mensagens anteriores à conferência, o Senhor já nos levou ao céu para ver como ele é: vemos um ritmo de ardor no coração, relâmpagos, vozes e trovões, e percebemos que na terra não deve ser diferente! O Senhor também nos mostrou que os quatro seres viventes em Ezequiel 1 devem estar no mesmo ritmo do céu. Com essas mensagens já vivemos dias maravilhosos cheios de revelação de Deus. Na conferência, o Senhor tem nos abençoado com a visão celestial de que deseja nos levar ao plano celestial.
  1. É difícil passar em mensagem tudo a respeito da vida – a vida está na palavra, e é luz dos Tanto a vida como a luz celestial são coisas abstratas. Palavras humanas são limitadas para expressar o que Deus deseja falar no plano espiritual. Todavia, Ele nos revelou que a palavra começa a se tornar vida em nós quando circula no Corpo de Cristo. A vida está na palavra, e ela é sangue no Corpo de Cristo. O sangue não pode parar de circular; quando isso ocorre, a vida termina. A palavra profética que temos recebido do Senhor não pode ficar parada! Há um ano o Senhor nos deu o presente da imersão, por meio da qual a palavra circula e é inculcada em nosso coração. O Senhor nos tem enchido de vida, e essa vida tem sido nossa luz.
  1. Deus também nos revelou acerca das luzes nos dias da criação. A luz do primeiro dia representa a condição de ainda ver a Bíblia como um manual de conduta, um livro que nos traz regras de  Deus, todavia, não quer que fiquemos nesse plano, Ele quer que as palavras bíblicas sejam recebidas como vida! A luz do primeiro dia precisa se transformar na luz do quarto dia. Quando Jesus chegou, Ele veio como sol nascente nas alturas. Até então o povo de Israel era mantido debaixo de um tutor: a lei que Deus havia dado por intermédio de Moisés. Todavia, Deus quer fazer coisas maiores. Quando Cristo chegou, chegou o Sol, a luz do quarto dia que fez a vida de categoria superior crescer, frutificar e se perpetuar na terra. 
  1. Por outro lado, se houvesse somente o Sol e sem a Lua não haveria como circular essa palavra da vida. Quando o Sol chegou por meio da morte e ressurreição de Cristo, a igreja foi produzida, e assim surgiu a Lua. A Lua, assim como a igreja, não tem luz própria. Antes, ela depende totalmente do Sol. Se acharmos que pela nossa capacidade podemos fazer a obra de Deus, estamos  Devemos contemplar Cristo, nosso Sol, para receber força, capacidade e poderÉ importante termos um coração aberto à palavra que vem de Deus, a palavra profética que é dada no momento certo, assim como Deus envia chuva tempestivamente para produzir aquilo que Ele designou.
  1. Graças ao Senhor temos a Lua, a igreja, o Corpo de Cristo. Ela não é uma organização religiosa, mas o Corpo vivo de Cristo! Como Corpo vivo, há sangue circulando entre seus membros – o sangue, a vida, é a palavra que nos une e supre a todos! O que nos liga não é somente simpatia e amizade, mas a circulação de vida, da palavra! Somente pela palavra é que podemos ter unidade entre nós. Não devemos melhorar nossa conduta por meio de regras que a regem, mas pela palavra.

Dt 6:6-7

  1. Antes de Cristo, Deus queria que o povo inculcasse a palavra, tornando-a no veículo que traria unidade ao povo. Essa realidade, porém, só chegou quando Cristo veio e a igreja foi produzida. Nós hoje podemos viver o que Deus planejou em Deuteronômio 6. Devemos nos encher do espírito, falando entre nós, fazendo a palavra habitar em nós.

Zc 4; Ap 1:1

  1. O Sol é Cristo, a Lua a igreja, mas e as estrelas? Quem são? Elas são os mensageiros de Cristo, aqueles que não têm mensagem própria, mas que ouvem a de Deus com fidelidade e honestidade e a transmitem a outros. Em Zacarias 4 lemos a respeito dos bicos de ouro dos quais verte azeite dourado, que cai em um vaso. O vaso representa os mensageiros, aqueles que ouvem a palavra, recebem-na com amor reverente, obediência, simplicidade e transmitem-na por intermédio dos sete tubos ao candelabro. Eles são as estrelas, os servos de Apocalipse 1:1. Enquanto o sangue é a palavra que faz circular vida, esse grupo de servos é o coração constantemente bombeando palavra, vida aos membros do Corpo! 
  1. Por meio também dos adolescentes o Senhor está bombeando vida às igrejas. Em uma igreja calma e satisfeita, eles provocam serviços para apoiá-los. Por meio da circulação de sangue, os membros começam a funcionar! Por meio da imersão, grito de guerra, pregação estamos sendo tirados da zona de conforto. Já estamos com vários problemas santos: há casas muito pequenas para quantidade de adolescentes que estão chegando, e jovens e irmãos maduros estão sendo incomodados para  Mas tudo isso feito com alegria, pois a vida está fluindo!

Jo 1:7; Is 40:3-8

  1. João Batista não era luz, porém Jesus sim. Alguém precisava preparar o caminho para a chegada de Cristo. João Batista pregava o arrependimento. Após vários anos, o judaísmo se tornou uma religião morta, e os mais sérios em relação a ela eram arrogantes, que se orgulhavam embora não fossem nada. Jesus expôs esses religiosos durante Sua vida na terra, e a mesma advertência deve ser ouvida por nós: para recebermos benefício da chegada de Cristo, devemos perceber que nada somos. Nesses 20 séculos da história da igreja, há muitos que se julgam conhecedores e eloquentes na pregação. O homem não passa de erva, e nossa glória não passa da flor da erva, que nasce e logo seca. Não vale a pena buscarmos fama, nossa vida é passageira. Porém, a palavra de Deus permanece eternamente!
  1. Deus precisava de um João Batista para preparar caminho e levar o povo a se arrepender de sua arrogância. Devemos ser pobres de espírito e nos tornar como crianças, pois o Reino dos Céus é para pessoas que se consideram como nada. Essa é a condição para termos um coração aberto, simples e obediente ao Senhor e a Sua palavra, que permanecerá para sempre.

Is 40:9; Jo 5:19, 30; 6:38; 7:18; Mt 18:1-3; 13:14-15; Is 6:9-10

  1. Sião anuncia aos humildes, pobres de espírito, que se tornaram como crianças, por isso os adolescentes formam os primeiros a ganhar esse benefício. A boa nova é para eles e para todos os que se tornarem simples e humildes. O poder, a capacidade, e a força vêm de Deus. Os vencedores não confiam em seu próprio poder, capacidade e força, mas dependem totalmente da palavra e reconhecem que é ela quem faz a obra de Deus. Os adolescentes dormem, acordam, estudam, voltam para casa imersos na palavra – é isso que Deus quer fazer. João Batista veio para levar o homem a reconhecer que era nada, ele precisa se arrepender para receber o Rei do reino dos céus.

Mt 18:1-3

  1. João Batista era um profeta enviado por Deus para testificar a Palavra que é luz ao homem, e Cristo é a luz. Esse é um modelo para todos os profetas cuja função é testificar Cristo como a Palavra, e não apresentar a sua própria mensagem. O seu objetivo é para que todos creiam em Cristo e não agregar seguidores para si. Assim como João, nenhum profeta tem luz própria. Se tivermos muita luz própria há algo de errado, pois estamos aqui para testificar a luz do Senhor. Jesus veio sem mensagem própria, mas com a do Pai, e nós somos mensageiros de Cristo; refletimos a luz do Sol, e não temos brilho próprio.
  1. A palavra foi recebida com grande alegria por muitos de nós, mas alguns a veem de mau grado e a criticam. Isso acontece porque seus corações estão endurecidos, pois se estivessem amolecidos e se arrependessem teriam olhos para ver e ouvidos para ouvir. Com oração amolecido, entenderão e se converterão e serão curados por Jesus – isso aconteceu conosco! Nós somos bem-aventurados pois vemos e ouvimos essa palavra do reino, que irá trazer o encabeçamento de Cristo, o governo de Cristo em nossa vida, e trará o reino de Deus.

Jo 1:10-12

  1. O mundo foi criado por Deus por meio da palavra, e essa mesma palavra veio ao mundo, porém ele a rejeitou. O homem se tornou carnal em Gn 6, e se multiplicou a maldade até Deus enviar o dilúvio. Pouco após surgiu Ninrode, o primeiro tirano, que juntou o povo em reinos e espalhou que Deus é cruel, exterminou humanidade e não deveríamos temê-Lo, porém declarar independência e confiar em nossa própria força. A partir de então, a idolatria vigorou. Quando Jesus chegou, o mundo e os judeus (o povo de Deus) não o receberam. Estes últimos foram os principais opositores de Jesus e O mataram.
  1. Nem todos estão dispostos a receber o Senhor, por isso os seres viventes ziguezagueavam. Não fique desanimado quando lhe dizem “não” na colportagem, pois, similarmente, muitos negaram o Senhor. Há muitas pessoas prontas para dizer “sim”! Se encontrarmos alguém com coração endurecido, peçamos ao Senhor que amoleça e, caso não amoleça, vamos a outro.
  1. O Senhor veio para que o homem tenha vida, e todos os que receberam e creram em Seu nome se tornaram filhos de Deus. Quando saímos às ruas e perguntamos às pessoas se podemos orar por elas e elas permitem, nós estamos naquele momento as tornando filhos de Deus, pois receberam o Senhor. Além disso, deixamos os livros em suas mãos, pois queremos que Cristo governe sua vida e habite em seu coração. Queremos que as pessoas vivam a vida na igreja, pois é a única forma que temos para fazer circular a palavra entre nós com realidade e nos fazer crescer na imersão e serviços – não há outro lugar!

 

  1. Um irmão em Manaus testemunhou que sempre busca pão em uma padaria, porém nunca convidou o trabalhador de lá para uma reunião. Recentemente, um adolescente teve a simplicidade de o convidar, esse homem veio à igreja para viver a vida da igreja. Os adultos têm muitos conceitos, porém um adolescente não tem essas complicações, e por isso o Espírito o usa. Nosso objetivo é → trazer pessoas à vida da igreja para serem vencedores e pregar o evangelho do reino conosco.

Jo 3:3-8

  1. Recebere crer em Jesus é crer na palavra. Quem crê na palavra recebe a vida de Deus e nasce de Deus. Jesus disse a Nicodemos que se o homem não nascer de novo (do alto), não pode ver o reino de Deus e quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de  Nós fomos nascidos do alto, não pela vontade o homem, mas pela de Deus! O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito (de Deus) é espírito! A salvação do homem não é nascer novamente da carne, pois continuaria sendo carne com os mesmos problemas, porém graças a Deus conseguimos nascer do alto!
  1. Graças a Deus estamos aprendendo a voar como águia, que procura e aproveita o ar ascendente para subir. Os quatro seres viventes seguem aonde o Espírito vai, o qual é comandado pelo trono no céu. O mesmo acontece com todos os que são nascidos do Espírito, nós não temos liberdade para fazer nossos próprios movimentos, porém seguimos o Espírito! Hoje várias coisas que nunca imaginávamos estão acontecendo entre nós porque somos levados pelo Senhor.

Tg 1:17-18

  1. Aquele que é nascido do alto tem um grande privilégio de desfrutar as coisas do alto. Se o homem fosse capaz de viajar na velocidade da luz o tempo é nulo, pois o tempo e espaço são relativos, porém somente a velocidade da luz é constante. Se conseguíssemos viajar nessa velocidade, o tempo equivale a zero, e seríamos eternos. Deus é luz, por isso Ele habita na eternidade. Nenhuma matéria é capaz de alcançar essa velocidade por conta da inércia, pois a luz não é matéria, e sim, frequência. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é Espírito. Se tivermos um elemento da carne, não conseguimos estar na eternidade, pois a matéria não viaja na velocidade da luz. É crucial nascermos do alto! 
  1. A epístola de Tiago nos revela que toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. O que há de mais perfeito não está na terra, no tempo e espaço, porém está no alto! O mais perfeito dom que Deus pode nos dar está com Ele na eternidade. Não busquemos capacidade, presentes, glória e fama na terra, pois são todos  A palavra da verdade nos leva à outra dimensão, ao que há de melhor e mais perfeito.

 

Jo 1:14; Fp 2:5; Hb 2:9-10; 5:7-9

  1. A palavra, que estava no princípio, na eternidade, estava com Deus e era Deus. Cristo como palavra estava na eternidade; porém, para trazer a benção do céu para nós, Ele Se rebaixou e Se tornou carne. Não obstante ser Deus, Ele se humilhou para poder ser homem e servo obediente de Deus na terra. O Senhor requer obediência do homem. Após a rebelião de Satanás e a queda do homem, ele se tornou desobediente pois ficou debaixo do controle e domínio do espírito que atua nos filhos da desobediência. Nós temos uma natureza rebelde em nós, e o maior trabalho de Deus é tirar essa desobediência.
  1. Como homem, Jesus teve de aprender a obediência para poder realizar a vontade de Deus até a morte. Embora Ele tivesse o status de Filho, enquanto esteve na terra aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu, para tornar-se o Autor da salvação eterna para todos os que Lhe obedecem (Hb 5:7-9). Ele só é nosso autor da salvação se nós o obedecermos. Portanto, para fazer a vontade de Deus, todo homem precisa aprender a obediência a Deus e ser encabeçado por Cristo.

2 Co 10:3-6

  1. Temos fortalezas em nossa mente. Nossa lógica racional humana nos faz construir um castelo que nos isola dentro de nós mesmos. Graças a Deus a palavra de Deus é um míssil poderoso, que consegue derrubar essa fortaleza, quebrar nosso lado racional com o objetivo de nos tornarmos obedientes. Quando a igreja encher todos os seus vazios de desobediência com Cristo, o Senhor irá voltar, pois ela será totalmente encabeçada por Cristo, e, finalmente, a vontade de Cristo será feita. Ele aprisionará Satanás e reinaremos com Cristo por mil anos, depois Satanás fará Sua última rebelião na batalha de Armagedom, onde o venceremos. O Senhor o colocará no lago de fogo junto com toda desobediência, morte e inferno. No universo não sobrará nada que não esteja debaixo da obediência de Cristo, pois toda desobediência foi varrida por meio de nossa obediência.
  1. O Senhor está levantando um exército que diz “sim e amém” sem reclamar, um exército simples como os adolescentes, que crê na palavra profética, obedece a ordem do Senhor provinda da palavra e imerge na palavra, para que ela circule entre nós como sangue, vida, entre todos os membros do Corpo de Cristo. Nós faremos a vontade do Senhor na terra, e edificaremos a igreja, um tecido de amor, e traremos o reino de Deus!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *