O mistério da iniquidade (2) – Ezra Ma

DEUS NOS CHAMA PARA O SEU REINO E GLÓRIA

 Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, 19/09/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 13 – O mistério da iniquidade (2)
Leitura Bíblica: 2 Ts 2:7-8

Esta mensagem é continuação da Conferência de Setembro que se encerrou semana passada. Na mensagem 10 iniciamos este assunto e não conseguimos continuar. É um assunto difícil e que precisamos conhecer. Antes de entrar na continuação propriamente dita, preciso explicar que Paulo escreveu a primeira epístola para consolar e encorajar os irmãos, que estavam em meio a muita perseguição. Paulo não ficou muito tempo lá. Talvez tenha ficado alguns meses e ensinou muitas coisas a eles, mas não pode aperfeiçoá-los ao nível que desejava. Eles foram perseguidos após sua partida e por isso ele escreveu a primeira epístola.

Na segunda epístola ele corrigiu alguns conceitos que os irmãos tinham.

2 Ts 2:1
Paulo estava rogando que eles tivessem cuidado para que ninguém fizesse a cabeça deles, agitando sua mente de uma forma tão rápida quanto à vinda do Senhor, que é a Sua parousia e o encontro com Ele nos ares. Explicamos na mensagem 10 que a parousia do Senhor se constitui de 10 itens:

  1. O arrebatamento dos vencedores, o filho varão e as primícias (vinda secreta do Senhor, envolto em nuvem) – Ap 12:1-9; 2:26-27; 14
  2. Grande tribulação na terra (3,5 anos) – Mt 24:21; Ap 9; 16; Ap 6:12-17; Gn 11:1-9; Ap 18:1-2; 8:6-13
  3. A vinda pública do Senhor – 14:14
  4. O arrebatamento da maioria dos crentes – 1 Ts 4:15-17
  5. O tribunal de Cristo e o juízo dos crentes – 2 Co 5:10
  6. As bodas do Cordeiro – Ap 19:7-8
  7. Cristo aparecendo com Seus vencedores nas nuvens do céu depois da batalha de Armagedom – Mt 25:31-46

Dn 9:24-27
As setenta semanas de Daniel nos ajudam a nos localizar. 70 semanas são 490 anos. Este é o cronograma, a linha do tempo que Deus determinou para o povo de Israel. Estão alocadas para o povo de Israel estes 490 anos, que são distribuídas em 7 semanas mais 62 semanas, mais 1 semana no final. Elas começam com a ordem de Artaxerxes para reconstrução de Jerusalém. Desde a saída da ordem (v. 25-26) até a conclusão da edificação, são 49 anos. Desde a conclusão até a morte do ungido, são mais 62 semanas, que são 434 anos. Temos, somados, 483 anos. Faltam mais 7 anos para o final das 70 semanas. Deus interrompeu a contagem do tempo quando o Senhor Jesus morreu para inserir a igreja. Deus nos enxertou na boa oliveira. Por nos amar, Deus nos conectou e nós entramos. A era da igreja continua até hoje e neste momento Deus já deve estar com o cronômetro na mão para acioná0lo novamente.

Precisamos vigiar, nos preparar e estar prontos para a Sua volta. Quando começar essa última semana aparecerá uma pessoa poderosíssima na terra. todos os acordos que estão acontecendo hoje apontam para o grande acordo de paz que essa pessoa, que será o anticristo, fará. Todos elevarão essa pessoa ao máximo. O Estado de Israel temerá essa pessoa e firmará esse acordo, pelo qual haverá paz com todos os povos do oriente médio. O povo de Israel poderá reconstruir o templo e retomar os sacrifícios. No meio desta última semana, o anticristo romperá essa aliança. Um pouco antes dessa metade ocorrerá o arrebatamento dos crentes vencedores.

Há escolas diferentes sobre escatologia, mas cremos que temos um fundamento sólido bíblico. Não estamos aqui para discutir com nenhuma pessoa, mas esta é a teologia escatológica que temos na vida da igreja. Todos podem ter seus pontos de vista. Existem 3 principais escolas – os pré-tribulacionistas, defendida por John Nelson Darby, há os pós-tribulacionistas, defendida por John Newton. Se virmos os versículos dos pré-tribulacionistas, que defendem que todos os crentes serão arrebatados antes da grande tribulação não são tão fortes. Os que creem em pós-tribulacionismo, acreditam que os cristãos serão todos arrebatados após a grande tribulação. Os versículos apresentados pela escola pós-tribulacionista são muito mais robustos que a primeira. Até o início do século XIX havia apenas essa escola. Os versículos apresentados por essa outra escola que surgiu não são tão fortes.

Não somos nem pré nem pós tribulacionistas, mas somos pela parousia completa do Senhor, o quadro completo. Estamos sobre os ombros de muitos irmãos e nós mesmos temos mais um século de história e nesse período o Senhor nos deu muita coisa nesse período. Temos uma ideia completa que é a visão que estamos transmitindo aos irmãos. Temos os livros que podem nos dar a base para todas as palavras do Senhor. Nosso encargo não é discutir doutrinas escatológicas. Ninguém pode ter certeza de certas coisas. São as doutrinas que dividiram a igreja. Uma coisa é certa: estamos falando essas coisas porque estamos falando dessas duas epístolas aos tessalonicenses.

O que há em 2 Tessalonicenses é o arrebatamento pós tribulação, de todos os crentes. Mas há muitos versículos que falam sobre vigiar e orar. Não é necessário vigiar para o arrebatamento de todos os crentes após a grande tribulação, porque naquele momento todos saberão que ele virá. É necessário vigiar para Sua vinda secreta, antes da grande tribulação.

Paulo não teve tempo de explicar o que vamos expor para os tessalonicenses, mas a Bíblia nos revela e vamos explicar. Paulo não queria que os irmãos de Tessalônica ficassem atemorizados e fossem enganados pelo que outros falassem. Paulo explicou que o dia do Senhor ainda não havia chegado, porque primeiro deveria vir a apostasia, que é o desvio do mundo quanto à moralidade e da igreja cristã em geral, que está se acomodando diante dos novos valores apresentados pelo mundo. Hoje a igreja evangélica está indo pelo lado da motivação e autoajuda.

A vinda pública do Senhor somente virá após a grande tribulação, após o aparecimento do anticristo. É disso que Paulo estava falando aos tessalonicenses. Ele falou da aparição do anticristo antes dessas coisas. Paulo não especificou o que detém o anticristo. A ocasião própria para que ele apareça é a grande tribulação. Hoje há algo misterioso e oculto, que ninguém vê que está operando. Não sabemos com certeza o que detém o aparecimento do anticristo. Alguns dizem que a Bíblia será tirada, mas acho difícil isso acontecer, porque já tentaram fazer isso na China continental, por exemplo. Outros dizem que é a igreja, mas já vimos que apenas os vencedores serão arrebatados e o restante da igreja permanecerá após a aparição do anticristo. Eu crio que o que pode estar detendo a parição do anticristo é a aceitação da Bíblia. Hoje ela está perdendo a credibilidade entre os poderosos, os influenciadores, comandantes, fortes empresários e celebridades.

2 Tm 4:1-3; Tt 1:13-14; 1 Tm 1:3
As pessoas não suportarão os ensinamentos de uma vida com temor e tremor diante de Deus. todos falarão o que os outros gostam de ouvir. Falarão falsidade e mentira. No meio político e empresarial é isso que ocorre hoje. A única verdade absoluta é a Bíblia, mas estão se recusando a ouvi-la. As fábulas são as notícias faltas e inventadas. Muitas mentiras são faladas pelos poderosos e são tomadas como a verdade.

A tendência é as pessoas se envolverem cada vez mais das notícias falsas e inventadas para enganar e levar as pessoas para longe da verdade. Este mistério já está agindo. Isso pode afetar até mesmo as igrejas. Hoje temos a palavra fundamental, a palavra profética, não nos ocupemos com outras coisas. Não temos nada contra. Há muitas coisas aí fora, mas vamos valorizar o que o Senhor nos deu na igreja. Não se ocupem com várias notícias que não promovem a economia de Deus, que é o plano universal, o plano macro que Deus preparou para todos nós, o Seu povo.

O que precisamos é ter a visão governante da Palavra de Deus. Essa palavra de Deus que nos dá visão, está restringindo a aparição do anticristo. O certo temor de Deus ainda está presente, mas quando esse temor se for, o anticristo aparecerá.

2 Ts 2:3, 8; Mt 24:12
o homem da iniquidade não apareceu ainda, mas o mistério da iniquidade está pavimentando o caminho para ele aparecer. Há muitos assintomáticos infectados com COVID. Assim é o mistério da iniquidade. Muitos estão infectados com a iniquidade, mas sequer percebem. Precisamos da palavra de Deus, como a fé, sendo nossa vacina, para nos imunizar contra a iniquidade.

A internet é usada pelo inimigo hoje para escravizar as pessoas. Iniquidade é ausência de lei. Antigamente a moralidade restringia as pessoas, mas hoje há um ambiente de liberdade total e independência.

2 Ts 2:4, 8; Jó 4:9; Is 11:4; Ap 19:15, 19-20
O Senhor anulará o anticristo por Sua aparição. O iníquo não se submete a nenhuma lei. Por isso, ele tem poder ilimitado. Uma pessoa que não está debaixo de nenhuma lei tem grande poder. Os corruptos são muito poderosos porque não seguem as leis.

Ele se levanta e se opõe contra tudo que se chama Deus. Deus seria a restrição dele, mas ele se levanta contra tudo. Ele não se submete a nenhuma lei. O Senhor o vencerá por Sua palavra e ele e o falso profeta inaugurarão o lago de fogo sem passar por qualquer julgamento.

2 Ts 2:9; Ap 13:2-4, 11-12, 14; Dn 8:24; Mt 24:24; Jo 8:44
Eficácia significa o poder. Satanás dará poder ao anticristo para fazer sinais. A mentira leva as pessoas muito longe. Os que assumem uma posição no governo pode ter boa intenção, mas acaba se envolvendo com mentiras. Há uma operação montada pelo anticristo. O dragão se encarna no anticristo para obter o poder que Deus lhe negou. Os cristãos que ficarem na grande tributação não conseguirão vencer o anticristo, porque ele terá poder físico. O diabo, Satanás, o dragão é quem lhe dará este poder. Por isso, operará grandes sinais. De todos os falsos cristos, o anticristo será o último falso cristo.

2 Ts 2:10; 1 Co 1:18; 2 Co 2:15-16; 4:3
Deus está espalhando Sua palavra hoje por meio da igreja. Os colportores dinâmicos estão espalhando a palavra. Este é o amor da verdade. Enquanto estivermos na terra, vamos espalhar esse amor da verdade. Os que estiverem aqui precisam ter oportunidade de ser salvos. Nossa presença quando temos Deus define o destino das pessoas: ou se salvam, ou se perdem.

2 Ts 2:11; 1 Tm 4:1; Rm 1:25
Quando as pessoas não acolhem o amor da verdade para serem salvas, mesmo na igreja, Deus lhes deixa dar crédito à mentira. Muitos se desviarão da economia de Deus, da palavra fundamental e profética. Cuide de sua consciência. Não permita que o inimigo a cauterize. Tenha uma consciência sensível diante do Senhor.

2 Ts 2:12; Rm 1:32
Muitos não apenas não acolheram o amor da verdade, mas ainda se alegram com a injustiça. Neste versículo se encerra a palavra de correção quanto a vinda do Senhor que Paulo escreveu. O filho da perdição parecerá no meio dos últimos 7 anos dessa era e se mostrará alguém extremamente maligno. Esperamos ter sido arrebatados nesse momento.

2 Ts 2:13-14
Esta é uma última palavra de encorajamento de Paulo. Primeiramente, Deus nos escolheu. Podemos ver vários itens nestes versículos:

Deus nos escolheu, chamou, usou o evangelho de Paulo e dos que estavam com ele para a salvação através da fé da verdade e a santificação do Espírito para nosso destino.

1 Ts 2:4; Ef 1:4
Deus escolheu você e não deve deixar o inimigo te convencer do contrário. Antes mesmo de haver tempo Deus já te conheceu e te escolheu.

1 Ts 2:12; 1 Pe 5:10
Deus chamou você no tempo. Neste momento Ele está nos chamando novamente. Não está nos chamando para ir para o céu, mas para o Seu reino e glória. Nosso destino não é andar em ruas de ouro. Esse é o conceito pagão que foi trazido para o cristianismo. O Senhor está nos chamando para dentro Dele mesmo, para o Seu  reino e glória. O conceito de Deus não é um lugar, mas uma pessoa: a pessoa de Deus.

1Ts 1:5; 5:23
Ele nos chamou através do evangelho. Esta mensagem é uma pregação do evangelho para todos que a estão recebendo. Este evangelho é a palavra fundamental e a palavra profética. Quando cremos nesse evangelho ocorre a transferência da fé objetiva para dentro de nosso ser. Nesse momento há uma transformação. Deus nos enche com Sua vida e natureza e nossa fé, antes pequena, começa a crescer e a saturar nossa mente, vontade e emoção. Então, toda nossa alma estará saturada pela fé e alcançaremos a plena filiação. Isso é o trabalho da

Jo 17:22-23
“Para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo”. Nosso destino é o próprio Deus. o inimigo quer nos dividir, separando famílias, casais e irmãos em Cristo. Mas Deus quer nos conectar aos apóstolos e a Cristo. Somos, então, ungidos por Deus. Como o Pai e o Filho são um, O Senhor orou para que fossemos aperfeiçoados na unidade. Deus está nos convidando para participar dessa unidade divina, essa harmonia divina. Isso é glória. É para essa glória que estamos sendo chamados.

2 Ts 2:15; 1 Co 16:13; Fp 4:1; 2 Ts 3:6; 1 Co 11:2
Isso é perseverar até o fim. A tradição são os ensinamentos, instruções que os irmãos nos passam. Temos uma instrução tão boa como invocar o nome do Senhor. Na vida da igreja temos ler-orar a palavra, invocar o nome do Senhor. Essas são nossas tradições. Não deixemos o inimigo remover nossas tradições. Precisamos ficar firmes mais algum tempo. Todos precisamos atravessar esses vale da sombra da morte juntos. Devemos nos afastar de qualquer irmão que quer tirar você de viver uma vida cristã normal. Assim como recebemos dos irmãos, continuamos seguindo.

Temos nossas tradições na igreja, na palavra, nos hinos. Temos a nossa identidade. Não precisamos ficar perdidos tentando aprender o que outros tem. Temos nossa identidade. Nossos hinos são muito bons. Têm um conteúdo tremendo. Cantemos liberando o espírito e falando os hinos.

2 Ts 2:16, Cl 1:27
Temos a esperança da glória, a esperança da vinda do Senhor. Esse é o nosso encorajamento eterno, porque temos a vida eterna. Cristo está vindo de dentro de nós. isso nos encoraja demais!

2 Ts 2:17; 3:3; 1 Ts 3:13; 1 Pe 5:10
Este é o encorajamento adicional aos tessalonicenses. Uma vez que o Senhor nos confirma, não seremos abalados. Não seremos arrancados pelo maligno, mas Deus nos confirmará.

Vimos o mistério da iniquidade e quem é o iniquo. De outro lado, o Senhor nos encoraja através de Paulo, nos mostrando que Ele nos escolheu, chamou, está nos salvando e, por meio do evangelho, está nos levando À glória. Ele possa nos confirmar!

Um comentário em “O mistério da iniquidade (2) – Ezra Ma”

  1. A maneira que encontrei para permanecer no espírito, onde o iníquo não me toca, depois que fui chamada, escolhida e enviada, é praticando as tradições reveladas pelos apóstolos:

    . Invocar OH, SENHOR JESUS

    . Entoar louvores a ELE

    . Orar-ler a PALAVRA

    . Permanecer no Corpo de Cristo = IGREJA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *