CONFERENCIA INTERNACIONAL – Mens. 12: A Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém

Palavra ministrada pelo irmão Pedro Dong na da Conferência Internacional, na Estância Árvore da Vida em Sumaré – SP, transmitida pelo Instituto Vida para Todos, em 16/02/2024. Texto não revisado pelo autor.

Encorajamos você a assistir a mensagem completa no canal do IVPT no Youtube.

 

 

Hb 1:1; Nm 12:1-2

  1. A dificuldade que Deus tem para dar a vida eterna ao homem por meio da palavra, é fazê-lo crer no enviado de Deus, um canal homem, escolhido por Deus. Deus usou profetas no Antigo Testamento. Nem todos os profetas eram respeitados, pois eram homens. O Senhor Jesus veio e firmou uma Nova Aliança, e hoje, o filho também fala por meio dos profetas. Na experiência de Moisés, Miriã e Arão tiveram dificuldades para aceitá-lo como profeta. Diziam que todo o povo era santo e questionaram a função Moisés. 
  1. No evangelho de João, ele falou muitas vezes que Jesus foi enviado pelo Pai. Jesus não falava por si mesmo, mas falava a vontade do Pai. Pedro, Paulo e João também tiveram esta dificuldade. Em nossos dias, as pessoas têm questionamentos sobre os profetas e aqueles que falam a palavra. Eu não invento coisas para falar. Deus deu a direção por meio do evangelho de João e assim vou seguindo e buscando revelação. Vocês são testemunhas de que cada mensagem traz muita luz. Não fico preso às interpretações tradicionais. O Senhor tem nos dado pastagem fresca a cada mensagem. 

Ap 1:1

  1. Deus, para fazer sua obra, tem interesse em revelar a um grupo de servos. Na igreja temos um grupo de cooperadores, os líderes, os servos na igreja. Deus dá revelação para esse grupo de servos. O método que Deus usa não é revelar ao grupo todo, mas notificar a um. Ele mandou um anjo para falar a João, que transmite ao grupo de servos. João recebeu uma notificação, ele era o canal transmissor, o fiel mensageiro. O grupo de servos não viram teólogos, ficam estudando o que ouviram, mas são executores da vontade de Deus. Esse grupo de servos recebe a palavra com a vontade de Deus e a executa. 
  1. Neste momento, eu tenho sido usado para receber esta notificação, transmito para os sermos, para vocês. Eu não me considero o autor dessa palavra, mas apenas entrego o que recebi. Um anjo entregou uma notificação para João e ele foi um fiel transmissor da mensagem que recebeu. No dia em que eu me tornar um autor, esta palavra não é mais de Deus. Então a palavra não será mais cumprida, não será executada. Mas durante esses anos todos a palavra tem sido confirmada, houve muita mudança entre nós e estamos alegres com tudo o que tem acontecido. Eu apenas sou aquele que recebeu a notificação e transmito para vocês. 

Jo 11:43-44

  1. Na ressureição de Lázaro, Deus, propositalmente, fez Jesus executar um milagre dessa grandeza, quase no final dos seus dias na terra. A ressureição de Lázaro impactou e mudou tudo. Os principais sacerdotes, os fariseus, convocaram o sinédrio e foi tomada uma decisão de prender Jesus. Mas Deus permitiu que Jesus ressuscitasse a Lázaro, que estava morto há 4 dias. Jesus ordenou “Lázaro, vem para fora!”. Quem estava morto, saiu vivo. Isso mexeu com toda a região. 
  1. Hoje de manhã falamos que o Senhor encontrou um ambiente gostoso em Betânia, diferente do ambiente hostil de Jerusalém. Simão, o leproso, estava à mesa com Lázaro ressuscitado, Marta servia e Maria ungiu os pés do Senhor. Essa é a vida da igreja -> os cegos recuperaram a visão, os paralíticos, andaram, os mortos ressuscitaram e alguém nos ajudou a desatar as ataduras. Agora somos úteis nas frente de obra. 
  1. Os adolescentes estão fazendo imersão, gritos de guerra, dormem com Deus, acordam com Deus, oram pelas pessoas, pregam o evangelho do reino, tiram boas notas na escola. Amamos o Senhor de todo nosso coração, de toda nossa alma e com toda nossa força. Não tomamos a palavra como doutrina, mas fazemos imersão e praticamos. Essa palavra nos dá amor e nós amamos ao Senhor. 

Jo 12:12

  1. Jesus estava a caminho de Jerusalém. A multidão voluntariamente tomou ramos de palmeiras e saiu ao encontro do Senhor. Não houve uma convocação, mas tudo foi voluntário. Na lógica humana, não tem como entender. O Senhor teve uma recepção calorosa em Sua entrada em Jerusalém. No ano passado, as igrejas estavam muito alegres com tudo que acontecia. Não havia como segurar os irmãos. Quando chegávamos nos aeroportos, havia uma grande comitiva nos esperando. Eu ficava constrangido. Os irmãos ali, ruidosos, nos esperando, todos loucos pelo Senhor. Aí os fariseus acharam ruim. 
  1. Eu nunca promovi isso, mas aquilo era uma reação espontânea, resultado da alegria dos irmãos. Na Colômbia, os irmãos nos receberam e fizeram até uma carreata. Prepararam 3 Jeeps para carregar generais, nos deram roupas de generais, fizeram buzinaço na cidade. Os fariseus não aceitaram, houve muita crítica. 

Jo 12:13-14; Mt 21:1-11

  1. O Senhor abandonou o judaísmo. Pelos sinais, culminando com a ressureição de Lázaro, muitos creram no Senhor. Ele montou num filhote de jumenta, num jumentinho. Em Mateus é citada a história da jumenta e do jumentinho. Em João é citado somente do jumentinho. Para o rei montar, o animal tinha que ser santificado, separado, um animal que ainda não havia carregado carga. Por isso ele estava junto com a jumenta, era uma cria, ia ser montado pelo rei pela primeira vez. 
  1. Quem mandou a multidão usar ramos e roupas para pavimentar a rua para o rei passar? Não houve ordem, não houve divulgação, não havia mídia social. Somente Deus poderia preparar algo assim. O judaísmo não queria reconhecer, mas as multidões clamavam que Ele era o profeta.

Jo 12:15-16; Zc 9:9

  1. Sião era o monte onde estava a fortaleza de Davi, onde havia a luta pelo reino de Israel. A filha de Sião são os que lutam pelo reino. Nós somos o Sião de hoje. Deus queria deixar claro para todos em Jerusalém que Ele era o rei. Ele foi apresentado como rei justo, salvador, humilde, montado em jumentinho. Ele foi escolhido por Deus para ocupar o trono de Davi. Hosana significa “salva-nos”. Betfagé era uma pequena vila situada a cerca de um quilômetro a leste de Jerusalém, na encosta sul do monte das Oliveiras. Inicia-se a última semana da vida humana de Jesus. Quem vai entronizar Jesus são os humildes e desprezados de Betânia.O Senhor está colocando você em jogo. Nós vamos trazer o Senhor de volta! Não serão os poderosos, mas sim, nós, os humildes, os jumentinhos, os que foram cegos, os que foram paralíticos, os que estavam mortos. 

1 Co 1:26; Lc 12:31-32; Ap 3:7-9

  1. Não foram chamados sábios, nem poderosos, nem nobres, mas Deus escolheu as coisas loucas, fracas, humildes, desprezadas, para que ninguém se glorie na presença de Deus. Para trazer o Senhor como rei na sua segunda vinda, Ele precisará de jumentinho. Nós somos o pequenino rebanho. Buscamos o Senhor em primeiro lugar. O reino será dado ao pequenino rebanho, aos desprezados por todos, aos fracos. Graças a Deus os muros de Jerusalém foram reconstruídos e o governo reestabelecido. Raposa nenhuma irá derrubar o muro. A palavra que o Senhor nos dá é que tem poder e força. O Senhor tem a chave de Davi, Ele abre e ninguém fecha. Os que são da sinagoga de Satanás irão se prostrar e reconhecer o jumentinho. Não é a mula de Davi, mas um jumentinho, que somos nós. 

Gn 49:8-11

  1. Cristo é da tribo de Judá. O Senhor Jesus é o Leão da tribo de Judá. Todos o obedecerão. Para entronizar o rei, é necessário um jumentinho, que somos nós. O Senhor precisa usar um jumentinho obediente, não um jumentinho teimoso. Para isso, é necessário amarrar o jumentinho na videira mais excelente. Você está amarrado à videira? Os adolescentes estão amarrados a essa videira, comendo do seu fruto. Ela é muito abundante, dá até para lavar as vestes. 
  1. Sempre temos uvas novas, estamos amarrados à videira e não comemos outra coisa, mas somente uva, uva e uva, que é vida, vida e vida. É só olhar quem está amarrado à videira e você verá os olhos brilhando. Não são olhos “de peixe morto” ou de uma vaca que olha para o horizonte, mas os olhos são cintilantes e os dentes brancos como leite. Este é um jumentinho diferente, transformado pela vida de Deus. Todos estamos sendo transformados, comendo uva, uva, uva, palavra, palavra, palavra, vida, vida, vida. Esse jumentinho amarrado à vide trará o Senhor de volta. 

Jo 12:17-23

  1. A multidão veio por causa da ressurreição de Lázaro. Por causa desse sinal, a multidão fez essa coisa impensada. Ele foi recebido como Rei, tudo por causa da ressurreição de Lázaro. Os gregos que subiram à festa rogaram a Filipe, que era de Betsaida da Galileia, querendo ver Jesus. Filipe foi até André que falou com Jesus. Ele respondeu que era chegada a hora de ser glorificado o filho do homem. Pela primeira vez, vemos Jesus tendo um enorme apoio popular. Até então, os líderes do judaísmo procuravam perseguir Jesus. Fizeram de tudo para impedi-Lo de pregar, mas agora o mundo está atrás Dele. Jesus não quer a glória dos homens. 

Jo 7:3-5; Jo 12:24

  1. Os irmãos, em carne, de Jesus falaram para Ele subir para Jerusalém, mas o tempo ainda não era chegado. Seus irmãos achavam que Ele veio fazer uma grande reforma, montar uma religião, achavam que Ele queria fama e popularidade. Ele não veio para receber glória dos homens, mas para morrer e fazer a vontade do Pai. Veio morrer como grão de trigo. Se o grão cai na terra e morre, produz muito fruto. 
  1. Se Jesus fosse buscar a glória dos homens, ficaria só. Ele iria morrer como um grão de trigo. O cordeiro pascal veio para a redenção, para nos redimir dos nossos pecados, para nos reconciliar com Deus. O grão de trigo quando morre, gera um efeito multiplicador. Dentro da casca do grão de trigo, há vida. Se a casca não romper não tem como a vida sair. Se a casca rompe, a vida sai. Quando planta um grão e ele começa brotar, isto é a glorificação do grão. A vida sai de dentro Dele e produz muito fruto. Estes muitos frutos estão aqui. 

At 2:22-28; 13:32-34; Lc 24:26

  1. Na sua morte, o seu corpo não viu a corrupção. Ele não buscou fama ou glória. Se Ele foi enviado por Deus e Ele executa a obra de Deus. Deus o ressuscitou, rompeu os grilhões da morte. Ele foi varão aprovado por Deus. Se Deus não o aprovasse, não seria ressuscitado. O corpo de Jesus não viu corrupção. Quando Ele foi ressuscitado, Ele foi glorificado. O Senhor foi ressuscitado e glorificado. Cristo morreu, Deus o aceitou, o ressuscitou e entrou na glória. 

Jo 17:5; 14:16; 7:9; 20:22; At 2:1-4

  1. Na véspera de sua morte, Jesus orou e clamou pela glória. Como homem, Ele precisava que o Pai o glorificasse. O outro consolador é o Espírito da Verdade. Os que nele crescem, iam receber O Espírito prometido. Depois da sua morte e ressurreição, Ele viria como o Espírito. Em Pentecostes, O Espírito os batizou. Assim vemos o resultado da morte do grão de trigo, gerando muitos frutos. 

1Co 10:17; 12:12; Ef 2:20-22

  1. Nós somos muitos grãos de trigo, mas fazemos parte de um único pão. Os muitos grãos são batizados para dentro do corpo de Cristo. Deus quer edificar uma habitação. Cristo morreu com o objetivo de produzir um lugar de habitação de Deus, o corpo de Cristo edificado que é a igreja. 

Jo 12:25

  1. Quem ama a vida da alma, irá perdê-la. Jesus morreu para isso, para gerar a igreja na ressurreição. Não podemos mais viver na esfera natural, mas sim, na esfera da ressurreição. A igreja é o produto da ressurreição. Não vivemos pela vida da alma, não fazemos a vontade de nosso ego. 

Gl 2:19b-20

  1. Para viver a vida da igreja, não vivemos pela nossa vida da alma, nosso ego foi crucificado. Não é o nosso eu quem vive, mas Cristo vive em nós. Vivemos pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por nós. Como consigo viver pela fé no Filho de Deus?Pela palavra. A presença do Senhor está na palavra. A imersão na Palavra nos dá o poder de não mais viver mais pelo nosso. A realidade de que o meu ego morreu, vem por viver a palavra. Este é o caminho da vida da igreja, não temos alternativa. Negar a vida da alma nos faz preservá-la. 

1 Pe 1:5-9

24. Esta salvação do último tempo. São necessárias as provações. A situação de fogo que passamos é como refinar o minério de ouro. Em temperatura muito alta, mais de mil graus, o ouro derrete e as impurezas boiam. Então o ourives consegue tirar as impurezas. Temperatura é sofrimento. O Senhor permite o sofrimento para tirar as impurezas do nosso ser. Assim Deus consegue fazer com que nossa fé tenha mais valor. Quanto mais puro o ouro, mais o seu valor. O ouro pode chegar a 100% de pureza. O fim da nossa fé é a salvação da alma, livre das impurezas. A nossa alma será salva como a depuração do ouro.

Jo 12:26-28

  1. Se servimos ao Senhor, seguimos ao Senhor. Não basta dizer que é servo, tem de seguir o Senhor, seguir Sua palavra, imergir em Sua palavra, inculcar Sua palavra. Quem serve ao Senhor, segue ao Senhor.Onde a palavra profética está, nós estamos atrás. Se você quer ser honrado pelo Pai, sirva ao Senhor. Estas horas finais de Jesus eram de angústia. O Senhor veio para isso. Jesus rejeitou o momento máximo de fama e popularidade. A sua vida foi pautada por fazer a vontade daquele que O enviou. 

Jo 7:18; 17:4

  1. A alma de Jesus se angustiou pela morte que ia sofrer. Ele não recuou. Fazer a obra do Pai não pela capacidade humana, mas pela obediência a Deus. Glorificar a Deus na terra é fazer a obra que Deus confiou para fazer. Temos uma dupla missão: edificar o corpo de Cristo e trazer o Senhor de volta, pregando o evangelho do reino. 

Jo 3:14; 12:29-33; 16:11, Rm 8:3; Ap 12:9

  1. Como disse a Nicodemos, Jesus seria levantado na cruz como a serpente de bronze, que possui a semelhança da carne do pecado para Deus condenar na carne o pecado e dessa forma destruir o diabo que tem o poder da morte, que é a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás. Este é o julgamento a Satanás, o príncipe deste mundo. 

Jo 12:34-36

  1. Jesus era a luz do mundo. Enquanto estivesse vivo, enquanto estava na terra, quem estivesse ao Seu redor, estaria na luz. O dia em que Ele se fosse, andariam nas trevas. Então temos que andar junto com Jesus. O homem quer entender as palavras do Senhor pela sua mente natural. O segredo é simplesmente crer na Palavra e andar na luz da Palavra. Não é entender racionalmente para concordar, mas é uma questão de fé. Crer em Jesus, crer em Sua Palavra, terá a luz da vida e será salvo para ser filho da luz. 
  1. Jesus se ocultou deles, porque não veio para buscar a glória dos homens, a fama ou a popularidade. Apesar da oposição dos líderes Judeus, Deus preparou uma situação depois da ressureição de Lázaro e a grande multidão o recebeu com uma entrada triunfal em Jerusalém. O jumentinho irá trazer o Senhor de volta, irá coroá-Lo.Este jumentinho não pode mais viver pela sua alma, mas ele nega a si mesmo, vive na esfera da ressurreição. Tudo pode se tornar verdadeiro por meio da imersão na palavra. Jesus é o Senhor!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *