Não somos dos que retrocedem – Ezra Ma

 OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 25 – Não somos dos que retrocedem
Leitura Bíblica: Hb 10:39a

 

Oração:

Te agradecemos por nos reunir mais uma vez. Apesar de estarmos fisicamente separados, podemos sentir o espírito uns dos outros vibrar na mesma sintonia e frequência. Queremos estar alinhados contigo e com o Teu propósito nesses dias difíceis. Fala conosco e com todos os corações, trazendo suprimento, gozo, consolo e encorajamento. Obrigado, Senhor.

O Instituto Vida para Todos – IVPT preparou para você uma série MULHERES DA BÍBLIA, cujo primeiro vídeo será dia 07/04. Essa série é gratuita. Vamos participar.

O irmão Pedro Dong compartilhou as mensagens da conferência que seria em São Paulo. A partir deste final de semana teremos uma palavra às 20:00 e no domingo às 10:30 da manhã. Todas essas palavras serão transmitidas pelo canal do Instituto Vida para Todos, no YouTube Esperamos que essas palavras tragam direção, paz e encorajamento a todos.

A razão pela qual escolhemos esse tema para esta noite é que com a situação da pandemia e com o isolamento, podemos pensar que a vida da igreja está parada e não conseguirá avançar. Mas quero dizer o que estamos experimentando. Estamos experimentando uma dimensão como nunca. Nunca estivemos tão sintonizados no espírito. O grau de cuidado mútuo e preocupação, o grau de intensidade de oração, tem sido aumentado e o Senhor nos levou para um nível mais elevado. Quando passar esse isolamento, a vida da igreja irá alcançar um nível muito mais elevado. Vamos apreciar muito mais as reuniões, o evangelho, o fato de estarmos com os irmãos e de pregar o evangelho às pessoas.

O encargo que o Senhor nos deu dessa vez terá o encargo espiritual e uma parte prática, para nos mostrar como avançar nesse tempo de isolamento social. Especialmente para as igrejas menores que estão no interior, que podem ter mais dificuldades.

Hb 10:35 É desse trecho que tiramos a frase do tema da mensagem. Confiança nesse versículo significa ousadia. Podemos perder um pouco a ousadia com essa situação toda. Podemos ter ficado desencorajados ao ver essa pandemia logo após a Conferência na EAV em fevereiro. Mas é exatamente a realidade desse versículo. Vamos avançar mais ainda.

O Senhor está nos dando muitas alternativas. O Espírito é como rios de água viva. Há o leito do rio. Se alguém bloqueia seu leito, a água procurará lugar para ultrapassar. Nada pode barrar o fluir dos rios de água viva. O inimigo tenta nos parar, mas o Senhor encontrará outro caminho, outro leito para esse rio da água da vida fluir. Vamos conhecer mais profundamente o Senhor, ter comunhão mais profunda e íntima com Ele, mais da palavra, da oração, da literatura.

Amados irmãos, não podemos permitir que essa situação roube nossa ousadia. Pelo contrário, devemos avançar mais ainda. Isso porque ela tem grande galardão.

Há a fé e as obras, a Nossa salvação eterna e o galardão. A salvação eterna é obtida pela fé, ao crer no Senhor Jesus.

Ef 2:8-9 essa é a salvação eterna. Uma vez que cremos no Senhor, somos salvos para sempre. Mas na vida da igreja temos um legado maravilhoso, que é o reino, o galardão, a primogenitura.

Temos a salvação eterna, mas estamos focados, comprometidos e engajados por causa do reino. O galardão tem a ver com o premio que termos no reino milenar quando o Senhor voltar. O galardão é de acordo com as nossas obras.

Mt 7:21-23 Esse versículo é uma questão do galardão, que vem através de nosso viver, de nossa obra. Foi falado nas semanas passadas que o Senhor Jesus não fazia sua própria vontade, mas a vontade daquele que O enviou.

1 Co 3:8-9 As obras são o que você e eu fazemos. Será que o nosso desfrute e serviço ao Senhor está condicionado a certas situações? Quando está tudo bem eu desfruto e sirvo ao Senhor, mas quando não está tudo bem, já não podemos desfrutar nem servir? Paulo e Silas desfrutavam o Senhor e pregavam o evangelho tanto na liberdade, como presos naquela prisão. Nela eles oravam, louvavam a Deus e mudavam toda a situação (At 16:25). Mesmo nessa pandemia podemos desfrutar e servir ao Senhor.

Mt 16:27; Ap 22:12 O galardão será segundo as suas obras.

Hb 10:35 Nossa ousadia deve ser preservada. Não é por causa da situação de restrição que vamos deixar de seguir o Senhor. Pelo contrário, devemos continuar a servir ao Senhor, buscando a novidade de espírito e a novidade de vida. Nosso desfrute não pode estar condicionado ao ambiente. Se assim fosse, durante o império romano, enquanto havia perseguição, a igreja teria acabado. Mas a morte não pode deter a vida de ressurreição.

Hb 10:36-37 É o momento de termos perseverança. Hoje temos mais tempo. Podemos ligar e cuidar dos irmãos. Hoje um irmão ligou para mim dizendo que queria orar por mim. Ontem um dos meus filhos ligou para mim dizendo que queria orar por mim e minha esposa. Isso é muito tocante. Temos de orar ao Senhor e perguntar ao Senhor como podemos servi-Lo. Ainda precisamos fazer a vontade de Deus. Essa promessa é a nossa primogenitura, é o reino e o galardão. Tudo o que está acontecendo é um prenúncio da volta do Senhor. É o tempo de perseverar para ganhar o galardão.

Hb 10:38 Neste momento precisamos fortalecer a nossa fé. Não uma fé supersticiosa, mas uma fé baseada na palavra do Senhor. Uma fé que sempre diz sim e amém. Uma fé que obedece. Tudo o que Deus nos prometeu, tem o sim em Cristo. e quando Cristo diz sim, nós dizemos amém!

Hb 10:39 Nós não somos dos que retrocedem! Repita isso várias vezes. O inimigo quer nos levar a desistir, diante de tantas dificuldades. Se retrocedermos, não teremos o galardão. Estamos na fase mais difícil que é a nossa salvação da alma. É para amadurecermos.

Jesus nunca retrocedeu. Por isso que Deus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 17:5). Nós não somos dos que retrocedem. Muitos neste momento tem carências – alguns perderam o trabalho, outros tem, mas estão sem receber o salário etc – mas nós, porém, não somos dos que retrocedem. “Para a conservação da alma” significa: para a salvação da alma. É difícil, é doloroso – salvar a alma é processo que não é fácil. Muitos irmãos já confirmados com esse vírus e no Equador alguns irmãos partiram para o Senhor.

A vida da igreja aparentemente sofreu um revés, mas o que está acontecendo é que Deus está querendo fazer uma grande mudança. Ele quer nos levara experimentar o seguinte:

2 Co 1:8 Todos os sofrimentos que estamos enfrentando é para que experimentemos o Deus que ressuscita os mortos.

Muitas conferências foram canceladas neste mês de abril e maio. Graças ao Senhor pelo IVPT, que está transmitindo a palavra ao vivo pelo seu canal no YouTube.

Queremos, então, dar uma orientação completa para os irmãos nesse período. Nenhuma delas é obrigatória como se fosse uma imposição, mas são apenas orientações.

Ceia do Senhor

No domingo de mana os irmãos têm a liberdade de celebrar a ceia do Senhor em família. Com poucas pessoas em volta da mesa para se lembrar do Senhor. Isso é algo opcional. Se alguma família não quiser fazer, não são obrigados a fazer, mas aqueles que desejarem receberam orientação sobre como fazer o pão. Alguns irmãos, ainda estão fazendo por vídeo conferência.

A vida da igreja precisa avançar. Temporariamente, não poderá avançar como fazíamos antes. Mas hoje o Senhor quer nos levar a avançar de maneira diferente.

Não queremos de maneira nenhuma inibir a função das lideranças das igrejas. Talvez alguns pensem que é só assistir a mensagem no final de semana. Sentimos que precisamos dar uma palavra de direção, mas isso não é um fator de inibição para os líderes das igrejas. As lideranças locais e regionais devem se empenhar mais e mais na função de pastor para cuidar do rebanho de maneira mais íntima e personalizada nesse período de isolamento. Talvez no passado não tenhamos desempenhado tão bem essa função. Mas que nesse período possamos ter uma mudança nesse quadro. Todos possamos funcionar mais ainda, trabalhando numa malha, como uma rede sensível, em que todos estão conectados para poder cuidar do rebanho de maneira personalizada.

Alimento Diário

Devemos prosseguir e incentivar os irmãos na leitura do Alimento Diário. Temos a versão digital que foi disponibilizada e, ainda, o Audiobook diário e o Tutorial de cada semana. Logo termos o aplicativo EAVPLAY, para desfrutarmos de muitos recursos na versão digital.

Reuniões ministeriais

Os profetas devem continuar funcionando. Várias igrejas estão usando sexta-feira à noite ou domingo à noite para ministrar a palavra. Seja pelo YouTube, ou outros aplicativos de videoconferência disponíveis. Os líderes devem suprir a palavra aos irmãos locais.

Reunião de oração

Devemos ter maneiras alternativas de fazer essas reuniões para que possamos voltar ainda mais fortes quando tudo isso passar.

GFCM – Grupo Familiar de Cuidado e Multiplicação

Os GF têm extrema importância nesse momento, para o cuidado de cada irmão. Devemos cuidar dos irmãos tanto espiritualmente, como também acompanhar se têm alguma necessidade por conta da falta de trabalho.

Reunião de serviço das lideranças

Conforme a necessidade de cada igreja, os líderes devem se reunir pelos meios virtuais para planejar e acompanhar o cuidado dos irmãos nesse período.

Reunião familiar

Esse é o momento para solidificarmos nossas famílias, ensinar nossos filhos sobre a palavra do Senhor e ler algum livro juntos também. Orar juntos com nossos familiares talvez ainda não fosse um hábito, mas agora temos a oportunidade de obtê-lo. Certamente, isso nos fortalecerá.

Grupo de leitura

Podemos fazer essas reuniões também por videoconferência. Há também vários cursos EAD pelo IVPT que podemos fazer.

Os irmãos responsáveis e de serviço devem também gravar palavras de encorajamento para os irmãos, para que todos estejam supridos.

Relógio de oração

O irmão Pedro teve um sentimento de começarmos em todas as igrejas um relógio de oração. Ele compartilhou em sua palavra para a Conferência em São Paulo, lendo Jeremias 22 no contexto da palavra que o Senhor usou a areia do mar para reter a força e a energia das ondas.

Jr 5:22 Podemos quebrar o orgulho das ondas por nossa oração. Estamos conclamando todos os irmãos para se colocarem como uma praia de oração contra a onda do Corona vírus.  As autoridades estão fazendo o que podem, mas a igreja precisa se levantar.

Outra arma nossa é a Palavra. Então, conforme as regiões da obra do Senhor que temos no Brasil, oraremos nos dias pares ou ímpares. No dia que não é nosso dia de orar, assumimos o compromisso de divulgar a Palavra às pessoas.

Divulgamos quatro assuntos principais pelos quais orar. Claro que todos podemos orar o que estiver em nosso coração e esses itens não são impostos, mas essas coisas são para orarmos juntos, especificamente por elas.

  1. Para que o Senhor detenha a onda dessa doença COVID-19. No Equador já houve cinco irmãos que partiram para o Senhor. Nesse momento também queremos nos lembrar dos irmãos que estão na Europa e nos EUA. O número de vítimas nesses lugares é muito elevado. Nossa oração é para que o Senhor possa preservar a vida da igreja nesse período de isolamento e que ela esteja ainda mais forte quando pudermos retomar nossas reuniões e atividades normais.
  2. Orar especialmente pelo Equador, onde já houve cinco mortes de irmãos das igrejas. Os irmãos nos escreveram e enviaram vídeos. A situação lá está calamitosa. A população está usando seus próprios carros para levar os mortos, que são mantidos até 5 dias em suas casas. Alguns corpos estão sendo amontoados nas ruas e queimados pela própria população por causa do forte odor, pois o sistema funerário entrou em colapso pelo elevado número de mortos. Precisamos orar pela situação lá. Enviamos aqui do Brasil uma oferta para os irmãos comprarem 2 concentradores de oxigênio. Esses equipamentos captam o oxigênio do ar, concentra e solta com 95% de oxigênio para o paciente.
  3. Orar pela economia, para que, por causa da igreja e o avanço do evangelho, não haja esse impacto tão grande como se está prevendo na economia. Que os irmãos não percam seus empregos e os negócios não sejam prejudicados.
  4. Orar pelos governantes, para que tenham equilíbrio e sabedoria na tomada de decisões. Orar para que haja mais harmonia entre os governantes no Brasil. Também por todos os profissionais de saúde. Temos vários irmãos que trabalham nessa área.

Vamos formar essa praia de oração.

Vou encerrar com uma orientação prática. Não divulguem notícias que não se conhece a origem ou de sites sensacionalistas. É suficiente seguir as orientações que estamos enviando através do Comitê de Orientação de Saúde.

Por fim, quero lançar uma semente do que desenvolverei na próxima semana. Sinto que nesses dias, na igreja, frente a essa situação que nunca experimentamos antes, precisamos de duas categorias especiais de irmãos entre os líderes e entre todos os demais irmãos. Precisamos de pastores e mensageiros na igreja. São aqueles que têm a palavra fundamental e a palavra profética para suprir e alimentar os irmãos e as pessoas em geral.

Queremos convocar a todos os irmãos a serem os pastores e os mensageiros de Deus na igreja e entre as pessoas que convivem com vocês. Sábado que vem vamos compartilhar mais sobre isso.

Vamos terminar com uma oração:

Senhor, te agradecemos porque Tu cuidas de nós. Não queremos ser os que retrocedem, mas os que avançam para a salvação da nossa alma. Nesses dias de isolamento social, pedimos a Ti, Senhor, que nos leve a cuidar das igrejas. Cuide dos líderes da igreja e que eles exerçam sua função. Que cada irmão e irmã exerça uma liderança entre os seus familiares e vizinhos. Que nesse relógio de oração todos funcionem. Leva-nos a ter experiencias profundas e fortes de Ti, não condicionadas às situações. Abençoa as igrejas. Cura os enfermos, mesmo os que estão infectados com esse vírus. Detém essa onda da pandemia. Oramos pelos irmãos do Equador. Conforta os familiares que perderam entes queridos. Oramos para que Tu possas deter também a onda do colapso econômico, cuidando de todos os irmãos para que não passem necessidade. Oramos também pelos nossos governantes, para que sejam equilibrados em suas decisões. Oramos por todos os irmãos que trabalham na área da saúde. Cuida deles, Senhor. Queremos formar essa praia de oração e cooperar contigo. Conte conosco, Senhor. Oramos em nome de Jesus.

2 comentários em “Não somos dos que retrocedem – Ezra Ma”

  1. Senhor Jesus obrigado pelo direcionamento. Obrigado pelo encargo espiritual e pela parte prática. Jesus é o Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *