A palavra da reconciliação (14) – Ezra Ma

 OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, 11/07/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 53 – A palavra da reconciliação (14)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Não sabemos ainda quantas reuniões teremos sobre a palavra da reconciliação. Semana passada entramos no versículo 5 do Salmo 23. Esse versículo fala do quarto estágio do nosso processo de aperfeiçoamento e amadurecimento para podermos reinar com o Senhor. Esse Salmo nos mostra o processo da salvação de Deus. O Senhor é nossos pastos verdejantes, a nossa água de descanso. O Senhor nos leva de um estágio para o outro. Quando crescemos o suficiente vamos para outro estágio e assim vamos avançando. O Senhor nos leva a experimentá-lo de uma maneira muito forte.

Sl 23:1-4
O Senhor repara a nossa alma e nos guia pela vereda da justiça e quer que cresçamos e amadureçamos. Ele quer que façamos a vontade Dele, o que é o evangelho do reino. Todos também passamos pelo vale da sombra da morte. Nesse vale todas as coisas que não agradam a Deus em nós são eliminadas e passamos a experimentar a presença de Deus. não é a sobra da morte, nem o vale, mas é a presença do Senhor.

O inimigo está furioso e não quer que compartilhemos a palavra que temos falado, porque ele quer atrasar o seu fim. Ele fará de tudo para atrasar a vinda do Senhor e para nos neutralizar. A Conferência Geração Santa e a Conferência de Jovens são muito importantes, porque precisamos desse exército jovem. O inimigo sabe que se esse exército se levantar, ele não terá mais nenhuma chance.

Quando exercitamos nosso espírito e estamos fundamentados na palavra, nos consagramos para fazer a vontade do Senhor e somos unânimes, o inimigo não tem chance nenhuma. Seremos arrebatados e expulsaremos Satanás dos céus. Nós vencemos Satanás todos os dias e, por isso, o Senhor nos prepara uma mesa.

Todos os dias temos adversários. Inimigo é o que está fora de nós e o adversário está fora de nós. O pior inimigo é o que está dentro de nós. Muitas vezes sequer nos damos conta de que ele está ali.

No vale da sombra da morte temos batalhas e sofrimentos. Não precisamos orar pedindo por sofrimentos. A Bíblia nos fala que não seremos tentados além das nossas forças, mas Ele nos envia livramento para que possamos experimentar a morte para terminar com o que é natural, pecaminoso e mundano e nos faz experimentar o poder de Sua ressurreição. Assim temos a experiencia do Deus que ressuscita os mortos. Enquanto atravessamos o vale da sombra da morte temos adversários todos os dias.

O Senhor está nos treinando como um exército. Estamos desde de manhã até à noite lutando por fora e por dentro. Temos conflitos externos a nós e internos. Muitas vezes temos lutas por fora, situações, acidentes, problemas financeiros. Mas muitas vezes temos conflitos dentro de nós, problemas familiares. Existem problemas de harmonia entre irmãos, desobediência, rebelião, são coisas que acontecem. Muitos estão há muitos anos na vida da igreja mas talvez nunca tenham sido tocados pelo Senhor. Eles ainda estão inteirinhos. São vasos de alabastro totalmente inteiros. Quando o Senhor os tocar, serão quebrados, mas não querem ser quebrados.

Ser vencedores e fazer parte do exército do Senhor não é algo fácil. O irmão Pedro Dong tem falado palavras que expõem o inimigo. Sozinhos nunca o venceremos, mas juntos, certamente o venceremos. Devemos ir à cruz para fazer morrer nossas preferencias e não dar lugar par a nossa vida da alma. Quanto Cristo nos encabeça, reinamos em vida. Quando não estamos encabeçados, a morte reina. Quando Cristo reina em nós por Sua vida temos justiça, paz e alegria no Espírito.

O Senhor está nos treinando por meio das batalhas. Devemos encarar, ser corajosos e valentes. Precisamos ser como Josué e Calebe. Vimos semana passada que Abraão foi resgatar Ló com 318 homens de sua casa. É um exército vencedor. Precisamos vencer e não ter medo. Não temeremos mal nenhum, porque o Senhor está conosco. Precisamos lutar em oração e ter um espírito forte. Quando lutamos e somos vitoriosos o Senhor nos serve uma mesa na presença de nossos adversários.

Até o Senhor voltar, haverá batalhas. A cada dia os inimigos estão lá. Mas o Senhor nos prepara uma mesa todos os dias para termos forças para nova batalha no dia seguinte. O desfrute do Senhor, representado por essa mesa de banquete é um prêmio para aqueles que vencem as batalhas diárias.

Há dias em que somos derrotados. Ainda assim o Senhor vem nos consolar. Ainda assim, o Senhor coloca uma mesa diante de nossos adversários. Podemos perder uma batalha, mas não podemos perder a guerra. Precisamos aprender com as derrotas e ver qual foi a razão delas. É a nossa vida da alma? Está nos faltando palavra? Se marido e esposa ficarem em sua raiva, não haverá mesa. Mas se se arrependerem orarem e se voltarem ao Senhor, terão essa mesa como encorajamento em sua luta na batalha.

Mt 28:19
Pregar o evangelho é uma batalha. Os colportores e ceapistas estão saindo para a frente de batalha. Ele está conosco todos os dias, como essa mesa para nos encorajar.

Veremos o segundo aspecto da mesa na presença dos adversários. O primeiro aspecto é o desfrute do Senhor. Vimos que Abraão trouxe Ló e todo o povo com os seus bens. Melquisedeque, que representa Cristo, apareceu do nada para trazer pão e vinho para ele. Arão representa Cristo em seu ministério terreno, enquanto Melquisedeque representa Cristo em seu ministério celestial. Sempre que partimos o pão temos a experiencia de Melquisedeque vir a nós com uma mesa na presença dos adversários.

O segundo aspecto de preparar uma mesa na presença dos adversários é servir no descanso do Senhor. Servimos o dia inteiro e, quando chegamos ao final do dia, temos uma mesa preparada para nós, como um convite a descansarmos Nele.

O Senhor quer introduzir o Seu povo no descanso Dele para que Deus possa descansar. Tudo será trazido ao encabeçamento de Cristo e Deus terá descanso. Quando Deus descansa, nós descansamos.

Sl 20:7
O Senhor nos deu muitos recursos. Agradecemos ao Senhor por todas as ferramentas que Ele nos deu. Ele nos deu ferramentas espirituais e seculares, mas não confiamos nessas coisas. Nós invocamos o nome do Senhor. Embora sirvamos, invocamos o tempo todo porque não queremos fazer nossa própria vontade. O inimigo pode nos derrubar, mas temos resiliência e perseverança. O Senhor não desistiu de nós e está nos mantendo em pé. Confiamos no Senhor e descansamos Nele, sabendo que é Ele que nos leva à vitória.

Mt 11:28-30
Este é um princípio que devemos ter quando servimos ao Senhor. Ele deseja que entremos em Seu descanso hoje e entremos no reino no futuro. Quem se acha capaz e confia em suas coisas não entra no descanso do Senhor. Para descansarmos no Senhor é preciso irmos até Ele. Quem está cansado e sobrecarregado não está descansando no Senhor. Talvez alguns estivessem já cansados de servir ao Senhor. Quem serve no espírito não fica estressado, mas em paz.

Em alguns momentos precisamos fazer uma parada e ter comunhão com o Senhor. Neste momento Ele nos alivia. Lancemos sobre Ele todas nossas ansiedades e preocupações. Alguns talvez estejam sentindo um jugo pesado demais nesse momento de pandemia.

O Senhor me levou a subir alguns níveis no amadurecimento. Sinto que o jugo é suave hoje e o fardo é leve. Não estou carregando tudo sozinho, mas estou aprendendo a servir no corpo. Quando em uma equipe de futebol o time joga em conjunto e cada um faz a sua função, o jogo fica leve para todos. O Senhor quer que sirvamos no descanso.

Sl 121:1-8
Ao servir o Senhor devemos sempre elevar os olhos para os montes. É ali que está a nossa fonte da força e resiliência, sabedoria e discernimento. Nosso socorre vem do Senhor. Quando reconhecemos isso, descansamos no Senhor. Contudo, quando pensamos que somos nós que faremos, se torna pesado.

O Senhor é quem nos guarda no vale da sombra da morte. O inimigo usa todos os meios para nos atacar e neutralizar, mas o Senhor nos protegerá de todo mal. Muitos irmãos entraram em pânico e estão esgotados emocionalmente. O Senhor guardará a todos. O Senhor sabe que somos Suas ovelhas e ele está nos treinando juntos. Ele nos guardará de todo o mal. Ele guardará a nossa entrada e saída sempre.

Sl 127:1-2
Edificar a casa aqui é edificar a igreja. A igreja é a casa de Deus. Podemos pensar que estamos fazendo tudo bem quando servimos, mas devemos ter a oração de Moisés: se não fores comigo, também não irei. Não adianta guardar a cidade com muitas sentinelas se o Senhor não estiver conosco. É Ele que nos guarda. Invocar o nome do Senhor, ter comunhão e exercitar o espírito todos os dias é o nosso treinamento diário. No dia a dia, na convivência com a família, no trabalho, com os irmãos, etc. são nessas situações que seremos transformados. É no dia a dia que somos provados e testados. Quando descansamos no Senhor, não precisamos espernear nem nos debater. Aprendamos a descansar no Senhor. O Senhor vai abençoar a igreja e a nossa família.

A mensagem 50 me ajudou muito. Naquele dia percebi que o que estou falando em Salmo 23 tem tudo a ver com isso. O que o Senhor quer fazer é colocar os inimigos como estrado dos pés de Seus pés. Ele vai nos usar para isso.

2Sm 7:1-2
Quando Davi descansou no Senhor foi quando ele conseguiu tocar no que estava no coração de Deus e percebeu que o que Deus queria era uma casa para Ele. Quando descansamos em Deus, tomamos o encargo pelo descanso Dele.

O Senhor está falado sua palavra profética hoje dizendo que Ele quer encabeçar a igreja através de Cristo e está nos levando a isso. Precisamos orar ao Senhor para que o Senhor nos dê descanso ao nosso redor para que possamos pregar o evangelho. Quando há muitos problemas não temos tempo de positivamente pregar o evangelho.

1Tm 2:1-4
Temos de orar uns pelos outros. Súplica, oração e intercessão são ângulos diferentes de oração. Precisamos orar pelos líderes para que tenhamos vida tranquila e mansa com o objetivo de pregar o evangelho. Não é para nosso bem estar pessoal. Oramos por todos os homens para que possamos ter paz, tranquilidade para sair para a rua para pregar o evangelho. Deus quer que todos os homens sejam salvos, mas se houver guerras, manifestações e a economia estiver muito ruim, gastaremos todo nosso tempo buscando sobreviver. Temos de orar para que possamos pregar o evangelho.

O Senhor está nos ganhando e salvando. É a hora de despertar. Temos de nos levantar e pregar o evangelho. Somente o evangelho do reino será pregado em toda terra habitada e, então, virá o fim. Os acontecimentos do tempo final serão desencadeados pela igreja. Definitivamente Deus nos entregou a responsabilidade pelo evangelho do reino. Precisamos sentir a urgência que está no ar. O Senhor quer voltar.

Is 66:1
Deus quer dar descanso ao homem, mas Ele também quer descanso. Deus está sentado no céu e descanso de seus pés está no trono. Ele é o Senhor de todo o universo. Ele deseja uma casa para descansar. Ele descansou da criação, mas quer descansar no reino. O Senhor Jesus disse que o Pai e Ele trabalham o tempo todo.

Quanto à redenção, o Senhor descansou e se assentou à direita da majestade. Quando Estêvão estava sendo apedrejado, viu o Filho do homem em pé. Ele estava dando forças durante seu apedrejamento. João em Apocalipse não viu um Cristo sentado, mas andando entre os candelabros de ouro. Ele já consumou a redenção, mas no aspecto de nos conduzir e treinar como Seu exército, Ele ainda não descansou, mas está em pé olhando para nós e nos encorajando, dando suprimento e força. Ele somente descansará quando se cumprir a oração que o Senhor fez: venha o teu reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu. É a igreja que tornará isso real. Estamos juntos hoje batalhando e lutando para que esse anelo do Senhor se cumpra.

2Tm 4:8
Todos amamos o Senhor, mas a coroa da justiça está guardada para todos os que amam a Sua vinda. Você pode amar o Senhor, mas não querer que Ele volte porque não está pronto. Alguns não querem que o Senhor volte porque compraram um carro novo e querem desfrutar de seu carro por muitos anos.

Em todo o nosso viver nosso enfoque é a vinda do Senhor. Assim, vivermos na iminência da volta do Senhor e estaremos preparados para Seu retorno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *