O princípio da criação de Deus – Pedro Dong

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 16/08/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 Mensagem 62 – O princípio da criação de Deus
Leitura Bíblica: 
Gn 1:1; Sl 121:2; 124:8; 134:3

Queridos irmãos e irmãs em Cristo e amigos que nos acompanham todas as semanas pelo canal do Instituto Vida para Todos, estamos para mais uma mensagem. O Senhor está nos preparando para fazermos parte do Seu exército de jovens santos, o Filho Varão, os vencedores.

Desde a Conferência de Jovens, a partir da mensagem 60, fiquei muito incomodado com a questão de Cristo ser o ponto de conexão de todas as coisas e da plenitude. Deus quer que em Cristo resida toda a plenitude de Deus. Fui, então, estudar melhor a criação desde o princípio, em Gênesis 1. Tudo pode ser visto por outro ângulo. Eu estou deixando de lado um esboço anterior que havia preparado para falar essa palavra. Esta manhã, entre 5 e 6 da manhã Senhor me passou mais alguns itens que me deixou ainda mais entusiasmado. Fiquei orando ao Senhor esta manhã agradecendo por essas palavras.

A vinda do Senhor não está distante de nós, como sabemos. Essa semana assinou-se um acordo entre Israel e Emirados árabes. Sei que houve uma inquietação entre os irmãos se não seria o acordo de paz profetizado na Bíblia. Isso certamente faz parte do processo, mas ainda não é o acordo final que o homem da iniquidade fará antes do início da grande tribulação. Quando surgir o anticristo ele fará uma aliança final. Não quero especular datas, mas quero dizer a vocês que não temos muito tempo.

A teologia tradicional já não pode mais nos ajudar a nos preparar para o final dos tempos. Até mesmo os ensinamentos convencionais que temos recebido na igreja precisam ser incrementados pelas revelações novas. Nos últimos 3 anos o Senhor tem nos dado revelações, que não são para nos orgulhar, mas para nos preparar para o final dos tempos. Essas revelações não são fáceis de assimilar a princípio.

Uma irmã me confessou que não estava entendendo nada quando começamos a falar sobre a glória, mas depois de ruminar e insistir nessa palavra, recebeu grande luz e ajuda. As revelações que estamos recebendo são para preparar-nos

1 Co 2:14
O homem anímico é aquele que vive tendo sua alma como centro. É a sua alma que governa suas ações. A serpente usou essa alma para desconectar o homem de Deus e conectá-lo a árvore do conhecimento do bem e do mal. Por isso, o homem natural não aceita as coisas de Deus. Tenho falado aos irmãos que me sinto como louco quando vejo essas revelações. Contudo, o homem natural não consegue enxergá-las. O homem espiritual está atado a Deus, ligado ao centro. O Espírito de Deus em seu espírito é o seu centro. Ele verifica e determina o que é a excelência e o que é defeito. Ele sabe julgar o que é bom e o que não é bom. Espero que todos nós possamos entrar nessas novas revelações pelo espírito de sabedoria e revelação.

A oração que Paulo fez ao escrever Efésios deve ser a nossa oração: “não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, 17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18 iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19 e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder (Efésios 1:16-19). Isso nos levará a compreender as coisas celestiais e eternas, que estão no plano de Deus.

“O mistério da vontade de Deus: CONVERGIR em Cristo na economia da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra” (Ef 1:9-10). Todas as coisas que Deus criou serão convergidas em Cristo. A palavra convergir, em grego é anakephalaiomai e significa colocar todas as coisas juntas em um princípio unificador ou pessoa. Essa pessoa é Cristo. Portanto, o mistério da vontade de Deus, o Seu segredo, é que Ele quer colocar todas as coisas, tanto as do céu como as da terra conectados a um centro, que é Cristo. Ele é o ponto de conexão, o centro que encabeça todas as coisas. Isso é muito importante e deve estar conosco.

Cl 1:16b-17
Cristo, o Filho é o meio pelo qual a criação foi feita. Ela foi criada por meio dele e também é para Ele, para conectar-se a Ele como centro. Sempre disse que o versículo 17 mostra a existência do filho na eternidade passada. Todavia, quero interpretar um pouco diferente. Quando diz que Ele é antes de todas as coisas, quer dizer que Deus precisava colocar um ponto que exercesse autoridade sobre todas as coisas. Antes de fazer uma circunferência, é preciso achar o centro dela. Cristo é o centro. Por isso, em Cristo tudo subsiste. Essa palavra, em grego é sunistao, que significa “unir as partes em um todo”. Tudo que Deus criou faz parte de um todo. Mais cedo ou mais tarde, perceberemos que todas as coisas fazem parte de um todo só. Tudo que Deus criou veio da origem.

Em Genesis 2:7 vemos que o homem foi formado em três partes. Primeiramente, o corpo humano foi feito com material terreno – o pó da terra. Mas a criação propriamente dita do ser humano ocorreu quando do próprio Deus eterno foi soprado o folego de vida para que a vida fosse dado àquele corpo formado do pó da terra. Esse sopro em hebraico é neshamá, que tornou-se o espírito do homem. Não somos um boneco de barro andante. Nosso espírito passou a existir pelo sopro de Deus e assim nós passamos a existir. Não fomos criados com coisas visíveis, mas invisíveis e eternas, porque fomos formados pelo sopro do Deus eternos. Como consequência, o homem se tornou alma vivente. A alma humana é também eterna, porque foi criada como o resultado do sopro divino. Todas as características únicas dos homens estão nessa alma. O corpo terreno, vindo do pó da terra um dia se extinguirá.

Em Eclesiastes 12:7 lemos que quando o homem morre, o corpo se decompõe e se torna pó novamente. Nós não somos esse corpo, mas nosso espírito voltará para Deus. Então veremos que fazemos parte de um todo.

Nós somos homens temporais e conseguimos raciocinar de uma forma linear. Deus colocou Cristo como o centro de todas as coisas. Ele não é apenas um ponto de centro, mas é um ponto de governo da circunferência. É o centro que regula a distância e posição de todos os pontos da circunferência. O Senhor me mostrou que aqui está o segredo de toda Bíblia. Ao criar todas as coisas, as do céu e as da terra. Todas as coisas da dimensão celestial e da terra são para terem Cristo como o centro unificador e governante de toda a circunferência.

Quando Deus criou todas as coisas, colocou Cristo como centro e conectou todas as coisas como os pontos de uma circunferência conectados ao centro, obedecendo o governo e regulação deste centro. O centro se torna a realidade, a realeza e o encabeçamento. Este é o primeiro processo do que Deus queria.

O segundo processo da economia de Deus é, além do centro, além de ter conectado toda criação como a circunferência, é fazer Cristo ser a plenitude de toda as coisas. Não é apenas uma circunferência vazia, mas Deus quer enchê-la. Como Deus pode encher todas as coisas? O segredo está no homem. Ele é o líder da criação. por isso, Deus o criou a sua imagem e conforme a Sua semelhança. Ao colocá-lo no jardim do Éden, o colocou diante da árvore da vida, que estava no centro do jardim. Ele fez isso para que o homem, como líder da criação, fosse até o centro e comesse da árvore da vida. Então, essa vida passaria a tomar conta desse homem interiormente. A vida e natureza divinas tomariam conta do homem, que passaria a ser a plenitude. Por meio do homem, Deus passaria isso a toda criação. Essa é a explicação de Efésios 1:22-23.

“E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas” (Efésios 1:22-23). Ser o cabeça sobre toda as coisas é o centro e a igreja é a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

Em Gênesis 2:9 vemos que árvore da vida estava no meio do jardim. Ele é o segredo de toda a economia de Deus para executar toda a vontade de Deus. Satanás frustrou o plano de Deus quando enganou a Eva e substituiu o centro com a árvore do conhecimento do bem e do mal. A mulher viu aquela árvore muito boa para se comer, desejável par ater entendimento. Esse entendimento é fora de Cristo como centro. Nos desconectamos do centro que é Deus em Cristo e nos conectamos a árvore do conhecimento do bem e do mal como centro. Ao ocorrer isso, o homem ficou perdido e desconectado, sem governo, autoridade direção nem suprimento de Deus. ele foi enganado por Satanás para seguir a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Mt 4:23; Mt 9:35-36
Todo homem sofre dessa consequência. Em Mateus 4, a principal preocupação do Senhor Jesus foi superior a redenção de nossos pecados. Ele tinha como preocupação maior o reino. Jesus veio pregar o evangelho do reino. O que você entende por isso? O que significa o reino? Significa o centro. O reino significa a sua conexão com o centro, com Deus. No reino de Deus, Deus é a autoridade, o ponto de conexão e que sustenta todas as coisas.

Ele é o rei do reino dos céus. A pregação do evangelho do reino é a principal coisa nesse universo. Não basta curara doenças se não cuidar da doença principal que foi a desconexão do rei do reino dos céus. Essa é a causa de toda sorte de doenças e enfermidades. A preocupação de Jesus era reconectar o povo com Deus. Não é apenas ensinar a bíblia ou pregar a salvação das pessoas, mas conectar esse homem que está solto, sem governo. O home é como um barco a deriva, solto em alto mar. Quando você se desconecta do centro vêm toda sorte de doenças e enfermidades.

Essa é uma grande revelação Deus poder se compadecer do homem. Satanás desabafou pela boca de Jó dizendo que Deus não tem olhos de carne nem seu tempo é como o tempo de um mortal, mas graças a Deus, Ele se fez homem em Jesus e conheceu as fraquezas do homem e, após sua morte, foi ressuscitado por Deus e ofereceu tudo que realizou na terra pelo espírito eterno. Sua encarnação, morte vicária, a redenção, foram lançados na eternidade e se aplicou em todo o tempo desde a fundação do mundo. Jesus tinha a humanidade perfeita, que se compadeceu do homem à deriva.

Os homens estavam como ovelhas que não têm pastor. Temos ouvido sobre o Salmo 23 aos sábados por meio do irmão Ezra Ma. A palavra da reconciliação vem primeiro para nos reconectar com Deus. Se não nos reconectamos com Deus, não temos centro. O pastor é quem governa nossa vida como ponto de conexão. Quando entregamos nossa vida ao pastor, temos descanso. Como ovelhas temos muitos problemas, mas Ele derramou Sua unção sobre nós e preparou uma mesa perante nossos adversários. Como ovelhas sem pastor, tivemos uma série de problemas e dificuldades em nossa cabeça ficamos aflitos e exaustos.

Em sua vida há muita aflição e exaustão? Você está cansado? Vive, realiza coisas e não está em paz consigo mesmo nem com as pessoas a sua volta? Você está aflito e não encontrou o arranjo em suas coisas? Tudo te sobrecarrega? Isso são sintomas de alguém que está fora da conexão com Cristo como centro unificador.

Aflitas em grego é ekluo, que significa: solto, livre e fraco. Quando nos desconectamos do centro unificador, somos um ponto fora da circunferência e estamos à deriva. Sua autoridade é sua alma, o que vem da árvore do conhecimento do bem e do mal, sendo levado pelo que pensa ser certo e errado. Por isso, está perdido e a deriva. Exaustas, no original grego é rhipto alguém que não tem ninguém para cuidar. Por isso, ficamos desorientados e perdidos.

Mt 11:28-30
SE você está aflito e exausto, sem encontrar paz em seu ambiente, é porque não está conectado ao centro. O Senhor nos leva a ter conexão com Deus e nos traz alívio. Quando somos levados a nos conectar com Jesus, somos levados ao Seu governo. Já não somos donos de nossa razão e livres para fazer o que achamos melhor. Então, encontramos descanso para nossa alma.

A consequência de uma vida desconectada de Deus é uma vida aflita e exausta. As vezes a conexão com Deus. Oramos para estar encabeçados em Deus, mas as vezes ele nos encabeça pela ordem que Ele colocou em nossa vida. Se você quer ser conectar a Deus, mas não honra nem obedece a seus pais, que foram colocados por Deus como autoridade em sua vida, não será encabeçado em Cristo. No casamento, no trabalho, em todos esses relacionamentos, fazem parte do propósito de Deus de reconectarmos ao centro. Quando entendermos esses relacionamentos como parte do processo de nos reconectar com Deus, encontraremos paz em nossa vida.

2 Co 10:4-6
Quando Satanás se rebelou contra Deus no céu, foi lançado para a terra, na qual há a dimensão das coisas visíveis, materiais, sobre a terra, mais a dimensão espiritual, onde ficam os anjos, os demônios, etc. Aqui na terra, Deus recriou a terra conectada, como criação, a Cristo. Desde o primeiro dia, as coisas visíveis passaram a existir das coisas invisíveis. E a palavra é Cristo. Por meio de Cristo, as coisas passaram existir. Quando Deus criou algumas coisas, disse que era bom. Quando criou o homem, colocando nele o sopro de vida, disse muito bom e descansou no sétimo dia. Quando foram criadas todas as coisas conectadas com Deus, tudo estava em ordem. Até Adão e Eva estavam ali guardando o jardim e Deus vivia na presença do homem, porque a criação toda estava conectada. Mas isso é apenas o início do plano de Deus. O que Ele quer realmente é ser a plenitude de todas as coisas. Satanás rompeu a conexão de Deus com o homem. Hoje, através da igreja Deus fará o processo de volta. Hoje, Deus irá nos conectar primeiramente como a nova criação. Por isso, a plena salvação de Deus descrita em todo o livro de Romanos começa pela salvação de nosso espírito. No dia em que ouvimos a palavra do evangelho e cremos que Deus ressuscitou a Cristo dentre os mortos e confessamos com nossa boca que voltamos a ter Jesus como nosso centro regulador e autoridade governante, ocorreu a salvação de nosso espírito. A reconstituição do plano de Deus para chegar ao final com Cristo sendo a plenitude de todas as coisas começa com a reconexão de nosso espírito com Deus. Por isso Jesus disse a Nicodemos que não era questão de capacidade ou ação, mas era necessário nascer de novo. Entra-se no reino de Deus por meio de se conectar com o centro. Um dia, Deus reconectou-nos por nosso espírito.

Fomos salvos por Deus e confessamos a Jesus como Senhor e estamos conectados com Deus, porém, somente em nosso espírito. Somente uma parte de nosso ser está conectado com Deus. hoje Deus está desenvolvendo por meio de Sua palavra que nos alimenta todos os dias, quer expandir Seu governo por meio de sua vida e natureza para transformar a nossa alma. Esse processo passa primeiramente pela justificação pela fé e depois pela santificação e, por fim, a glorificação. Quando creu, Deus o justificou pela fé. A partir daquele dia, você foi colocado por Deus na igreja. Nela, você está sendo cuidado e não está mais solto no espaço, mas tem uma ligação com Deus em seu espírito e Ele deseja Seu encabeçamento em sua alma. Até então, você tem vivido por sua razão e pensamentos como um ponto solto. Por isso, vivia solto, cansado e sobrecarregado. Hoje Deus deseja te conectar mais, por sua alma. Deus quer avançar e expandir=Se com Sua vida e natureza para dentro de sua mente, vontade e emoção por meio das armas poderosas em Deus para destruir os sofismas em nossa mente.

O homem natural e anímico, apesar de ter seu espírito conectado com Deus, ainda vive por sua lama natural, por meio de sua lógica e opiniões. Esses pensamentos e opiniões não estão conectados com Deus e nos levam a viver pela razão. Se eu estou certo, viro uma fera ao ser contrariado por alguém. Esse é o homem anímico. Por isso, nossa convivência com outras pessoas, no casamento ou na sociedade, é tão difícil. Vivemos criticando outros e não temos paz. Nosso espírito foi salvo, mas não vivemos pelo espírito. Vivemos pelos nossos pensamentos, que estão aprisionados em uma fortaleza que é nossa razão. Nossos argumentos e justificativas guardam rancor, inimizades e outras coisas nessa fortaleza. Mas a palavra de Deus é poderosa para destruir os sofismas. Esses sofismas são meias verdades. Você tem razão, mas é apenas o seu lado. Toda nossa razão, na verdade, vai contra o conhecimento de Deus. vivemos apenas por nossa razão e lógica, sem conhecer de fato a Deus.

Precisamos levar cativo nosso pensamento. A palavra de Deus é como um míssil espiritual para atingir todo pensamento e levá-lo cativo a Cristo. Se não estivermos conectados com Deus em nossa alma, nós não descansamos. Se se render ao Senhor e deixar que Cristo leve seu pensamento cativo à obediência de Cristo e não mais à Sua razão, você viverá com simplicidade e pureza, confiando em Sua palavra. Lance para longe de você toda razão e pensamento.

Então, nossa submissão construirá a plenitude. Como a igreja, não apenas com nosso espírito conectado a Cristo, mas nossa alma se deixará ser permeada por Cristo e a igreja será a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas. Nesse caminho inverso, a partir do espírito, para alma, na plena filiação, a redenção de nossos corpos terrenos que serão glorificados, pertenceremos plenamente ao universo da plenitude de Cristo. Então, libertaremos toda a criação do cativeiro da corrupção. Esse é o plano de Deus.

Essa revelação não é pequena, mas abre toda a Bíblia par anos. Passaremos a entender que todo problema está na desconexão com Deus. Não basta estarmos conectados em nosso espírito. Ainda somos guiados pela árvore do conhecimento do bem e do mal, ainda estaremos cansados e sobrecarregados. Quanto mais nossa alma estiver conectada com Deus, mais paz, mais descanso e saúde teremos. Quando um grupo de vencedores chegar a esse estágio de glorificação, o Senhor estará às portas.

Essa palavra é para nos preparar para a volta do Senhor, porque essa esfera da plenitude de Deus tem de acontecer em nossos dias. Para que o Senhor volte, a plenitude deve acontecer. Todas as dimensões serão conectadas por Deus através da igreja chegando a plenitude. Toda rebeldia e inimizade e impureza do universo será limpa e varrida para fora. Isso começa com as impurezas em nossa alma e chegará até o anticristo, o falso profeta e Satanás, que serão todos lançados no lago de fogo, o lixão desse universo. Então, toda a criação será reconectada com nosso Deus. No novo céu e nova terra Deus será tudo em todos.

Espero que o nosso Deus nos conceda espírito de sabedoria e revelação para compreendermos todas as coisas.

2 comentários em “O princípio da criação de Deus – Pedro Dong”

  1. Fomos reconectado com Deus, através de nosso Redentor Cristo, para reconectar outros ao Pai, sustentando todas as coisas pelo força de seu poder…iluminados os olhos do nosso coração, para sabermos qual a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança dos santos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *