A palavra da reconciliação (17) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

 

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 08/08/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

 

Mensagem 59 – A palavra da reconciliação (17)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Estamos vendo o Salmo 23. Pensava que avançaríamos bem mais rápido, mas o Senhor acrescentou muitos pontos para extrairmos o máximo desse Salmo em nossa experiencia do dia a dia.

Sl 23:4-5; 2 Co 4:13
o assunto de hoje ainda é “preparas-me uma mesa na presença de meus adversários”. Ainda estamos na primeira metade do versículo 5. A passagem pelo vale da sombra da morte é demorada. Nele experimentamos a presença do Senhor. Nele nosso foco não deve ser nem o vale nem a morte, mas a presença do Senhor. O Senhor está nos treinando para desfrutarmos Sua presença em toda situação. Para não andarmos segundo o que vemos, mas andar pela fé.

Na passagem pelo vale encontramos muitos adversários. Estamos andando após nosso comandante, assim como o povo de Israel. Por um lado, servimos ao Senhor. Esse é o aspecto do sacerdócio. Por outro, no aspecto da realeza, somos o exército do Senhor. O inimigo supremo é Satanás e Seu exército, mas precisamos conhecer que ele coloca à nossa frente muitos outros inimigos para nos neutralizar, enfraquecer e desencorajar.

Primeiramente precisamos conhecer o inimigo de Deus. Especialmente aos domingos, temos ouvido muitas palavras que expõe Satanás e suas estratégias. Também precisamos conhecer a nós mesmos e os inimigos que estão em nosso interior. Sabemos que há muitos irmãos e irmãs fragilizados em sua mente e emoção. Muitas vezes não conseguimos exercitar nosso espírito suficientemente. É preciso fortalecermos nosso espírito cada vez mais e ainda colocar nossa mente e nossa emoção sob o espírito (Rm 8:6). Hoje exporemos mais o inimigo interior.

2 Co 7:5
Paulo descreveu bem. Somos atacados por fora e por dentro. Falamos há algumas semanas que muitos de nós temos medos e temores. Um dos medos é de nos entregarmos totalmente ao Senhor. Ele não quer uma entrega parcial, mas quer tudo. Ele mesmo disse para amarmos a Deus de todo nosso coração, de toda nossa alma e de toda a nossa força. Aquela viúva ofertou tudo que ela tinha. O jovem rico era um jovem exemplar, mas não conseguiu dar tudo o que tinha ao Senhor. Quando entregamos tudo ao Senhor, entramos em falência. Por isso, temos medo.

Em 1985, no final daquele ano, o Senhor falou uma palavra tão forte que meu tapete foi puxado. Eu sabia que Ele estava me pedindo tudo. Lutei com ele por 1 ano. Mas no final daquele ano minha esposa e eu recebemos uma palavra tão forte que já não pude resistir. Naquele dia preenchemos um papel declarando ao Senhor que nos rendíamos a ele. Dali para frente, deixamos tudo para servir ao Senhor. Precisamos dar um passo de fé. Temos um pai celestial no qual podemos confiar.

A baixa autoestima é um adversário muito forte atualmente. Devido às nossas experiencias passadas, à nossa personalidade ou por nos compararmos aos outros, sentimos que não somos nada.

Ap 2:7, 11, 17, 26, 29, 5-6, 12-13, 21-22
Há uma frase que é repetida 7 vezes em Apocalipse. Essa reincidência mostra a importância dela. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. O Espírito não fala apenas aos que tem dons naturais, aos que são fortes fisicamente, de boa aparência ou capazes. Essa palavra é para as igrejas.

Ele continua: “ ao vencedor”. Todos nos tornamos vencedores quando nascemos de novo. Por isso o Senhor falou: “conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Muitos pensam que perderam a salvação e já não há esperança por causa de seus fracassos e pecados. Uma vez que você nasceu de novo, você nasceu de Deus para sempre. Hoje o que precisamos é valorizar o que Deus valoriza: o Seu reino. Devemos saber que somos vencedores.

Deus não faz distinção de pessoas ao falar. A palavra é para todos nós. Não diga que você não é nada. Jesus pagou um alto preço para te resgatar. Não deixe esse adversário neutralizar você. o inimigo quer que você se sinta inútil e um nada. Deus e a igreja precisam de você! Você deve declarar: Tudo posso, naquele que me fortalece.

Outro inimigo é a dúvida. Deus criou o jardim do Eden e nele colocou a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal no meio dele para dar ao homem livre arbítrio. Muitos questionam por que há tantas guerras, doenças e desgraças no mundo se Deus existe. Ocorre que as pessoas querem conduzir sua própria vida em vez de dar o controle dela a Deus. você pode decidir abrir seu coração ou fechá-lo sem aceitar Seu amor. Aqueles que entregaram sua vida a Deus, tiveram o controle dado ao Senhor. O carro do mundo está indo para o precipício porque Deus não está no comando do seu volante.

Eva foi atraída pela árvore do conhecimento do bem e do mal e foi levada pela sutil conversa de Satanás. Ele colocou dúvida no coração de Eva para seduzi-la a entrar em seu próprio desejo de ser igual a Deus. O que falamos está sempre baseado e limitado à Bíblia, que é a Palavra de Deus. O inimigo quer colocar dúvidas em nossa mente em relação à Palavra de Deus.

Temos em nós também conceitos, barreiras e tradições. Muitas vezes o Senhor quer avançar, ao toque de trombeta, mas não avançamos porque o inimigo nos controla. Isso é difícil, porque tem a ver como fomos criados, com nosso antecedente familiar, etc.

Outro inimigo é nosso estado emocional. Nesse período que estamos passando há muita dificuldade nesse sentido. Com o isolamento é muito comum e ninguém deve se condenar por causa disso. O Senhor está nos treinando a exercitar o nosso espírito. Em meio a esses ataques, precisamos de um exercício real de nosso espírito. Muitas vezes, não é um exercício do espírito para manifestação exterior, por fora, mas especialmente em seu interior. Se for necessário ajuda profissional e lhe forem receitados remédios, não se condene por tomá-los. O que não podemos é permitir que essas coisas nos neutralizem. Esse é o desejo do inimigo.

O inimigo quer nos atacar de maneira muito sutil em nosso aspecto emocional. Vamos exercitar o nosso espírito, orar, cantar, participar das reuniões via Zoom, via transmissão e procurar estar o mais próximo possível dos irmãos. A situação não é tão simples e deve ser colocada totalmente diante do Senhor.

Outro inimigo são as maquinações, o orgulho, a vida da alma, que é nosso jeito. Tudo isso são adversários que nos neutralizam. A vida da igreja tem sido neutralizada por muito tempo por causa desses inimigos. Por causa de nosso jeito, de nossa maneira, havia ressentimentos e mágoas entre irmãos da liderança, entre familiares, etc. Deus está usando a pandemia para colocarmos em ordem nossa casa e nossa família.

No mundo aumentaram os casos de suicídio e de violência familiar. Na igreja, contudo, precisamos vencer esses inimigos. Muitas vezes nosso maior inimigo somos nós mesmos. Nossa vida da alma é um dos maiores inimigos. O nosso velho homem é um inimigo interior.

A incredulidade e a desobediência são também um grande adversário que temos em nós.

Mc 7:15, 18-22
Não é o que entra em nós que nos contamina, mas o que sai de nós. Ele se referia Às coisas que nascem em nosso coração e se manifestam como atos exteriores. Uma infecção sempre tem uma fonte. É isso que precisamos identificar. Calúnia, difamação o orgulho, insensatez, são inimigos interiores que temos. São essas coisas no coração que nos neutralizam.

Cl 3:1-10; Rm 8:13-14;  Gl 5:24
Quando estivermos juntos com Deus, mesclados, participemos da glória de Deus, mas hoje precisamos fazer morrer nossa natureza terrena. Esta é a chave. Fazemos isso levando-a para cruz. Isso não se obtém por nosso esforço natural. É preciso compreender como fazemos isso na prática. Somente quando vivemos no espírito que isso se torna realidade. Apenas andando no espírito conseguimos fazer morrer nossa natureza terrena. Psicologia, decisões, auto ajuda, não nos levarão a fazer morrer nossa natureza terrena. Há uma guerra ocorrendo nesse sentido.

Se vivemos em nosso ser natural, andando na carne, seremos neutralizados por meio da morte (Rm 8:13). O Espírito de Deus está em nosso espírito humano e quando exercitamos nosso espírito, Deus faz morrer pelo Espírito a nossa natureza terrena (v.14). Precisamos invocar o nome do Senhor, orar, ler e orar a Palavra, estar nas reuniões. Precisamos exercitar-nos fisicamente, mas muito mais, precisamos exercitar o nosso espírito. Se praticarmos isso não serremos neutralizados. Pelo espírito podemos usar a cruz (Gl 5:24).

Nosso velho homem foi crucificado, mas em nossa experiencia muitas vezes, parece que ele não foi. Para termos essa realidade é preciso que vivamos no espírito. Como daremos descanso a Deus se não conseguimos vencer nosso velho homem, com suas mágoas e ofensas? É preciso que sejamos encorajados pela palavra do Senhor em Apocalipse: “ao vencedor”. Deus está chamando os vencedores de todos esses adversários que estão dentro de nós. Dia a dia, um adversário de cada vez, precisa ser derrotado. Não subestime os adversários interiores, pois eles podem nos levar a perder o reino.

Todos esses inimigos trazem a ira de Deus. Talvez não estivéssemos tão cientes da existência dessas coisas dentro de nós, mas esse período de pandemia os trouxe à tona.

1 Co 6:9-11
Essas palavras foram faladas por Paulo aos cristãos que estavam na igreja em Corinto. Os injustos são os que não estão bem com Deus, com os homens, com a família nem consigo mesmos. Eles estão na igreja, mas não praticam a palavra de Deus e não herdarão o reino de Deus. Há uma esperança de derrotarmos esses adversários interiores por meio do Espírito.

Gl 5:16-21
Não satisfaremos a concupiscência da carne andando no espírito. Há uma guerra em nosso interior. O Senhor preparar uma mesa diante de nossos adversários. Todos os dias lutamos contra eles e o Senhor nos fortalece e encoraja até que todos eles sejam colocados debaixo de nossos pés. Temos uma advertência nessa passagem. Os que praticam as obras da carne não serão vencedores, pois não herdarão o reino de Deus. eles não conseguiram vencer esses adversários interiores. Nossa batalha é muito séria. O Senhor permitiu que nossos adversários interiores sejam expostos para que possam ser vencidos por nós.

Exteriormente temos acidentes, doenças, guerras, etc, mas muitas vezes não estamos cientes dos adversários que temos por dentro que nos neutralizam. Deus quer nos dar descanso, pois somente terá Seu descanso quando os inimigos todos forem colocados debaixo dos nossos pés.

Rm 8:1-10; Rm 14:17
Que descanso quando experimentamos a realidade desses versículos! Não estamos na carne, mas no espírito! Quando discutimos sobre práticas e regras exteriores, somente há brigas e discussões. Não há descanso. No entanto, quando somos encabeçados por Cristo há descanso.

As barreiras que nos impedem de entrarmos no descanso e sermos vencedores. A mesa que o Senhor nos prepara diante de nossos inimigos é a provisão para estarmos no exército, é também o nosso descanso, para sabermos que Ele batalha por nós para que vençamos os inimigos.

Hb 3:18-19; 4:3-6
Os filhos de Israel não entraram no descanso por causa da desobediência e da incredulidade. Esse par fatal nos impede de sermos vencedores. Não queremos cair nestes grandes adversários. Não crer no que o Senhor está falando hoje e desobedecer, nos impede de entrar no descanso. Se estivermos engajados, comprometidos e focados, nós entraremos no descanso e daremos descanso a Deus. Se não soubermos viver, servir e andar no descanso, como poderemos dar descanso a Deus?

Êx 33:14; Rm 16:20
Esse é o descanso na jornada. Queremos entrar no descanso final, quando Deus, por fim, tiver derrotado todo os seus inimigos, por meio da igreja (Rm 16:20) À medida que lutamos, servimos e batalhamos, o Senhor nos dá descanso. Os colportores estão semeando em média 8mil livros diários. Enquanto semeiam esses livros, esses colportores devem ter descanso. Os que trabalham hoje na área da saúde ou os que estão em suas casas, temos a Sua presença para nos dar descanso. Ele nos apascenta e nos governa com seu cajado e seu bordão. Ele preparar diariamente uma mesa diante de nossos adversários interiores e exteriores. No fim, todos descansaremos com o Senhor no reino.

O Senhor abençoe cada um de nós e nos faça vencedores. Exteriormente temos nossa batalha coletiva, mas interiormente é algo íntimo e pessoal com o Senhor. Cada um de nós tem adversários diferentes. O Senhor nos suprirá e fortalecerá para que esses adversários sejam vencidos.

Oração:
Senhor, te agradecemos por ter nos mostrado nossos adversários interiores. Tu queres que conheçamos Teu inimigo, mas também a nós mesmos. Conhecermos nossa vida da alma, nosso ego, nossa carne. Queremos nos entregar totalmente a Ti e exercitar nosso espírito. somente no espírito teremos a realidade de Tua vitória e poderemos participar de teu reino. Queremos ouvir o que o Espírito diz as igrejas. Essa mesa que tu nos prepararas nos dá força par alutarmos diariamente. Quando estamos contigo à mesa descansamos e em Ti refazemos nossas forças. Cuida de cada irmão e irmã. Os que estão vulneráveis em seu emocional e psicológico. Aqueles que sentem vulneráveis possam tocar no espírito e vencer essas debilidades. Senhor Jesus, Tu queres que aprendamos a depender de Ti e vencermos todos os inimigos. Nos dá força para completarmos nossa jornada. Guarda a todos os colportores que estão saindo. Cuida das igrejas e de cada irmão. Abençoa todos os irmãos em nome do Senhor Jesus Cristo! Amém!

3 comentários em “A palavra da reconciliação (17) – Ezra Ma”

  1. Graças ao Senhor os nossos inimigos foram expostos. Cabe, a nós, agora com disposição, andar no espírito, para jamais satisfazer a concupiscência da carne só assim venceremos nossos adversários interiores.

  2. Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz as igrejas.
    O maior adiversário que está dentro de nós é a nossa vida da alma.
    Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *