Série 2021-1 | A IGREJA: COLUNA E BASE DA VERDADE (21)

Conferência Internacional – Fev.2021

Tema geral: A Igreja: Coluna e Base da Verdade


Mens 21
. O EVANGELHO DA GLÓRIA DE DEUS (2)
LB: 1 Tm 1:11

 Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma, transmitida pelo Instituto Vida para Todos diretamente Estância Árvore da Vida (Sumaré-SP), em 12/03/2021. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Nos encontramos em uma situação horrível da pandemia novamente. Precisamos orar para que isso não seja um empecilho para o evangelho. Vamos exercer a autoridade da igreja. Procuremos tomar muito cuidado com as medidas preventivas. Muitos irmãos já dormiram no Senhor, que o Senhor possa consolar e fortalecer as famílias.

Quanto às ofertas da “EAV é minha”, que visam suprir as necessidades da Estância, já arrecadamos R$ 500 mil, com meta de R$ 1 milhão. A campanha se encerra no dia 21 de março. Em relação ao novo Alimento Diário, ele já está na gráfica, e esperamos começar a leitura no dia 5 de abril.

Vamos para a mensagem, cujo título é o mesmo que o anterior. Vimos a questão de reavivar a chama do dom de Deus, o Senhor não quer que ela seja apagada.

2 Tm 1:6-7 (NVI)
A sarça hoje é a igreja, que, com o fogo, ilumina e orienta o povo de Deus. Em todas as cartas de Paulo, o foco é o evangelho, a economia de Deus. O evangelho é o que movia o apóstolo Paulo. O fogo que queima em nós deve ser pelo evangelho.

Hoje, nós, no tempo do fim, estudamos Apocalipse pois é o tempo que vivemos hoje. Deus, no Antigo Testamento, revelou a economia veterotestamentária a Moisés. No Novo Testamento, Deus revelou a economia neotestamentária para Paulo, para a igreja ser edificada e produzir o exército. João recebeu a revelação para preparar e igreja para o tempo do fim, para a igreja viver o que estamos vivendo hoje. Espero que a chama que arda em nós seja a chama do evangelho. Temos pouca força, mas a missão que Deus nos deu não é para ser um povo poderoso, mas para sermos os arautos do evangelho, sermos coluna e base da verdade. Nosso foco não é atrair grandes multidões, nossa missão é sermos coluna e base da verdade, sermos os guardiões da economia de Deus, aqueles que expresse a Deus, que glorifique a Deus. O inimigo teme essa vida; a vida que Jesus e Paulo tiveram e que hoje a igreja deve viver: a vida de piedade.

Deus nos tem dado espírito de poder, amor e moderação (v. 7). Eles se relacionam com as três partes de nossa alma: poder se relaciona com vontade, amor, à emoção, e moderação à mente. Preciso manter a chama queimando em nós para manter o testemunho do Senhor (v. 8), e sermos um com a economia de Deus (cumplicidade). Precisamos queimar pelo evangelho. Espero que todos nós despertemos de nossa mornidão, indiferença, apatia, e que o Senhor reacenda a chama de Deus em nós. Nada reanima mais a vida de um cristão do que pregar o evangelho.

1 Co 9:16-24
A pregação do evangelho é como respirar, nós somos “obrigados” a respirar (por isso a “obrigação” usada no versículo), se trata de uma necessidade de um cristão. Deus nos confiou a responsabilidade de dispenseiros do evangelho. Paulo fazia tudo pelo evangelho, ele era um cooperador de Deus. Deus precisa desses. Que o fogo do evangelho possa se alastrar por toda a igreja.

Lc 12: 44; 49-51
Este trecho tem a ver com a volta do Senhor. Aqui fala do estágio x estado, ser encontrado vigilante é o importante, devemos estar apercebidos. O Senhor veio para lançar fogo, o desejo dEle é que esse fogo do evangelho queime por toda a terra. Jesus estava debaixo da pressão para ir à cruz, Sua vida precisava ser liberada para que o evangelho e a salvação pudessem vir a todos. O Senhor voltou como Espírito para pôr fogo por toda a terra. Antes de Sua volta, Deus quer incendiar toda a terra, em todos os lugares que estejamos. Nós não temos muito tempo.

Jo 3:16; 1 Jo 4:8; 1 Tm 2:3; Mt 9:35-36
O Senhor fala, nós ouvimos, recebemos, cremos e agimos como resposta, mas o que nos leva a servir o Senhor é o amor, não é dever (embora tenhamos isso). O que deve nos motivar é o amor. Isso fez Deus enviar seu Filho. Deus deseja que todos sejam salvos, em primeira e segunda Timóteo, o título de Deus é “Deus salvador”. Esse Deus salvador é amor. E nós que O servimos, precisamos servir em amor. Temos muitos irmãos viajando e trabalhando pelo Senhor em diversos lugares. Os irmãos têm percorrido cidades e povoados para cumprir a missão que Deus nos deu, como Jesus.

Jesus, ao ver as multidões, compadeceu-se dela. No original grego, compadecer-se (Mt 9:36) tem a ver com entranhas, aquilo que é um sentimento profundo em Seu interior, que se exteriorizou como compaixão. Jesus sentia amor pelas pessoas. Nossa oração hoje deve ser também por mais trabalhadores que irão às multidões, pessoas que serão arautos do evangelho. Precisamos amar as pessoas. O que nos motiva a orar pelas pessoas não deve ser somente o peso, o dever, precisa ser também o amor. Esse é o espírito do evangelho, ele é movido por amor, não é um espírito de covardia, mas de amor, poder e moderação.

Em 1 Co 13:1 fica claro como o mais importante é o amor. O fogo vem do amor, ele é o combustível. POR QUE SERVIMOS A DEUS? Por medo? Responsabilidade só? Muitos estão cansados. O cansaço mostra a falta de amor, como na igreja em Éfeso, que apesar de muitas coisas positivas, deixaram o primeiro amor, e não eram mais motivados pelo amor, embora fizessem as coisas de forma certa. Talvez sejamos assim; podemos fazer tudo certo, mas se não tivermos amor, nada vale. Não é só formalidade, trabalho ou obra, precisamos ter amor. Meu encargo esta noite é que o Senhor reacenda o amor dentro de nós, ele é o combustível para o fogo. Uma mãe não se sente cansada pois ama seus filhos. Não há desgaste físico, emocional ou mental. Nosso labor precisa ser um labor de amor.

Ap 1:4-5; 13-14; Ct 5:12; Dn 10:5-6; Ap 4:5
O fogo precisa arder dentro de nós. No tempo do Apocalipse, o espírito se apresenta como fogo. Quando Apocalipse fala de Espírito, são 7 Espíritos, que não é somente 7 vezes intensificado. O número 7 simboliza completude para Deus, a qualidade de estar perfeito, completo. Portanto, neste tempo do fim, o que Deus quer é o Espírito em todos os seus aspectos, com força total.

O Senhor como nosso supridor tem olhos de pombas. Em Apocalipse, Ele tem olhos de fogo para iluminar e penetrar no interior de nosso coração, para entrar em nosso viver. E esse Senhor tem 7 olhos em Apocalipse, que são os sete Espíritos de Deus. Saiba que os sete Espíritos de Deus estão percorrendo toda a terra, te visitando, te observando e vendo seu viver. Ele quer te iluminar, e queimar tudo o que não o agrada. Deixemos que os sete olhos do Cordeiro varram nossa vida, sondem nosso viver e nos iluminem para queimar.

As sete tochas de fogo são os sete olhos do Cordeiro. Eles são para nos sondar, nos examinar, nos observar, nos julgar e queimar todas as coisas negativas em nossas vidas. Precisamos contemplar o Senhor, estando na presença dEle. Oremos para o Senhor nos examinar e nos iluminar, para queimar tudo o que não Lhe agrada neste era. Uma vez feita a limpeza, os sete olhos infundem tudo o que Deus é, para que sejamos coluna e base da verdade. E sermos as sardas ardentes que iluminam, passando o evangelho para as pessoas. Esse é o evangelho da glória de Deus.

1 Tm 1: 11-12; 2 Co 4:4; Hb 1:3
Paulo foi encarregado do evangelho, ele recebeu este encargo. Será que Deus nos encarregou desse evangelho da glória do Deus bendito? VOCÊ RECEBEU ESSA COMISSÃO DE DEUS? Eu quero viver a vida da igreja com uma missão, com um fogo queimando dentro de mim! Não quero viver a vida da igreja só como conhecimento, mas sim como prática, para gerar fruto para o Senhor, para mudar a minha vida e a de outros, para poder dizer que fui encarregado desse evangelho. Deus quer te encarregar desse evangelho também, nunca diga que isso não é para você. Deus tem um mistério para você, e Ele quer que você tenha um fogo dentro de si.

A luz do evangelho brilha, mas muitos não conseguem vê-la, porque o deus deste século as cegou. Precisamos orar para que o Senhor remova a cegueira quando formos pregar o evangelho a elas. Muitas vezes nós mesmo não conseguimos ver por conta de véus, que podem ser ideologias, conceitos que bloqueiam nossa visão. Quando voltamos o coração ao Senhor o véu é tirado. O inimigo quer nos cegar ou bloquear nossa visão para não vermos a luz da glória do evangelho, para que ela não brilhe em nossos corações.

2 Tm 1:7-8; Mc 8:35; 10:29
Quando temos um espírito de covardia, nos envergonhamos ao falar do evangelho. Precisamos do amor de Deus, pois com amor não temos vergonha. Participemos das aflições do evangelho, segundo poder de Deus.

Resumindo: hoje o Espírito quer arder em nós. Nosso Senhor é o Cordeiro que tem 7 olhos, que são as 7 tochas de fogo, que são os 7 Espíritos de Deus. Que nós possamos contemplar esse Senhor para Ele agir em nós. Não estamos aqui só para fazermos uma obra exterior, precisamos que esse fogo que arde em nós seja genuíno e que nunca se apague. A sarça e o fogo precisam estar unidos, o fogo precisa habitar na sarça. Permitamos o Senhor nos examinar com Seus 7 olhos, que são as 7 tochas e os 7 Espíritos, para que nos examine, nos sonde, nos ilumine e nos julgue, queimando todas as coisas negativas, e para que possa infundir Seu ministério, Sua missão e amor, para que o fogo arda em nós e sejamos os arautos do evangelho da glória do Deus bendito. Que o que nos mova seja o amor de Deus, que ama os pecadores e se compadece das multidões. Que Deus ateie fogo em todos os lugares, e que Ele espalhe o fogo por toda a terra por meio de nós. Então, quando Ele voltar, receberemos o galardão.

Semana que vem concluiremos esta série de mensagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *