Salvos pela Sua Vida – Conf em Brasília Set/18 – Reunião de Serviço da Região 1

Notas da palavra ministrada pelos irmãos Ezra Ma e Pedro Dong na Reunião de Serviço com as lideranças na véspera da Conferência Regional em Brasília das igrejas da Região 1. Texto não revisado pelos preletores. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Ezra Ma

As irmãs são muito importantes neste momento que estamos vivendo. É muito bom que vocês estejam presentes nessa reunião. Na verdade teríamos muito o que falar, mas não temos tempo suficiente. Só podemos lançar as sementes. Como vimos na Conferência Internacional na EAV, nós somos os iniciadores e vocês são os influenciadores em cada cidade para levantar muitos outros para que a igreja possa seguir adiante. Não estamos na igreja há pouco tempo. Temos muito tempo que estamos praticando a vida da igreja. Temos uma visão e temos praticamente 100 anos de história. Nestes anos todos tivemos alegrias, tristezas, dificuldades e sucessos. Em toda a Bíblia não  há apenas histórias de sucesso, mas há também muitas derrotas. O apóstolo Pedro não teve só vitórias. Ele falou bobagens e até negou o Senhor.

O principal passo para haver o reino é o arrependimento. João Batista disse isso. mais tarde Jesus começou a ministrar dizendo isso:  arrependei-v0s porque está próximo o reino dos céus. Pensamos que arrependimento é quando pecamos ou fracassamos. Par anos  é quando fazemos algo muito errado e precisamos então  chorar e nos arrepender. Mas o Senhor tem nos  falado ultimamente. O principal objetivo para o qual precisamos de arrependimento está relacionado à maneira como nós pensamos, como está estruturada a nossa mente.  Está relacionado ao nosso esforço de tentar cumprir a lei, ou seja, tentar agradar a Deus por nosso esforço à parte do Espírito. Temos conceitos que trouxemos do mundo e dos grupos cristãos. Sou o mais aberto aos sistemas novos de administração e gestão.  Quero aprender coisas novas. A igreja não é uma empresa ou uma escola secular, mas tudo o que existe hoje podemos aprender algo e aplicar à igreja. Paulo falava de procedimentos na igreja.  a igreja hoje é a casa do Deus vivo. Deve haver planejamento e metas, mas precisamos do Espírito Santo nos conduzindo. Jesus era organizado. quando ele multiplicou os pães, fez algo ordenado, fazendo as pessoas se sentarem em quadrados ou retângulos para que facilitasse a distribuição pelos discípulos.  Quando Ele ressuscitou, deixou todas as coisas organizadas ao sair do túmulo. Só Jesus faria isso.

Estou gostando do que os irmãos fizeram aqui no local, colocando essas cortinas. Estive visitando a região 6 e todos os locais lá estão sendo arrumados e estão muito bonitos. Em Fortaleza também os locais estão bonitos demais. isso atrai as pessoas. o conteúdo, que é a palavra, nós temos. O louvor está melhorando cada vez mais também. Mas a nossa embalagem precisa melhorar cada vez mais.

Todos os que estão na liderança, ou seja, os irmãos responsáveis, que são  os presbíteros na Bíblia, os irmãos  e as irmãs de serviço, que são os diáconos e as diaconisas, precisam atentar a três coisas: comunicação, articulação e execução.

Comunicação é um termo técnico para o que a Bíblia chama de comunhão. O mais importante é comunicar os irmãos. comunicação oral, visual, para que todos participem do que o Senhor está nos dando. Temos encargos espirituais e encargos práticos. Hoje temos livro na minha mão, JAV, Dia do Missionário Internacional, CEAPE, Colportores, etc. As ofertas desta vez foi recorde novamente. Na igreja não fazemos mais nada de improviso. Tudo o que fazemos é com entusiasmo. Agora, separamos em casa o que vamos ofertar e no momento da oferta já sabemos o que fazer.

Os varões não são bons articuladores, mas as irmãs são muito boas para articular. Quando as coisas são entregues para as irmãs começa a acontecer. As Conferências de irmãs que temos realizado são prova disso.

Liderança não é um título, mas é preciso ter paixão por isso. Você gosta de cuidar de gente? Ou você faz parte da liderança rangendo os dentes? Liderança não é dar ordens, mas é cuidar de pessoas.  Moisés foi um líder e cuidou de 2 milhões de pessoas. Ele chegou a orar para que Deus se arrependesse, por causa do povo. Pedro e eu somos um em que se alguém está na liderança, deve estar alinhado. Reuniões de serviço não são opcionais. Elas não precisam ocorrer toda as semanas, dependendo do tamanho da igreja, mas uma vez que ela seja marcada, precisamos ter compromisso. Quem está na liderança precisa fazer mais que os outros. Se alguém faz mais que nós precisamos ceder lugar para esse que tem fogo mais ardente que o nosso. A igreja não pode continuar do jeito que está. Alguns reclamam que estamos fazendo muitas mudanças, mas eu pergunto: a igreja está aí há 30 anos e tem avançado? Digamos que um irmão sinta isso. ele não irá se aposentar, mas ceder e dar um passo atrás. O que a igreja precisa hoje é de mais irmãos ativos na parte operacional. A parte da visão não é o problema, mas o problema é a execução e a operação. Para isso é preciso a inclusão das irmãs e dos mais jovens. Não é vergonha não sabermos fazer de tudo. O presidente Ronald Reagan em si mesmo não era tão capaz. Ele era um ator de cinema classe B, mas teve dois mandatos como presidente. Foi em um deles que o muro de Berlim foi derrubado. Ele sabia articular e se rodear de pessoas capazes. Essa região aqui tem muita gente capaz nas igrejas, mas estes estão parados, porque os líderes concentram tudo em suas mãos.

Hoje estou fazendo muito mais do que fazia antes, mas muito do que eu faço foi delegado para muitos irmãos e o Senhor tem me acrescentado outras coisas mais importantes. Estou encorajado e vendo que as coisas estão mudando nas igrejas.  Muitos irmãos estão voltando a reunir, algumas igrejas estão aumentando seus locais de reunião porque não cabem mais os irmãos.

Quero esclarecer um pouco sobre a palavra que está sendo falada na igreja. vejo muitos irmãos com boa intenção espalhando hinos de igrejas evangélicas, que são muito boas, etc. Também palavras de pastores dos grupos cristãos. Em geral, essas palavras são de inspiração, motivação e cura. Essas palavras são o que as pessoas precisam hoje. As pessoas trabalham muito hoje e são oprimidas pelo mundo. Os incrédulos vão para as festas, mas os crentes vão para os cultos. Nestes cultos eles ouvem essas palavras motivacionais, de cura e consolo. Eles levam convidados e essas pessoas são ajudadas. Assim, os grupos crescem. Hoje em dia, temos muitas dessas palavras na igreja. Os irmãos podem acompanhar as mensagens hoje pelo site Mensagens das Conferências. Nas mensagens hoje temos muitas palavras de consolo. Esse novo livro – A humanidade perfeita – tem muitas palavras de consolo e cuidado.  Mas essa palavra não é suficiente.  A palavra profética é para o povo de Deus, ao passo que essa palavra de consolo é para o indivíduo. Quando Moisés falava, não falava apenas a um indivíduo, mas falava ao povo como um todo. Esta palavra profética dá direção ao povo de Deus.

Nas primeiras quatro mensagens dessa Conferência Internacional o irmão Pedro nos falou uma palavra de contextualização. Deus está nos mostrando onde estamos e também para onde estamos indo. Ele está nos dando direção.  2Pe 1:19; Rm 16:25-26 usam esse termo: palavra profética. Todos nós precisamos atentar à palavra profética, ou seja, aquilo que temos recebido hoje.  Podemos usar os Estudos-Vida e outros livros como consulta. Mas hoje temos uma palavra profética atual, que é a palavra profética para o nosso tempo.

Algumas coisas que o irmão Nee falou no início do século XIX já não se  aplicam hoje.  Uma delas é que a obra é regional e a igreja é local e que não há ligação entre a obra e a igreja. Não. Paulo era da igreja em Antioquia e saia para fazer a obra do Senhor, mas reunia ali e voltava para ali. Então, é preciso que essas coisas sejam atualizadas.

Na palavra que temos hoje há a palavra expositiva e também a palavra inspirativa. Em outra terminologia, há a palavra de sabedoria e a palavra de conhecimento.  Tivemos uma palavra de sabedoria muito forte na Conferência Internacional, sobre o conceito de idolatria. Ouçam as palavras ministradas. A palavra de conhecimento também precisa ser cuidada.  Quanto tempo dedicamos à leitura?  Quanto tempo dedicamos para estudar a Palavra de Deus?  para entender os termos espirituais, as verdades faladas a nós. o que Ele obteve por nós, a justificação, a propiciação a reconciliação com Deus.  O que Ele realizou por nós por Sua morte, em Seu ministério terrenal.  Hoje, Ele é o Cristo pneumático e está nos salvando por Sua vida, nos dando santificação e glorificação. Estes três itens estão relacionados aos três requisitos de Deus para o acesso à árvore da vida no jardim do Eden após o homem ser expulso. O homem é pecador e não pode ter acesso à Deus sem satisfazer esses requisitos.  Essa é a palavra de conhecimento e dela vem a palavra de sabedoria. Não podemos apenas dar uma “sapecada” na palavra, mas é preciso laborar na palavra.

Por último, quero dizer que uma boa liderança precisa produzir resultados. Precisamos considerar nossos resultados.  Na última Copa, o time do México começou muito bem, mas não passou das oitavas de final novamente. Descobri que há um dito: jogaram como nunca, perderam como sempre.

Na igreja também somos assim. Sempre trabalhamos como nunca, mas temos pouco resultado como sempre. Precisamos ter resultados e isso é o número de irmãos crescendo. Nesta Conferência recebemos um encargo de voltar a crescer tanto localmente como nas regiões. Uma igreja que tem apenas 15 irmãos há tempo, em vez de sair para expansão, precisa derrubar a barreira destes 15 irmãos e avançar para a próxima barreira. Sonho com o tempo em que termos igrejas de 500, mil irmãos. precisamos romper nosso bloqueio em nossa mente.  Precisamos pensar grande. Deus é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos. Estou amando uma palavra: MUITO MAIS! Estando reconciliados, MUITO MAIS, seremos salvos por Sua vida. O Senhor é poderoso para fazer MUITO MAIS do que pedimos ou pensamos.

 

Pedro Dong

Os ventos estão favoráveis a nós e estamos debaixo de muita benção do Senhor. raramente tivemos tantas bênçãos. Vamos também cooperar com o Senhor para que esses ventos possam romper barreiras também na questão de expansão, na questão de número de pessoas e número de igrejas. Vamos usar todos os meios para que o evangelho do reino seja pregado a toda terra habitada.  Mas para que isso ocorra precisamos ter igrejas fortes em cada localidade e em cada região da América do Sul. Daqui para frente, com esse espírito de Paulo evangelista desejando ir até a Espanha passando por Roma para levar o evangelho a outros lugares, que o Senhor nos leve a romper as nossas barreiras para levar a benção de Deus a muitos lugares.

Cantamos hoje sobre trabalhar no fluir. Isso é a coisa mais gostosa que existe. Para trabalharmos no fluir, é preciso satisfazer algumas condições. Individualmente, se estivermos fazendo a transferência da antiga maneira de vida pelo velho homem para vivermos pelo novo homem, essa questão de trabalhar no fluir será possível entre nós. cada um de nós precisa buscar progresso. O Senhor tem poder para nos transformar e nos mudar. Em nossa relação conjugal, familiar, na sociedade, em todos os sentidos, mudar nosso relacionamento individualmente falando.

Coletivamente também há condições para que o Senhor possa nos abençoar.

Em Rm 16:25-26 O evangelho de Paulo e a pregação de Jesus Cristo são de acordo com a revelação do mistério guardado em silencio desde os tempos eternos. Em outras palavras, o nosso evangelho não deve ser algo inventado pelos homens. Nosso evangelho e a nossa pregação é limitada dentro da revelação de Deus. Nós seguimos a palavra profética. Ninguém tem liberdade de falar suas próprias coisas, dando sua direção própria. Seguimos a direção da palavra que é de acordo com o que Deus manda. A própria profecia significa Deus falando. É segundo a revelação do Deus eterno.

Ef 1:9-10, 22 O mistério da Sua vontade é para nos fazer convergir em Cristo todas as coisas. o que Deus escondeu como um mistério, guardado em silencio pelos tempos eternos, é que ao vir Cristo, Deus faria todas as coisas encabeçadas a Cristo. a palavra profética tem essa direção e essa intenção.  Deus deu Cristo à igreja como cabeça porque tudo já está debaixo Dele e, assim, todas as coisas podem ser colocadas debaixo de nossos pés, porque nós mesmos seremos encabeçados em Cristo. a palavra profética nos levará a ser encabeçados em Cristo.

Rm 1:5 O lema do mistério da fé é a obediência.  Através de Cristo, Deus poderá encabeçar os membros do Corpo de Cristo. Então, Deus poderá trabalhar no fluir. Se eu penso que a igreja não está na direção adequada

Rm 15:18 Uma vez obedientes, teremos o mesmo andar stoykiel.

Fp 3:15-16 Já alcançamos muito andando juntos. esse andar é stoykiel. Quem dá direção para essa marcha é a palavra profética.  Hoje em qualquer região que vamos encontramos a mesma cadência. Os irmãos de Minas vieram e quando vamos lá sentimos que estamos na mesma cadência. Nessa cadência, o Espírito dá direção e faz milagres. Ezra mencionou algumas bênçãos, mas ainda há muito por vir.  Essas coisas estão acontecendo por causa de nossa unidade e unanimidade. Essas coisas vêm pela palavra profética. Quem marcha não fica pensando se a ordem está correta ou não. Nesta hora, sejamos simples para receber a palavra profética.  O resultado será que nosso trabalhar no Senhor será um descanso.

Hb 4:10 Antes ficávamos indagando se a direção está certa ou não. Eu perdia gozo e desfrute e a igreja não avançava. Mas agora recebemos a palavra profética com simplicidade e passamos a marchar juntos.  então, entramos no descanso de Deus. nossas próprias obras nos cansam.

Ex 33:14 A presença do Senhor vai conosco e ele nos dá descanso. Servir na presença do Senhor é um descanso.  Podemos fazer muito exteriormente, mas em nosso interior, há descanso e paz. As coisas fluem porque é Deus quem está fazendo. Este é o descanso em que fomos incluídos.

Após o dilúvio não houve um profeta que buscasse o que havia no coração de Deus. apenas 352 anos depois ele encontrou Abraão que passou a ter comunhão com Ele. Agora podia haver profecia. Graças ao Senhor! hoje não estamos largados à deriva, mas temos direção. Atentemos à palavra profética.

Vamos levar à sério a palavra profética. Entre nas palavras do Alimento Diário. Também acompanhe as mensagens atuais e ajudem os irmãos nisso.

Tenhamos também um coração puro em nosso serviço ao Senhor. não buscamos nosso próprio benefício, mas estamos aqui unicamente para fazer a vontade de Deus. não estamos na igreja porque alguém nos ajuda. Nosso coração deve ser puro de buscar apenas o que Deus quer. Digo que até para a igreja que estamos cuidando, falando em crescer em número e em quantidade de igrejas, nosso coração deve estar limpo de ambicionar uma grande obra.  Não estamos lutando para amanhã ser famosos no cristianismo. Esse coração precisa ser limpo para o Senhor. não estamos atrás destas coisas, mas estamos apenas obedecendo por fé. não busque interesse ou vantagem própria na igreja.  isso é idolatria.

Não seja Ló, que era sobrinho, mas seja filho. Ló se beneficiou de toda benção que recebeu por estar junto a Abraão. Por causa dessa benção, chegou um ponto que passou a existir rebanhos de Ló e rebanhos de Abraão. Por isso, tiveram de se separar. Não faça isso na igreja. sua obra cresce na benção deste ministério, mas você tem um rebanho que não é deste ministério e pastores que não são deste ministério. o fim destes que se apartam de Abraão é terrível. Se eu fosse Ló, reconheceria que tudo que recebi foi por causa da benção de Deus e rejeitar qualquer outra coisa para mim. Yachab e yachad. Podemos habitar juntos. Estas mesmas palavras estão em Sl 133.

Sl 51:10  Um coração puro e um espírito inabalável. Trilhando esse caminho, muita luta virá, mas estamos debaixo da bênção.

Ninguém cria outro rebanho. As irmãs estão sendo encorajadas, mas não são algo a parte da igreja. serviço de adolescentes e jovens não é algo à parte.  não há separação da igreja e da obra.  Não há dois rebanhos. Só temos o rebanho de Deus!

 

3 comentários em “Salvos pela Sua Vida – Conf em Brasília Set/18 – Reunião de Serviço da Região 1”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *