A FÉ DO EVANGELHO – A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO – Ezra Ma

CONFERÊNCIA REGIONAL EM CAMPINAS – 25-26/08/2018

A FÉ DO EVANGELHO – A VERDADEIRA LIBERTAÇÃO

Notas da palavra ministrada pelo irmão Ezra Ma na noite de 25/08/18. Texto não revisado pelo preletor. Pode conter erros de digitação, ortografia e semântica.

Mensagem 01 – A escravidão da lei em nossa carne
Leitura Bíblica: Rm 7

Campinas tem sediado conferencias sempre às vésperas da Conferência Internacional. O irmão Dong valorizava muito este tempo aqui em Campinas para dar também um fechamento do semestre. A conferência da semana que vem também tratará do livro de Romanos e o tema será: Salvos pela Sua Vida. o que vimos até agora foi o que o Senhor realizou por nós por meio de Sua morte. Vimos o que o Senhor fez por nós. Isso está nos primeiros capítulos de Romanos, nos quais lemos sobre a condição caída do homem. Ao pregar o evangelho precisamos sentir empatia pela situação das pessoas e poder transmitir Cristo a elas. É pela graça do Senhor que estamos aqui hoje. As experiencias pelas quais passamos hoje nos levam a experienciar Cristo. em carne o Senhor sofreu por nós e padeceu muito quando foi preso e crucificado. Ele morreu e realizou a redenção por nós. através dela ele obteve o perdão dos nossos pecados, nossa justificação objetiva diante do Pai, nos reconciliando com Deus. ele realizou a propiciação por nós, tornando Deus propício a nós. hoje Ele nos aceita, porque estamos em Cristo (Gl 3) Quando saímos da água do batismo Deus vê Cristo como nossa veste. Isso é o que Ele realizou por nós. Mas ainda não acabou. Ainda tem muito mais! É como uma mulher que sofre na gravidez e se alegra quando o filho nasce, mas logo se dá conta de que ainda há muito mais pela frente. Agora veremos não oque Cristo realizou em carne, mas aquilo que Ele está realizando como o Cristo pneumático. Hoje ele está completando Sua salvação dentro de nós, em nossa experiencia. Agora, ele está nos justificando subjetivamente, de modo que nos sentimos justos diante de Deus e nos sentimos dignos de ir à Sua presença com intrepidez. Ele está nos levando a experimentar a santificação, a transformação, a conformação à imagem do Filho de Deus e nos levará a experimentar a glorificação.

Esta é a palavra profética. Hoje no meio cristão há a palavra inspirativa, que é necessária para cada um de nós. Todos sofremos dificuldades no mundo de hoje e com os cristãos não é diferente. Paulo sofreu muitas coisas – foi preso, chicoteado, passou fome, nudez, sede, traição, naufrágios. Temos um conceito errado muitas vezes. Parece que fé são apenas coisas boas, mas no final de Hebreus 11 vemos os que foram serrados pelo meio, os que tinham uma existência da qual o mundo não era digno, etc. Então, no meio cristão hoje há muitos pastores sérios que pregam a palavra de Deus, trazendo a palavra de consolo e de encorajamento. Mas só isso não é suficiente. Deus não está apenas falando para o indivíduo. O que Deus quer é uma palavra para o Seu povo. Ele falava para o povo inteiro na época de Moisés. Hoje Deus também quer dar uma palavra para o Seu povo, como igreja. Essa é a palavra profética. A palavra profética não é apenas para um indivíduo. Hoje na igreja temos palavra motivacional, nos mostrando a humanidade de Cristo. no passado tínhamos muito pouco disso. Falávamos apenas as coisas celestiais e principalmente os jovens se sentiam distantes de nós. Deus hoje nos fez entender melhor a condição humana e corrigimos a falta dessa palavra motivacional. Mas Deus nos deu também a palavra que nos dá o mapa completo do plano de Deus. Essa é a palavra profética. Por meio dela podemos nos localizar, sabendo onde estamos e para onde estamos indo. Precisamos do mapa para saber para onde estamos indo não como indivíduos, mas como povo de Deus, como a igreja.

2Pe 1:19 Essa palavra é para a igreja como uma candeia que brilha mostrando o caminho para nós. a vinda secreta de cristo é ilustrada pela estrela da alva e a Sua vinda pública é ilustrada pelo sol. Nós estamos na igreja hoje esperando a estrela da alva, que será vista pelos poucos filhos de Deus que serão os vencedores. É essa candeia que irá nos direcionar para isso. Este encargo o irmão Pedro Dong tem compartilhado bastante e estou corroborando o que ele tem compartilhado sobre a palavra profética. Nos dias atuais muitos irmãos compartilham palavras motivacionais nos grupos de WhatsApp, por exemplo. Mas não há nessas mensagens a palavra profética. É dessa palavra que precisamos hoje.

Ap 1:1  O Senhor quer nos mostrar a nossa meta a curto, médio e longo prazo. Ele deseja nos mostrar o que em breve deve acontecer. Deus tem os líderes nas igrejas, os seus apóstolos, através dos quais Ele envia a sua palavra profética para conduzir Seu povo até o alvo para o qual a Sua direção aponta.

Para alcançarmos nossa meta, que é o reino, precisamos nos preparar. Deus quer nos levar à glorificação e para isso há um longo caminho que precisamos. No final da Sua salvação, seremos glorificados. Por isso, precisamos andar juntos. precisamos saber para onde estamos indo. Precisamos saber o que Deus espera fazer em nós.

Na Conferência Internacional, o irmão Pedro compartilhará quatro mensagens contextualizando o livro de Romanos, nos mostrando o motivo pelo qual Paulo escreveu o livro de Romanos. Então, eu falarei quatro mensagens sobre os capítulos 4-8, o irmão André e o irmão Miguel falarão sobre os capítulos 10 e 12.  Por fim, o irmão Pedro falará os capítulos 13-16 e eu darei mais uma mensagem também. Os capítulos

Hoje à noite vou falar o capítulo 7 inteiro e amanhã vou falar o capítulo 8.

Rm 6:14  Estamos debaixo da graça e não da lei. Para compreendermos como isso se aplica a nos precisamos ver o capítulo 7.

Rm 7:1-6 No capítulo 7 temos dois itens muito negativo que é a lei e a carne. A lei domina o homem toda a vida. Pulo usa uma analogia com a mulher casada para explicar essa questão. Nós morremos relativamente à lei mediante o corpo físico de Cristo quando Ele foi crucificado para pertencer a outro. Então, vemos os dois maridos. Houve muita discussão entre os mestres da lei sobre quem é o primeiro marido. O irmão Nee dizia que era a lei e o irmão Lee mais tarde explicou que ele interpretava que era o velho homem.

Rm 5:12, 14-15, 18 Aqui temos a descrição de dois homens. O primeiro homem é Adão e o segundo é Cristo. Esses dois homens cometeram dois atos: Adão cometeu a ofensa e Cristo fez um ato de justiça. Estes dois atos produziram dois resultados: a ofensa gerou o juízo sobre todos os homens para condenação. O segundo ato, o ato de justiça de Cristo foi a graça sobre todos os homens para justificação que dá vida. Glória ao Senhor!

v. 17 Esses dois atos produziram quatro fatores que reinam hoje. O primeiro fator reinante é a morte. Hoje ela reina por toda parte, por meio de acidentes, doenças, assassinatos, etc. O segundo fator reinante somos nós, os que recebemos a abundancia da graça e o dom da justiça. Nós que cremos no Senhor reinamos. Nosso destino é reinar e se não conseguimos reinar hoje aqui na terra, não reinaremos também quando o Senhor voltar. Quem reclama muito não está reinando. O terceiro fator reinante está no v. 21 e é o pecado. O quarto item é a graça, também no v. 21. A morte, nós, o pecado e a graça são os quatro fatores reinantes. Isso nos mostra como Romanos é um livro detalhado.

Romanos 7:7-25 nos apresenta três leis. Ele explica de várias maneiras e por muitos ângulos, porque essas três leis descrevem o conflito que está dentro de nós. elas descrevem nossa luta na vida cristã. ela explica porque tantos cristãos caíram e desistiram e porque tantos irmãos deixaram a vida da igreja. eles não conseguiram administrar esse conflito interior. Essa noite vamos falar sobre a escravidão da lei em nossa carne. Amanhã falaremos da libertação do Espírito em nosso espírito. o homem está escravizado sob o jugo da lei.

Vamos explicar Rm 7:1-6

Is 54:5 Deus criou o homem para que Deus exercesse o papel de marido e o homem o papel de esposa. Foi por isso que Ele instituiu o casamento, dizendo que não era bom que o homem se sentia só. Naquele momento, Deus falava Dele mesmo. Ele criou o homem para que este fosse Sua esposa. Essa é a posição original do homem. Deus seria a cabeça e a esposa, que é o homem, deveria depender totalmente Dele. Ele o colocou no jardim do Éden para ser sua provisão total. Deus queria ser sua alegria, segurança, proteção e tudo para o homem. Deus seria o marido e a esposa seria o homem.

Então, veio a queda. Se analisarmos bem, a queda veio porque o homem deixou a posição de esposa e assumiu a posição de cabeça, de marido. Quando o homem assumiu a posição de marido, se tornou independente de Deus. o processo da queda nos mostra que o homem criou toda uma estrutura independente de Deus. o homem já não queria mais depender de Deus.

Pelo fato de o homem ter-se tornado independente de Deus e ter assumido a função de marido, Deus deu a lei para expor esse homem. Essa lei é a lei do velho homem, que é o homem caído da velha criação. A lei foi dada para o velho homem caído. Deus jamais daria a lei para a esposa, mas para o homem independente Dele, Ele deu a lei para expor sua condição. Agora, o homem está debaixo da lei, a lei do velho homem.

Ex 19:8 A lei do velho homem não é para o homem guardar. Precisamos entender isso. Deus não deu os 10 mandamentos para cumprirmos, mas para violarmos. Não para violarmos propositalmente, mas Ele sabia que inevitavelmente iríamos violar e, assim, nossa natureza seria exposta.

Rm 3:20 Antes de haver a lei, o homem não conhecia o pecado, porque não havia nada para violar. O homem vivia apenas por sua consciência. mas quando a lei veio dizendo para não furtar, não adulterar, então o pecado começou a aparecer.

Rm 4:15 Se a mãe fala para o filho: não mexa nisso. Aí a lei desperta nele a vontade de mexer naquilo, desperta nele a vontade de pecar. Sem a lei da mãe, se ele mexesse, não haveria transgressão.

Rm 5:20 A lei veio para avultar, para aumentar a ofensa. A lei não veio para acabar com a ofensa, mas para aumenta-la, para que nos déssemos conta de que violamos a lei.

Rm 7:7 Esse é o dilema do homem. Muitos de nós nos esforçamos para cumprir a lei de Deus, mas não conseguimos. Tomamos decisões radicais, mas não muito tempo depois, violamos tudo novamente. Perdemos a autoestima e autoconfiança por causa disso.

Deus nos deu nova vida e nos regenerou e nos trouxe de volta à condição original de esposa. Uma vez restaurados, precisamos aceitar o fato de que

O primeiro marido, portanto, cremos que é o velho homem. Enquanto você está preso ao velho homem, casado com ele, você está preso na escravidão da lei, mas quando você crê no fato de que esse velho marido morreu, você é libertado da escravidão da lei.

Rm 6:6 Aqui não foi crucificado o nosso corpo, mas o nosso velho homem e agora o nosso corpo do pecado que servia a esse velho homem ficou desempregado e sem função. Antes o corpo do pecado servia ao velho homem, o marido, mas agora ele perdeu sua função, perdeu seu emprego.

Rm 7:4 Esse corpo é o corpo de Cristo que morreu na cruz. esse versículo está ligado a Rm 6:6. Nosso velho homem foi crucificado com Cristo. Portanto, esse primeiro marido é o velho homem. Esse velho marido morreu para que pudéssemos nos casar novamente com Cristo.

Gl 2:19-20 Nosso velho homem já foi crucificado com Cristo e hoje o novo homem vive. O velho marido morreu e agora somos a esposa que pode se casar novamente. O velho homem é o marido e o novo homem é a esposa. Em Rm 7:4 morremos para casar e em Gl 20 morremos para viver. Hoje nós vivemos, mas não o nosso velho homem, mas Cristo vive em nós. uma vez que o velho homem morreu, agora estamos livres para nos casar com o novo marido. Que coisa maravilhosa!

Rm 7:5-6 Antes vivíamos segundo a carne e frutificávamos para a morte. O velho homem frutificava para a morte, mas agora, porque ele morreu, estamos livres da lei. Enquanto o velho homem vivia estávamos presos à lei, mas agora estamos livres para servir em novidade de espírito e não na caducidade da letra. Estamos livres da lei do velho homem. A lei foi dada ao velho marido, mas este morreu e hoje estamos livres da lei.

Hoje estamos debaixo da graça, porque o velho marido morreu e já não estamos sob a lei (Rm 7:6).

Ef 5:23 Hoje, como a esposa casada com o novo marido que é Cristo, o tomamos como nossa cabeça. Hoje nos submetemos a Cristo e colocamos fim em tudo o que fazemos, em tudo o que somos e dependemos de Cristo em tudo. Não agimos mais por nós mesmos, mas Cristo é o nosso marido.

No dia do casamento, a mulher usa um véu, demonstrando que ela está debaixo do encabeçamento do marido. Cristo é o nosso marido.

Hoje estamos servindo em novidade de espírito e não na velhice da letra. Hoje estamos regenerados e exercitamos o espírito na igreja.

Vejamos as três leis que operam no homem e o conflito que elas geram em nós.

Rm 7:7 É quando a lei surge que o desejo aumenta. Quanto mais se proíbe, mais as pessoas querem fazer aquilo que foi proibido.

Rm 7:8-9 O pecado se aproveitou da lei para levar o homem a cair. Sem lei

v. 10 A lei de Deus, a palavra santa de Deus se tornou morte para o homem, porque este pensava que podia cumpri-la.

v. 11 o pecado é o assassino e a lei é a faca em sua mão. Sem a lei, ele não tinha como matar, mas agora, com a palavra de Deus, o pecado a usou para nos matar.

v. 12-13 O problema não está na palavra de Deus, mas no mandamento. O pecado se mostrou mais maligno quando a lei veio.

v. 14 O problema não é a palavra, mas nós, que somos carnais.

v. 15 Essa experiencia de Paulo era antes ou depois da conversão? Isso gerou muito debate no meio cristão. Por um lado, Paulo estava falando de algo antes de sua conversão, por causa do que ele escreveu em Rm 8:1-2. Ele era alguém que se esforçava para cumprir a lei de Deus antes de se converter e não conseguia. Mas a grande maioria de nós não se esforçava para cumprir a palavra de Deus antes de nossa conversão e esse conflito só começou após crermos no Senhor. não tente cumprir a lei por você mesmo, pois só podemos cumpri-la pelo Espírito.

v. 16-17 O pecado que faz é uma pessoa, ou seja, é Satanás. No homem há coisas boas. Em Rm 2 vemos os homens que vivem por sua consciência. o homem nasce com uma natureza boa criada por Deus, mas o ambiente em que ele cresce influencia o modo como ele vive. Paulo explica que é na carne do homem que não habita bem algum. O querer o bem está em nós, não porém o efetuá-lo. Queremos, mas ao tentar fazer, não conseguimos.

v. 18-20 O pecado hoje fixou residência permanente em nossa casa, fazendo morada nela.

v. 21-23 Agora surgem as três leis. A primeira lei é a lei de Deus, que é santa e boa. É a Bíblia, é a lei de Deus que está fora de nós. A segunda lei é a lei da nossa mente. A terceira lei é a lei do pecado que está em nossos membros. A lei da mente é aquela que deseja cumprir as coisas de Deus. o que nos leva a fazer o que detestamos é a lei do pecado que está em nossos membros. A lei da mente é a lei do bem, que quer cumprir a lei de Deus e a lei dos nosso membros é a lei do pecado que está em nossa carne. Sempre que decidimos ler a bíblia, a lei dos nossos membros se levanta para impedir.

v. 24-25 Com nossa mente servimos a Deus como escravos, mas por causa da lei em nossos membros, servimos ao pecado como escravos.

Rm 8:2 Está a quarta lei, aquela que nos liberta.

Recapitulando:
Lei de Deus – Rm 7:12,14, 16, 22
Lei da mente (lei do bem, que quer cumprir a palavra de Deus) – Rm 7:22,23
Lei do pecado e da morte – Rm 7:17, 18, 20, 23

Toda vez que a lei do bem reage à lei de Deus querendo cumpri-la, a lei maligna em nossa carne se levanta para nos impedir. Este é o nosso conflito. Por isso, na conferência de Adolescentes foi dada uma palavra de equilíbrio em relação ao voto de pureza que foi feito. Fazer o voto não significa que não irá cair, mas é uma sinalização para Deus de que deseja cumprir, de que está disposto a cumprir, mas é necessário depender do Espírito para isso.

A lei do bem está em nossa mente representa nossa força natural. A lei maligna em nossa carne representa o poder de Satanás. Jamais conseguiremos derrota-lo em nosso homem natural. Temos uma vida natural boa em nós, que possui alei da mente que quer agradara a Deus, mas a vida satânica que também está em nós tem a lei dos nossos membros.

Rm 7:24; Rm 6:6 Aqui temos dois qualificativos para corpo – corpo do pecado e corpo desta morte. O corpo do pecado é aquele que está cheio de energia para cometer pecado, mas quando é para cumprir a palavra de Deus é o corpo desta morte. É um corpo morto para as coisas de Deus. para pular carnaval as pessoas estão ali 4 dias pulando, mas para as coisas de Deus somos derrotados. A desgraça do homem está na questão de querer cumprir a lei. Isso mostra a escravidão na qual estamos. Isso pavimenta o caminho para a lei do espírito da vida que veremos amanhã.

O segredo é não tentarmos cumprir. Quanto mais tentamos, mas a lei de nossos membros se levanta para nos derrubar. O segredo está na lei do Espírito da Vida. esta lei é o muito mais que Deus quer nos levar a experimentar, é a salvação por Sua vida. não é esforçar-nos em nosso velho homem, mas estarmos em nosso velho homem.

A palavra desta noite é uma fundamentação na palavra de Deus. isso nos ajuda a entendermos nossa situação e também a ajudar outros. O segredo está em exercitar nosso espírito e não em exercitar nossa própria vontade e nossa mente para fazer as coisas de Deus.

Senhor, reconhecemos nossa incapacidade e fraqueza. Temos tentado cumprir a tua palavra e temos experimentado fracasso. Perdoa-nos por não nos conhecermos e por não conhecermos Teu coração. Tua lei não é para cumprirmos, mas apenas para nos expor e nos tornar mais desesperados por Ti. Somente o Teu espírito nos libertará da lei do pecado e da morte. Leva-nos a experimentar uma experiencia mais profunda de Ti e a ser salvos por Sua vida. Oramos em Teu preciso nome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *