A FÉ DO EVANGELHO – O Evangelho, o poder de Deus – Conferência Regional em Fortaleza-CE – Ezra Ma

 

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 26/05/2018. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

 

O Evangelho, o poder de Deus
Leitura Bíblica: Rm 1:16

 

Nós amamos a palavra do Senhor. nos tempos finais Ele está nos falando palavras muito específicas para que possamos cumprir Seu desejo na terra. Todas as perturbações sociais são o cumprimento da Palavra do Senhor. imagine o que será na grande tribulação.

O Senhor está voltando e estamos vivendo a vida da igreja. hoje precisamos mais do poder de Deus. o que estamos fazendo na vida da igreja hoje? Qual a nossa meta aqui? O que realmente o Senhor quer fazer conosco na vida da igreja. esta noite vou pregar o evangelho para nós, os cristãos. Esse evangelho se estende desde a criação do homem até o final da bíblia. Precisamos ver o que Deus está fazendo hoje.

Estamos vendo a Fé do Evangelho esses dias. Temos de nos aprofundar na Palavra e deixar de sermos superficiais. Precisamos entender a Palavra. O que é fé? temos um entendimento, mas para nós parece ser algo supersticioso.

 A fé tem dois aspectos – o objetivo e o subjetivo. Objetivo é aquilo que está fora de nós e subjetivo aquilo que está dentro de nós. a fé objetiva é o que está na Bíblia, é a economia neotestamentária de Deus. a fé subjetiva é o que está dentro de nós. é a sua reação à palavra de Deus. é a sua capacidade de crer no que Deus fala. Quem deseja poder para mudar sua vida? esse poder está dentro de você, mas só será ativado quando você crer. A maioria de nós somos crentes incrédulos.

2Cr 20:20 O segredo é crer. A fé dentro de nós é o poder para mudar nossa vida. ao vermos uma paisagem nossa reação imediata é tirar fotos, porque queremos guardar aquelas imagens conosco. A fé objetiva é a imagem fora de nós que vemos. Quando ouvimos a palavra de Deus começa a ocorrer uma reação em nosso interior e desejamos que ela seja guardada em nosso interior. Então, exercitamos nosso espírito e recebemos a palavra para dentro de nós, como nossa fé subjetiva.

A nossa fé subjetiva também é nossa atitude. Abraão agiu sob a palavra de Deus, saindo de Ur dos caldeus sem saber aonde ia, porque ouviu a Palavra de Deus. outro exemplo é Pedro quando andou sobre o mar. Jesus estava vindo até o barco onde os discípulos estavam. Assim como nós, todos os discípulos estavam na esfera da lógica. Nós cremos no que vemos e sentimos. Eles ficaram aterrorizados quando viram Jesus andando sobre o mar. Pedro tinha suas fraquezas, mas ele foi alguém que teve experiencias novas. Precisamos “sair da nossa caixa”, ou seja, não ficar preso em nossa zona de conforto e àquilo que já experimentamos. Deus deseja nos dar novas experiencias. Pedro pediu ao Senhor que o chamasse para que andasse sobre as águas. Jesus lhe disse: vem! Não cometa o erro de sair do barco sem que Jesus te diga para sair, mas uma vez que Deus fale com você, não hesite. Ele creu e começou a andar sobre a água. Mas não durou muito, porque ele duvidou ao olhar para o vento e as ondas.

Você crê que Deus fará um milagre em sua vida? temos de crer sem duvidar. Se duvidarmos, nada acontecerá. Muitos culpam a Deus por nada acontecer. Deus não faz nada porque nós não fazemos nada. Se começarmos a fazer, Ele também fará. É como em Gênesis, que diz que Deus somente enviou chuva quando havia homem para lavrar o solo. Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (Ef 3:20). Por isso, precisamos pedir e pensar da mesma maneira. Não podemos orar para que o Senhor aumente o número de irmãos na igreja e continuar com o mesmo número de cadeiras. Não podemos orar a Deus para que nossos filhos sejam úteis ao Senhor e dizer a eles que não prestam e que nunca serão úteis ao Senhor. precisamos crer na Palavra de Deus e agir conforme ela. Precisamos crer e Deus fará mais do que pedimos ou pensamos.

Outro fator é aprender a se submeter aos líderes das igrejas e à coordenação da obra do Senhor. Quando Elias desafiou os profetas de Baal, pediu para jogar água no altar. Eu pergunto se você jogaria água. Se é para queimar o sacrifício, como jogar água? Por três vezes pediu que jogasse água. A água era tanta que escorria pelo rego que havia ao redor do altar. Logicamente, jamais aquilo pegaria fogo. Mas as pessoas obedeceram. E quando Elias orou, Deus mandou fogo que consumiu a oferta e lambeu a água que havia no rego.

Outro exemplo de algo ilógico foi a estratégia militar para tomar Jericó. Deus mandou que eles marchassem em volta de Jericó por sete dias. Penso que no quarto dia já haviam cambistas vendendo lugares sobre o muro para ver o povo de Israel rodeando. Eles simplesmente obedeceram e marcharam. No sétimo dia, Deus disse que gritassem e os muros caíram. As maneiras de Deus são ilógicas. Se crermos, tudo mudará. A fé é você agir sobe a palavra de Deus.

Por que não temos fé? não temos fé porque gastamos muito pouco tempo na Palavra de Deus. nosso tempo é sequestrado pelo inimigo de Deus. é por isso que Deus não fala mais conosco. Deus não falará dos céus, mas falará por meio da Sua palavra. é preciso ler a Bíblia. Quanto mais você tiver da Palavra de Deus, mais fé você terá.

Rm 1:16 Quando você crer a bomba nuclear explodirá. Não importa quem você seja, se crer, o poder agirá. O evangelho é o poder que Deus preparou para nós. A Bíblia é o evangelho que Deus preparou para nós. Evangelho significa boas novas. Os mensageiros de Deus no Antigo Testamento eram os anjos, mas agora são aqueles que estão nas mãos do Senhor, aqueles que são canais através dos quais Ele fala à igreja. Normalmente é a liderança da igreja, mas pode ser qualquer irmão que esteja em Sua mão. Nossa Bíblia está cheia da de boas novas.

Como o irmão Miguel Ma falou na Conferência, não creia nas suas fraquezas, não creia nas circunstâncias à sua volta, mas creia no evangelho. o evangelho mudará a nossa vida. essa noite tenho boa notícia para falar a vocês, desde Gênesis.

A terra estava sem forma e vazia por causa da rebelião de Satanás. Deus restaurou a criação e criou o homem com a capacidade de receber a vida e a natureza divinas. Deus desejava que a genética divina fosse transmitida ao homem. Ele se tornaria filho de Deus com a vida e a natureza divinas. O homem caiu antes que fosse inseminado com a genética de Deus. foi, então, inseminado com a genética satânica e teve sua genética humana modificada e danificada. Então, temos a primeira palavra de evangelho em Gn 3:15.

Gn 3:9-15 A mulher aqui foi promovida de auxiliadora a cooperadora. Deus colocou inimizade entre a serpente e a mulher. Se queremos que as igrejas avancem, precisamos que as irmãs funcionem com todas as forças. O irmão Dong introduziu as irmãs há cinco anos já, mas nós não conseguimos virar. Muitos ainda não têm as irmãs nessas reuniões. Jesus é o descendente da mulher. Essa mulher é Eva, é Maria e é a mulher universal de Ap 12. A igreja hoje é uma mulher para com Deus. Jesus foi à cruz e a serpente pensou tê-Lo derrotado, mas ao terceiro ele ressuscitou e pisou na cabeça dela. Essa é a primeira palavra de evangelho.

Masis tarde, os homens continuaram se degradado e se uniu aos anjos caídos, surgindo uma mutação genética, que eram os gigantes. Mas Deus achou Noé. Por causa de uma família todo o gênero humano foi salvo. Após o dilúvio, contudo, até mesmo essa família se degradou e o fim dessa degradação foi com a torre de Babel que fez com que Deus confundisse a linguagem dos homens e abandonasse a raça criada. Este é outro item do evangelho. Deus teve um novo início com a raça chamada. Nós somos os descendentes celestiais de Abraão. Israel foi parar no Egito e se tornou escravo lá. Temos então que Deus levantou Moisés, outro representante de cristo no Antigo Testamento. Cristo é o nossos Moisés que nos tira do mundo, o Egito e nos leva para a boa terra de Canaã.

Contudo, por causa da incredulidade toda a geração que saiu do Egito tombou no deserto. A incredulidade pode nos fazer tombar no deserto. Somente a segunda geração pode entrar. Daquela velha geração, apenas dois, em quem havia outro espírito, Josué e Calebe, puderam entrar. Vejam, essa história é como a nossa história. Como o irmão Pedro tem falado, não temos mais 40 anos para vagar no deserto. Não podemos ser incrédulos, mas crer no que Deus irá fazer.

Por que as igrejas evangélicas crescem e avançam? É porque eles creem no que os irmãos da liderança falam a eles. Nós não crescemos porque não cremos e não obedecemos. Estamos tão cheios de nossa opinião e não temos temor de Deus. não temos mais tempo a perder. Sejamos obedientes e Deus irá nos abençoar.

O povo de Israel sofreu a síndrome da terceira geração. Enquanto Moisés estava vivo, o povo permaneceu servindo a Deus. também com Josué foi assim, mas veio uma terceira geração que não conheceu o Senhor. os líderes que eles tiveram não foram líderes adequados, assim como Sansão. Houve muita degradação na época dos juízes. Somente quando Ana orou ao Ser e Deus pode levantar Samuel as coisas mudaram, a era dos reis foi introduzida. Nessa época dos reis houve muitos altos e baixos. A maioria dos reis, contudo, não seguiram os caminhos do Senhor. Deus levantou os profetas para falarem com o povo e com os reis. Neste tempo houve muitas profecias a respeito da vinda de Jesus.

Is 7:14; 9:6 Nas profecias haviam muitas coisas contra o povo de Israel e contra os povos ao redor de Israel, mas de vez em quando havia um diamante com uma profecia sobre a vinda do Senhor. o povo foi levado cativo e após 70 anos, através de Esdras e Neemias o povo voltou e o templo foi reedificado. Contudo, tempos depois mais uma vez o homem se degradou e não havia mais esperança. Depois que voltaram para a terra de Canaã com o templo reconstruído e os muros reconstruídos, após o tempo de Malaquias, por 400 anos Deus não falou mais nada e o povo já não ouviu mais a voz de Deus.

De repente, um anjo apareceu e anunciou a vinda de Jesus. no tempo de Jesus o templo estava lá, os sacerdotes estavam lá, mas tudo era uma religião.

Mt 1:18-23  Aqui houve a inseminação divina. Deus inseminou Maria. Estava nascendo o Salvador. esse é o evangelho. ocorre que todos viram que o homem não tinha mais jeito. Então, Deus se fez um homem para viver uma vida sem pecado e uma vida vitoriosa, morrer na cruz como um homem para substituir os homens pecadores e pagar a dívida deles para com a lei de Deus.

Muitas vezes pensamos em Jesus como o Filho de Deus. em Sua divindade era Filho de Deus, mas em Sua humanidade era 100% homem, com as mesmas fraquezas e a mesma possibilidade de pecar. Se Jesus não tivesse a possibilidade de pecar, o diabo não se daria o trabalho de tenta-Lo. Deus enviou Seu filho para viver como homem assim como nós, passando por todas as tribulações, sentimentos e fraquezas. Hebreus nos fala que Jesus foi tentado em todas as coisas, mas não pecou. Ele foi tentado em todas as coisas que  um homem é tentado, mas não caiu em pecado.

Hb 2:14-18 Esse é um grande elemento do evangelho para nós que vivemos na vida da igreja hoje. Espero que isso dê encorajamento, alento para você prosseguir na vida da igreja. Ele é poderoso para socorrer você nas tentações de hoje.

Hb 4:14-16 temos um sumo sacerdote que se compadece de nós. Jesus é o Filho do homem que está andando entre os candelabros de ouro. Jesus está passando e sabe o que você está passando hoje. Ele sabe que você está desencorajado e quer te encorajar, abraçar e levar a prosseguir. Não tenha medo de Deus, achegue-se a Ele. Jesus entende você, porque ele passou por todas as coisas. Ele podia ter continuado sendo Deus, mas quis se tornar homem para nos levar diante de Deus. Jesus sente empatia por nós.

O irmão Pedro tem falado muito sobre splagchnon, que são as entranhas de Cristo, de onde brotam a compaixão, a misericórdia e o perdão.

Em Mt 9 temos a forma verbal deste substantivo splagchnon, que é splagchnizomai. Quando vemos Jesus e ele olha para nós sentimos seus sentimentos de amor, misericórdia e encorajamento.

Ele viveu nessa terra com muitos sofrimentos. Ele foi crucificado e, depois de tres horas, foi abandonado por Deus na cruz. todos os nossos pecados foram colocados sobre ele, que sentiu a maior dor que existe, porque foi totalmente abandonado por Deus. naquele momento, já não era mais o filho de Deus, mas uma montanha de pecado. Deus amou você e foi à cruz por você e por mim, por nos amar. Não entendemos esse amor, mas cremos e desfrutamos ele.

Quando Jesus foi sepultado, todo o universo entrou em suspense. Todos os homens que entraram na morte, lá ficaram. Jesus morreu para cumprir a redenção e em Colossenses foi pagar nossa dívida por causa dos nossos pecados. Enquanto Ele não voltou ninguém sabia se nossa dívida havia sido paga. No terceiro dia terminou o suspense. A pedra rolou e Jesus saiu. Naquele momento todo o universo respirou aliviado. Na verdade, foi Deus quem O ressuscitou!

Rm 1:1 Esse evangelho é o evangelho de Deus. ele havia prometido em tantas passagens a vinda do Seu Filho. Ele veio em carne, como o filho do homem, mas foi designado com poder como Filho de Deus pela ressurreição dos mortos. Ele era filho de Deus como Deus. em Sua divindade Jesus já era filho de Deus, mas algo inédito ocorreu com a Sua encarnação. Agora Deus se tornara um homem. Isso jamais havia ocorrido. No monte da transfiguração os discípulos puderam ver o que havia naquele homem Jesus. ele era um homem e não assumia a posição de filho de Deus enquanto estava na terra. O primeiro homem, Adão falhou. Então, Deus enviou o segundo homem, Cristo. na Bíblia só há dois homens: adão e Cristo. Na Bíblia fala do primeiro Adão e do último Adão, que é Cristo. como homem, Jesus não era o filho de Deus. ele precisava ser aprovado por Deus antes disso. A prova de fogo seria a morte. Qual seria o resultado após a morte? Se não fosse ressuscitado, não teria sido aprovado por Deus. ao terceiro dia, Deus o ressuscitou dentre os mortos. Essa ressurreição é a evidência de que Ele foi aprovado por Deus. é por isso que temos esperança.  Foi em ressurreição que o homem Jesus foi designado Filho de Deus (At 13:33). Ele já era filho de Deus em Sua divindade, mas quando ressuscitou se tornou filho de Deus em Sua humanidade.

Rm 4:25 Deus o ressuscitou por causa da nossa justificação. Agora, Jesus Cristo é Filho de Deus em Sua divindade e em Sua humanidade.

2Tm 2 nos mostra que hoje temos um só mediador entre Deus e os homens: Cristo Jesus, homem.

No dia em que recebemos Jesus Cristo nos tornamos filhos de Deus em nosso espírito. mas não somos filhos de Deus em nossa carne, que ainda é corruptível. Por isso que Deus nos colocou na vida da igreja para nos saturar com Sua vida divina. Quando Ele voltar e ocorrer nossa transfiguração, essa carne será redimida e se tornará filho de Deus. Então, nos tornaremos filhos de Deus em nosso espírito, alma e corpo. Essa é a plena filiação. Quem quer completar seu processo de se tornar completamente filho de Deus? o único caminho é a igreja. a vida da igreja é para nós como o casulo é para a lagarta. Aqui nos tornaremos filhos de Deus em todo o nosso ser.

Isso é o evangelho. vimos tudo o que aconteceu fora de nós, mas amanhã

Os evangelhos falam do que Jesus fez por nós fora de nós. Seu nascimento, viver humano, sofrimentos, morte, ressurreição e ascensão. Mas ainda não está completo. Por isso, Deus introduziu Romanos para nos mostrar tudo o que está acontecendo dentro de nós. no momento em que cremos Deus está trabalhando em nós para nos fazer completamente filhos de Deus. teremos então uma ideia do que está acontecendo dentro de nós. valorizemos a vida da igreja, pois é nela que estamos recebendo a justificação, a santificação, conformação, a transformação e a glorificação. Amanhã veremos o que Deus está fazendo dentro de nós.

Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *