A palavra da reconciliação (18) – Ezra Ma

OS MINISTROS DA NOVA ALIANÇA

Palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma do estúdio do Instituto Vida para Todos na Estância Árvore da Vida, em Sumaré-SP, em 15/08/2020. Texto não revisado. Pode conter erros de digitação, ortografia ou semântica.

Mensagem 61 – A palavra da reconciliação (18)
Leitura Bíblica: 2 Co 5:19

Essa é a palavra que vai nos preparar para a vinda do Senhor. Sua volta está próxima e Ele está nos chamando, encorajando e nos preparando. O Senhor nos dê uma mente lucida e um espírito ardente para entendermos e recebermos a Palavra do Senhor.

Queremos lembrar que as inscrições para a Conferência Internacional Setembro 2020 estão abertas. Mais informações estão neste link.

Sl 23:1-6
Estamos no final do versículo 5 de Salmo 23, que corresponde ao 4º estágio descrito neste salmo. Hoje finalizaremos esse treinamento que o Senhor nos dá para formar o Seu exército no vale da sombra da morte para derrotar os Seus inimigos e obter descanso. Neste vale temos a presença preciosa do Senhor e somos treinados a vencer os nossos adversários, na presença dos quais Ele nos prepara uma mesa.

Por um lado, ele nos supre após as batalhas diárias contra os adversários de Deus. Ele é o nosso Melquisedeque que nos supre com pão e vinho para nos restabelecer as forças. Por outro lado, essa mesa representa o descanso que temos. Em meio à luta, experimentamos descanso. Deus quer dar descanso para nós. Vimos em Êxodo 33:14 que Moisés não queria avançar se o Senhor não fosse com Ele e recebeu a promessa do Senhor de ter a Sua presença e Seu descanso. Quando fazemos tudo por nós mesmos o resultado após algum tempo é cansaço. Ouvimos irmãos falando às vezes que estão cansados e sem descanso. O Senhor quer que descansemos Nele. Quando Ele entra em nosso espírito e preenche todas as partes de nosso ser, nós descansamos e Ele também descansa.

Rm 4:18-21; 2 Co 5:7
Abraão sabia descansar em Deus. Ele esperava contra a esperança. Isso porque creu. Exteriormente, não há esperança. Na situação em que ele se encontrava era impossível ele ter um filho aos cem anos de idade. Ele creu contra todas as esperanças. Descansamos no Senhor quando temos fé e por ela andamos. Se andarmos pelas coisas que vemos, não teremos descanso. O Senhor quer nos ensinar a viver desta forma. Assim, teremos uma mesa na presença dos adversários. Fé não é ter pensamento positivo, mas é crer na palavra de Deus. os discípulos estavam com medo no barco ao ver o Senhor andando sobre o mar. Todos ficaram dentro do barco com medo. Pedro foi o único que quis ter uma experiencia mais elevada. Ao ouvir a palavra do Senhor o chamando para sair do barco, creu e agiu baseado na palavra do Senhor. Ele experimentou algo extraordinário. Ele saiu e andou sobre as águas. É verdade que se molhou, mas foi o único que andou sobre as águas por crer na palavra do Senhor. Fé é agir baseado na palavra do Senhor.

Abraão creu e não enfraqueceu na fé. Talvez você sofra muitos ataques mentais e emocionais. Talvez tenha entes queridos no hospital ou que já faleceram e estão em grande tribulação. Não enfraqueça na fé e não duvide por incredulidade. Um dos adversários que temos dentro de nós é a dúvida, a incredulidade em relação à promessa de Deus. A fé está em nosso espírito. Por ela, nos fortalecemos. Eu cri, por isso é que falei. Cremos que tudo o que o Senhor está falando hoje, Ele irá cumprir. Que todos tenhamos ouvidos para ouvir o que o Espírito diz às igrejas.

Antes de avançar, quero falar apenas mais um aspecto a respeito do descanso. Quando imaginamos descanso, o que vem à mente? Há uma história de um artista que recebeu um prêmio em um concurso de melhor quadro representando a paz. Os dois quadros finalistas foram enviados ao rei. O primeiro, era um quadro muito sereno, com um lago muito calmo e espelhado. Ao lado do lago havia montanhas sob um céu azul com nuvens brancas como algodão. Ao vê-lo, todos se admiraram e diante da paz que transmitia, apostaram nele como vencedores. O segundo quadro também possuía montanhas, mas escarpadas. O céu estava negro com muita chuva e ventos fortes. Havia uma cachoeira espumante pelas pedras. O rei olhou e o escolheu. Sem poder acreditar, as pessoas o questionaram como aquele quadro poderia retratar paz e descanso. O rei então chamou-os para ver mais de perto. Ao se aproximarem puderam encontrar um arbusto no meio do qual havia um ninho. Dentro dele, um pássaro mãe estava com seus filhotes cheios de tranquilidade. O rei explicou: paz é estar nomeio do caos, mas tranquilo em seu coração.

No meio de todo o tumulto desse mundo, estamos descansando em nossos Senhor. As nuvens ameaçadoras, a chuva, a cachoeira são nossos adversários. Mas temos uma mesa preparada pelo nosso Pastor. Estamos desfrutando e em paz.

Sl 23:4; Lc 7:44-46
“unges-me a cabeça com óleo”. Nesse versículo temos uma mesa, o óleo para ungir a cabeça e o cálice. A mesa se refere a um banquete e o cálice era para servir o vinho. Para compreender isso precisamos conhecer um pouco a cultura dos judeus. Era costume de um anfitrião lavar os pés dos convidados, porque as ruas eram cheias de pó e as pessoas se reclinavam à mesa para tomar a refeição. Era também costume que o anfitrião beijasse os convidados e ungisse suas cabeças com óleo perfumado. O óleo era um elemento importante de um banquete. Portanto, a mesa que o Senhor nos prepara é um banquete no qual nos reclinamos e descansamos.

Hb 1:9
Embora o óleo esteja no contexto do banquete há ainda um significado muito elevado. Os reis e os sacerdotes eram ungidos com óleo. Nosso Senhor é o nosso Sumo sacerdote da ordem de Melquisedeque em Seu ministério celestial. Ele é também o rei dos reis. Nós, que somos o Seu rebanho, estamos sendo aperfeiçoados na vida da igreja para sermos seu sacerdócio real, que O servirá e reinará com Cristo no reino.

Lc 4:18; Sl 133:1-22; Co 1:21
O Senhor Jesus foi ungido pelo Espírito santo quando foi batizado e também quando ressuscitou foi ungido com óleo de alegria. Todos nós também fomos ungidos juntamente com Ele, a Cabeça do Corpo. Cristo foi ungido, mas hoje, na igreja, nós também fomos ungidos para sermos sacerdotes e reis. O tempo de reinar ainda não chegou. Hoje Ele quer que “reinemos” vencendo as situações nesta terra para um dia reinarmos sobre todas as coisas com Ele em Seu reino.

Nosso pastor foi ungido e nós, as ovelhas, também fomos ungidos pelo Senhor. Temos uma mesa, temos um óleo que unge todos os convidados e vinho para nossa alegria. Cristo como o sacerdote e rei foi ungido como a Cabeça do Corpo e nós fomos ungidos com Ele. O óleo que estava sobre ele escorre até o menor membro do Corpo de Cristo. Todos fomos ungidos e devemos cumprir nosso ministério. Devemos cumprir o ministério de sacerdote cuidando de cada irmão e nos preparar para reinar com o Senhor em Seu reino.

Quero aplicar essa questão também em relação às ovelhas. Esse salmo diz que somos as ovelhas desse bom pastor. Além do significado espiritual, há um aspecto de aplicação. Quando viajamos para Israel em 2017, vimos como os pastores conduziam as ovelhas. Os pastos ali não eram um tapete de relva, mas são pequenas porções de grama nas encostas dos montes, onde o orvalho rega aquele pequeno terreno. Em volta das pedras há pequenos pastos. As ovelhas terminam com aquele pasto rapidamente e o pastor precisa levá-las para outro grupo de pedras. O pastor tem muito trabalho. O nosso pastor nos conduz para vários lugares durante o dia para nos levar

No verão há nuvens de moscas varejeiras que atacam as cabeças das ovelhas, entrando em seus narizes e orelhas, causando grande sofrimento para elas. Os ovos depositados quando eclodem e surgem as larvas que entram no cérebro das ovelhas e dele se alimentam, causando desde irritação, fortes dores de cabeça e, se não houver extração das larvas, podem ficar cegas e até morte. Quando as moscas começam a sobrevoar o rebanho, causam medo e pânico entre as ovelhas que se debatem de um lado para outro durante horas, causando grande perturbação no meio do rebanho. Para proteger as ovelhas, o pastor pega uma mistura de azeite e esfrega o óleo em sua lã em torno dos olhos, nariz e ouvidos. Imediatamente após a aplicação do óleo, as ovelhas ficam calmas e tranquilas. As moscas são espantadas e não perturbam mais as ovelhas.

Ef 6:12, 17; Dn 7:25; Rm 8:5-6; Sl 140:7; 2Co 11:3; Fp 4:7
Hoje há um enxame de moscas que nos perturbam. As moscas são imundas e temos espíritos imundos, os anjos caídos que estão nos ares, nas regiões celestiais. Hoje somos as ovelhas do rebanho do Senhor. Temos esse enxame de moscas sobrevoando todos os dias querendo depositar larvas em nosso nariz, olhos e ouvidos para nos contaminar e corromper por dentro. Precisamos proteger nossa cabeça para não permitir que o inimigo lance as ideologias, pensamentos negativos e dúvidas como um bombardeio em nossa mente. Ele quer nos corromper por dentro, gerando inimigos em nosso interior. A incredulidade, dúvida, baixa autoestima, desanimo, são essas larvas que nos vem desanimar.

Satanás quer nos desgastar, neutralizar e consumir no aspecto psicológico. Foi pela dúvida com relação à Palavra de Deus que Eva foi enganada. Nossa mente colocada no espírito é preservada em vida e paz. O inimigo ataca nosso emocional. Coloquemos nossa mente no espírito para termos justiça, paz e alegria no espírito santo. Se estamos esgotados emocionalmente e mentalmente, não conseguiremos sair à guerra. Cada vez mais precisamos ler-orar a palavra do Senhor. Assim, nossa mente será renovada e seremos salvos do ataque do inimigo. Ler a Bíblia, os livros e cantar os hinos nos salvam da pandemia da informação. É preciso se encher da palavra fundamental e da palavra profética que o Senhor tem nos falado. Seja isso que domine nossa mente e emoção, para estarmos motivados a participar das batalhas.

O inimigo quer que percamos a pureza e simplicidade. A paz de Deus vem de outra dimensão, direto do trono de Deus. Ela vem da dimensão atemporal e sem espaço. Essa paz é que guarda nosso coração e mente.

Primeiramente, fomos unidos à cabeça pela unção. É o encabeçamento de Cristo sobre nós. Pelo Espírito somos encabeçados. Ao exercitar nosso espírito somos encabeçados por Cristo pela unção. Não é em nossa mente, emoção ou vontade que nos permite ser encabeçados, mas é o Espírito. Por estarmos vinculados com a cabeça, somos ungidos.

No aspecto prático, da aplicação, unges-me a cabeça com óleo, o espírito protege nossa mente. Mais do que nunca, hoje precisamos ser guardados dos ataques do inimigo em nossa mente para não sermos consumidos por dentro. O anticristo colocará os ovos de sua ideologia na mente das pessoas. A maneira de pensar do anticristo ganhará as pessoas, mas quando nos enchemos da palavra do Senhor, essa palavra nos encherá de dentro para fora e teremos a marca de Cristo.

A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guarde ao teu entendimento e a tua mente em Cristo Jesus. Unges-me a cabeça com óleo!

5 comentários em “A palavra da reconciliação (18) – Ezra Ma”

  1. Aleluia! Glória a Deus por mais essa Palavra, encorajadora!!
    Quero ser como Pedro andar sobre as aguas, me molhar, ter experiências….

  2. Que o SENHOR guarde o nosso coração e nossa mente dos ataques do inimigo e nos fortaleça a cada dia com SUA PALAVRA E SEU ESPIRITO, em cada membro do CORPO DE CRISTO QUE É A RUA IGREJA GLORIOSA.

  3. Muitíssimo oportuna esta Palavra ministra pelo nosso irmão Ezra Ma: proteger nossas mentes por meio da Palavra fundamental e profética assim venceremos todos ataques dos inimigos e adversário s.

  4. Amém Aleluia…. Ele, o Sumo Sacerdote celestial e que se encontra em nosso espírito sempre nos unge com óleo nossos olhos, ouvidos, nariz e tudo o mais para repelir as “moscas” sempre que o invocamos… oh que PAZ !!!

  5. Somos ungidos, para ungir outros contras as moscas que desejam nos perturbar, por isso vamos usar nosso capacete da salvação, invocando a todo tempo, e levando outros a experimentar tal repelente e antídoto contra os ataques da nossa mente…usando toda a armadura de Deus, lendo a palavra e valorizando os livros espirituais, fortalecendo nosso exército de Sião… migrando rápido para o Filho varão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *