A palavra da reconciliação (19) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 22/08/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 63 – A palavra da reconciliação (19)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

O Senhor abra os nossos corações para receber a Sua palavra nesta noite. Que ele possa nos derramar sua benção e luz. Que a Palavra possa encontrar uma boa terra em nossos corações. Possamos receber o que Ele tem a nos falar. Ele possa nos iluminar, encorajar, consolar, direcionar, motivar, e alegrar, para que nessa reta final desse tempo do fim todos possamos perseverar até o fim e cruzar alinha de chegada. Para os amigos que não tiveram um encontro pessoal com Jesus Cristo, oramos que você possa, através da Palavra, ter uma experiência viva e marcante em sua vida, que mudará o seu destino.

Essa semana houve alguns eventos muito importantes. A principal foi a celebração e um acordo dos Emirados Árabes Unidos com Israel e o Sudão também manifestou interesse em entrar em acordo. Embora não seja algo com muitos detalhes, isso já pode ser o início do grande acordo final que o anticristo fará com os povos daquela região, que possibilitará a reconstrução do templo em Jerusalém. Um pouco antes do início da grande tribulação, ocorrerá o arrebatamento dos vencedores. Esperamos no Senhor que sejamos os que serão tomados pelo Senhor. Um será tomado e deixado o outro.

Queremos levar as coisas muito a sério e nos comprometer com a vontade de deus. há muita tribulação e uma neblina muito densa que atrapalha a nossa visão. Queremos ver a nossa meta muito clara. Por maiores que sejam as dificuldades, por ter essa visão, avançamos juntos como um exército. Como é bom estar junto com os irmãos. Não estramos aqui para avançar sozinhos. Precisamos uns dos outros e membros do Corpo de Cristo.

Sl 23
Estamos no versículo 5 do Salmo 23. Gastamos muitas semanas nesse versículo. O irmão Miguel Ma nos ajudou sobre a importância da mesa essa semana. Toda vez que o Senhor aparece com alguém, uma mesa era colocada e Ele comia. No Antigo Testamento e no Novo Testamento o Senhor apareceu muitas vezes para comer com o Seu povo.

Falamos sobre o Senhor ungir nossa cabeça com óleo. Primeiramente, no aspecto espiritual, simbólico, toda vez que havia uma festa em Israel na casa de um israelita, sempre havia uma mesa farta para servir a comida e o óleo para o anfitrião ungir os convidados, além do cálice com vinho. Ainda que passemos pelo vale da sombra da morte e mesmo na presença dos adversários, o Senhor nos prepara uma mesa. Essa mesa é para nos refazer, alimentar e fortalecer. Por outro lado, ela denota o descanso que o Senhor quer nos dar na presença de nossos adversários.

Esse versículo 5 nos fala da experiencia mais profunda da presença do Senhor em meio à guerra espiritual contra os inimigos de Deus. enquanto estivermos nessa batalha, estamos sendo supridos por Cristo de maneira profunda. O Senhor está nos ensinado a arte da guerra. Ele está emitindo um chamado para o Seu exército para que se aliste. Queremos nos alistar, dizendo ao Senhor: Eis-me aqui, Senhor.

Devemos aprender a descansar enquanto servimos a Deus hoje. Não somos nós que fazemos o trabalho para com Deus. Paulo disse que fez mais do que todos, contudo não ele, mas a graça de Deus com ele. Precisamos trabalhar no descanso de Deus. se não for assim, jogaremos a toalha esgotados emocionalmente. Ungir a cabeça com óleo também faz parte do banquete.

Vimos que Cristo, como o cabeça, recebeu a unção e esse óleo da união desce da cabeça alcançando cada membro de Seu corpo. Fomos ungidos juntamente com a cabeça. Estamos ligados e Ele. Como Cristo foi ungido para cumprir a vontade de Deus e levar à cabo a Sua comissão, como Seu corpo na terra, recebemos uma grande comissão também: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mateus 28:19-20). Outro evento que nos encorajou muito essa semana foi ver o evangelho do reino chegando ao Paquistão. A igreja recebeu a comissão de Deus de pregar o evangelho do reino.

Quero ainda fazer a respiga no assunto que falei semana passada. Quando há uma colheita hoje, ela é feita com colheitadeira e não há muita perda. No passado, os próprios trabalhadores faziam a colheita e Deus determinou que uma vez que tivessem passado para colher, não podiam passar novamente. o que sobrasse era para as viúvas, os pobres e necessitados. Isso é o amor de Deus para com as pessoas. Isso era chamado de respiga. Colher o que ficou para trás.

O irmão Pedro Dong tem feito lives em seu Instagram pessoal @pedroycdong fazendo exatamente essa respiga das palavras que ele tem falado aos domingos. Todas as quintas-feiras, às 21:00.

2Co 1:21
A melhor tradução desse versículo é: Mas aquele que firmemente nos vincula convosco em Cristo. ou seja, todos estamos vinculados juntos e vinculados a Cristo. Todos estamos conectados. Deus quer nos conectar, mas o inimigo, nos desconectar. Aquele que firmemente nos conecta convosco e nos ungiu é Deus. a unção vem quando estamos conectados. Ela vem da cabeça, desce pela barba e chega à orla das vestes. Chega a cada membro que está conectado. Se uma mão está decepada, desconectada do Corpo, a unção não chegará a ela.

Na igreja precisamos estar conectados aos outros irmãos. Precisamos estar no miolo da vida da igreja. De acordo com a visão de Apocalipse 12, não podemos estar apenas na mulher, mas no filho varão.

Cl 1:17; Rm 14:17
Subsistir, no grego é sunistao, que é unir as partes em um todo. Cristo é o centro conector deste universo e uto está conectado, ou seja, encabeçado Nele. Quando estamos conectados Nele, temos justiça, paz e alegria.

Ef 1:10
Dispensação é economia, ou seja, no plano que Deus tem, Ele quer fazer todas as coisas convergirem em Cristo toda as coisas tanto as do céu como as da terra. Todos convergimos em Cristo.

Convergir, no grego é anakephalaiomai. “kephalo”, é o radical correspondente a cabeça. Kephalaiomai é “cabeçar”, em grego. “Ana” significa “no meio”. Anakephalaiomai é colocar todas as coisas juntas sob um princípio unificador, ou uma pessoa. Em nosso caso é uma pessoa: Cristo. A palavra grega tem o radical de cabeça. “Ana”, em português, significa “em”. A cabeça atrai todas as coisas. Ou seja: quando Cristo encabeça todas as coisas, ele atrai tudo para Ele. Quando Ele voltar, todo o caos do universo será removido e Ele encabeçará todas as coisas.

    

Ef 6:10-12
Fortalecido, no grego, significa empoderado. Semana passada falamos que ungir a cabeça com óleo, no aspecto prático, é proteger a nossa mente contra os ataques de Satanás. Vimos como exemplo as moscas que entram pelas narinas das ovelhas e depositavam ovos que eclodiam e larvas atacavam seus cérebros, causando muito transtorno e dizimando muitos rebanhos de ovelhas. O inimigo hoje é como essas moscas. Existem hoje os principados e potestades nos ares sobre cada país, onde reinam os anjos caídos. Eles bombardeiam as mentes das pessoas e as oprimem. Ele usa as coisas dessesmo mudo para afetar nosso estado mental e, se puder, atacar nossa saúde em nosso corpo físico. O maligno não pode tocar em nosso espírito, mas pode tocar em nossa mente e emoção. Se nosso espírito não é forte, ele consegue tocar nossa mente e emoção.

O espírito precisa ser forte para reinar sobre a mente, vontade e emoção. Precisamos invocar o nome do Senhor. O invocar o Seu nome é libertador. Tenho experiencias pessoais com invocar o nome do Senhor. Vamos ler e orar a Palavra. Quando os pensamentos incutidos pelo mundo em nossa mente nos perturbarem, podemos ser libertados por ler e orar a Palavra do Senhor.

A armadura de Deus é algo coletiva. Toda a igreja precisa tomar essa armadura. A igreja é o guerreiro coletivo, o exército do Senhor. Todos devemos tomar toda a armadura de Deus e, depois de termos vencido tudo,

Os principados e potestades dominam as pessoas, mental, emocional e espiritualmente. Nós que temos o Senhor, temos nosso espírito totalmente invulnerável a esses ataques. Contudo, podemos ser vulneráveis em nossa mente e emoção. Por isso, precisamos exercitar o nosso espírito para termos a armadura de Deus.

Mt 12:22-25; 2 Rs 1:2
Há esse exército satânico. Deus tem um reino, mas o inimigo também tem o seu. Jesus falou o princípio que rege um reino no versículo 25 de Mateus 12. SE houver divisão, não subsistirá. Se uma igreja estiver dividida por contendas, brigas e disputas, não subsistirá. Os irmãos irão embora. Também em toda casa que estiver dividida, por brigas, discussões, não subsistirá. Nessa pandemia o Senhor está nos alertando a arrumar a nossa casa. Arrumar nossa casa familiar e na igreja. a palavra da reconciliação é para que tenhamos justiça, paz e alegria. A realidade desse versículo não pode se aplicar a nós, nossa família e igreja.

Em Mateus 12:26 o Senhor fala que há um reino de Satanás. A palavra Belzebu é muito interessante. Ela vem do Antigo Testamento. Acazias foi consultar a Baal-Zebube, cujo significado é o senhor das moscas, o deus dos ecronitas. Os judeus mudaram, pejorativamente para Belzebu, que significa tanto o senhor das moscas, como o senhor do monturo, ou seja, do esterco.

Satanás ocupa os ares e a terá, incluindo os mares. Nos mares e na terra estão os demônios, que são os espíritos descorporificados das criaturas que havia na terra antes da criação de Adão. São os animais como os descritos no livro de Jó. Na arqueologia e paleontologia chamavam alguns desses seres, parecidos com o homem, que eram os chamados hominídeos pelos cientistas hoje. Esses seres todos se juntaram a Satanás em sua rebelião. Nos céus, um terço dos anjos se juntaram a ele e na terra todos esses seres se juntaram também a Satanás. Quando Deus julgou aquele mundo com água, eles perderam seus corpos e se tornaram espíritos descorporificados.

Dn 10:11-13, 20
Nos ares estão os anjos caídos. São os principados e potestades. Eles reinam nas regiões celestes em volta da terra. sobre cada país, cada estado e cada cidade, há um príncipe que governa. No livro de Daniel é relatado que havia um principado na Pérsia, cujo príncipe resistiu ao anjo Gabriel que ia até Daniel entregar-lhe uma mensagem. Ele precisou ser ajudado pelo arcanjo Miguel, o arcanjo guerreiro. Nesse mesmo capítulo é mostrado que havia um príncipe da Grécia. Sobre todas as cidades e estados há principados que oprimem os homens. Precisamos saber que nossa guerra contra os principados e potestades não é algo tão simples. Tudo isso nos mostra o que bombardeia a nossa mente. São os principados e potestades que estão nos ares.

Ap 12:3-4; Jó 38:4-7; Is 14:12-13; Lc 10:17-18; Jo 12:31; Ap 12:4, 9; 9:1
As estrelas do céu representam os anjos. Essa é a única passagem na bíblia quantos anjos se juntaram a Satanás em sua rebelião. Satanás queria estar acima de todos os outros arcanjos e ser igual a Deus. A Bíblia usa as estrelas para representar os anjos. Todos os anjos caídos serão lançados para a terra quando o filho varão for arrebatado.

Is 14:12, 15; Ez 28:17; Mt 25:41
Essa é a sequência do juízo de Deus sobre Satanás. Ele transitava no terceiro céu junto a Deus em Seu torno. Ele pensava que poderia ser igual a Deus, que o lançou dali para a terra. essa terra é onde vivemos com toda a sua atmosfera em volta da terra. é nessa região que estão os principados e potestades. Naquele momento Deus sentenciou que ele iria para o reino dos mortos no profundo do abismo, que é o lago de fogo, onde cumprirá sua pena pela eternidade. Ele ainda não foi para lá, mas essa sentença já foi decretada. O lago de fogo não foi preparado para o homem, mas para o diabo e Seus anjos. Infelizmente, os homens que rejeitarem o evangelho e o amor de Deus, irão para lá com ele.

Lc 10:17-18; Hb 2:14; Jo 12:31; Ap 12:5, 9-10, 13; Ap 20:2-3, 7-10
A sentença de Satanás começou a ser executada quando os demônios começaram a ser expulsos pelos 70 enviados por Jesus. Na cruz, o Senhor Jesus executou mais um passo da sentença contra Satanás. O terceiro passo será dado pelo filho varão juntamente com Miguel e seus anjos antes da grande tribulação. O arrebatamento do filho varão desencadeará um processo, porque no caminho para o trono de Deus no terceiro céu, os vencedores se juntam a Miguel e seus anjos na batalha contra satanás e seus anjos, que não prevaleceram e não mais se achou nos céus o lugar deles. Nesse momento, Deus executará mais um passo de seu juízo e eles perderão os principados e potestades, de onde influenciam as pessoas na terra. eles serão lançados para a terra física. Durante a grande tribulação, a terra estará infestada de anjos caídos e demônios. Esse lugar será inabitável. Não queira estar na grande tribulação. É melhor se engajar hoje para fazer parte do exército de vencedores.

Já não haverá principados e potestades nos céus. No reino milenar, nós, os vencedores, reinarmos com Cristo nos lugares celestiais. Exerceremos uma influência divina de vida sobre a terra.

A etapa da expulsão dos anjos caídos dos céus para a terra é muito importante. Depois desse passo, antes do milênio começar, no final da grande tribulação, o inimigo ficará preso por mil anos. O inimigo está atacando fortemente hoje porque ele sabe que tudo isso se cumprirá em pouco tempo e quer adiar a execução de seu julgamento.

Por fim, a sentença será executada pelo próprio Deus. após o reino milenar, Satanás ainda seduzirá as nações a ir contra Deus. Então, Deus o lançará para o lago de fogo. A besta e o falso profeta terão sido lançados lá no final da grande tribulação, com a chegada de Cristo e os vencedores na batalha de Armagedom.

A unção de Cristo é para nos conectar om Ele, nos encabeçar. Aquele que firmemente nos conecta convosco em Cristo e nos ungiu é Deus. é a importância de estarmos conectados. Por outro lado, a unção é para nos proteger. Ele quer proteger a nossa mente dos ataques do inimigo. O homem fica em sua mente e sofre ataques do inimigo. Vimos hoje a estrutura do reino satânico, sua sentença e destino, para sabermos contra quem estamos lutando. Precisamos estar unidos, lançar fora todas as nossas diferenças, para derrotar os adversários do Senhor. O principal adversário do Senhor hoje. Um exército com uma emoção e mente fracas não consegue vencer. É preciso fortalecer o nosso espírito e estar conectados a Cristo. Ele é o conector central do universo. Precisamos estar conectados a Ele. O inimigo quer atrasar o máximo a vinda do Senhor, mas n´so queremos apressar esse processo.

Oração:

Senhor, como é difícil explicarmos a estrutura que o inimigo montou contra o seu povo. Obrigado por Tua palavra tão completa! Queremos conhecer o inimigo fora de nós e conhecermos a nós mesmos. Tua palavra nos mostra essas duas coisas. Expõe o teu inimigo cada vez mais e nos fortalece em nosso espírito para que ele possa dominar nosso ser tripartido. Nossa mente esteja sujeita ao espírito para ter vida e paz. Nos dá uma emoção vibrante e motivada para cumprir a tua vontade. Queremos estar focados, engajados e comprometidos. Livra a todos os irmãos e irmãs de todo ataque. Tu sabes o que cada um está passando e foste homem. Venha consolar, confortar direcionar, iluminar, fortalecer e empoderar. Estendemos nossas mãos em Tua direção pedindo que nos fortaleças, em nome de Jesus. Amém!

Um comentário em “A palavra da reconciliação (19) – Ezra Ma”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *