A palavra da reconciliação (7) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 23/05/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 27 – A palavra da reconciliação (7)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Esse momento da palavra do Senhor é para nos encorajar e suprir a todos. Devemos continuar em espírito de oração por nosso País. A situação está difícil e devemos intensificar nossa oração para que Deus possa cuidar de toda a situação e todos os irmãos e toda população sejam alvo da misericórdia do Senhor, sendo supridos em suas necessidades.

Esta noite continuaremos a ver sobre a palavra da reconciliação. O importante é que todos possam ouvir e desfrutar essa palavra. Que todos possamos ouvir, desfrutar, assimilar e viver essa palavra no dia a dia. Estamos falando sobre a palavra da reconciliação, com base em 2 Co 5:18-19.

Deus nos reconciliou consigo mesmo, então nos chama e envia como ministros da nova aliança para fazer o trabalho da reconciliação. Éramos inimigos de Deus e indiferentes às coisas de Deus, neste mundo morno e frio para as coisas de Deus, mas Deus nos reconciliou com Ele e nos confiou a palavra da reconciliação. Estamos na igreja e temos uma grande responsabilidade. Deus nos confiou a palavra da reconciliação.

Essa reconciliação tem dois estágios, um inicial e outro avançado. Precisamos reconciliar as pessoas que ainda não experimentaram a salvação, uma mudança em suas vidas. Precisamos da palavra da reconciliação para eles. Para nós que estamos na igreja já há algum tempo podemos estar mornos espiritualmente. Par nós o Senhor está falando para avançarmos para outro estágio da reconciliação.

Esta noite falaremos sobre o Salmo 23. A reconciliação envolve duas partes que tem problemas entre si. Primeiramente, é entre Deus e nós. Rejeitamos o amor de Deus e nos tornamos indiferentes ao Seu plano de salvação e a tudo que Ele havia preparado para o homem. As pessoas são egocêntricas e somente pensam em seus próprios interesses hoje. No mundo moderno sentem que não precisam de Deus. Essa é a estratégia do inimigo para afastar o homem de Deus. As pessoas não têm paz com Deus nem consigo mesmas. Vivem uma vida sem paz. Isso leva a tantos com problemas emocionais, porque buscam paz e estabilidade nas coisas exteriores. Mas o homem foi feito com um espírito humano para conter Deus. Enquanto na receber Deus, o vácuo em seu interior permanecerá. Essa paz não tem preço. Cabe a nós levar essa paz aos homens. Quando o homem se reconcilia com Deus e experimenta o perdão dos pecados, a justificação pela obra redentora de Cristo, essa pessoa encontra a paz com Deus e consigo mesma. A culpa é removida de seu interior.

O segundo aspecto é a reconciliação com os homens. Há muita inimizade hoje. Encorajamos todos a durante esse tempo de pandemia aproveitar para resolver suas diferenças com as pessoas seja na família, com pessoas do trabalho ou qualquer um de nosso convívio. Vamos levar nossas magoas e ressentimentos para as trevas e ranger de dentes para tentar remover essa barreira durante os mil anos? Vamos limpar os nossos corações e ter paz com os irmãos e irmãs. Vamos buscar reconciliação.

Sl 23
Essas palavras têm muita a ver com os pastores e os mensageiros de Deus. Os pastores orientam os irmãos e suprem os filhos de Deus, conduzindo-os à reconciliação. Os mensageiros transmitem a mensagem de Deus ao seu povo. Essa palavra nos enche de força.

Nesses dias de isolamento que já dura mais de dois meses há muitos sentindo abalo emocional. Nesse momento entram os pastores para ajudar e fortalecer os irmãos. Há também aqueles que estão com dificuldades no sustento por causa da necessidade dos irmãos. No salmo 23 vemos o Senhor como nosso pastor. Ao vermos como o Senhor é, vemos o que devemos praticar.

O Salmo 22 fala da morte do Senhor com detalhes e de Sua ressurreição e do surgimento da igreja. A morte e ressurreição do Senhor gerou a igreja. O salmo 23 mostra como o Senhor pastoreia o Seu rebanho, a igreja. Há cinco etapas do pastoreio do Senhor neste salmo. Isso dá direção para nós e nos ensina como devemos pastorear os irmãos. O salmo 24 nos mostra a vinda do rei. Esses três salmos vão desde a formação da igreja, seu cuidado até a volta do Senhor.

O senhor me deu encargo de falar esse salmo desde o início dessa pandemia. Vemos como esse salmo é muito atual. Diante das palavras que temos recebido por meio do irmão Pedro Dong sobre a batalha, Cristo e seus vencedores, vemos um salmo que mostra a evolução dos cristãos desde a sua salvação até ele estar maduro para reinar com o Senhor.

em seu sentido profético esse salmo mostra o crescimento e amadurecimento dos filhos de Deus que estão debaixo do pastoreio e apascentamento do nosso Senhor. Isso nos mostra como devemos pastorear os irmãos. Não é cuidar apenas das coisas materiais ou emocionais, mas há um alvo em nosso pastoreio. Sim, o apascentamento é principalmente nas questões psicológicas e espirituais, mas aqui vemos uma ovelha que amadurece e é levada a condição de reinar.

Sl 23:1; Mt 9:36; Sl 80:1; Is 40:11; Jo 10:11; Hb 13:20; 1 Pe 2:25; 5:4
Esse pastor é o nosso Senhor Jesus. Ele cuida de nós em Sua vida de ressurreição. No salmo 22 vemos que ele passou pelo sofrimento, morte e ressurreição. É nessa vida que Ele nos apascenta e pastoreia hoje. Nele estão os elementos humanos. Ele é um pastor que entende a nossa situação e se condói de nós. Ele sente o que sentimos. Ele está sintonizado com o coração das pessoas. (Mt 9:36)

Deus sempre se colocou como pastor de Seu povo. No Novo Testamento, a igreja é o rebanho de Deus e nosso amado senhor Jesus é o pastor. Os que estão em idade tenra e são sensíveis, o Senhor apascenta com carinho e amor, sem muito rigor. Ele guia os novos mansamente e exige mais dos que são mais velhos. Alguns estão na igreja há pouco tempo. Você pode sentir que está nos braços do Senhor. Ele quer que você ouça sua voz mansa.

O Senhor Jesus se compadecia das multidões, porque as pessoas estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não tem pastor. Havia os principais sacerdotes, os escribas, os levitas, os intérpretes da lei, os fariseus e saduceus, mas nenhum deles eram pastores. O Senhor usou a parábola do bom samaritano. Quando alguém sai da igreja o caminho é morro abaixo para Jericó. No meio do caminho, ladrões o assaltaram e deixaram meio morto à beira do caminho. Veio um sacerdote, o viu e passou de largo. Ele deveria servir as pessoas, mas deixou o homem ali. Um levita fez o mesmo. As pessoas envolvidas com a religião estavam preocupadas com outras coisas. Mas um samaritano, pessoas rejeitadas e desprezadas pelos judeus, cuidou do homem. O Senhor Jesus foi rejeitado, mas cuidou de nós e nos levou para a hospedaria, que é a igreja. Ele não só nos salvou, mas nos trouxe para a igreja. Muitos estão ocupados com a religião, mas não com os irmãos.

O bom pastor dá a vida pelos irmãos. Espero que muitos façam a mesma coisa. Recebemos vários testemunhos dos cooperadores relatando o que os irmãos têm feito para cuidar dos irmãos. Isso é muito encorajador. Esperamos que os irmãos sejam cada vez mais cuidados nesses tempos difíceis.

Jesus hoje está em ressurreição. Ele é O Espírito. ele não está mais em carne. Não é mais o Jesus de Nazaré, que andou no meio dos homens. Hoje ele é o Cristo pneumático, o Espírito que dá vida. Ele é Jesus, nossos Senhor que ressuscitou dentre os mortos. Ele é o grande pastor das ovelhas. (Hb 13:20).

Ele é o pastor e bispo de nossa alma. Nosso espírito já foi regenerado. Não há problema com nosso espírito, mas com nossa alma, com o que pensamos, com nossa emoção e com nossa vontade. Nosso Senhor é o que nos consola. Vários irmãos que têm familiares no hospital hoje. Alguns perderam entes queridos. Recebemos muitos pedidos de oração. Pedimos o consolo do Senhor para cada um desses irmãos. Se houver oportunidade, podemos cuidar dos irmãos. Os que pastoreiam os irmãos receberão a imarcescível coroa da glória. (1 Pe 2:25)

Jo 10:14-16; At 20:28; 1 Pe 5:2
Ele é o nosso pastor. Ele vai cuidar de nós em nosso espírito, alma e corpo. Todos somos vulneráveis e podemos ser alvo de enfermidades, por isso precisamos nos cuidar. Ele é o nosso pastor e nada nos faltará. Ele cuida de Sua igreja e nada nos falta. Ao falar aos discípulos, o Senhor Jesus falou que tinha outras ovelhas de outro aprisco, referindo-se a todos os gentios, que somos nós. Mas hoje temos uma realidade de que somos um único rebanho com um único pastor.

O senhor Jesus é o Pastor e a igreja é o rebanho. Por isso, na igreja não temos ninguém com o título de pastor. Há inúmeros irmãos que tem a função de pastor, mas não com esse título. O único que é o nosso pastor é o Senhor. O Senhor constituiu alguns irmãos na liderança, que são os bispos, aqueles que exercem a função de pastorear a igreja de Deus. Para Deus, a igreja é um rebanho e Ele constitui alguns para pastorear.

O nosso Senhor se encarnou, foi crucificado, ressuscitou e se tornou o Espírito que dá vida. Está qualificado. Ele nos redimiu, nos lavou, nos regenerou e nos fez nascer de novo. Isso nos qualifica a ser o Seu rebanho.

Sl 23:2; Jo 10:9; 21:15; 1Pe 2:2; 1Ts 2:7; Jo 7:37-39; 1 Co 12:13; Sl 116:12-13; Ap 7:16-17
A partir do segundo versículo desse Salmo temos cinco estágios. Cada versículo é um estágio que o Senhor nos leva a experimentar. O primeiro estágio é um estágio inicial. Nele temos o evangelho da graça, com muito desfrute. São pastos verdejantes, águas de descanso. O Senhor cuida de nós e nos traz descanso. É isso que devemos fazer com os irmãos. Alimentá-los e cuidar deles. Uma criança recém nascida requer uma atenção muito maior. Uma criança de 7 anos também requer cuidado, mas não tanto quanto um bebê. É preciso cuidar dos cordeiros com alimento e desfrute.

Os pastos verdejantes representam Cristo como nosso desfrute. Eles representam a abundancia de vida. Cristo é vida em abundância para para nós. Cristo é o alimento espiritual para nós. A palavra grega para apascentar significa guiar, cuidar bem. Cristo é o nosso alimento. Os pastos verdejantes é a palavra com a qual alimentamos os irmãos novos. É o leite para os filhos novos. É o alimento que nutre, acalenta e cuida dos novos.

As águas de descanso representam o Espírito. Na bíblia, o Espírito é representado pelo rio. O fluir do rio de água viva é o Espírito que bebemos. Cristo é representado pelos pastos verdejantes e o Espírito pelas águas de descanso.

No primeiro estágio vemos o Pai como o Pastor, Cristo como os pastos verdejantes e o Espírito como as águas de descanso. Cristo nos apascenta levando-nos a beber as águas de descanso. Por isso, devemos ajudar os irmãos a orar e a invocar o nome do Senhor.

As águas de descanso estão relacionadas com a oração e, principalmente, com invocar o nome do Senhor. Você pode ficar sem comer alguns dias, mas não pode ficar sem beber por algumas horas. Por isso, nunca podemos deixar de invocar o nome do Senhor. Deus não que façamos algo por ele, mas deseja que invoquemos o Seu nome. Invocar é tomar o cálice da salvação. (Sl 116:12-13).

No estágio inicial o Senhor nos apascenta e leva a comer os pastos verdejantes e beber as águas de descanso. Ficaremos apenas nessa experiencia? Não. O Senhor nos leva para o próximo estágio.

Sl 23:3; Mt 7:13-14; Rm 12:2; Ef 4:23; Sl 19:7
No hebraico, refrigera, significa restaura. É muito gostoso ficar nos pastos verdejantes e águas de descanso, mas o Senhor quer nos levar a amadurecer. O propósito de Deus é nos levar à maturidade para reinar com Ele. Precisamos ser pessoas crescidas e amadurecidas. Por isso, o segundo estágio é o estágio da transformação. O Senhor está interessado em nos preparar para reinar. Ele insiste em nos fazer reinar e irá nos transformar. Ele restaura a nossa alma. Ele quer trabalhar em nossa alma. Sabemos que o grande problema é o que temos em nossa mente, vontade e emoção. Nossa mente tem tradições que nos impede de receber as coisas novas que Ele quer nos mostrar. Os judeus não conseguiram seguir a Deus no novo testamento. Nossa vontade precisa ser maleável para seguir a vontade do Senhor. Nossa emoção precisa ser equilibrada.

No estágio inicial podemos desfrutar muito do guiar do Senhor em mansidão. Mas chega o momento de começar nossa transformação. Isso nos remete a Romanos 5:10. Quando inimigos, fomos reconciliados pela morte do Seu filho. Esse é o primeiro estágio, mas o segundo estágio é ser salvo pela Sua vida. Não é só experimentar o perdão, a justificação e a regenerar. Ele quer nos transformar, santificar, conformar e glorificar. Ele faz uma obra de transformação pela Sua vida.

Ele quer trabalhar em nossa alma e nos guia pelas veredas da justiça. Vereda é uma senda, ou seja, um caminho apertado e estreito (Mt 7:13-14). Não estamos em uma rodovia, mas em uma vereda. Ela não é para nos conduzir à salvação inicial, mas é para o reino. Andar no caminho apertado é para os escolhidos. Isso tudo tem a ver com o nosso andar, ou seja, como nós vivemos.

No primeiro estágio tudo foi dado para nós. Então, quando crescemos, Deus tem exigências para nós. Ele começa uma obra de transformação. Na igreja, ele nos coloca nas veredas da justiça. Amor e misericórdia têm a ver com salvação eterna, mas justiça tem a ver com entrar no reino. Para entrar no reino é preciso buscar a justiça. A palavra da justiça é fazer a vontade do Pai. Dizer Senhor, Senhor, nos faz entrar na vida eterna, mas fazer a vontade de Deus está relacionado a deixar que Ele nos conduza e trabalhe em nossa alma. São palavras profundas que precisamos assimilar e ruminar.

Ele trabalha em nossa alma, renovando-a e transformando (Rm 12:2). Nossa mente precisa ser colocada no espírito para que seja renovada (Ef 4:23). Isso ocorre pela palavra do Senhor. Sl 19:7. Não são técnicas modernas, regressão, autoajuda ou outra coisa assim que vai restaurar a nossa alam, mas a Palavra de Deus.

Ele nos salvou e cuidou de nós no primeiro estágio, mas agora está trabalhando em nossa alma. Há uma multidão de chamados, mas apensa os escolhidos entrarão pelas veredas da justiça.

Semana que vem continuaremos.

Oração:
Senhor Jesus, muito obrigado porque Tu és o nossos Pastor. O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Cuida do Teu rebanho e usa-nos como pastores para o Teu rebanho para que nada falte aos Teus filhos. Tu és o alimento espiritual e És o Espírito que podemos beber. Podemos invocar o Teu nome e tomar o cálice da salvação. Queremos também crescer e amadurecer. É o caminho da justiça que vai nos levar a reinar contigo. Queremos experimentar a tua salvação e transformação. Que nenhum irmão fique desencorajado nesse tempo. A situação do trabalho também não está segura. Queremos confiar em Ti. Cuida dos enfermos e consola aqueles que perderam entes queridos. Abençoa a todos os irmãos. Agradecemos e rogamos em nome do Senhor Jesus.

6 comentários em “A palavra da reconciliação (7) – Ezra Ma”

  1. Só tenho que agradecer pela palavra, o Senhor através da vereda é criar residência em cada um de nós.

    Jesus é o nosso Senhor.

  2. …Como o Senhor ama os cordeiros! Por meio de sua rica palavra desta mensagem, também fomos encorajados a amar do mesmo modo, Ele nos amou primeiro… que riqueza, יְשׁוֹבֵב= IESHOVEV= RESTAURA, tem as letras da raiz da palavra IESHUA= JESUS…Ele é o nosso refrigerador, nosso descanso… de Mt 11:28-30….

  3. Salmo 22, O cordeiro, no Salmo 23, O Pastor, no Salmo 24, O Rei, que perfeição na palavra, no proceder e na Sua entronização…

  4. Oh SENHOR JESUS! Oh SENHOR JESUS! Oh SENHOR JESUS! AMEM ! AMADOS IRMÃOS. eu tenho uma fonte experiência com o Salmo 23 que mi toca todos os dias. O meu pai no dia em que ele descanso no SENHOR ele ruminou esse Salmo várias vezes, e falou. Salmo 23É tudo que necessitamos. DEUS mi abençoou eu cuidar de meu pai 10 anos. Parei de trabalhar, guando dava ia ás reunioes. A primeira vez que fui a Sumaré era só 4 dias fui tomada pelo poder de Deus de tal forma que esqueci do mundo la fora. E foram 10 dias Para Honra E Glória Do NOSSO Amado. Meu pai foi remido e lavado Pelo Sanque De Jeus

  5. Señor Jesús !!! esa guia de oración que el hermano nos dio a lo ultimo llego justo a tiempo en mi vida Señor Jesús!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *