Mens. 15: A Serpente de Bronze

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong, transmitida pelo Instituto Vida para Todos, diretamente do Auditório Pérola na Estância Árvore da vida em Sumaré-SP, em 17/09/2023. Texto não revisado pelo autor.

 

 

Jo 3:1-4

  1. Na mensagem anterior abordamos o encontro de Nicodemos com o Senhor Jesus. Ele era um fariseu, um grupo que não via o Senhor Jesus com bons olhos. Nicodemos era maduro, experiente, um mestre em Israel, mas precisava de algo mais. Nicodemos já alcançara o topo da sociedade, tinha um bom padrão ético, era respeitado, mas viu algo de especial em Jesus, mesmo sendo bem mais novo. Ele questionou Jesus sobre “nascer de novo” e Sua resposta surpreendeu Nascer de novo é nascer do alto, de acordo com o original grego. Nicodemos entendia que não poderia nascer do ventre materno outra vez. Se isso fosse possível, o homem nasceria da carne novamente, e não poderia ser aprimorado.

Jo 3:5-6; 7:38; 19:34

  1. Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino dos céus. Muito estudiosos da Bíblia falam que esta água é a água do batismo de João Batista, e o nascer pelo Espírito é o batismo de Jesus. No evangelho de João, ele se refere à água como o Espírito que dá a vida. Preencher as expectativas do homem, não satisfazem o homem. A água para o apóstolo João significa a água do Espírito, a água da vida. Quem crer em mim, do seu interior fluirão rios de água da vida. João estava perto da cruz na crucificação e ele viu quando do lado de Jesus saiu sangue e água. Esta água é a água da vida, para gerar a igreja. A água se refere à água do Espírito que vem da palavra, que é Espírito e vida.

Jo 6:63; 3:7

  1. A cada semana o Senhor tem falado conosco como água da vida. Esta palavra é objeto da imersão, para inculcar em nós, para circular entre nós, produzindo vida e edificação. Palavra, Vida e Edificação é o nosso tema geral. Não tem como o homem querer se aperfeiçoar, querer ser um homem melhor. Mesmo que Nicodemos recebesse um ensinamento melhor, ele precisaria nascer do alto para ver o reino e depois entrar no reino de Deus. Não é uma questão de bom comportamento. O apóstolo João, de uma maneira discreta, não quer nos deixar na superficialidade da religião, mas nos fazer aprofundar, pois precisamos da realidade da vida. O homem tem muita preocupação em ser um homem correto, mas somente isso não é suficiente para ver e entrar no reino de Deus. O que importa é nascer de novo, do alto!

Jo 3:8

  1. Nós já nascemos de novo, mas ainda não é suficiente, pois podemos ser enganados pela superficialidade da letra e pela superficialidade da religião. O homem bom tem uma regra Por isso, é necessário seguir o Espírito, que é como o vento, que sopra para onde quer, sem regras fixas. Não limitemos o agir do Espírito por nossas regras da letra e da religião, nem julguemos o que Ele faz por nossa lógica e conceitos. O Senhor tem abençoados os adolescentes, porque eles são simples em seguir o vento. Os adultos têm conceitos fixos na cabeça. Quando Espírito indicar uma direção, vamos seguir. Na saída dos adolescentes em Ribeirão Preto, após a live dos colportores do último sábado, os irmãos encontraram um grupo de dança de jovens. Os capitães (jovens) que estavam com as tropas (adolescentes) não tiveram coragem de falar com o grupo, mas os adolescentes falaram com o líder. Todos desceram do ônibus e fizeram a respiração da vida, fizeram imersão na palavra. O líder disse que era aquilo que o grupo precisava. Os adolescentes são um problema na sociedade, mas nas mãos de Deus são uma solução. O líder do grupo pediu ajuda pelo menos uma vez por semana. Vamos seguir na simplicidade, seguir a direção do vento, seguir a direção do Espírito.

Jo 3:9-11; Ap 4:1

  1. Nicodemos já era um mestre e não compreendia estas coisas, pois somente entende aqueles que são do alto. Jesus fala o que tem visto no céu, não fala de Si mesmo. A igreja nos leva para o céu e existe uma voz nos convidando para subir. Tem uma porta aberta no céu e uma voz dizendo “sobe para aqui!”.

Jo 3:12-13

  1. Não vamos limitar o Senhor! Não vamos limitar o que o Espírito quer fazer em nosso meio! Não queremos viver convencionalmente como a igreja em Sardes viveu. A igreja em Filadélfia quer seguir a direção do Espírito. Vamos seguir o ritmo do céu e praticar aqui na terra. Somente o Filho do Homem desceu do céu. Ele, como uma escada, abriu um caminho. Há uma porta aberta e uma escada que liga a terra ao céu. Jesus não queria mostrar para Nicodemos um caminho de bom comportamento para ele se tornar uma pessoa melhor, mas sim, como entrar no reino de Para fazer parte do reino vegetal, tem de ter a vida vegetal; para fazer parte do reino animal, tem de ter a vida animal. Assim também, para entrar no reino de Deus, tem de ter a vida de Deus. O reino de Deus é onde a vida de Deus estabelece uma esfera de domínio. A esfera de domínio é entre todos aqueles que têm a vida de Deus e Ele domina. Nesta esfera, Ele faz Sua vontade.

Mt 6:9-10

  1. Aqui está claro que, no reino de Deus, é para todos santificarem o nome de Deus. Todos deste reino fazem a vontade de Deus está acima de tudo, é a prioridade máxima. Sua vontade é feita neste domínio. No céu Deus faz Sua vontade livremente, mas aqui na terra, desde que houve a rebelião de Satanás, quando houve a queda de Adão, Satanás se tornou o príncipe deste mundo, ele domina tudo. Deus não faz Sua vontade na terra, mas está estabelecendo uma esfera, um caminho, onde Ele faz Sua vontade por meio da igreja. Entre nós Deus quer fazer Sua vontade sem resistência. 

Rm 7:22-25

  1. O homem, depois de nascer de novo, ficou Além da vida na carne que recebemos de nossos pais, pela regeneração recebemos a vida de Deus. Temos então duas vidas: uma da velha criação e outra da nova criação. Mas é um só corpo, com dois comandos: da carne e da vida de Deus. Têm momentos que vivemos pela carne e têm momentos que vivemos pela vida de Deus. Desventurado homem que sou! Na igreja temos de lidar com a velha criação. Efésios evidencia que não é pelo bom ensinamento que iremos mudar, mas sim pelo preencher de Cristo em todos os vazios de nosso ser.
  1. Deus nos deu um presente que é a imersão na palavra, onde a inculcamos e fazemos a circulação de vida, transformando nosso ser, pouco a Assim Cristo consegue ser o Cabeça. Não é pelo bom comportamento, mas pela vida de Deus. A terra não santifica o nome do Pai. O homem natural, caído, o velho homem, tem outra prioridade, diferentemente de Deus. Muitas vezes somos enganados. O homem caído está mais preocupado com outras coisas. A oração de Mateus 6 é recitada por muita gente, mas o nome do Senhor não está em primeiro lugar.

Mt 18:1; 3 Jo 9-10

  1. Inconscientemente, mesmo entre aqueles que são tementes a Deus e se preocupam com Ele, não O colocam como Em Mt 18:1, vemos que os discípulos não estavam preocupados em fazer a vontade de Deus, mas sim queriam discutir quem teria a primazia entre eles. Diótrefes gostava de exercer a primazia, ter espaço na igreja, ter posição. Estes exemplos não são pessoas do mundo, mas pessoas na igreja. Elas estão como que estivessem fazendo coisas para Deus, mas na verdade estão fazendo coisas contra Deus e a favor delas mesmas. Este é o homem natural, o homem caído.

Gl 4:16; At 20:29

  1. Paulo nunca buscou uma posição para si, mas era fiel ao passar para a igreja as palavras do Senhor e falar a Por falar a verdade, podemos estar ofendendo aqueles que bajulam e assediam você. Há uma disputa de zelo, uma disputa de seguidores. Mas não disputamos seguidores. O único que tem seguidores é o Senhor. Doutrinariamente não temos como santificar o nome de Deus. Dentre os presbíteros da igreja, mesmo entre aqueles que o ajudaram um dia, há homens que não são confiáveis. Coisas aparentemente doutrinárias, mas na verdade eram pervertidas. Querem ter fama, querem ser o primeiro da lista. Deus precisa ter Seu reino na igreja. Jesus era o modelo. Ele veio em forma de Homem, em forma de servo.

Jo 5:19, 30

  1. O Filho não faz nada de Si mesmo, mas faz a vontade do Pai. Ele não tem vontade própria e tem essa consciência. Ele santifica o nome do Pai. Se achamos que podemos fazer algo para Deus, corremos o risco de cair nesse engano. Até mesmo o julgar é de Deus. O homem natural, mesmo que não perceba, procura Sua própria vontade.

Jo 7:16-18; 1:12

  1. Há pessoas que criticam a palavra profética. O ensino é de Deus. É só ver a palavra sendo confirmada com sinais, milagres e prodígios. O ensino de Jesus não era dele, mas vinha da revelação de Deus. Os ensinos bonitos são de homens, mas o ensino que vem de Deus produz edificação. Jesus é um modelo de homem que santifica o nome do Pai, na terra. A esfera onde isto acontece é na igreja, no Corpo de Cristo. Precisamos ser limpos e purificados para que Deus não tenha nenhuma resistência em fazer Sua vontade por meio da igreja. Como nascidos de Deus, seguimos o comando do Espírito, seguimos o Espírito. Nicodemos era um conhecedor da letra e precisava de revelação. Não somos um grupo de religiosos que querem se comportar melhor que os outros.

1 Co 12:7-15

  1. Os que amam a Deus, Ele quer levar para o céu. Meros ensinamentos sem sabedoria do alto, não resultam em muitas coisas. O homem natural não consegue entender as coisas espirituais. Não consegue entender a imersão, os gritos de guerra, as casas de adolescentes. Temos hoje 188 casas de adolescente, ou seja, cerca de 5.000 adolescentes acrescentados à É Deus quem faz isto. Cristo morreu, ressuscitou e voltou como Espírito da realidade, entrando nos que creem, gerando a igreja. E Cristo, como a escada, faz a ligação da terra com os céus. Vemos lá do alto aquilo o que o homem natural não consegue ver.

Nm 21:1-6

  1. Este povo representa nosso homem natural, que fala contra Deus e contra aquele que fala por Deus. Eles estavam enfastiados com o maná no deserto. Reclamaram da água e chamaram o pão de vil, ou seja, ofenderam a Deus. De acordo com a tradição dos judeus, sabe-se que, quando se comia o maná, ele tinha o sabor da comida que eles tinham saudade.

Nm 21:7

  1. Toda crise é o povo vivendo na esfera da terra, não conseguindo entender o que Deus está fazendo nos céus. Reclamam de Deus e de seu líder Moisés. Deus então mandou serpentes Quem olhasse para a serpente de bronze que Moisés levantou, era curado. Jesus foi levantado na cruz pelos nossos pecados, mas Ele não tinha pecado. Temos a natureza do homem natural e a cruz é para lidar com essa natureza, nosso velho homem.

Rm 8:3; Jo 3:14-15

  1. Jesus não tinha pecado, mas Ele tinha de ser levantado como uma serpente de bronze, na semelhança da serpente, mas sem o Ele tinha a semelhança da carne do pecado, mas sem pecado. O bronze significa o julgamento de Deus. Ele foi julgado por Deus, fazendo uma oferta pelo pecado. A vontade do Pai é feita e em Cristo a vontade de Deus prospera. Aqueles que são guiados pelo Espírito, a vontade de Deus prospera. Os que creem tem a vida eterna.

Gn 3:1; 2 Co 11:3

  1. A serpente era o animal mais sagaz, astuta, sutil. Ela vem de forma sinuosa, não vem reto, vem rodeando; tem a forma de uma interrogação, coloca uma dúvida em sua mente. A serpente enganou Eva, Adão e toda a humanidade. O homem perdeu a simplicidade e a pureza. Não caiamos na Muitos anos atrás, ajudando irmãos com problemas, perdi a simplicidade. Nunca mais quero isso. A astúcia da serpente se refere a sua artimanha, a sua sabedoria ilusória e falsa. Esta natureza está no homem caído.

Ap 12:9 Gn 6:3

  1. Satanás é o sedutor e aquele que tem a capacidade de enganar o mundo inteiro. Todo homem foi mordido pela serpente e o veneno entrou, como natureza rebelde e pecaminosa. Receber o veneno da serpente fez o homem se tornar carnal.

Rm 1:29-31; 2 Co 10:3-6

  1. Por causa do veneno que entrou no homem, eles ficaram cheios de injustiça, avareza, inveja. Caim matou Abel por causa de Inveja gera ódio, que gera homicídio. O homem carnal gosta de contenda, dolo, malignidade e difamação. Vamos deixar a palavra de Deus fazer e obra. A natureza é de rebeldes. Natureza desleal e traidora, nem parecem homens. Falam sem misericórdia para destruir. Que o Senhor possa guardar todos nós. A palavra profética é espiritual. Não lutamos contra carne e sangue. Quando fomos totalmente submissos a Cristo, Ele poderá agir.

Jo 3:16-18

  1. Essa é a demonstração do amor de Deus: Ele deu Seu Filho por nós. Deus é o Criador e o provedor de tudo: água, ar, oxigênio, temperatura, clima, alimento. Se Deus retirasse para Si o fôlego de vida que colocou dentro do homem, todos morreríamos imediatamente. Tudo vem de Deus. A definição de amor é Deus. Amor é doação, Ele doou tudo para nós. A maior atitude de doação foi sacrificar Seu único Filho por nós. Devemos tudo a Ele.

1 Jo 4:8-12, 16; Ef 5:25

  1. Deus é amor. Vivemos por meio de Deus, pois Ele entrou em nós como o Espírito da Ele nos amou e enviou Seu Filho. Esta é a maior demonstração de amor. Ele não se entregou à igreja para trazer ensinamos religiosos e nos melhorar. Ele santifica a igreja pela lavagem de água pela palavra. A lavagem é para limpar todos os resquícios de veneno.
  1. A palavra leva embora todas as toxinas do veneno. O homem precisa da vida de Deus, ser do alto e fazer a vontade do céu, isto é o que Deus quer de nós. Jesus não foi enviado para nos julgar, mas para nos dar vida.

Jo 3:19-20; Hb 4:12; Jo 5:19; Cl 1:13

  1. Algumas pessoas criticam a palavra profética porque ela traz a luz da vida. Os que criticam não querem ser examinados, não querem passar pelo raio X. As obras são más, odeiam a luz. A obra, quando confrontada pela luz, é exposta. Discerne os pensamentos ocultos e propósitos que estão escondidos dentro de nós, que somente Deus sabe. O mundo jaz no maligno e Deus quer nos transportar para o reino de luz. Quem se acomodou como um religioso, luta contra a luz para não ser exposto e tem raiva da luz.

Jo 3:21

  1. Quem pratica a verdade, não tem medo da luz. As obras são feitas em Deus, não temos Quem pratica a verdade não precisa esconder nada. A palavra traz vida e luz. O objetivo final é Deus preencher cada parte de nosso ser com Sua própria realidade, e assim Cristo poderá encabeçar Sua igreja e, por meio dela, ser o Cabeça sobre todas as coisas, cumprindo a vontade de Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *